PDA

View Full Version : Óscar - como não leste no outro post

jleandro
15-04-2003, 15:21
assim fica mais público:

Ficas INTIMADO a confessar públicamente onde foste comer o sável e a açorda.

é que eu também sou GULOSO...

Óscar
15-04-2003, 16:16
Vou só deixar-te a salivar mais um bocadinho.

O meu psiquiatra diz que tenho algumas tendências para o sádico. Mas, como sou uma boa alma, só te vou fazer sofrer mais um bocadinho. eheheheh!!!!!:D

Cali
15-04-2003, 16:16
hmmmmmmmm.... acho que não te safas leandro. Ele está a ignorar-te deliberadamente ! O segredo é a alma do almoço !

jleandro
15-04-2003, 16:37
vou ficar pacientemente à espera, e vou esquecer estas provocações

quem é guloso sofre...

Karl Marx
15-04-2003, 17:01
Só para aumentar a minha cultura culinária, porque sável não faço ideia do que seja. Parece que é um peixe :) mas não há disso por cá.

Aqui temos, que me lembre assim de repente: goraz, pargo, bodião, garoupa, mero, rocaz (faz uma lagosta fingida incomparável!), choupa (este só conheci há uns meses), cherne, abrótea, salema, maracoto, peixe-rei, verdugo, rainha, (ou alabarda) taínha, sargo, castanheta, solha, salmonete, cavala, sardinha (miudinha) chicharro, carapau, tamboril (pouquíssimo), dourada (diferente da vossa), imperador, alfonsim, boca negra, cântaro, congro (safio), lírio, encharéu, serra, bicuda, peixe-espada, espadarte, raia, pescada (pouca), juliana, moreia, morião, atuns diversos (bonito, voador, albacora, patudo, lixa, gata)... não me lembro de mais. Mas também já têm aí coisa para fazer uma caldeirada!

jleandro
15-04-2003, 17:05
Karl

para fazer uma boa caldeirada não é preciso mais que 3ou 4 espécies de peixe, desde que sejam:

raia, safio e 1 sardinha por pessoa, com as batatinhas na espessura certa, o pimento na quantidade e os cheiros ajustados...

com pão saloio ou alentejano merece um BOM TINTO

Óscar
15-04-2003, 17:09
Cheguei agora a casa e vim logo a correr para o computador para não fazer o Jleandro sofrer mais.:D

O restaurante, onde fui comer a açorda de sável mais uns amigos, fica situado na minha rua. O cozinheiro e dono é um senhor minhoto chamado Teixeira e, que, quando aliciado por este grupo de amigos, costuma fazer uns pratos a pedido e ao gosto do pessoal. Para além da açorda de sável, tem também feito arroz de lampreia a nosso pedido. São pratos que ele só faz para grupos de amigos a que ele normalmente também se junta. É pena a garrafeira não ser por aí além.

Agora se quiseres comer uma boa açorda de sável, tens o Redondel, por baixo da praça de touros de Vila Franca de Xira (é um bocado carote mas possui uma muito boa garrafeira). Na vila, tens igualmente uma série de bons restaurantes de que, neste momento, não me recordo o nome.
Penso que é este mês o Mês do Sável e praticamente todos os restaurantes tem pratos de sável. É só escolher o que te cair mais no "goto".

Espero que tenha acabado com o teu sofrimento, mas há pouco não te podia responder como deve ser, porque estive a tarde quase toda a dar apoio informático a uns colegas e estava constantemente a ser interrompido.

Foi essa a principal razão porque não te respondi.

Bom apetite, Jleandro.

Cali
15-04-2003, 17:09
vocês são impanturráveis, perdão, imparáveis, ehehehe.

è sempre a 'marchar' !

jleandro
15-04-2003, 17:17
Òscar

do Redondel já sabia, vou lá de vez em quando, só que nessa zona só me dá jeito ao almoço e nem sempre há tempo.

em Santa Iria também comes um bom sável com a açorda, mas aqui creio que não leva as ovas - é na Saloia, abaixo da Varanda, mas o meu problema é o mesmo - falta de tempo ao almoço.

dica: na Saloia comes um óptimo bacalha à Saloia - no forno com cebolada por cima e ovos mexidos (eu não toco nos ovos, são muito maus para o castrol, eheheh), e geralmente há bom tinto verde que vai muito bem com o bacalhau.

ando sempre a tentar descobrir novos lugares, daí a insistência.

um abraço

Óscar
15-04-2003, 17:18
... vou ter que sair novamente. Penso estar por aqui por volta das 21H30 e espero continuar esta conversa. O Karl já me voltou a abrir o apetite!

Até mais logo, pessoal!;)

Karl Marx
15-04-2003, 17:39
Claro que não era para enfiares isso tudo na caldeirada! Era para escolheres!
Não sabia que se punham sardinhas na caldeirada: hei-de experimentar.
Já agora, porque tu mereces (e os outros todos), aqui fica a minha receita de caldeirada:

Peixes: Congro (safio) + 1 ou dois peixes "vermelhos" (carne branca) a escolher entre boca negra ou cântaro, que são parecidos, pargo, goraz...+ 1 ou 2 peixes sanguíneos (lírio, serra, bicuda, encharéu...)

"Intensificadores de sabor" eheheh... não, não é Knorr: lapas, bocadinhos de polvo, carangueijos fidalgos, ameijoas da Caldeira de Santo Cristo, São Jorge (quando as consigo apanhar, que é quase nunca!)...

Batatas cortadas às rodelas na medida certa para cozerem um pouco menos do que o peixe, tomate, pimentos, salsa (uso de vez em quando), cebola, alho, colorau (pimentão doce), açaflor (açafrão das Índias), 4 ou 5 bolinhas de pimenta da jamaica (nem sempre), louro (nem sempre), azeite, vinho verdelho.

Preparação do tacho (às camadas):

1 - Cebola às rodelas e alho
2 - Peixe
3 - Tomate e pimentos
4 - Batatas
5 - Colorau, açaflor, salsa (quando uso), regar com um fio de azeite.

Quando chegar à última camada, acrescenta-se o vinho, os "intensificadores de sabor" (também podem estar nas camadas) e a jamaica e/ou louro. Tapa-se e vai a lume médio.

Prontos! É só comer, com um bom verde, quando há, ou um branquinho puxado, ou um verdelho...
Bom apetite!

jleandro
15-04-2003, 17:50
já chega, já chega

com tanto peixe já temos caldeirada para um batalhão de tropas.

Mohandas
15-04-2003, 20:07
O que é isso?

Aqui só há caranguejo... esse deve ser melhor, eheheh... :D

gatsby
15-04-2003, 20:27
este é um título novo do psi20?
do ibex35?

sois impagáveis.

já agora eu e peixe num funciona...

Mohandas
15-04-2003, 20:29
... é preciso é ser o peixe certo... ou então a minhoca... eheheh...

jleandro
15-04-2003, 21:28
Karl

é exactamente assim, com camadas diferentes que eu, ou a minha patroa (se for ela fica melhor - é o que lhe digo porque as mulheres gostam de mimos, eheheh), fazemos a caldeirada, só com uma diferença: não usamos salsa mas sim, e só no fim por cima, um pouco de hortelâ.

não sei o que seja açaflor, nem a maioria dos peixes que fereres: boca negra; cantaro; lírio; serra; bicuda; encharéu.

por cá também há quem use dessas coisas com casca, uns dizem que ajuda a não "pegar", eu acho que tudo o que não faz falta, é dispensável, e não uso nada de casca.

um dia que vá aí vou ter que comer uma das tuas.

um abraço.