View Full Version : Próximo jogo
Mohandas
10-02-2004, 17:14
Abro um novo tópico para não se perder no meio de outras informações.
Proponho que seja nos moldes deste que está a decorrer mas que as compras e vendas se efectuem apenas uma vez por semana (ao fim-de-semana, p.e.).
Deve ter uma duração nunca inferior a um mês e proponho que seja coordenado por alguém já com experiência (liberal, gatsby ou costarios).
Aceitam-se mais sugestões, como é óbvio. :D
costarios
10-02-2004, 17:32
Eu alinho, Moh.
No caso proposto, em que as compras e vendas são efectuadas apenas uma vez por semana e a estrutura geral do jogo seguirá a do actual, eu disponibilizo-me para gerí-lo.
É claro que a prioridade será dada a outros que queiram experimentar o que é organizar e gerir um jogo de bolsa. Posso garantir-vos que se trata de uma experiência única! :D
Portanto, desde que os moldes permaneçam os mesmos do actual e a carga de trabalho seja reduzida e se mais nenhum outro membro do Fórum estiver interessado, eu me candidato.
ESTE HOMEM É UM SINHOR !
:D
Tens um coração d'ouro ! Devias chamar-te Costa-rio-douro ! :o
Ainda vou tentar pensar em qualquer coisa de original para propor... mas tomar conta do jogo, infelizmente não vai dar, ok ? Aceito a oferta do Costa, excepto se aparecer por aí mais alguem com vontade.
O que é feito do Liberal ? Anda tão sumido...
é mesmo assim costarios.
tás escolhido.
és um home dos caraças.
só proponho que os preços sejam os de fecho para que haja mais frisson...
assim vais colocando as posições a horas mais faceis para todos e logo logo há FESTA!!!
:D
jleandro
10-02-2004, 20:23
jogos aqui sejam como for serve para dar mais alguma animação
mas, estou como o Gatsby deveremos trabalhar com preços de fecho, e não abertura porque assim muitas vezes não se sabe a que preço se vai comprar e aquilo que no jogo se faz, na vida real acabaria por não se fazer.
isso acaba se se usar o preço de fecho.
e claro que as ordens continuariam a ter que ser dadas até antes da abertura do dia seguinte, ou seja 7,55 para não haver problemas de diferenças de relógios entre o fórum e o verdadeiro.
... mas estou de acordo com o JL, é preferível jogar com os preços de fecho da sessão.
costarios
14-02-2004, 10:40
Estive a pensar melhor sobre esta questão do próximo jogo e acabei por chegar a algumas conclusões e também a algumas recomendações.
Sabem quais são as principais fontes de problemas no molde do jogo que está a decorrer neste momento?
O primeiro problema refere-se ao facto do preço válido para as valorizações ser o de abertura e não o de fecho. Isto me obriga a fazer alguns malabarismos em horário de trabalho para tentar actualizar e postar o placar do jogo em tempo útil. Sem contar que algumas vezes este trabalho torna-se impossível, como foi nesta sexta-feira.
Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que o preço visado seja o de fecho.
O segundo problema refere-se ao facto dos jogadores não serem obrigados a investirem toda a carteira. Os problemas em torno deste detalhe surgem quando um jogador está todo investido e no dia seguinte resolve permanecer parcialmente líquido. A fórmula para o cálculo das valorizações diárias para este jogador muda, mas já aconteceu de simplesmente esquecer-me de mudar esta fórmula e, portanto, acabam por surgir disparidades nos resultados.
Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que cada participante seja obrigado a estar 100% investido.
O terceiro problema refere-se à possibilidade dos jogadores efectuarem as suas respectivas ordens em "numerário". Com muita frequência esta práctica gera problemas de arredondamento nos cálculos (o próprio Excel faz isso!), o que pode provocar problemas realmente grandes a longo prazo, já que os arredondamentos acabam por acumular-se ao longo dos dias.
Portanto, para o próximo jogo (e se o mesmo fôr feito nos moldes do actual), recomendo que as ordens dadas pelos participantes sejam feitas em termos percentuais da carteira. Por exemplo, o jogador X tem uma carteira composta por 10% EDP, 20% PTC, 20% PTM, 50% PAD. Uma ordem típica deste jogador seria: vender 7% EDP (permaneceria com 3% EDP), vender 10% PTC (permaneceria com 10% PTC), comprar 17% SON.
Bom, aqui estão os 3 principais problemas que tornam o jogo actual difícil de ser gerido. Se todos concordarem, o próximo jogo pode ser feito no mesmo estilo que o actual e as ordens de compra e venda podem continuar a ser feitas diariamente, pois o trabalho e a probabilidade de surgirem falhas seriam bastante reduzidos.
O que acham? :confused:
eu acho muito bem.
é correcto que assim seja...
tens o apoio incondicional...
costarios
15-02-2004, 22:34
Obrigado, Gatsby.
Mais alguém quer deixar aqui o seu comentário ou sugestão? :confused:
por mim, acho perfeito,caro Costa.:)
jleandro
16-02-2004, 07:23
havendo apostas só uma vez por semana, perde-se algum entusiasmo, mas se tiver que ser...
acho muito bem que todos tenham que estar investidos com todo o capital, embora na realidade isso muitas vezes não aconteça, para o jogo acho muito bem.
costarios
16-02-2004, 08:39
Jl, se seguirmos as recomendações que fiz, as apostas poderão ser feitas diariamente!
No meu post de recomendações eu listo os 3 problemas que tornam este jogo difícil de ser gerido. Se estes 3 problemas forem contornados (com a aplicação das minhas recomendações ou por qualquer outro meio) então as apostas diárias podem ser feitas sem problema.
Karl Marx
16-02-2004, 11:22
Se se puder transacionar diariamente, melhor. Caso contrário, semanalmente também serve.
Força aí, costarios!
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.