PDA

View Full Version : Excelente notícia!

Patacôncio
28-05-2004, 15:59
Excelente notícia!

( E com esta vos deixo em paz...)

Tribunal chileno retira imunidade a ex-ditador Pinochet (http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=128956)

Tribunal chileno retira imunidade a ex-ditador Pinochet

Um tribunal chileno retirou esta sexta-feira a imunidade ao ex-ditador Augusto Pinochet, abrindo caminho para que possa ser julgado por violação de direitos humanos.

O tribunal aprovou o levantamento da imunidade a Pinochet com 14 votos favoráveis e nove contra. Pinochet gozava de imunidade devido ao estatuto de ex-presidente chileno.
A decisão pode ainda ser alvo de recurso para o Supremo Tribunal, que, por diversas vezes, deliberou que o estado físico e mental de Pinochet impede que seja julgado.

Pinochet foi processado por activistas dos direitos humanos que o acusam de ser responsável pela morte de vários chilenos durante a «Operação Condor», uma ofensiva de repressão levada a cabo pela ditadura militar nas décadas de 70 e 80.

28-05-2004 16:23:26

http://www.ernestinho.blogger.com.br/fuzilamento.gif

jleandro
28-05-2004, 16:00
só é pena ser tão tarde

agora já não faz diferença

só não está morto, porque não lhe passaram a certidão de óbito

costarios
28-05-2004, 16:05
Para a notícia ser melhor ainda, deveriam ter feito isto há alguns anos atrás com os generais brasileiros que massacraram centenas de vidas (Castelo Branco, Costa e Silva, Emílio Garrastazu Médici, Geisel e Figueiredo).

Com certeza eles não estão a descansar em paz! Assassinos! :mad:

Massarico
28-05-2004, 16:37
de toda a gente, esta notícia não me parece assim tão boa como isso. É verdade, que é indiscutível que o Pinochet deveria ser julgado por todos os crimes que tenha cometido e qúe é, do ponto ponto de vista teórico, excelente que tal aconteça.

O que eu não esõu absolutamente seguro é que esse julgamento seja neutro para o Chile. Este negócio da imunidade do Pinochet foi feito por contrapartida da sua saída do poder de forma pacífica, e tem sido apenas devido aos receios que o seu julgamento possa ter junto dos militares, onde goza de grande prestígio, que tem impedido que seja julgado.

Enfim, desta vez, pelo menos, é um assunto entre chilenos, sem que haja um qualquer juíz confortavelmente sentado na Europa a querer dar uma de herói à custa dos outros. E os chilenos saberão o que fazer melhor que ninguém.

Joker1
28-05-2004, 16:44
Gostava imenso que houvesse na Europa ou noutro qualquer lugar ( até pode ser Marte, ehehe) um juiz heroi que conseguisse fazer justiça, principalmente nas situações de violação contínua dos direitos humanos. Os chilenos pelos vistos conseguiram enfrentar o mêdo dos militares, embora a meu ver tardiamente.

Massarico
28-05-2004, 18:06
Pois Joker, eu também gostava que houvesse justiça em todo o lado. O problema é quando essa justiça para um implica uma enorme injustiça para uns milhões. E pior ainda, é quando o responsável pela dita justiça para um não perde nada com a injustiça para os outros milhões.

Aqui o que se trata é de escolher o menor dos dois males: prender o Pinochet (coisa que agrada muitíssimo a qualquer pessoa minimamente civilizada) e arriscar outro golpe militar no Chile; deixar o Pinochet à solta, mas assegurar um Chile estável e democrático. Acho que a escolha é óbvia, pensando em quem lá vive. Ainda que extremamente irritante.

Quanto ao facto de ser um Europeu a decidir, é precisamente porque é muito fácil estar aqui no "Ocidente", rico e estável, a influenciar os destinos dos países pobres, não vivendo lá nem tendo nada a perder. Essa arrogância é que é lamentável.

Joker1
28-05-2004, 18:15
Massarico o querer justiça mesmo para um europeu ( como tu e eu) não tem nada de arrogante. E é evidente que se deve pensar nas consequências para os chilenos das medidas justar a tomar, pois a jusiça pode ser cega mas os juises não devem ser. Pra isso existem os neurónios de que fala o nosso amigo Mo...

Inté

jleandro
28-05-2004, 22:02
o que esta notícia não diz, é que esta decisão é passível de recurso para o Supremo Tribunal......

e esse já por 2 vezes (salvo erro) decidiu que o Pinochet não está em condições físicas e psico de enfrentar um julgamento

perceberam ;) :(

Patacôncio
28-05-2004, 23:16
Mas, ó JL, tantas vezes vai o cântaro à fonte... :D :D :D

E desta vez o susto é sério! :D :D :D

http://www.chargedoneo.com.br/Pinochet.jpg

Sansão
29-05-2004, 10:37
E ESTA HEIN!!!!

O 2º PATO MAIS RICO DO UNIVERSO!!!! VIROU ESQUERDISTA PERIGOSO!!!!ANTI-PINOCHET=ANTI-AMERICANO!!!!:D :D :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: CALEM-SE OH POETAS DA DESGRAÇA...QUE O PATO FOI AO ULTIMO CURSO DE CRISTANDADE!!!!OU ENTÃO FOI ASSALTADO PELOS MENINOS DE DEUS!!!!IHIHIHIIHIHIHIIHI OS NEUROLETICOS DESTRUIRAM-LHE A ULTIMA SINAPSE!!!!!
ISTO SERIA UM BOM "CASE STUDY" PARA AS INVESTIGAÇÕES DO NOSSO GRANDE ANTÓNIO DAMÁSIO.....O ERRO DO PATACÔNCIO:rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :rolleyes: :D :D :D :D

zegino
31-05-2004, 08:12
Subscrevo-me as palavras de JLeandro de 28/5 17:00 hrs