![]() |
|
|
#1 |
|
Registered User
|
[Interesse] Fotografia
Ora a pedido de várias familias, e devido a existirem por estas bandas vários afixionados de fotografia, e claro pela ideia dada pelo Matz
, abri este tópico para que se possa falar livremente de fotografia, sem que nos caiam em cima por causa do off-topic....![]() Estou a pensar comprar uma maquineta, podiam dar sugestões a cerca desta? http://www.pixmania.com/pt/pt/734593...=91#tech-specs
|
|
|
#2 |
|
Registered User
|
Se és novo nisto da fotografia, e queres começar a mexer em modos manuais, eu acho que essa é boa escolha.
Podes ainda ver o que dizem no site www.dpreview.com e até compara-la com outras. Eu tenho a S5600, e acho que a única diferença assim mais evidente é a passagem de 5,1 para 8Mpxs... e no início, quando comecei a mexer nela, gostei bastante
|
|
|
#3 |
|
Moderador
|
prometo passar muito tempo aqui.
and a promise is a promise. só quanto à questão pos pixeis, e muito rapidamente: realmente uma foto com 3 ou 4 mb fica pesada, mas a qualidade que se obtem não é dispecienda, principalmente quando a olhamos em grande. Realmente é nesse aspecto que pode ser importante. Por exemplo, quando falamos numa lente de elevada qualidade como a 135 mm da Nikon, trabalhar com grande formato permite depois (eu não o faço, mas não vejo qq. problema nisso) ir buscar à imagem original pormenores com qualidade impec. de parte da imagem ... como se fosse uma 400 mm. ora isto é importante qd. fotografamos a pensar que o que queremos ver relamente está ainda «longe» mas conseguimos atingir posteriormente o que se quer. ter-me-ei feito entender? espero bem que sim. realmente uma reflex de qualidade é pesada face às picks, tradicional, a lente não ajuda ao peso, ter cuidado sempre, o flash externo 'is a pain in the ass' mas obrigatório e depois vem uma questão fundamntal: uma nova D300+lente VR 16/200 mm+flash externo deve andar neste momento pelos 3.500 € ... se formos para a CANON D1 estamos a falar de 5.000 €. ora, muita razão tem beatle ao dizer que 'estourar' este dinheiro todo sem realmente ainda não se ter o 'olho treinado' - vulgo experiencia - é o que considero um dislate, e ficam encostadas o que é um dó ( se alguém tiver uma bicho assim encostado avise...) pesam, estouram com os ombros, dão um trabalhão para protejer ... mas depois aahhhhhhhhhhhh ... fotografia em papel é algo de transcendente para mim. o formato 10x15 cm para mim será sempre o formato perfeito. e para quem não ia falar ... chiça Ah! CCD? Toda a razão e é aì que andam os bigs bucks nas máquinas, não falam muito nisso porque não é entendivel ... fala-se em megapixels ... e normalment o aumento de é conjunto com a qualidade do outro. E temos de falar de um tema importante : o VR! fica para depois, pode ser?
|
|
|
#4 |
|
Moderador
|
primeiro problema das fotos na web: a partilha indevida.
uam fotografia tem um dono e é propriedade intelectual. mas é muito complicado entrar numa guerra juiridica por causa disso ... no entanto esta foto que vos apresento agora ganhou já um prémio internacional ... por um franciu que me pifou a foto. eu nem me importo, mais gente olhou para ela. hoje no entanto para concorrer a qq. concurso com fotografia é pedida a original que tem sempre um tamanho bem maior. a foto é esta e já conhecido por alguns daqui: ![]() Luz Romana foto analógica tirada no Panteão de Roma, máquina Nikon F100, lente Nikkor 28,200 mm sem qq. tratamento photo by f.luis o prazer especial de uma analógica é que só vamos ver o resultado qd. revelarmos o rolo, o que vimos no momento é imaginado. Este trabalho de imaginação é um prazer enorme. por norma não vejo as fotos que tiro na máquina digital, só ao fim do dia ou q, chego a casa. isto falo em termos de imagem na máquina. tento sempre usa-la como uma analogica (emoionalmente falando) esta fotografia seria muito complexa de tirar numa analógica porque a gradação de luz é muito mas seca numa digital ... bem que agora é a area onde mais trabalham e melhoram as digitais.
|
|
|
#5 |
|
Moderador
|
FUJI FinePix S5800 preta
esta maquina tem algumas falhas.
a menos obvia mas para mim fundamental é não ter o ecran central ... eu sou canhoto e o meu director é o esquerdo, logo a máquina esborracha-me o nariz e tenho dificuldade de emquadramento. não tem umas capacidades por aì além mas é importante pensar que falo sempre em comparação com máquinas semi-profisionais ... seja canon, nikon, etc. ... mesmo assim nestas em modelos semi-profisionais. uma coisa que eu não gosto, o zoom digital ... as fotos ficam 'estranhas' ... uma boa máquina para uso familiar, permite trabalhar bem em luz, e um excelento inicio de aprender a olhar. com o 'vicio' agarrado muito rápidamente se tenta ir mais à frente.
|
|
|
#6 |
|
Moderador
|
para falarmos de máquinas vamos colocar o formula 1 e depois falamos para baixo, ok?
e aì está o F1 dos amadores e dos profissionais, by the way ... ![]() ![]() Canon EOS 5D 12.8 MP Digital SLR Camera para companhia: as lentes: ![]() 17/55 mm ![]() 70/200 mm ![]() Canon 430EX Speedlite Flash o valor disto tudo ... procurem ...
|
|
|
#7 |
|
Registered User
|
Tu também não fazes a coisa por menos... só a 2ª lente é uns 10k
![]() A foto está fenomenal... eu adoro capelas, catedrais, sés, etc... e adoro fotos em que apanham os raios de luz... junta as duas, e eu babo-me!
|
|
|
#8 |
|
Moderador
|
olá ... podes notar bem a diferença entre uma analógica e uma digital aqui ... repara nas gradações de cores/luz
![]() Luz photo by f.luis (foto digital - NIKON D200)
|
|
|
#9 |
|
Registered User
|
Sim é verdade... mas adorei a primeira, muito mais dramática... apesar de serem perspectivas bem diferentes...
Nessa foto, usaste que lente? Não usaste tripé certamente, pois não? ![]() Podes colocar o exif dessa última foto? Só por curiosidade?
|
|
|
#10 | |
|
Registered User
|
Quote:
Mas mais concretamente falando. Para uma pessoa que gosta de fotografia, não percebe nada de fotografia, mas espera que quem perceba lhe deia umas dicas , e não tenciona gastar muito dinheiro esta máquina é boa?Esta máquina tem capacidades para tirar boas fotos, por quem as sabe tirar? Estou a ver que este tópico vai ser bastante agradável e um sitio onde se irá aprender muito...
|
|
|
|
#11 |
|
Registered User
|
POdiam me eluciar acerca da capacidade de ISO e a velocidade de disparo?
Eu adoro fotos onde a velocidade de disparo é elevada e fica com aquele delicioso aspecto...
|
|
|
#12 | |
|
Registered User
|
Quote:
|
|
|
|
#13 |
|
Moderador
|
O Juck qdo falas em velocidade de disparo e o q?
Tipo vês uma coisa, ligas a máquina, apertas o botão e tras, já está? Qto ao ISO, queres saber o q? O q significa?... Isso podes ver na wikipedia! ![]() Se fores lá ficas a perceber... ![]() Já agora vou aqui partilhar umas fotos pra dar a entender a importância da sensibilidade do CCD e ainda do algoritmo de estabilização da máquina... coisas q nunca se veêm em lado nenhum... e só qdo tiras umas fotos com a máquina te apercebes... por exemplo na tal máquina do Matz eu diria q ambos são uma bela porcaria... repara nestas fotos (sem qq tratamento por software): ![]() Stephansdom ![]() Palácio Imperial de Habsburg ![]() Rathaus Ok... esquece a parte do "olho do artista"... e atenta apenas q foram tiradas numa noite de Fevereiro em Viena na completa escuridão por um "bicho digital" sem tripé nem uso de qq suporte... pergunto-te q qualidades pensas q o bicho tinha?? Abração, B.
|
|
|
#14 |
|
Registered User
|
Boas.
Ora eu confundi foi ao escrever. Eu falava em velocidade de disparo elevada e estava me a referir a vários segundo. Ou seja lenta... ![]() B79 as fotos penso que foram tiradas com uma maquina digital daquele género ciber shot, será? Não foi com a tua? ![]() Explica lá onde querias chegar... ![]() QUal é o factor que influencia as fotos tiradas em locais de pouco luz ou à noite?
|
|
|
#15 |
|
Registered User
|
Ora tive a ver, e pelo que percebi, o ISO é o condiciona as fotografias nos diversos regimes de luz.
Ora se isso é assim, a FUJI FinePix S5800 preta, tem um ISO máximo de 1600, se calhar é fraquita para tirar fotos nocturnas. Epá se assim for se calhar até estou disposto a abrir mais os cordões à bolsa e adquirir uma FUJI FinePix S8000 fd. Será que vale a penas dar mais 70€ e ficar com esta? Podem ver mais sobre ela em:http://www.pixmania.com/pt/pt/597486...=86#tech-specs Estas máquinas admitem a aplicação de lentes compradas porteriormente?
|
![]() |
| Thread Tools | |
|
|