PDA

View Full Version : CBI desaparece

jleandro
25-04-2003, 08:25
vai ser adquirido e integrado na CCCAM

depois de várias histórias, que o Tavares Moreira nunca explicou bem, ac aba como era esperado.

Foi a 1ª corretora que usei, já lá vão uns anos, depois de me ter fartado de "engordar" os bancos.

outros tempos...

nova
25-04-2003, 08:37
Fica aqui a notícia...

"Banco fecha as portas "

"O CENTRAL Banco de Investimento (CBI) vai ser dissolvido, depois de ter sido ontem aprovada em assembleia geral, que durou seis horas, uma proposta de absorção de todos os seus activos e passivos pela Caixa Central de Crédito Agrícola. O valor da transacção é de 13,5 milhões de euros.

João da Costa Pinto, presidente da Caixa, assegurou ao EXPRESSO que «todos os interesses dos accionistas, dos clientes e dos trabalhadores do CBI serão assegurados pela Caixa Central».

As dificuldades do banco foram conhecidas em Novembro de 2002, quando anunciou prejuízos de mais de 27,9 milhões de euros, contra um resultado negativo em Junho de 1,7 milhões. As suspeitas de ocultação de prejuízos, através da venda fictícia de acções, levaram a uma investigação do Banco de Portugal e da CMVM, sendo o banco obrigado a constituir uma provisão de 20,5 milhões de euros.

A 5 de Dezembro, Tavares Moreira (na foto), que liderou o conselho de administração do CBI até Abril de 2002, anunciou a suspensão do mandato de deputado, depois de saber que o Banco de Portugal tinha aberto um processo contra o banco e os seus órgãos sociais na altura das operações. Tavares Moreira disse que a suspensão seria «pelo prazo que se mostrar necessário para o esclarecimento do processo». Contudo, retomou o lugar no fim de Março, por considerar «ultrapassadas» as razões que levaram à decisão, apesar de ainda não estar concluído o processo. Agora foi decidido o fim do CBI."

(in www.expresso.pt)

Vedder
25-04-2003, 08:42
Pelo que tenho visto o valor de comissões dos bancos está em linha com as corretoras, pelo menos em ordens dadas pela net...ou estarei enganado?

jleandro
25-04-2003, 08:52
Vedder

há grandes diferenças nos preços entre as várias corretoras, e no período a que me estava a referir, os bancos quase duplicavam os custos de cada operação com uma taxa fixa que somavam às taxas de corretagem.

era o início da bolsa, após o 25 de Abril, e era um fartote de encher os bolsos à custa dos investidores.

Vedder
25-04-2003, 09:33
Tou a ver..´mas isso não é só com a corretagem..os bancos cobram comissões/taxas/juros sobre tudo e mais alguma coisa...nem sei como é que apresentam estes resultados...já para não falar da forma como se estão a endividar com as financeiras estrangeiras...o FT de ontem indicou que a divida já vai em 1/3 do PIB....dá q pensar...

jleandro
25-04-2003, 09:41
dá sim senhor, tens toda a razão.

nos "mentideros", vulgo "corredores" diz-se que a nossa banca, excluindo a CGD, está "falida" se fossem usados os critérios de contabilidade usados nos States.

por alguma razão o BCP vai deixar a bolsa lá nas américas

Vedder
25-04-2003, 09:49
Bem amigo jleandro só nos faltava Worldcoms à portuguesa para animar a nossa bolsa....e essa do BCP....até me esqueço que as tenho.....

jleandro
25-04-2003, 09:53
estou convencido que em Portugal é impossível o BCP abrir falência,

e também penso que a cotação há-de recuperar qualquer coisa, é questão de dias.

se assim não for, vendo as minhas e mais uma vez assumo um prejuizo com essas acções.

Vedder
25-04-2003, 09:59
Eu até tenho vergonha de dizer a qnt é q as comprei...e podia tê-las vendido a €2,74 .... dp foi só observar a queda...

Vedder
25-04-2003, 10:20
O BCP é mto susceptivel a rumores...lembram-se qnd tinha o suporte nos €2 e estranhamente foi de repente a €1,75 creio e dp voltou ao suporte? O JG até disse q ia pedir um inquérito à CMVM... acabou por nao dar em nada...se calhar ciclicamente o bcp é entalado ou melhor são os "patos" q sao entalados (aprendi este termo aqui no fórum) :)

jleandro
25-04-2003, 10:24
o ti Jardim sempre gostou muito de passar para os outros as culpas próprias.

a sua "sede" expansionista é que levou o BCP a esta situação, quer meter-se em tudo: autoestradas, comunicações, energia, seguros, estrangeiro.

aquilo tem sido um sugador de dinheiro incrivel, spero que agora tenha acabado de vez.

nova
25-04-2003, 11:21
Jleandro

Há que jogar com a fraqueza do povo, dinheiro atrai dinheiro, o homem sabe muito de psicologia humana e tem sugado os acionistas até ao tutano, hoje já se fala mais por causa dos foruns, que dantes não existiam e estes tem causado algumas dores de cabeça ao homem devido a tocarem nas feridas, lembras-te quando havia a Siconline, parece que o homem na altura apontou que a descida das acções do BCP tinha a ver com uma campanha concertada, com tiro de partida daqueles lados, é que a primeira preocupação dele é arranjar um bando de terroristas para justificar o seu insucesso.
O certo é que até aqui havia a angústia dos maus resultados, eles foram apresentados e já descontados, a acção até arrebitou aos 1,29 mas depois quando parecia que o tiro de partida poderia ser dado, estas estão lentamente a voltar atrás, e isso na minha simples leitura é muito mau.
Só para acabar, Leandr pensava que já tinhas despachado as tuas, estás à espera do quê, recuperação tipo EDP, para isso conta com um deserto de 5 meses, se calhar !

jleandro
25-04-2003, 11:29
vou esperar mais uns dias, ainda tenho alguma confiança numa recuperação, mesmo que ligeira.

nova
25-04-2003, 11:42
Boa sorte (Bem me parece que vais precisar)

jleandro
25-04-2003, 13:38
é muito provável...

já estou habituado a estes entalanços.

Cali
25-04-2003, 17:10
embora a minha opinião pouco valha nesta altura, fruto do meu afastamento dos mercados, concordo com o Nova. O BCP está-me a cheirar muito mal neste momento. Ou acontece um pequeno milagre a curto prazo, que o puxe acima de 1,35 , ou deverá estar condenado.

VEDDER ! Mandei-te uma privada !