PDA

View Full Version : bom fim de semana...

Pages : [1] 2

gatsby
06-02-2004, 16:17
eu espero que todos descancem e se divirtam.
por mim, lá vou eu até ao Estádio do Dragão com uma comitiva de miúdos, daqueles meus.

http://www.kemperart.org/images/permanent/Davislarge.jpg
Schooner and Garage, 1922
Stuart Davis

e, além da Mystic, ninguém disse uma palavra que seja sobre Davis...
ou se calhar sim e eu não li...

jleandro
06-02-2004, 16:21
divirtam-se mesmo que o FCVP não ganhe;)

e do Stuart não conhecia nada, nem o nome.

gatsby
06-02-2004, 16:25
com o nome Stuart só mesmo o Jackie, né jl? não te preocupes, que é um artista muito pouco conhecido, e mesmo que fosse muito há tantas coisas mais que tu sabes a fundo e eu adoraria saber só e apenas da sua existencia.

:)

http://www.montclair-art.com/collections/search/images/IM00176.jpg
Stuart Davis
Landscape in the Colors of a Pear, 1940

jleandro
06-02-2004, 16:37
Stuart, lembro-me do Stuart de Carvalhais, que provocou um dos primeiros posts que coloquei no B+ em resposta à Helena

Cali
06-02-2004, 16:49
Bom fim de semana, gatsby !

bom fim de semana, todos !

E do teu Stuart, não me encheu as medidas, pá. Mas fiquei a conhecer, apesar de não conseguir ver os quadros inteiros (a minha 'janelinha' não permite).

costarios
06-02-2004, 17:00
Bom fim de semana, malta!

Aproveitam bastante. :cool:

Mystic
06-02-2004, 17:04
Este vai também comigo para fim de semana, Gatsby. Reponho-o na 2ª feira.

Foi no Stuart que votei para começar a mostra, mas como fui a única, pensei que ia ficar para o fim. Assim está melhor, todos somos filhos de Deus. :) :) :)

Óscar
06-02-2004, 17:11
Tive um convite para ir amanhã a um concurso gastronómico, ou seja, cada um dos convidados tem que levar algo feito por si, género salgados, tartes, doces e quejandos...

O busílis da questão é que apesar de cozinhar alguma coisa para mim, não percebo patavina de como é que se fazem estas "coisas"...:confused:

Alguém, por aqui tem alguma sugestão e me dá a receita, para ver se consigo fazer alguma coisa que seja comestível...:D

Vá lá! Colaborem! Não deixem o vosso amigo óscarzito ficar mal perante tantos sorrisos...:)

Prometo que se ficar em primeiro lugar, vos pago o próximo almoço...:D

Fico à espera...:)

Cali
06-02-2004, 17:37
Que tal um prego no pão, Oscar ? Tambem tem a sua ciencia ! Uma tasca que faça excelentes pregos no pão, não precisa de fazer mais nada! É uma mina !

;)

Mohandas
06-02-2004, 17:38
Entrada - Tarte de Caranguejo e Gambas

Ingredientes:
Para 6-8 pessoas

Para a massa

250 g de farinha
1/2 colher de chá de sal
25 g de sêmola
175 g de manteiga gelada, em pedacinhos
1 ovo
1 colher de sopa de água fria
Para o recheio

250 g de carne de caranguejo
300 g de gambas descascadas
1 malagueta de piri-piri, sem sementes e finamente picada
1 dente de alho esmagado
1 colher de sopa de estragão, grosseiramente picado
1 colher de chá de macis moído
300 ml de natas
1 ovo, levemente batido
2 colheres de sopa de sumo de limão
1 colher de chá de paprica
sal e pimenta preta
rodelas de limão e mais estragão, para guarnecer
Confecção:

Para fazer a massa, peneire a farinha e o sal para dentro de um recipiente.
Misture a sêmola e depois esfregue levemente a manteiga com os dedos, até a mistura se assemelhar a pão ralado grosso.
Bata levemente o ovo com a água e adicione-o à farinha e à sêmola, com uma faca, até a mistura começar a unir-se.
Faça uma bola com a massa e estenda-a sobre uma superfície levemente enfarinhada, até ficar com tamanho suficiente para forrar uma forma de tarte com o fundo amovível com 25-28 cm.
Forre a forma com a massa, carregando com o rolo em voltados rebordos para cortar os excedentes.
Leve a massa ao frigorífico durante 30 minutos pelo menos.
Retire a forma forrada de massa do frigorífico e forre-a interiormente com papel vegetal.
Encha-a com feijões secos.
Coza a massa no forno a 200ºC [T. 6], durante 20-25 minutos, até ficar levemente dourada.
Retire o papel vegetal e os feijões e deixe a tarte arrefecer na forma, sobre uma grelha de arame.
Para preparar o recheio, coloque a carne de caranguejo e as gambas descascadas num recipiente.
Adicione o piri-piri, o alho esmagado, o estragão picado e o macis moído.
Noutro recipiente, bata as natas até começarem a engrossar.
Depois junte-lhes o ovo levemente batido, o sumo de limão, o sal e a pimenta preta acabada de moer.
Continue a bater até engrossar e depois envolva levemente a mistura de gambas e caranguejo.
Deite a mistura final sobre a massa arrefecida e polvilhe com uma pitada de paprica no centro.
Coza a tarte no centro de um forno prè-aquecido a 190ºC [T. 5] durante 15-20 minutos, até o recheio se apresentar levemente tostado.
Retire a tarte do forno e deixe-a arrefecer um pouco, e depois retire-a com cuidadosamente da forma e passe-a para um prato de serviço.
Guarneça a tarte com rodelas de limão e raminhos de estragão fresco, se desejar, e leve à mesa.
Sirva-a morna ou à temperatura ambiente, mas nunca directamente do frigorífico.

gatsby
06-02-2004, 17:40
hehehe, moh... tu não fazes por menos...

hehehehe

:D :D :D

Mohandas
06-02-2004, 17:42
Salgados

Bola de Lamego

Ingredientes:

400 g de pão de trigo em massa
100 g de banha
20 g de fermento de padeiro
300 g Presunto em fatias finas
Banha para barrar
Farinha q.b.
Confecção:

Desfaz-se o fermento em água morna e junta-se ao pão em massa.
Junta-se também a banha e a farinha necessária.
Depois amassa-se tudo muito bem até a massa estar ligada.
De seguida, divide-se em duas partes iguais.
Estende-se uma delas em forma de quadrado e coloca-se por cima o presunto cortado às fatias.
Coloca-se o outro quadrado da massa por cima e faz-se uma dobra em toda a volta da bola, de forma a que fique bem 'fechada'.
Por fim, pica-se com um garfo em vários pontos, barra-se com banha e leva-se ao forno médio (180-190º), cerca de 40 minutos, até estar douradinha.

Mohandas
06-02-2004, 17:42
Se ele quer ganhar, tem de se esmerar. :D

Mohandas
06-02-2004, 17:44
Acompanhamento

Patê de Delícias do Mar

Ingredientes:

1 embalagem de delícias do mar
2 ovas cozidas
1 ovo cozido
pickles q.b.
maionese q.b.
umas gotas de sumo de limão
1 colher sobremesa ketchup
cerveja q.b. (facultativo)
Confecção:

Picar muito bem os quatro primeiros ingredientes na 1-2-3, misturar a maionese, o ketchup e um pouquinho de cerveja branca, de forma a obter consistência de patê.
Servir bem fresco sobre tostas, como entrada, ou para rechear sanduíches, sobre folhas de alface.

Mohandas
06-02-2004, 17:46
Doces

Almendrados do Algarve

Ingredientes:

250 g de açúcar glacê
2 claras
1 colher de sopa de manteiga
250 g de amêndoas
2 colheres de sopa de farinha
canela em pó
Confecção:

Escalde as amêndoas num tacho com água a ferver, em seguida retire a pele e esmague-as retirando 18 amêndoas inteiras para a decoração.
Bata as claras em castelo com o açúcar.
Adicione a farinha às amêndoas e a canela e junte as claras batidas, misturando cuidadosamente para não baixarem.
Unte um tabuleiro de forno e coloque sobre ele colheradas da preparação.
Enfeite com uma amêndoa sobre cada almendrado e leve a forno médio durante 20 a 30 minutos.
Deixe esfriar e sirva.

Mohandas
06-02-2004, 17:48
E para rematar...

Baba de Camelo Au Rum

Ingredientes:

1 lata de leite condensado cozido
5 ovos
1 pacote de natas
150 gr de amêndoa torrada ou moída
6 fatias de pão de ló embebido em café com Rum

Confecção:

Bate-se as gemas dos ovos com o leite condensado cozido, juntam-se as natas e as claras batidas em castelo.
Deita-se metade do preparado numa taça, coloca-se o pão de ló embebido no café com rum às camadas e por cima o resto do preparado.
Polvilha-se com a amêndoa torrada.
Serve-se gelado.

BOM APETITE. :D

gatsby
06-02-2004, 17:55
e prontos,
tenho de ir mudar de camisa, babei-me todo só de ler os pitéus...
:) :D :) :D

artbat
06-02-2004, 18:02
Com esse menú...

"Eu também quero ir....."
:p

Helena
06-02-2004, 18:10
Originally posted by jleandro
Stuart, lembro-me do Stuart de Carvalhais, que provocou um dos primeiros posts que coloquei no B+ em resposta à Helena

Ja foi a algum tempo, nao e Jl? Tenho que levar a aguarela um dia a Lisboa (Gulbenkian) talvez para a avaliar.....e capaz ser melhor do que jogar na bolsa:D :D :D

gatsby
06-02-2004, 18:14
olá helena.
e isso vale uma fortuna. Mas o seu valor é sempre maior para nós, não é?
não precisas de avaliar, dá uma volta nos sites das galerias de arte portuguesas e ficas logo a saber. A arte em Portugal é muito cara, demasiado. Quem quizer e puder vá a Barcelona ou Paris ou Veneza e faz belos negócios.
Mas tens uma bela peça sem dúvida.
:) :) :)

Helena
06-02-2004, 18:25
Estas a por o pobre Oscar mesmo baralhado.....assim nao vale...da-lhe qualquer coisa simples.....bem a Baba de Camelo (este nome e mesmo funny) nao e muito dificil......:rolleyes: :rolleyes:

Um bom fim de semana for everybody!!!!!!!!!!!!!!!!:D :D :D

Falando de arte.....vou mostrar-vos um pouco de arte canadiana....

The Group of Seven and Their Contemporaries

http://www.mcmichael.com/McMichael/macdalgo.jpg

J.E.H. MacDonald 1873-1932
Algoma Waterfall, 1920oil on canvas
69.7 x 109.0 cm
Gift of Mr. and Mrs. Keith MacIver
1966.16.88

Helena
06-02-2004, 18:27
Originally posted by gatsby
olá helena.
e isso vale uma fortuna. Mas o seu valor é sempre maior para nós, não é?
não precisas de avaliar, dá uma volta nos sites das galerias de arte portuguesas e ficas logo a saber. A arte em Portugal é muito cara, demasiado. Quem quizer e puder vá a Barcelona ou Paris ou Veneza e faz belos negócios.
Mas tens uma bela peça sem dúvida.
:) :) :)

Amigo Gatsby......podes sugerir algo para eu dar uma olhadela???Please! Thank you.:D :D

Ventor
06-02-2004, 19:21
Olha Óscar, nunca mais te vai passar pelo estreito o que eu estou a comer agora. Garanto que não e não interessa o que é, mas se fosse lá, ganhava o prémio.

Mas posso dizer que não é nada de especial. Apenas, sobre um gelado Carte d'Or, chocolate líquido fervido! Que manjar!

Porém, eu preferia levar a um concurso desses, esta sandes à Ventor!

http://ventorfox.no.sapo.pt/sandes.jpg

Certamente, seria eficaz!

Tenham todos um bom fim de semana. Eu fico por cá!

Joker1
06-02-2004, 20:42
Bom FDS para todos e ... o meu amigo Mo... voltou com uma pedalada!!! Até já faz poesia culinária, eheheh. Ganda Mo.

Inté

gatsby
06-02-2004, 21:01
helena: uma boa galeria no Porto.

http://www.interatrium.com/