PDA

View Full Version : Revolução Em Bagdad !

Pages : [1] 2

gwynplaine
09-04-2003, 13:38
As populações iraquianas, em Bagdad, além de flores e alegria pela chegada dos invasores, agora parecem estar a fazer uma Revolução !

Estou a ver um grupo de populares a tentar derrubar a estátua do ditador e criminoso Saddam ...

Em Portugal, e não só, ainda veremos pessoas a erguerem estátuas ao Saddam.

QUE LINDO ! UMA CORDA NO PESCOÇO DO SADDAM ! LOLOLOLOLOL

AINDA POR CIMA EM DIRECTO ! VEJAM NA SIC-NOTICIAS !

Podem já ter morrido centenas de pessoas nesta guerra. Mas o número de pessoas que morrem por ano nas mãos dos algozes e carrascos do regime criminoso do Saddam, é cerca de 100 vezes pior.

VIVA A LIBERDADE ! VIVA A DEMOCRACIA !

Cali
09-04-2003, 13:44
POIS...
eu não estou a ver nada, mas sigo com interesse a reportagem do enviado especial Gwynplaine !
:D

Caravela
09-04-2003, 13:45
Viva

gwynplaine
09-04-2003, 13:50
Cali. Sic Online ! Meu !

Este é um momento histórico. A não perder !

Agora que a guerra se aproxima do fim ... esperemos que os facínoras sejam apanhados e ... corda ao pescoço dos tipos, depois de um Julgamento Justo.

Aquele regime era encarnado pelo criminoso Saddam, hitler dos tempos modernos, que transformou o Iraque num enorme campo de concentração !

O MAL foi derrotado !

Viva o Iraque Livre !

Cali
09-04-2003, 13:58
pois...

:mad:

ver a SIC Online, com uma janelinha de 2 cm aberta... humpf !

gwynplaine
09-04-2003, 14:00
Mas aquele povo viveu martirizado durante muitos anos.

Felizmente há uma nova corrente mundial que acredita que derrubar regimes sanguinários e abjectos é um imperativo moral da Comunidade Internacional.

O teste saiu mal. Há muita e boa gente que não compreende que o império comunista morreu e que os americanos têm outro tipo de inimigos. Que são os inimigos da Liberdade, da Democracia e dos Direitos Humanos !

O que me pertuba e pertubou sempre, foi a "racionalização" contra a Intervenção Militar contra o Saddam.

É como na bolsa. Se um tipo quiser que a EDP suba, o tipo só consegue "ver" o lado positivo. Todas as vezes que a EDO cai ... arranjam mil e uma desculpas para se enganarem a si próprios e aos outros. Depois deitam as culpas para os manipuladores, jornalistas, "sistema", etc.

E nesta guerra, as pessoas não raciocinaram para além dos seus interesses pessoais. Dos seus desejos e até dos seus ódios.

Tenho pena que sejam os Aliados a fazerem este trabalho. E julgo que Portugal tinha a obrigação moral de estar presente, na formação de uma Nova Ordem Mundial.

A europa devia estar em força em Bagdad. Mas não está. E agora andam os abutres preocupados com a presença da ONU, leia-se, os mamões com interesses petrolíferos, contratos de armamentos e outras coisas mais.

Quem vai ganhar com os contratos da reconstrução ? Aqueles que pagaram com sangue, suor e lágrimas. E os Aliados têm todo o direito de ganharem dinheiro com a reconstrução do Iraque. Eles pagaram com vidas e esforços para a Liberdade do Iraque. E também com o seu próprio dinheiro.

E à medida que se "descobrir" as sanitas e torneiras de ouro, ao lado da pobreza humilhante do povo iraquiano, e ainda do campo de concentração que era o Iraque ...

VIVA A LIBERDADE ! VIVA A DEMOCRACIA ! VIVA O POVO IRAQUIANO !

Caravela
09-04-2003, 14:03
Oh ´Cali vai à janela da casa de banho pá ,não percas este espectáculo!!!!!!

O Sadam fugiu????!!!

gwynplaine
09-04-2003, 14:49
Por aí abaixo !

Reparem na felicidade daquele povo ! PERDERAM O MEDO DOS ALGOZES !

Infelizmente estas imagens são simbólicas : os iraquianos sózinhos não conseguiam deitar abaixo aquela estátua. Precisavam das tropas aliadas !

Como no derrube do regime iraquiano, eles precisam da ajuda Aliada !

CATRAPUM !

CAIU !

AHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH AHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAH AHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAH AHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHH AHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHA HHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHA HAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHA HAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHA HAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHA HAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHA HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAH HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH AHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAH AHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAH AHAHAHHAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAH

Mohandas
09-04-2003, 15:10
... há alguém que se ri sobre o sangue dos inocentes. Valeu a pena? Talvez... Principalmente porque não fui eu nem nenhum de vocês ou das nossas mulheres ou dos nossos filhos a tombarem para as coisas "mudarem".

Acreditam mesmo que vai mudar?!

Ok.

gwynplaine
09-04-2003, 15:23
Oh Moelas !

Viste aqueles 7 inocentes torturados, assassinados e escondidos em arcas figoríficas num dos palácios do Saddam ???

Sabes quantos inocentes morriam por ano ?

Os mais optimistas falam em 20 000 inocentes. Os mais pessimistas em 50 000 por ano !

Será que aquelas imagens não valem por mil palavras ?

Aquilo era um campo de concentração. E só não via quem não queria.

Se valeu a pena ??? Claro que valeu.

Porque a morte de muitos civis poupará a morte de milhares ou milhões de outros.

Pela tua maneira de pensar ...

Sabias que o Hitler foi responsável pela morte de 60 milhões de pessoas ? Mais de metade inocentes ????

sanchobeti
09-04-2003, 15:49
Paulo...
Peço desculpa!
Joao Paulo nao apregoa o odio.

Todos erramos, nunca devemos julgar os outros, com odio ou morte.
Deixemos que sejam os iraquianos a julgar e travemos-hle o 8 e o 80..
Com conselhos...com calma
Para que todos se tornem irmaos pela sua maneira de estar!
Um abraço

gwynplaine
09-04-2003, 16:02
As imagens que estou a ver no euronews ...

São espectaculares.

Parece a Libertação da França de 1944 !

Será que estas imagens não dizem tudo ???

Não, Sancho. Não. Não é ódio. É alegria por assistir a um momento por o qual sempre acreditei. Com muitas dúvidas, incompreensões e até "engulir sapos".

Mas nesta ocasião eu não posso deixar de me sentir feliz com a queda de um novo hitler. Quase que chorei a ver os Curdos, os quais por eles eu tenho uma especial simpatia, a "explodirem" de alegria por obterem a PAZ e a Liberdade. Porque eles foram objecto de um Genocídio.

Não, não é ódio. Mas sinto-me ao mesmo tempo triste, que as pessoas por vezes, o que é dificil de explicar, não entendam de que lado está a razão. E gostava que esses aprendessem com os erros. Porque todos erramos. Mas é sempre bom reconhecer os erros e "mudar" a nossa maneira de ver o mundo.

Eu que não gosto do Bush ... vi uma imagem, que diz muito do que penso :

Um popular curdo segurava uma fotografia do Bush e que dizia :

Bush o Heroi da Paz !

Mohandas
09-04-2003, 16:05
http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/lon/TR6/UII/MTE2FNA/LON44775.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR6/ZIF/MCUKWM8/PAR243567.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR6/ZIF/IP5I86R/PAR243568.jpg

Perigosos criminosos e bandidos...

gwynplaine
09-04-2003, 16:20
O 25 de Abril do Iraque?

09-04-2003 15:51
PD

Um momento simbólico: Estátua do ditador derrubada. População festejou

O momento é simbólico, mas marca a queda do regime de Saddam Hussein. Às 18 e 50 horas (em Bagdad) do dia 9 de Abril de 2003 a estátua de Saddam Hussein, na Praça 14 de Julho (no centro de Bagdad) foi derrubada. A população rejubilou.

Cerca das 16 e 30 horas em Bagdad os tanques da coligação entraram e circularam sem qualquer resistência nas rua centrais da capital iraquiana. À chegada ao Hotel Palestina os soldados foram saudados por iraquianos «de fato e gravata» e «s jornalistas suspiraram de alívio, contou Carlos Fino, repórter da RTP.

Na sua progressão, os soldados norte-americanos não enfrentaram qualquer resistência. Imagens da sua chegada ao centro da capital iraquiana foram difundidas em directo pelas televisões árabes e ocidentais.

Na praça 14 de Julho, a população juntou-se aos soldados americanos saudando-os e oferecendo-lhes flores. Depois, subiram à estátua de Saddam Hussein, colocaram uma corda à volta do pescoço e, com a ajuda de uma grua das tropas norte-americanas, começaram a tentar derrubar um dos símbolos do regime de Saddam. Conseguiram fazê-lo às 18 e 50 horas locais.

Mas horas antes o momento foi de angústia para os jornalistas portugueses. Divididos em dois carros, os enviados da RTP - Carlos Fino e Nuno Patrício -, da SIC - Pedro Sousa Pereira, José Ribeiro e Silva e Rafael Homem -, da Renascença e do Expresso - Daniel do Rosário -, e ainda uma jornalista búlgara davam uma volta pela cidade, quando foram travados por milícias iraquianas empunhando Kalashnikov.

Em declarações à RTP, numa intervenção em directo cerca da uma hora, Carlos Fino confirmou que «grande parte do material de trabalho e algum dinheiro e objectos pessoais» foram roubados.

«Estou ainda em estado de choque», disse o jornalista da televisão pública, acrescentando ter sido vítima de «murros e coronhadas».

«Estivemos quase a ser linchados», contou.

Na sequência do assalto, Carlos Fino, que está na capital iraquiana desde 26 de Janeiro, foi agredido, tendo ficado com «um galo na cabeça», enquanto o operador de imagem da RTP ficou com «um olho azul».

«Isto é um sinal de que o regime de Saddam Hussein está a chegar ao fim, com o aparecimento desde tipo de grupos», disse o jornalista em directo num especial informação.

O jornalista da RTP relatou que, quando se encontravam a três quilómetros do hotel, homens armados com Kalashnikov dispararam contra os pneus do automóvel em que seguiam, obrigando-os a sair.

«Era uma massa de gente, avançou em direcção a nós. Era um ambiente de euforia contra o inimigo e nós éramos a face visível e palpável do inimigo. Havia gente com facas compridas. Apontaram-nos as Kalashnikovs à cabeça», disse.

Ainda segundo o jornalista, foi a aproximação de homens do partido Baas (no poder no Iraque), «que ainda mantém algum controlo», que impediu que o incidente tivesse outro desfecho.

Fino está convicto de que o objectivo da acção era «o roubo e a pilhagem» de bolsas de dinheiro e material técnico que transportavam no automóvel.

No outro carro seguiam os jornalistas da SIC e do Expresso/Renascença, Pedro Sousa Pereira, Rafael Homem, Ribeiro e Silva e Daniel do Rosário, que também não ganharam para o susto.

«Nós saímos todos juntos para ver como estava a cidade. íamos numa avenida a caminho do centro de Bagdad e quando passámos em frente à segunda ponte, o motorista do carro do Carlos Fino disse para nos metermos para uma rua estreita. Foi o maior disparate que fizemos», disse Pedro Sousa Pereira à Lusa.

«Ainda ontem perdi um amigo (o jornalista espanhol da TeleCinco) e voltei a passar um momento de grande aperto», disse.

Sousa Pereira, que substituiu na semana passada o seu companheiro Paulo Camacho, referiu ainda que «no hotel ainda há alguma segurança».«O pior é quando saímos do hotel», concluiu.

In http://www.portugaldiario.iol.pt/noticias/noticia.php?id=105374

gwynplaine
09-04-2003, 16:27
http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66149&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66181&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66241&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66243&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66258&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66260&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

http://www.iol.pt/iolmedia/deliver.php?id=66263&owner=oratvi&tabela=multimedia&campo=imagem&valor_id=id

Mohandas
09-04-2003, 16:47
http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR6/ZIF/KQV0NUL/PAR243883.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/nyc/TR6/UII/5SJW6YE/NYC29731.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/nyc/TR6/UII/BHBVQUK/NYC29713.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/nyc/TR6/UII/QMF7ZGT/NYC29700.jpg

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/nyc/TR6/UII/71A9TJS/NYC29536.jpg

gwynplaine
09-04-2003, 16:53
Oh Mohandas ...

Aquelas manifestações de regozijo popular não te dizem nada ???

Bolas, meu !

Em vez de festajares a queda de um ditador e de uma ditadura ...

Mas pronto. Eu sei que estás errado, que te doi a engulires o "sapo americano". Mas o teu ego é assim tão importante ?

Mais importante que a Liberdade do povo iraquiano ???

Enfim ... que hei-de dizer a um amigo ?

gatsby
09-04-2003, 16:58
gwyn.
tu estás enganado.
estão tantos.

o fácil foi feito.
agora?
futuro?

acabou a guerra?
não creies nisso.

e mais, não começou a paz.

feliz pela queda de uma estátua, eu?
nem por isso.
nem mais nem menos que antes.

o povo rejubila?
o povo está do lado dos aliados?

veremos isso no momento em que entregarem os 'homens' de Hussein.

Vamos ter outra Paris.
Os cabelos rapados? os linchamentos?

é feio mas eficaz.
a próxima batalha é entre iraquianos.

sabes que sempre achei os franceses e principalmente os parisiences um bando de cobardes e hipócritas?

de qq. modo funcionou.
tem de acontecer isso.

se tal não se passar, o meu... é só para a fotografia e para ficar de bem com a arma mais próxima.

veremos se são civilizados ou a jihad diz alguma coisa a este povo.

espero que não.
mas não sei ainda.
não sei.

o meu lado? foi sempre o mesmo. Mas a minha vitória não é a ocupação.
é a libertação.

Mohandas
09-04-2003, 16:59
... as crianças e as mulheres (e homens também) mortas, mutiladas, sem parentes, miseráveis e irremediavelmente perdidas valeram a pena.

Explica-me porque é que o petróleo é mais importante que as pessoas.

Explica-me por que é que a alegria é tanta que numa cidade com milhões de habitantes à espera da libertação vêm 50 para a rua festejar o derrube de uma estátua (já que o homem, como de costume, os americanos não sabem onde está).

Explica-me estas coisas simples, sem floreados e sem fugires à dor que a explicação terá, e talvez te tente compreender outra vez...

gatsby
09-04-2003, 17:09
olha moh :

foram sempre 50.
e crianças e mulheres e homens e novos e velhos... sabíamos que era assim.

defender que deveria ser assim?
quem sou eu para fazer de Deus.

Quem sou para decidir que acho que devo ajudar a 'matar' 100 para proteger ou 500?

não sou.

mas também tu não podes e não deves olhar para o lado e dizer e gritar ao vento : estes 100 morreram. Só e apenas.

Porque posso culpar-te dos 500 que iriam morrer porque tu apenas ias olhar para o lado.

nem eu nem tu.
a razão não em lado nenhum.

apenas a verdade.

e essa é só uma.

- morreram e vão morrer inocentes.
- vão-se salvar inocentes.

para mim mais.
para ti menos.

só isto.

e gosto de ti.

gwynplaine
09-04-2003, 17:33
Olá Gatsby.

As pessoas não acreditam no Bush. Mas vais ver como os americas vão fazer uma coisa parecida com o Japão pós-guerra.

O pós-guerra não será fácil. Nunca o foi.

Mas há ali um Estado. E esse é um trunfo que muitas sociedades não têm para poderem criar uma sociedade democrática.

Eu julgo que o Iraque pode ser uma Democracia. Com fundamentalistas no seu seio ? Talvez. Mas podes ver a Turquia. Que mal ou bem, lá se vai tentando "ocidentalizar".

Os ventos da História estão a favor da Liberdade, Democracia e do Respeito pelos Direitos Humanos. E até a Al Jazeera vai tirar ilações do que aqui se passou. E a Al jazeera já fez mais pela Democracia no Médio-Oriente que muitos "esquerdistas" bem-intencionados !

O Fundamentalismo não terá expressão quando aquelas sociedades se democratizarem e optarem pelo Desenvolvimento Humano. O problema é haver ditaduras, que controlam a Imprensa, a Escola e toda a Informação. Ou melhor, usam o Estado para controlar a Sociedade ! Anti-liberais até à medula !

E para justificarem os seus falhanços económicos e políticos, os regimes fazem o apelo à luta anti-sionista, anti-americana e anti-ocidental. Arranjam bodexpiatórios para os seus erros e falhanços.

Esta guerra é uma lição para todo o mundo. Mas sobretudo para os anti-americanos. E aquelas ditaduras vão começar a pensar naquilo que fazem e dizem.

O problema do Médio-Oriente nunca, mas nunca, será resolvido com ditaduras que usam o ódio como arma política. E apoiam movimentos terroristas contra Israel. Que por sua vez abusa do seu poder para praticar actos desumanos.

Estamos a viver momentos históricos. Se a queda do Muro de Berlim marca o fim do Império Comunista, a queda de Saddam marca o ínicio de uma era onde a Democracia, a Liberdade e o Respeito pelos Direitos Humanos é o garante de uma verdadeira Paz mundial.

Depois podem vir os anti-americanos falar no petróleo, na "ocupação" americana e seu império e outras coisas mais, como um ataque ao €uro. ehehheheeheh

Isto é muito mais que isso. Muito. Porque os americas já compreenderam que os seus aliados serão sempre Democracias. E sabem que apoiar ditaduras para conter o avanço do MAL comunista já não é eficaz. Porque até o próprio comunismo está a cair e de rastos.

O 11 de Setembro marcou a passagem de uma sociedade americana "imatura" para uma mais "matura". Eles apoiaram durante anos ditaduras abjectas e movimentos totalitários. Para conter as ditaduras abjectas e maléficas comunistas. Que depois descobriram que se tornariam seus inimigos, pois eles são o império mais visivel daquilo que muitos odeiam : Capitalismo, Liberdade e Democracia.

O Bush criou a tal "nova doutrina". E como tal, ele sabe que a única forma de conter os inimigos é "impor" a Democracia, a Liberdade e o Respeito pelos Direitos Humanos.

Essa é a "nova doutrina". O petróleo iraquiano é importante ? É ! Mas não é o controlo do petróleo que é ponto importante para os americanos. Isso é embuste. Basta verificar os fluxos mundiais de petróleo e os negócios entre americanos e resto do mundo. Visitem a Agencia Internacional de Energia para o verificar.

O que os americanos mais têm medo é da enorme riqueza que o petróleo dá aos anti-americanos. Como os tais ditadores e fundamentalistas islámicos. É um bocado aquilo que o Huntington falava das guerras das civilizações. Ora, os americanos, antes que isso se torne realidade têm que eliminar esses "incentivadores do fundamentalismo religioso". Incentivadores das Guerras Santas.

Reparem na Venezuela. É mais importante para a produção petrolífera e mais importante para o abastecimento americano, que muitos países. No entanto, os americanos abstiveram-se de se meter na política interna do Chavez. Que mesmo fazendo políticas que podem ferir os interesses das petrolíferas americanas, ele, o Bush, sempre afirmou apoiar o Regime Democrático ! E nunca apoiou as tentativas da Oposição da Venezuela, que conspirava para um Golpe de Estado com o apoio americano. Que os americanos se negaram.

Pouco foi referido o problema da Venezuela. Aliás, a Venezuela é uma dos maiores produtores mundiais de crude. E no entanto, os americanos sabem o que devem fazer para tornar o futuro mais seguro e em Paz. E sabem que é a Democracia e a Liberdade que mais protege os interesses americanos. Porque a Democracia implica sempre o Capitalismo. E esse é um valor muito importante ao funcionamento da economia americana e até mundial.

É claro que muitos anti-capitalismo e anti-"globalização" acusam os americanos de tudo e mais alguma coisa. Mas estes também começarão a sentir os efeitos da Democracia e da Liberdade. Qual é a Sociedade Democrática que não adopta o Capitalismo ?

Mas pronto. Isto é uma espécie de jogo de xadrez. Mas não tenhamos dúvidas. O poder de Bush e dos seus "neo-conservadores" tem defeitos. Mas é taxativo. O que defende os interesses americanos é : Democracia, Liberdade e Respeito pelos Direitos Humanos.

E é por isso que por todo o planeta se uniu uma confluência de interesses até agora nunca visto. Excepto há setenta anos, quando apareceu um regime nazi, que apelava a muitos sentimentos que esta "nova esquerda" anti-americana e anti-capitalista, também os fez. Lembram-se do "espaço vital" alemão ??? E do anti-sionismo ? Era a cara chapada do movimento "pacifista" deste século ! Troca o anti-americanismo pelo anti-sionismo e ... voilá !

gwynplaine
09-04-2003, 17:35
Estás errado.

Mas todos gostamos de ti.

Julgo que a mensagem do Gatsby diz tudo.

Cali
09-04-2003, 17:59
Opiniões á parte, este Gwyn é um espectaculo ! É um tratado ! É uma enciclopédia ! É um atlas politico-economico-social !
Se um dia eu chegar a ser grande, quero ser como ele !

Eta, rapaz inteligente e sabedor ! Pôôôôôôxa !
:D

Mohandas
09-04-2003, 18:28
... para não parecer). Sabedor já ponho as minhas dúvidas.

Uma série de lugares comuns, ainda por cima deturpados (veja-se o caso da Venezuela), não explicam nada...

E errado estás tu, Gwyn!

Ainda não te elegeram o detentor supremo da verdade, pois não?

Mas também gosto de ti na mesma...

O Gatsby é uma boa alma. Para mim, 1 morto é 1 morto a mais!

Mohandas
09-04-2003, 22:44
Militares atingem ambulância, dois mortos

Dois iraquianos morreram e outras duas pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando militares norte-americanos atiraram sobre uma ambulância numa rua do centro de Bagdad.

«As tropas norte-americanas ceifaram uma ambulância que transportava pessoas feridas durante a sua transferência do centro de Bagdad para a cirurgia plástica noutro hospital», afirmou o médico belga Geert van Mooter.

Segundo o clínico, o motorista foi ferido no estômago e o seu assistente nas pernas. A ambulância transportava três homens feridos numa troca de tiros na cidade. Dois deles foram mortos pelos norte-americanos.

«Isto é totalmente inaceitável. De seguida fui denunciar estas manobras a um oficial norte-americano, que me respondeu 'a ambulância podia conter explosivos'», relatou.