View Full Version : Son - 26.02.04 / 27.02.044
jleandro
26-02-2004, 07:09
continua o tom de subida e já negoceia ao máximo de ontem, 1,03
creio que rápido irá a 1,04 e depois talvez alguma paragem em 1,05 até porque o cof vendedor tem lá cerca de 2 milhões.
veremos a força dela.
jleandro
26-02-2004, 07:20
a pressão vendedora é grande, a preocupação em fazer mais valias está a mandar a cotação para baixo
nesta altura está 1,01 e acredito quer venha a 1,00
depois...???
jleandro
26-02-2004, 07:28
já vai em ,99, grande desilusão para quem esperava que agora se aguentasse acima de 1,00
vamos ver se a dia se vai compor ou continua esta queda, para mim inesperada, mas que acaba por fazer algum sentido face às grandes subidas dos últimos dias.
pois é ogora que eu entrei é que isto tinha de dar a volta,nunca mais aprendo.mais uma vez se confirma comprar no rumor,vender na noticia.
jleandro
26-02-2004, 08:59
contras
a como entraste?
agora levaram tudo o que havia na venda a1,01
pode ser que ainda de componha hoje.
basankusu
26-02-2004, 09:02
Ó Homens de pouca Fé:
Quem andou tanto tempo entalado, estas correcções são uma brincadeirinha de miúdos, penso eu de que.
Estou na bicha (desde ontem) para reentrar a 0,96:cool:
jleandro
26-02-2004, 09:14
re-entrar a ,96???
grande guloso:D
basankusu
26-02-2004, 09:18
Pois sou;)
Analistas traçam cenários
Avaliação da Sonae poderá aumentar com alienação da Portucel e redução de desconto
--------------------------------------------------------------------------------
Pedro Carvalho
pc@mediafin.pt
Os analistas consideram que a venda da Portucel pela Sonae SGPS facilitaria o «spin off» da unidade industrial, simplificando a estrutura da «holding», o que poderá reduzir o desconto aplicado à empresa. Caso a alienação se faça a 1,55 euros, o ESR diz que o «target» aumentará para 0,81 euros, enquanto que para o BPI subirá para 1,08 euros, considerando a redução do desconto de 20% para 10%.
Os analistas do Espírito Santo Research (ESR), numa nota a clientes, emitiram uma recomendação de «neutral» para as acções da Sonae SGPS [Cot], com um preço alvo de 0,80 euros, um valor 21% aquém da cotação de fecho da sessão de quarta-feira.
Sobre os 25% que Belmiro de Azevedo detém na Portucel [Cot], os analistas calculam que a alienação dessa participação ao preço de 1,55 euros, aumentaria o preço alvo da «holding» em um cêntimo para os 0,81 euros. Caso a venda se processasse ao preço de 1,75 euros, o preço objectivo da Sonae SGPS subiria para os 0,83 euros, um valor que continua 18% abaixo da avaliação do mercado para a empresa.
Ontem, já após o fecho dos mercados, terminou o prazo para a entrega de proposta para a compra dos 30% da Portucel que estão a ser alienados pelo Estado. Cinco candidatos apresentaram propostas: a Semapa [Cot], a Cofina [Cot], a Lecta, os canadianos da Domtar e a empresa sul-africana Mondi, do grupo Anglo American.
A Sonae SGPS, que não concorreu à esta fase de privatização, em comunicado enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), admitiu acordos com candidatos «credíveis» para sintonia estratégica ou venda da sua posição de 25%.
Em bolsa, as acções da Sonae SGPS que ontem fixaram novo máximo nos 1,03 euros, cotavam hoje inalteradas nos 1,01 euros, a Semapa também seguia sem alteração de preço nos 3,89 euros e a Cofina voltava a somar 0,99% para os 3,05 euros, em máximos de 22 de Dezembro de 2000, elevando para 8% a valorização acumulada no decorrer da semana. A empresa liderada por Paulo Fernandes é dona do Jornal de Negócios e do Canal de Negócios (www.negocios.pt).
Lá fora, os valores da Anglo American, que controla a Mondi, cresciam 1,44% para 13,38 libras (20,02 euros) e os títulos da Domtar resvalavam 0,07% a marcarem 15,15 dólares canadianos (9,10 euros).
Mercado poderá aplicar desconto à Semapa em caso de vitória
Os analistas do BPI emitiram hoje uma recomendação de «comprar» para as acções da empresa liderada por Pedro Queiroz Pereira, com um preço alvo de 4,20 euros. Caso a Semapa saia vencedora do concurso e lançar uma oferta global sobre a Portucel acabará por «controlar empresas no domínio dos cimentos, da pasta e do papel».
«É provável que caso este cenário se concretize, os investidores venham a aumentar o desconto aplicado à “holding”, defendem os analistas do BPI que não alteraram a avaliação, esperando pelo resultado final do concurso.
Desconto aplicado à Sonae baixa dos 20% para 10%
A analista do BPI, Maria de Lurdes Pinho, defende que caso a Sonae consiga alienar os 25% ao preço de mercado ou ligeiramente acima, «teria um impacto positivo no grupo, libertando algum “cash” e, eventualmente, facilitaria a execução do “spin-off” da Sonae Indústria».
Com a estrutura do grupo mais simplificada e com uma das áreas do grupo «menos visíveis» separada, o mercado poderá aplicar um menor desconto à Sonae. O BPI tem uma recomendação de «acumular» para as acções da empresa, com um preço alvo de 0,94 euros.
Considerando no modelo de avaliação um preço de venda de 1,55 euros, e reduzindo o desconto aplicado à «holding» de 20% para 10%, o preço alvo do BPI passaria dos actuais 0,94 euros para os 1,08 euros por acção.
12:07 Fev 26 2004
Anglo-American pode comprar 25% da Portucel à Sonae se ganhar privatização
A Anglo-American realizou um acordo com a Sonae Wood Products e com a Sonae SGPS para comprar 191.877.678 acções da Portucel, representativas de 25% do capital da empresa, anunciou a pasteira e papeleira em comunicado.
De acordo com o mesmo comunicado, os direitos de voto destas acções passaram a ser imputáveis à Anglo-American a partir da data da celebração do contrato, dia 25 de Fevereiro.
Este contrato, que permite à Anglo-American passar a deter 55% da Portucel, cessa os seus efeitos caso a empresa sul-africana não adquira, através da sua subsidiária Multani, no âmbito do concurso relativo à 2ª fase do processo de reprivatização da Portucel, as acções correspondentes a 30% do capital social da empresa de pasta e papel.
O valor de compra das acções à Sonae não foi divulgado, mas recorde-se que Belmiro de Azevedo afirmou que só estaria interessado em vender a 1,55 euros por acção.
jleandro
26-02-2004, 14:24
Basa
já não falta muito pare ir ao teu valor:mad:
que grande surpresa hoje...
basankusu
26-02-2004, 14:51
Já só tenho 2 milhões e picos à minha frente. Devia estar contente, mas não estou! Porquê? :confused:
jl peço desculpa por nao te ter respondido é que eu fiquei fulo com a asneira que cometi,aprecebi-me logo como isto ia acabar hoje e desliguei a maquina e fui apanhar ar,mesmo assim esta-me dificil de digerir.entrei com tudo a 1.02,mas isto nao me esta a cheirar,penso que a son esta sentada num barril de polvora,fala-se que amanha o indice pode voltar as subidas,mas eu tenho duvidas na sonae subui muinto,o mais provavel é ter de carregar as costas as menos valias de hoje e as de amanha .mas se isso acontecer o mais certo é eu vender tudo amanha.
Ah ! Finalmente alguem começa a achar que as acções estão a ficar estupidamente sobrevalorizadas... pensava que estava sózinho no mundo...
Nada contra ti, ó Contras, mas lá que isso foi um ataque de alto risco lá isso foi. O que não quer dizer que a 0,90 não tivesse sido tambem, e daí prá frente já subiram mais de 10%...
Eu estou farto de ser racional. São os irracionais que ganham dinheiro a sério, em mercados assim, mas lá que isto que tem estado a acontecer é completamente insustentável a curto, e mesmo médio prazo, lá isso é. O problema é que o grande estoiro não acontece , e quanto mais demora a acontecer mais o pessoal fica convencido de que as arvores crescem até ao céu, ou seja, esquecem-se que vêm aí mais 10 meses, e que a este ritmo teriamos a nossa bolsa nos 15.000 pontos do PSI-20 lá pra Dezembro. A ideia não é má, contudo....
jleandro
26-02-2004, 20:03
contras
eu mantenho-me confiante na SON.
esta subida parece ser resultado da notícia da saída da PTI e com boas mais valias.
mas ainda fica uma situação por resolver e que também lhes pode dar uma mais valias bem boas: Gescartão.
á SON vendendo a posição na PTI, não faz sentido manter a Gercartão, e aí também vão colher.
estas mais valias podem servir para reduzir em muito o nível de endividamento da SON, e esse é o "calcanhar de Aquiles" dela.
por isso, penso que ainda pode subir mais alguma coisa
claro que pode não ser já amanhã.
jl o problema é que fizeram as contas ao valor da empresa e ja contando com a venda dos 25% a 1.55 so da 0.83 por accao,para quem as tem a 1.02 é no mimimo preocupante,a nao ser que haja para ai mais qualquer,a venda de mais activos tal como tu falas ou a tao falada restruturacao. mas eu nao gosto muinto da sonae,repara nisto quando na curva descendente a sonae passou nos 0.76 entrei claro que ela continuou em queda livre,esperei ,desesperei e nao resisti e vendi a 0.40 com uma perda enorme tal como sabes,tu tambem as tinhas ela ainda veio aos 0.35 dai para ca ela tem vindo a recuperar ate aos dias de hoje,mas eu nunca lhe liguei muinto,por estar escaldado,apenas fiz umas comprinhas diarias,estava entao numa dessas compras diarias quando me meti nisto.resta-me agora ir apanhar ar e resar para que nao caia mais.xau um abraco e bons negocios
jleandro
27-02-2004, 08:03
não creio que nesta altura ela caía muito abaixo de ,98/,97 pois o mercado está anciosamente à espera de notícias sobre o que eles irão fazer com a mais valia da PTI e eventualmente com a da Gescartão.
só a mais valia da PTI, pelo que li, chegará para reduzir a dívida da SON em 10% (actualmente anda pelos 600 milhões de CONTOS)
e a partir do momento em que largam a PTI será a altura ideal para fazerem a re-estruturação dos negócios.
pode levar algum tempo mas acredito que a SON vai sair disto tudo acima de 1,00.
mas isto são teorias minhas por enquanto não confirmadas por nada real.
jl obrigado pela informaçao eu estou neutro na son mas quando entrei estava positivo,falava-se nos 1.12 vamos ver vou esperar mais um pouco, talvez ate segunda.xau obrigado
Parceiros de Queiroz Pereira podem colocar 25% junto do dono da Semapa
Sonae acorda venda da Portucel à Mondi, Domtar, BES e CGD
--------------------------------------------------------------------------------
Para além da Mondi, a Sonae também efectuou acordos com os canadianos da Domtar e com a CGD e o BES – bancos que apoiam a proposta de Pedro Queiroz Pereira –, segundo os quais estas entidades podem, caso ganhem a privatização da Portucel, adquirir a participação de 25% detida pelo grupo de Belmiro de Azevedo na papeleira.
Ao que o Jornal de Negócios apurou, são estas as "entidades credíveis", expressão utilizada no comunicado emitido anteontem pela Sonae, com as quais foram estabelecidos acordos. No caso dos dois grupos estrangeiros, se o acordo for accionado, o que pressupõe a vitória da Mondi ou da Domtar na privatização, será, numa primeira fase, "averiguada a possibilidade de sintonia estratégica que permita a coexistência accionista".
Se tal for impossível, acrescenta o comunicado da Sonae, foram "asseguradas as condições de protecção do investimento [da Sonae na Portucel] através da execução de cláusulas de saída" do grupo presidido por Belmiro de Azevedo.
No caso do BES e da CGD, parceiros do empresário português Pedro Queiroz Pereira, a Sonae garante uma alternativa se a Domtar e a Mondi saírem derrotadas nesta operação. Os bancos ficaram, segundo fontes contactadas, com o direito de exercer a opção de compra dos 25% que a Sonae detém na Portucel e, caso sirva os interesses de Queiroz Pereira, colocar a respectiva posição junto do empresário dos cimentos. "A Semapa negou a existência de acordos com qualquer accionista da Portucel porque o acordo foi feito entre a Sonae e a CGD e o BES", justificou uma fonte.
(Mais informação na edição de hoje do Jornal de Negócios)
jleandro
27-02-2004, 09:11
a SON abriu hoje como fechou ontem, e lá levaram tudo o que havia na venda a ,98, e depois levaram tudo a ,99
nesta altura o comprador a ,99 não está muito forte, só 600 mil, mas acredito que a vamos ter a 1,00 e talvez fechar acima disso, até porque, por agora, as intenções de venda a 1,00 e 1,01 não são muito grandes
jleandro
27-02-2004, 10:01
um bom ataque a 1,00, julgo que mais de 1 milhão voaram
comecou bem a semana,vamos ver se é para manter,estou a ficar mais optimista,mas gostava de a ver fechar acima de 1.03,ja agora fala-se que a wall mark depois de adquirir o bom preço esta de olho na son brasil.
basankusu
01-03-2004, 10:43
Já esteve melhor.
Também gostava de a ver fechar acima dos 1,03. Vamos a ver.
tenho a sensaçao que estao a sair da son para entrarem na portucel,estive tentado a faser o mesmo mas.......,nao a verba.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.