View Full Version : antes e depois do dia 7/11 - despesas...
...ora bem pessoal,
enquanto o comparativo de despesas das corretoras não está pronto, aqui vai um pequeno comparativo de uma pequena transacção real executada no Besnet, que usa a ES Dealer, com a mesma operação de compra e venda do mesmo papel, com o mesmo preço, executadas antes e depois do dia D, para vossa referência e aguçar os apetites :
Valor aproximado da operação : 1 250 €
Apenas 1 negócio efectuado por compra e por venda
DESPESAS DE COMPRA
ANTES
Comissão Bancária : 4.99
Imposto sobre comissão (4%) : 0.20
Taxa Operações de Bolsa : 0.19
----------
5.38
DEPOIS
Comissão Bancária : 4.99
Imposto sobre comissão (4%) : 0.20
Taxa Operações de Bolsa : 2.00
-----------
7.19
Aumento em valor : 1.81 €
Aumento em % : ~33.5 %
As despesas de venda também sofreram a mesma variação.
???
Mais gente já com casos concretos, que possam comparar ???
:mad:
como estou longo em edp não tenho ainda noção mas está a acontecer o que se esperava...:mad:
Karl Marx
11-11-2003, 14:09
A Bolsa de Lisboa integrou a nova plataforma de negociação Euronext.
A taxa de bolsa aplicada nas transacções pela Bolsa de Valores de Lisboa (0,015% da transacção) foi substituída por uma comissão de 2 euros por negócio a pagar à Euronext.
Uma vez que uma ordem de bolsa pode originar mais do que um negócio, em função da oferta e procura de títulos em cada momento, tal pode significar custos diferentes por ordem.
Para evitar incertezas quanto ao custo da transacção, a CGD ajustou o preçário passando a incorporar este custo de 2 euros por negócio (a pagar à Euronext) na sua comissão bancária.
Assim, o novo preçário de operações de bolsa no Caixadirecta on-line será o seguinte:
- Ordens até 2.000 euros (inclui imposto de selo): 7 euros
- Ordens superiores a 2.000 até 10.000 euros (inclui imposto de selo): 10 euros
- Ordens superiores a 10.000 euros: 0,10%
Eu até aqui pagava à volta de 10€ por uma compra ou venda de títulos (mais de 30.000€) . Agora estou a pagar mais de 15€ ou seja um acrescimo de mais de 50%.
É verdade, esqueci-me de dizer, no AB7, parece que prometem que depois de 10 transacções o preço passa a ser de 10€, no entanto o serviço passou de 80 para 8, o que não me estimula muito a compra e venda, visto o stream, parecer já ter comoido as castanhas e bebido a água pé, entre a realidade e a visualização há um delay incrivel, e isto não está para ficar com ordens penduradas porque a sua anulação agora também tem custos.
jleandro
11-11-2003, 14:36
é verdade, e tenho-o referido aqui
o delay entre o site do AB7 e o seu Stream varia muito, tendo alturas em que chega a ser de mais de 5 minutos, e noutras é de pelo menos 1/2 minutos
pelo que agora sigo as cotações +eço site, e só uso o Stream para ver cof?s, quyando funcionam o que não acontece neste momento
Karl Marx
11-11-2003, 14:37
Já dei ordem de venda há mais de 10 minutos o que é mais que tempo suficiente para as despachar àquele preço, a menos que tenha havido alguma surpresa invisivel para nós.
É trabalhar completamente às escuras. Se as conseguir despachar, vou ficar quieto até que possa voltar a ver o que se está a passar...
jleandro
11-11-2003, 14:44
Karl
o que te posso dizer é que há comprador para 3.288 a 14,93
bem prevaga frei tomás, que neste caso se chamava eu...
eu bem que disse, mas isto está mesmo uma m***
Karl Marx
11-11-2003, 14:46
Então devem sair a esse preço, pois são só 609. Não recebi ainda comprovativo de venda.
Transcrevo aqui uma parte de um comunicado que o BPIOnline me mandou com a alteração do preçário das ordens de bolsa.
"...
2. Decorrente ainda desta operação, serão alterados, a partir dessa data, os custos de transacção associados a operações de Bolsa: a actual taxa bolsa de 0,015%, aplicável sobre as transacções realizadas no mercado nacional, será substituída por uma comissão fixa de 2 euros por negócio realizado, que reverterá integralmente para a Euronext e Clearnet. Esta cobrança de Comissão Euronext/Clearnet por negócio significa, por exemplo, que se der uma ordem de compra de 1000 acções da empresa "A", e esta for executada em apenas um negócio, a Comissão de Negociação Euronext/Clearnet será de 2€ (1 x 2€). Contudo, se a ordem for executada em mais do que um negócio, por exemplo em três, a Comissão de Negociação Euronext/Clearnet será de 6€ (3 x 2€), em ambos os casos acrescidas do respectivo Imposto de Selo. A Comissão de Negociação Euronext/Clearnet passa assim a ser um custo variável de ordem para ordem, impossível de, à priori, ser estimado com precisão.
Em consequência destas alterações, o BPI Online irá também proceder à actualização do preçário aplicável às operações realizadas na Euronext Lisbon. No entanto, por forma a permitir que o cliente conheça sempre e antecipadamente qual o custo da sua ordem de bolsa, o BPI Online irá, a partir do próximo dia 7 de Novembro, deixar de cobrar a referida taxa de bolsa (0,015%) e substituí-la-á pela Comissão Euronext/Clearnet: uma comissão única de 3 euros, por ordem com efectuados, independente do número de negócios realizados em cada ordem. A Comissão Euronext/Clearnet visa exclusivamente fazer face aos novos custos de transacção na Euronext Lisbon e a fixação do seu valor teve por base o histórico de actividade dos nossos clientes, em termos de número de negócios por ordem.
Assim, relativamente à Euronext Lisbon, o BPI Online continuará a praticar uma comissão de corretagem de 7 euros, por ordem com efectuados, à qual irá acrescer a Comissão Euronext/Clearnet, em substituição da actual Taxa de Bolsa. Deste modo, no BPI Online a comissão por ordem é sempre a mesma, independentemente do número de negócios realizados!
..."
Na prática, para ordens de pequeno montante, o custo passa de 7€ mais qualquer coisa para 10€ mais qualquer coisa. Com esta opção de cobrar mais um euro que a comissão Euronext, fica-se com a certeza do preço da operação e se ela for efectuada em vários negócios poupa-se alguma coisa.
Vim só de fugida a casa, agora vou sair para beber um copo de vinho novo à saída do depósito para celebrar o santo da minha devoção ;)
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.