Fórum Bolsa no Bolso

Go Back   Fórum Bolsa no Bolso > Esplanada das Conversas

Reply

Thread Tools
Old 04-07-2008, 19:46   #1
[J]uck
Registered User

[J]uck's Avatar

[Interesse] Fotografia

Ora a pedido de várias familias, e devido a existirem por estas bandas vários afixionados de fotografia, e claro pela ideia dada pelo Matz, abri este tópico para que se possa falar livremente de fotografia, sem que nos caiam em cima por causa do off-topic....

Estou a pensar comprar uma maquineta, podiam dar sugestões a cerca desta?

http://www.pixmania.com/pt/pt/734593...=91#tech-specs
Old 04-07-2008, 20:22   #2
Matzagrin
Registered User

Matzagrin's Avatar

Se és novo nisto da fotografia, e queres começar a mexer em modos manuais, eu acho que essa é boa escolha.

Podes ainda ver o que dizem no site www.dpreview.com e até compara-la com outras.

Eu tenho a S5600, e acho que a única diferença assim mais evidente é a passagem de 5,1 para 8Mpxs... e no início, quando comecei a mexer nela, gostei bastante
Old 04-07-2008, 21:06   #3
gatsby
Moderador

gatsby's Avatar

prometo passar muito tempo aqui.

and a promise is a promise.

só quanto à questão pos pixeis, e muito rapidamente: realmente uma foto com 3 ou 4 mb fica pesada, mas a qualidade que se obtem não é dispecienda, principalmente quando a olhamos em grande. Realmente é nesse aspecto que pode ser importante.
Por exemplo, quando falamos numa lente de elevada qualidade como a 135 mm da Nikon, trabalhar com grande formato permite depois (eu não o faço, mas não vejo qq. problema nisso) ir buscar à imagem original pormenores com qualidade impec. de parte da imagem ... como se fosse uma 400 mm.
ora isto é importante qd. fotografamos a pensar que o que queremos ver relamente está ainda «longe» mas conseguimos atingir posteriormente o que se quer.

ter-me-ei feito entender? espero bem que sim.
realmente uma reflex de qualidade é pesada face às picks, tradicional, a lente não ajuda ao peso, ter cuidado sempre, o flash externo 'is a pain in the ass' mas obrigatório e depois vem uma questão fundamntal: uma nova D300+lente VR 16/200 mm+flash externo deve andar neste momento pelos 3.500 € ... se formos para a CANON D1 estamos a falar de 5.000 €.

ora, muita razão tem beatle ao dizer que 'estourar' este dinheiro todo sem realmente ainda não se ter o 'olho treinado' - vulgo experiencia - é o que considero um dislate, e ficam encostadas o que é um dó ( se alguém tiver uma bicho assim encostado avise...)

pesam, estouram com os ombros, dão um trabalhão para protejer ... mas depois aahhhhhhhhhhhh ... fotografia em papel é algo de transcendente para mim.

o formato 10x15 cm para mim será sempre o formato perfeito.

e para quem não ia falar ... chiça

Ah! CCD? Toda a razão e é aì que andam os bigs bucks nas máquinas, não falam muito nisso porque não é entendivel ... fala-se em megapixels ... e normalment o aumento de é conjunto com a qualidade do outro.

E temos de falar de um tema importante : o VR! fica para depois, pode ser?
Old 04-07-2008, 22:24   #4
gatsby
Moderador

gatsby's Avatar

primeiro problema das fotos na web: a partilha indevida.
uam fotografia tem um dono e é propriedade intelectual.
mas é muito complicado entrar numa guerra juiridica por causa disso ... no entanto esta foto que vos apresento agora ganhou já um prémio internacional ... por um franciu que me pifou a foto.

eu nem me importo, mais gente olhou para ela.
hoje no entanto para concorrer a qq. concurso com fotografia é pedida a original que tem sempre um tamanho bem maior.

a foto é esta e já conhecido por alguns daqui:

Luz Romana
foto analógica tirada no Panteão de Roma, máquina Nikon F100, lente Nikkor 28,200 mm
sem qq. tratamento
photo by f.luis

o prazer especial de uma analógica é que só vamos ver o resultado qd. revelarmos o rolo, o que vimos no momento é imaginado. Este trabalho de imaginação é um prazer enorme.
por norma não vejo as fotos que tiro na máquina digital, só ao fim do dia ou q, chego a casa. isto falo em termos de imagem na máquina. tento sempre usa-la como uma analogica (emoionalmente falando)

esta fotografia seria muito complexa de tirar numa analógica porque a gradação de luz é muito mas seca numa digital ... bem que agora é a area onde mais trabalham e melhoram as digitais.
Old 04-07-2008, 22:34   #5
gatsby
Moderador

gatsby's Avatar

FUJI FinePix S5800 preta

esta maquina tem algumas falhas.
a menos obvia mas para mim fundamental é não ter o ecran central ... eu sou canhoto e o meu director é o esquerdo, logo a máquina esborracha-me o nariz e tenho dificuldade de emquadramento.
não tem umas capacidades por aì além mas é importante pensar que falo sempre em comparação com máquinas semi-profisionais ... seja canon, nikon, etc. ... mesmo assim nestas em modelos semi-profisionais.

uma coisa que eu não gosto, o zoom digital ... as fotos ficam 'estranhas' ...

uma boa máquina para uso familiar, permite trabalhar bem em luz, e um excelento inicio de aprender a olhar.

com o 'vicio' agarrado muito rápidamente se tenta ir mais à frente.
Old 04-07-2008, 22:43   #6
gatsby
Moderador

gatsby's Avatar

para falarmos de máquinas vamos colocar o formula 1 e depois falamos para baixo, ok?

e aì está o F1 dos amadores e dos profissionais, by the way ...

Canon EOS 5D 12.8 MP Digital SLR Camera

para companhia:

as lentes:

17/55 mm

70/200 mm

Canon 430EX Speedlite Flash

o valor disto tudo ... procurem ...
Old 04-07-2008, 23:44   #7
Matzagrin
Registered User

Matzagrin's Avatar

Tu também não fazes a coisa por menos... só a 2ª lente é uns 10k

A foto está fenomenal... eu adoro capelas, catedrais, sés, etc... e adoro fotos em que apanham os raios de luz... junta as duas, e eu babo-me!
Old 05-07-2008, 12:05   #8
gatsby
Moderador

gatsby's Avatar

olá ... podes notar bem a diferença entre uma analógica e uma digital aqui ... repara nas gradações de cores/luz

Luz
photo by f.luis
(foto digital - NIKON D200)
Old 05-07-2008, 12:33   #9
Matzagrin
Registered User

Matzagrin's Avatar

Sim é verdade... mas adorei a primeira, muito mais dramática... apesar de serem perspectivas bem diferentes...

Nessa foto, usaste que lente? Não usaste tripé certamente, pois não?

Podes colocar o exif dessa última foto? Só por curiosidade?
Old 05-07-2008, 12:48   #10
[J]uck
Registered User

[J]uck's Avatar

Quote:
Originally Posted by corto maltese View Post
esta maquina tem algumas falhas.
a menos obvia mas para mim fundamental é não ter o ecran central ... eu sou canhoto e o meu director é o esquerdo, logo a máquina esborracha-me o nariz e tenho dificuldade de emquadramento.
não tem umas capacidades por aì além mas é importante pensar que falo sempre em comparação com máquinas semi-profisionais ... seja canon, nikon, etc. ... mesmo assim nestas em modelos semi-profisionais.

uma coisa que eu não gosto, o zoom digital ... as fotos ficam 'estranhas' ...

uma boa máquina para uso familiar, permite trabalhar bem em luz, e um excelento inicio de aprender a olhar.

com o 'vicio' agarrado muito rápidamente se tenta ir mais à frente.
Boas.
Mas mais concretamente falando.
Para uma pessoa que gosta de fotografia, não percebe nada de fotografia, mas espera que quem perceba lhe deia umas dicas, e não tenciona gastar muito dinheiro esta máquina é boa?

Esta máquina tem capacidades para tirar boas fotos, por quem as sabe tirar?

Estou a ver que este tópico vai ser bastante agradável e um sitio onde se irá aprender muito...
Old 05-07-2008, 12:57   #11
[J]uck
Registered User

[J]uck's Avatar

POdiam me eluciar acerca da capacidade de ISO e a velocidade de disparo?
Eu adoro fotos onde a velocidade de disparo é elevada e fica com aquele delicioso aspecto...
Old 05-07-2008, 13:53   #12
Matzagrin
Registered User

Matzagrin's Avatar

Quote:
Originally Posted by [J]uck View Post
POdiam me eluciar acerca da capacidade de ISO e a velocidade de disparo?
Eu adoro fotos onde a velocidade de disparo é elevada e fica com aquele delicioso aspecto...
Acho que estás um pouco confuso... uma foto com uma grande velocidade de disparo, o que tem de delicioso? Estás a falar da pannings? Isso não é com muita velocidade... mas n sei se é isso
Old 05-07-2008, 14:35   #13
Beatle
Moderador

Beatle's Avatar

O Juck qdo falas em velocidade de disparo e o q?

Tipo vês uma coisa, ligas a máquina, apertas o botão e tras, já está?
Qto ao ISO, queres saber o q? O q significa?... Isso podes ver na wikipedia!
Se fores lá ficas a perceber...

Já agora vou aqui partilhar umas fotos pra dar a entender a importância da sensibilidade do CCD e ainda do algoritmo de estabilização da máquina... coisas q nunca se veêm em lado nenhum... e só qdo tiras umas fotos com a máquina te apercebes... por exemplo na tal máquina do Matz eu diria q ambos são uma bela porcaria... repara nestas fotos (sem qq tratamento por software):

Stephansdom

Palácio Imperial de Habsburg

Rathaus

Ok... esquece a parte do "olho do artista"... e atenta apenas q foram tiradas numa noite de Fevereiro em Viena na completa escuridão por um "bicho digital" sem tripé nem uso de qq suporte... pergunto-te q qualidades pensas q o bicho tinha??

Abração, B.
Old 05-07-2008, 16:03   #14
[J]uck
Registered User

[J]uck's Avatar

Boas.
Ora eu confundi foi ao escrever.
Eu falava em velocidade de disparo elevada e estava me a referir a vários segundo. Ou seja lenta...

B79 as fotos penso que foram tiradas com uma maquina digital daquele género ciber shot, será? Não foi com a tua?
Explica lá onde querias chegar...

QUal é o factor que influencia as fotos tiradas em locais de pouco luz ou à noite?
Old 05-07-2008, 16:31   #15
[J]uck
Registered User

[J]uck's Avatar

Ora tive a ver, e pelo que percebi, o ISO é o condiciona as fotografias nos diversos regimes de luz.

Ora se isso é assim, a FUJI FinePix S5800 preta, tem um ISO máximo de 1600, se calhar é fraquita para tirar fotos nocturnas.

Epá se assim for se calhar até estou disposto a abrir mais os cordões à bolsa e adquirir uma FUJI FinePix S8000 fd.
Será que vale a penas dar mais 70€ e ficar com esta?
Podem ver mais sobre ela em:http://www.pixmania.com/pt/pt/597486...=86#tech-specs

Estas máquinas admitem a aplicação de lentes compradas porteriormente?

Thread Tools

Posting Rules