Fórum Bolsa no Bolso

Go Back   Fórum Bolsa no Bolso > Gostos / Finitos Infinitos

Reply

Thread Tools
Old 31-07-2009, 11:14   #211
jleandro
Moderador

jleandro's Avatar

quando estava de férias em Junho, fui um dia almoçar a Setúbal para satisfazer apetites alheios por salmonetes, que eu não sou apreciador.

na altira bebi um branco "Colheita Selecionada" 2007 da Adega Cooperativa de Pegões muito bom.
numa altura em que os brancos, pelo menos os alentejanos andam pelas ruas da amargura (as castas são iguais em quase todos: Arinto e Antão Vaz), é de realçar este vinhoque se encontra à venda a 2,99 (no Pingo Doce)
Old 19-08-2009, 17:26   #212
paulo
Registered User

paulo's Avatar

Quote:
Originally Posted by jleandro View Post
.

na altira bebi um branco "Colheita Selecionada" 2007 da Adega Cooperativa de Pegões muito bom.
Pensei que já tinhas deixado essa vida
paulo está offline   Reply With Quote
Old 19-08-2009, 17:44   #213
jleandro
Moderador

jleandro's Avatar

Quote:
Originally Posted by paulo View Post
Pensei que já tinhas deixado essa vida
nem essa, nem esta
Old 17-09-2009, 16:06   #214
jleandro
Moderador

jleandro's Avatar

Ontem bebi um Vinhão

foi sugestão feita no restaurante, mas ainda bem que o Chico de São Manços a fez.
bebi um Herdade do Sobroso, tinto 2006.
é um vinho levezinho, só tem 14,5% de teor alcóolico, feito a partir de: aragonez, trincadeira, cabernet sauvignon e syrah.
na boca não se percebe o elevado teor de alcóol dada a macieza e suavidade do vinho, embora logo se perceba o paladar (ao contrário da grande maioria dos tintos alentejanos) e a textura do gajo.
é uma novidade que só está no mercado à cerca de 1 ano, e que em Lisboa só se encontra à venda no Corte Inglês.

claro que tratei logo de saber onde se podia comprar a "pomada" e como a distância para a propriedade onde é feito não era muito grande (50/55kms ) logo tratei de ir comprar umas caixinhas.
foi comprado a 8,90 e vai ser muito bem bebido
Old 26-09-2009, 21:42   #215
dudu
Registered User

dudu's Avatar

vinho ou sumo de uva ???

Quote:
Originally Posted by jleandro View Post
foi sugestão feita no restaurante, mas ainda bem que o Chico de São Manços a fez.
bebi um Herdade do Sobroso, tinto 2006.
é um vinho levezinho, só tem 14,5% de teor alcóolico, feito a partir de: aragonez, trincadeira, cabernet sauvignon e syrah.
na boca não se percebe o elevado teor de alcóol dada a macieza e suavidade do vinho, embora logo se perceba o paladar (ao contrário da grande maioria dos tintos alentejanos) e a textura do gajo.
é uma novidade que só está no mercado à cerca de 1 ano, e que em Lisboa só se encontra à venda no Corte Inglês.

claro que tratei logo de saber onde se podia comprar a "pomada" e como a distância para a propriedade onde é feito não era muito grande (50/55kms ) logo tratei de ir comprar umas caixinhas.
foi comprado a 8,90 e vai ser muito bem bebido

contrastando com o "baixo" teor alcoolico que o JL assinala, APENAS 14.5%, nada de especial, gostaria de colher opiniões dos presentes e ausentes sobre esta novidade (ou talvez não ?) e os seus prós e contras

Vinho sem Alcool

http://www.revistadevinhos.iol.pt/ar...ol_em_portugal

vi agora na TV uma pequena reportagem sobre isto e lembrei-me de algo que já me tinha lembrado qd o vi à venda em Itália pela primeira vez, naturalmente uma marca itlaliana (um derivado de Merlot ?) e na prova gostei tal a semelhança - se é que havia diferenças - em relação ao original com alcool

cá na republica ainda só consegui ver qq coisa parecida com isto em lojas de produtos naturais, mas caros e sem saber da sua qualidade

nunca arrisquei, nunca comprei, nunca bebi, a não ser em provas

mas a questão é :

sabendo nós a comprovada cientificamente e mais que conhecida vantagem no consumo MODERADO de vinho tinto - 1 garrafa por refeição não vale - para a nossa saúde em geral e atraso do proceso do envelhecimento, questiono os experts e conhecedores - pois eu sou um mero apreciador e consumidor médio - se este tipo de vinhos terá os mesmos beneficios ???

e se os processos de fabrico alteram de certo modo as suas propriedades que possam degradar o produto e as suas qualidades...

pela reportagem que vi, nem um enólogo habitué a estas lides soube provar a diferença de sabor e acabou por ser enganado à vista de todos

truque publicitário ou não - não me parece devido a tratar-se de uma reportagem inserida num telejornal (!) - gostaria de levantar a questão para debate uma vez que no exemplo das cervejas a experiencia não é nada positiva... se bem que ultimamente as marcas se tenham esmerado para colmatar as diferencias entre as com e sem alcool

mais links sobre isto

http://www.marketingvinhos.com/2008/...sem-lcool.html

http://www.granja57.com/index.php?ma...dex&cPath=2_84

http://www.novacritica-vinho.com/for...ed217d9aac194a

PS.

JL verifico com agrado que o célebre Chico em S. Mansos continua vivo e de boa saúde

conheço e recomendo, já lá comi e bebi uns bons piteus e vinheus

mas há um par de anos que já lá não vou

que saudades....

teria sido um local excelente para o próximo repasto do BnB de Outubro, não desfazendo do Cantinho, mas apenas por ficar mais perto do Nova...se calhar seria mais fácil para ele, para nós de Lx é +/- a mesma distância e sempre se variava e ficamos na mesma bem servidos

Last edited by dudu; 26-09-2009 at 22:03.
dudu está offline   Reply With Quote
Old 27-09-2009, 21:55   #216
jleandro
Moderador

jleandro's Avatar

dudu

quanto a vinhos sem alcoól, nunca bebi.
este ano vi-os em 2 restaurantes no Algarve no expositor, mas não vi que houvesse consumo.

quanto ao Chico, não recomendo para almoço do grupo, é pequeno, e está muito caro, de tal ordem que não penso lá voltar tão cedo.
Old 30-09-2009, 16:48   #217
Mohandas
Registered User

Mohandas's Avatar

Terra Caída, alentejano, alguém conhece?

Actualiza-te em remapaterra.blogspot.com
Mohandas está offline   Reply With Quote
Old 02-10-2009, 18:32   #218
Jamaica
Registered User

Jleandro e todos os restantes, s gostam de um bom vinho verde branco recomendo q prove "Entre Margens"... sem duvida um dos melhores do pais. encontram facilmente nas marisqueiras d leça da palmeira...
Jamaica está offline   Reply With Quote
Old 24-02-2010, 12:18   #219
Ventor
Registered User

Ventor's Avatar

Pois eu não sei nada, não, sobre vinhos sem álcool.
Já estive quase para comprar no Celeiro para provar, mas como não gostei da experiência com as cervejas, não me atrevi.
Se tiver 14,5º, acho bem!
Pouco, mas bom!
Já não sei que dizer da proposta do Jamaica. Olá Jamaica!

Levastes meses para nos fazeres uma proposta sobre vinho branco verde e, ainda por cima queres que vamos bebê-lo às marisqueiras de Leça da Palmeira!

Olha, sei não! Mas por mais uns metros acho que vou às margens, isso sim, mas do Lima ou do Minho!
um abraço,
Old 03-05-2010, 22:20   #220
dudu
Registered User

dudu's Avatar

outra visão do excelente vinho aqui das terras do sado

Reply

Thread Tools

Posting Rules