PDA

View Full Version : Ora viva!... Então muitos....

MarcoAntonio
22-03-2003, 13:32
Ora viva!... Então muitos.... parabéns!

Venho desejar a este novo espaço toda a sorte do mundo e que venha a conseguir o sucesso e longevidade que teve aquele que lhe deu origem...

Como já referi por diversas vezes - no antigo forum - este é um espaço pelo qual guardo um carinho especial dado que foi o primeiro site (e o primeiro forum) sobre Bolsa que conheci e acompanhei. Na altura ainda sem o «à vontade» para participar (assiduamente)...

Mais tarde, depois de vaguear por outros lugares, voltei a espaços... simplesmente porque nunca esqueci o Bolsamais.

O espaço evolui ao longo dos tempos e transformou-se, bem como a comunidade. Foi interessante ver a transformação do site, inicialmente quase exclusivamente dedicado à Análise Técnica e com a forte presença do «Teeny» que era o grande animador do fórum na altura para progressivamente transformar-se numa comunidade muito coesa e mais aberta a outros temas que não unicamente a Bolsa, sendo possível então assistir a animadas, interessantes e acalarodas discussões sobre os mais diversos temas. A Bolsa passou a ser o pretexto para que um grupo de amigos se juntasse em amena cavaqueira...

Confesso que essa transformação esteve tb ela na origem do meu progressivo afastamento e nas minhas cada vez mais raras participações dado que o meu interesse principal era mesmo a Bolsa (não que seja insensível a outros temas).

Mas mesmo assim, não deixei de vir espreitar, de tempos a tempos. E de meter uma colherada aqui e acolá...

Só quando o rumo do Bolsamais começou a ficar demasiado atribulado eu passei ao anonimato pois entendi que o assunto não me dizia respeito. Nem me cabia a mim «mandar bitaites»...

Se esta comunidade estabilizar (o que eu desejo sinceramente), não me custa a acreditar que volte a visitá-lo de tempos a tempos com um mínimo de participação activa (à semelhança de outros tempos). Se a minha presença for bem-vinda, é claro...

O post está a ficar um pouco longo. Portanto volto a sublinhar o essencial:

LONGA VIDA PARA A COMUNIDADE BOLSAMAIS / BOLSATOTAL

Um grande abraço,
MarcoAntonio.

updown
22-03-2003, 14:19
MarcoAntonio gosto em ver que ainda não esqueceu esta malta, da minha parte estou muito contente pela tua presença por estes lados, espero que continues pois sempre gostei das tuas intrevenções .

jleandro
22-03-2003, 22:08
olá MarcoAntónio,

calro que a tua presença é sempre desejada, e serás sempre bem vindo.

não sabia que tinha sido no B+ que tinhas começado a escrever sobre bolsa, eu já conhecia o teu nick antes de conhecer o B+.

obrigado pelos votos, e um abraço.

MarcoAntonio
22-03-2003, 22:35
Duas pequeninas correcções, jleandro... :)

não foi no Bolsamais onde comecei a escrever sobre bolsa, mas foi no Bolsamais onde comecei a ler sobre bolsa na net. Foi o primeiro site (e forum) que acompanhei mas não foi o site onde comecei a ter uma participação activa (se bem me recordo cheguei a escrever um ou outro post, mas muito pouco significativos presumo). Mas acompanho o site, pelo menos desde 1999. Mais tarde e só depois de já participar (bastante) activamente noutros sites voltei a surgir por diversas ocasiões no Bolsamais com períodos relativamente activos. Julgo que ao todo terei colocada nos diversos foruns do Bolsamais para cima de uma centena de posts... provavelmente alguns dos mais recentes membros já não se recordarão ou não se terão chegado a cruzar comigo pois como qq comunidade o Bolsamais esteve sempre em processo de renovação, o que é salutar na minha opinião.

Falo destes pormenores porque considero que ainda mais do que em outros espaços e por ser uma comunidade das mais antigas (em termos de Bolsa), este aspecto de evolução e mutação está particularmente vincado aqui no «bolsamais» e é a razão porque esta comunidade é talvez a mais carismática (embora não seja a mais numerosa ou mais significativa, não querendo com estes termos minimizar o valor da comunidade, têm aqui um sentido meramente estatístico). A comunidade deve orgulhar-se disso e penso mesmo que o faz. Na base da decisão recente esteve presente esse sentido de identidade e a vontade de auto-preservação (e de se manterem diferentes). Isso é muito interessante, particularmente nos dias de hoje...

Se faz com que uns se afastem, faz com que outros se apeguem e faz com que outros vos respeitem.

A outra correcção, tem a ver com a questão com o «nick». Mais do que meu «nick», é o meu verdadeiro nome como sempre fiz questão de esclarecer. Pode para alguns não passar de um pormenor, mas dar a cara com o nome (e até com outros aspectos da identidade da pessoal real que está por detrás da pessoa virtual) ou mesmo com um «nick» mas ao qual se é fiel e já «toda a gente» reconhece como sendo o de uma determinada pessoa virtual à qual corresponde uma pessoa real são aspectos importantes pois permitem aferir da seriedade, motivação e credibilidade de quem escreve. Com o tempo, é claro, que coisas destas não se constroem de um dia para o outro...

As almoçaradas e outras eventos que muitas vezes são realizados por estas comunidades são outra particularidade que considero muito interessante e saudável pois permitem estabelecer a ponte entre a pessoa virtual e a pessoa real.

Enfim, aproveitei para divagar um bocado, tá visto... O melhor é acabar por aqui senão de caminho estão todos a dizer: Este tipo é um chato do «caraças»... :)

Mohandas
22-03-2003, 22:46
... eu já estava a pensar que ias dizer que ias aparecer no almoço de Rio Maior...

... e estava a ficar ainda com mais pena de não poder aparecer.

Mas que isso não te prenda. Aparece que não te arrependes. Isso te garanto.

(e acho que a questão dos "nicks" tem mais a ver com o facto de podermos expor algumas coisas que não expomos a quem nos conhece... também já não estou em condições de explicar melhor este ponto de vista... ainda se fosse para falar de declinações gregas ou de deficientes características genéticas do ADN na formação do "corpus calosis" - acho que é assim que se chama - ainda poderia estender-me mais, mas assim...)

Sallam!

jleandro
22-03-2003, 23:00
MarcoAntónio

fizeste bem em corrigir, até porque eu sabia que é o teu nome, e isso não ficou claro.

quando conheci os teus escritos, nessa altura pensei ser um nick name, mas mais tarde fiquei a saber a verdade.

eu também escrevo sempre com o meu nome, mas isso é uma coisa que muitos, por razões que não vale a pena desenvolver, não podem fazer.

um abraço.

Ventor
22-03-2003, 23:03
Marco António, falo por mim e penso que a comunidade, agora Bolsatotal, julgo, estará de acordo. Tens de aparecer por aqui mais vezes!

Tens de participar nas nossas almoçaradas, e para isso, mais uma vez julgo que bastará fazer truz-truz!

As comunidades virtuais, com gente como nós, gente simples, embora cada um do seu bairro, tem tendência para se tornar real e tu, como dizes, já utilizas o nome e não o nick, tens o caminho todo andado.
Gosto da gente que dá a cara e que é capaz de enfrentar o desconhecido, embora eu não o faça, acho que já todos sabem o meu nome e até acho piada ao meu nick além de me não ser nada difícil usar um nick devido aos trilhos de guerra que fiz outrora. Também já não sou capaz de abandonar o meu lobo!

Tive por aqui uma escaramuça com o Pompeia Viegas, mas apesar de divergências secundárias, em que cada um foi malcriado quanto baste, não sinto nada contra aquele homem só pelo facto de ser frontal e usar o seu nome.

Acho que esta nossa tertúlia pode descarrilar e se assim for, penso, devemos levantar-nos, sacudir o pó, pôr a máquina sobre os carris pegar nos instrumentos da festa, concertina, bombo, pandeireta ... e continuar viagem!

Como és um aficcionado B+, ainda somos (?), não queres ir ao almoço do Cantinho do Alto da Serra? Não queres ou não podes?
Bem, eu também ainda não sei se posso ir! Que chatice! Faz truz-truz, ao menos, ok?

Boa noite e um abraço,

MarcoAntonio
22-03-2003, 23:11
Mohandas,

afim de evitar más interpretações, na questão dos «nicks», devo dizer que não tenho nenhum problema de princípio contra aqueles que optam por recorrer a «nicks» (os heterónimos não são uma invenção da net nem sequer uma invenção perversa em si).

E como em tudo, mesmo em relação aos exemplos que dei, existem excepções e nos dois sentidos (os que pervertem o que aparentemente não é perverso e os que não se pervertem no que aparentemente é perverso). Não queria que alguém se sentisse particularmente atingido pelas minhas observações quanto aos «nicks» (alguém que por exemplo tivesse mudado de «nick» recentemente e pensasse que me estava a dirigir particularmente a essa pessoa). Como referi, são coisas que se constroem com o tempo. Com o tempo habituamo-nos a aqueles que usam sempre os mesmo nick ou nome, a aqueles que optam por saltar de nick ocasionalmente e com alguma sensibilidade, até a aqueles que caiem de para-quedas com um novo nick e amanhã com outro e depois de amanha com outro. Como em tudo, cada caso é um caso...

E como estamos a lidar grande parte do tempo com pessoas virtuais, tudo isto pode acabar por gerar um grande confusão e uma série de mal-entendidos... :)

Quanto à questão do convívio de Rio Maior, confesso que desconhecia que tal evento estivesse sequer «agendado» embora até tenha andado a acompanhar os recentes acontecimentos desta comunidade (mas como não leio exaustivamente todos os posts, como se poderá concluir, nem conhecia tal facto). No entanto, temo que a distância e questões de ordem familiar (estou prestes a ser pai pela primeira vez... :))não me facilitem a presença...

Talvez fique para uma próxima oportunidade.
;)

De qq das formas, obrigadíssimo pelo convite.