View Full Version : Novabase - 10-03-04
Lucros da Novabase deslizam 94% em 2003 com custos extraordinários
--------------------------------------------------------------------------------
A Novabase anunciou hoje que os resultados líquidos de 2003 desceram 93,9% no ano passado, para 600 mil euros, com a empresa de tecnologias a ser penalizada por custos extraordinários no valor de 5,1 milhões de euros.
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=239971
in Diário Económico on line
Lucro da Novabase cai 93,9% em 2003
O lucro da Novabase caiu no ano passado 93,9% para 600 mil euros, contra os 9,5 milhões de euros (M€) de 2002, devido aos 5,1M€ em custos extraordinários não recorrentes.
A empresa, em comunicado emitido hoje, adiantou ainda que o volume de negócios de 2003 cresceu 17,1% para 133,5 M€, em comparação com os 114,1M€ de 2002.
Já o EBITDA da empresa, em igual período, caiu 8,4% para 17,3M€, face aos 18,8M€ no ano anterior.
Na sessão de hoje, a Novabase registou uma descida de 2,6% para 7,50€.
NOVA1-Vendas Novabase 2003 sobem 17,1 pct para 133,5 ME
10 Mar 2004 17:45
--------------------------------------------------------------------------------
(Acrescenta com mais informação)
LISBOA, 10 Mar (Reuters) - Resultados consolidados da
Novabase <NBAN.IN> em 2003, comparados com o nao anterior.
(Valores em milhões de euros salvo indicação em contrário)
2003 2002
Lucro líquido 0,6 9,5
EPS (euros) 0,02 0,33
Vendas totais 133,5 114,1
EBITDA 17,3 18,8
EBIT 10,5 14,1
Resultados correntes 7,5 11,8
A empresa explica que a queda no lucro líquido deve-se,
essencialmente, ao aumento de custos extraordinários não
recorrentes de 5,1 ME "fruto de uma política mais conservadora
adoptada pela empresa".
A Novabase salienta que do total dos extraordinários: 0,5 ME
são relativos à reestruturação do quadro de pessoal, 2,6 ME
relativos a aceleração do período de amortização de alguns
imobilizados corpóreos e do goodwill de algumas participadas,
0,9 ME relativos a provisões de cobranças duvidosa e depreciação
e existências e 1,1 ME referentes à resolução de contigências no
consulting
Salienta que a área de Consulting registou uma descida de 25
pct para 47,5 ME, enquanto a divisão de Engineering Solutions
cresceu 75,3 pct para 81,3 ME e a Novabase Capital aumentou 7,6
pct para 4,7 ME.
((---Lisboa Editorial, +351 21 3113121,
lisbon.newsroom@reuters.com))
Upa... que a informação foi actualizada...:)
Novabase mantém interesse em aquisições depois ter perdido Edinfor
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
A Novabase mantém o objectivo de ser o líder nacional em tecnologias de informação, apesar de ter perdido a corrida à Edinfor. O presidente da companhia, Rogério Carapuça, reafirmou a abertura para aquisições e o objectivo de se tornar um dos maiores «players» ibéricos.
«Estamos atentos a novos negócios», disse Rogério Carapuça, em conferência de imprensa para apresentar os resultados de 2003, que denotaram uma queda de 94% no lucro líquido.
O presidente da empresa de TI mostrou-se desapontado com a perda da Edinfor, que lidera o sector das tecnologias em Portugal. A EDP está a analisar quatro propostas para encontrar um parceiro para a Edinfor, controlada a 100%. João Talone já disse que a eléctrica está disposta a reduzir a posição para 40%. As quatro propostas em análise são da Siemens, Accenture, Lógica e EDS, segundo o «Diário Económico».
«A nossa disponibilidade foi entendida pela EDP [Cot] como não sendo uma boa ideia. A EDP não nos convidou sequer para apresentar uma proposta», disse Rogério Carapuça.
«Tivemos pena porque era uma oportunidade para criar um grande ‘player’ nacional. Mas a EDP pretende pura e simplesmente vender uma participação não querendo contribuir para criar um ‘player’ nacional de tecnologias», acrescentou o presidente executivo da Novabase.
Resultados líquidos positivos em Espanha e no Brasil em 2004
O presidente da Novabase espera conseguir resultados líquidos positivos, ainda que tangenciais, em Espanha e no Brasil, já este ano.
«Vamos tentar aumentar a rentabilidade em Espanha e no Brasil, porque ela ainda é tangencial. Este ano gostávamos de já ter resultados líquidos positivos, ainda que tangenciais», disse o presidente da Novabase.
A Novabase [Cot] vai começar a sua intervenção em Espanha «ainda este mês de Março, início de Abril», na divisão de engenharia. Um dos objectivos estratégicos da empresa de TI, para este ano, é procurar a solução para internacionalização da oferta de TV.
«A maior dificuldade que temos enfrentado é o facto de Portugal não ter ainda uma imagem de país produtor de tecnologias sofisticadas», acrescentou Rogério Carapuça.
A Novabase fechou a descer 2,60% para os 7,50 euros.
http://www.negocios.pt/default.asp?CpContentId=239978
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.