costarios
26-12-2003, 16:35
Muitos já devem ter lido, mas quem não leu, vale a pena.
http://www.caldeiraodebolsa.com/article.php?iId=311
obrigado pela chamada de atenção, Costarios. Já li e gostei, como sempre gosto do que o Ulisses escreve, embora por vezes possa não estar de acordo. não é este o caso, visto que concordo com a analise efectuada.
Achei interessantre a referencia aos eventuais indicadores de sobreaquecimento do mercado, pela existencia de uma suposte euforia. Lembrei-me de um indicador de "euforias" que eu agora utilizo e que considero bastante seguro:
Neste momento, entre as minhas relações pessoais no meu local de trabalho existem apenas 2 pessoas com que falo de BOlsa e mercados naturalmente. Para todas as outras, muitas delas 'investidores' de peso há 3 anos atrás, o facto de me ouvirem falar de bolsa com alguem, leva-os a me olharem por vezes como se eu fosse um 'ET'.
Ou seja, eles estão quase todos completamente alheados do comportamento dos mercados nos ultimos meses, acham que a situação está pessima, não tem esperanças de melhoria no curto prazo, e quando eu lhes digo que existem titulos na nossa Bolsa que duplicaram de valor no ultimo ano, esbugalham os olhos e dizem : "Nããããão...! Estás a brincar, certo ?".
Este é o indicador que mais me tranquiliza. É que practicamente todos os "entalados" do ultimo bull que foram trazidos aos mercados pela tal onda eufórica, ainda não querem nem ouvir falar de Bolsa.
Quando eles estiverem lá quase todos de novo, aí eu começo a ficar preocupado... ;)
costarios
27-12-2003, 23:01
Quando essas pessoas começarem novamente a falarem em bolsa, então avise a todos nós também! :D
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.