PDA

View Full Version : Manjares de Deuses

Pages : 1 [2]

jleandro
09-04-2003, 21:52
ÉVORA : a cidade dos restaurantes

cidade que visito com alguma regularidade (infelizmente cada vez mais irregularmente) há mais de 30 anos, é sem dúvida alguma a cidade que reúne a maior quantidade de BONS restaurantes (em proporção ao seu tamanho e à população).

desde o afamado "FIALHO" ao pequeno e quase invisível "Tasquinha do Oliveira", há uma série de bons restaurantes menos conhecidos.

claro que para muitos o "Fialho" é a "catedral" da cozinha Alentejana, como costuma dizer o escultor Cutileiro (com quem tive há anos uma amigável conversa sobre o tema), para mim na altura e também pela relação qualidade/preço o melhor de Évora era o "Luar de Janeiro", mas entretanto outros foram aparecendo, e mesmo correndo o risco de algo desactualizada, aqui ficam as minhas impressões:

FIALHO - a certa altura era "moda" ir e dizer muito bem do Fialho, não que ele fosse um mau restaurante, antes pelo contrário, mas o "estar na moda" é muito importante. Como na maioria dos bons restaurantes alentejanos, as entradas são muito variadas indo dos mariscos aos pratinhos tipicamente alentejanos. Para prato principal desde a lebre com feijão á lebre com nabos (mal empregada lebre), ao arroz de pombo bravo (que mal podem fazer os pombos, deixm-nos vivos), ao veado, há de caça fartura de pratos. CARO

TASQUINHA DO OLIVEIRA - na saída da Praça do Giraldo para Lisboa, à esquerda de quem desce, correm o risco de não ver a casa, tão pequena ela é (era?) - tem 4 mesas e não senta mais de 10/12 pessoas ao mesmo tempo (e apertadas). UM VERDADEIRO TEMPLO do bem comer omde toda a panóplia de entradas, das frias às quentes nos aparecem na mesa, de tal forma que para prato principal o melhor é só pedir 1 ou 2 para 3/4 pessoas, sendo certo de entre as novidades também há sempre os clássicos borrego assado no forno ou em ensopado.
a garrafeira é outro espectáculo, havendo tudo o que são bons alentejanos.
para ir e estar com tempo. e sem preocupações com a conta.CARO

COZINHA DE Sº HUMBERTO: numa das ruas estreitas que saiem da Praça do Giraldo (Rua da Moeda), casa de traça regional onde as especialidades são os pratos tradicionais: ensopado de borrego, pezinhos de coentrada, carne do alguidar e as migas com carne de porco. as sobremesas são as tradicionais da confeitaria conventual: açucar + ovos + amendoa. Menos caro que os anteriores.

LUAR DE JANEIRO: sem nada que o destinga dos anteriores, o ser menos conhecido permite (ainda será assim?) arranjar mesa com maior facilidade e ter a certeza de comer os autenticos pratos alentejanos com muita qualidade. aliás é em tudo muito parecido: óptimas entradas e doçaria a um preço mais razoável.

AQUEDUTO: a minha última confirmação - só aquelas migas de batata com lombo de porco assado no forno (no meio entalam uma farinheira), justificam tudo o que possa dizer. Quem inventou este prato merece uma estátua na praça nobre da cidade - não dá para explicar, só indo lá provar (ou melhor: comer) - da textura macia das migas de batata (até parece de maçã) à surpresa do paladar da carne de porco com a farinheira dentro - tudo é uma INEXCEDÍVEL SURPRESA. com bons vinhos a preços mais simpáticos, mas sem ser barato. NÃO PODE SER BARATO.

O GRÉMIO - onde já não vou há anos (será que ainda existe?) - perto da praça fronteira ao Teatro Garcia Resende, foi na altura que abriu (até por ficar muito perto) um desafio ao "Fialho", com uma sala mais cuidada e com pormenores de um estilo mais cuidado, é (era?) uma boa alternativa.

O MOINHO - porque tem um antigo moinho junto, casa de gente mais nova, especial para petiscos de fim de tarde e umas imperiais, não porque a comida seja má, antes pelo contrário.

aos amigos de Évora (olá Nova-será que me vais ler?) pedia ajuda para actualizações desta listagem.

nova
09-04-2003, 23:10
Fica descansado que te vou completar , mas hoje já é muito tarde, fica para o fim de semana, porque aqui a minha mulher está como peixe na água, o meu sogro era fornecedor de bebidas destas casas mais antigas e ela quando era nova corria tudo com o Pai, conhecendo pois as caracteristicas mais peculiares destas casas.

Mohandas
10-04-2003, 00:18
... já estou a afiar a faca...

Cali
12-04-2003, 23:30
estou sem palavras !

Elego o Leandro como o real comendador das almoçaradas futuras ! Não me atreverei nunca mais a sugerir um restaurante para as nossas almoçaradas ! He is the man !
Vou imprimir isto tudo e guardar para mais tarde utilizar.

E a proposito de migas de espargos : num passeio a Estremoz, há uns anos atrás, jantei com a minha Maria numa casa de que não me lembro o nome, mas que ficava junto a uma das portas da cidade, e que tinha uma sala grande, repleta, a toda a volta, de enormes tulhas de cerâmica. De lá trouxemos a experiencia inesquecivel das migas de espargos, prato que não encontrámos por cá, em mais nenhum restaurante.

Esta sexta-feira conheci aqui em Lisboa uma pequena casa, na rua da Alegria (entrada pela praça da Alegria), em tempos conhecido como o "Mal Amanhado" e agora como "Papa Porco". entre vários pratos de cariz alentejano, mas re-inventados, comi com gosto umas coisas desconhecidas da minha dieta, como Migas de Bacalhau na Telha, e Pluma de Porco assado com oregão e Castanhas (e mais não sei o quê, que o nome do prato nunca mais acabava, e fiquei sem saber o porquê da "pluma"). Tem umas entradinhas tambem muito simpáticas, e merece novas visitas, na minha opinião. Não é barato (15 euros, se não entrarmos em vinhos), nem os pratos são muito abastados, pelo que não dá pra dividir doses, mas tem um bom ambiente, e fiquei muito bem impressionado com a qualidade da confecção.

jleandro
24-04-2003, 23:00
que deve ser a zona do país que mais tem evoluido na qualidade (e preços) dos restaurantes:

em Estremoz pode comer-se muito bem em dois restaurantes completamente diferentes, Adega do Isaías e no São Rosas,

a Adega do Isaías, no centro da cidade, perto do Rossio, uma sala, antiga adega, humilde e simples com mesas e bancos corridos. Para comer além dos grelhados há pratos regionais, como a feijoada de lebre, burras assadas no forno, chispe assado. A doçaria é a tradicional á base de ovos, amendoa.

o vinho da casa, em jarro bebe-se muito bem.

come-se bem e a bom preço, para quem não se incomodar com alguma falta de privacidade

São Rosas: completamente diferente, fica situado no largo da Pousada, em frente desta. Sala pequena, onde ao fds não é facil arranjar lugar, tornou-se em poucos anos em mais uma referência no que se refere aos bons restaurantes alentejanos.

encontra-se uma variedade de pratos regionais, desde as Burras assadas, as migas, a cela de borrego, e nas sopas uma divinal sopa de beldroegas, e nas entradas paio de 1ª qualidade, espargos bravos, cogumelos e tuberas (muita gente não sabe o que é - é um tobérculo caríssimo porque raro e trabalhoso de encontrar.
nos doces, dos provados, qual o melhor...
garrafeira muito completa, e não pode ser barato..........

peto de Estremoz, temos o Alandroal, onde se vai de propósito para comer na "Maria" que também em meia duzia de anos se tornou noutra boa referência

sala curiosa, reproduz nas pinturas o ambiente de um pátio, com o telhado pintado como de fosse o Céu, e as paredes laterais como se fossem casas de vizinhos, com janelas e roupa pendurada - ambiente muito agradável.

nas entradas: cabeça de xara. coelho frito e desfiado, paio, pimentos assados, orelha
pratos principais: pézinhos e coentrada (não sou apreciador, mas quem é garantiu que poucas vezes os tinha comido tão bons), sopa da panela, sopa de cação, lebre com feijão ou nabos, cozido de grão, mão de vaca com grão.
nas sobremesas tudo o que são doces regionais alentejanos.
boa garrafeira e gente simpática.
também não pode ser barato, o que hoje vai sendo uma constante por todo o lado.

inté

jleandro
29-05-2003, 20:01
eheheh, agora que estou a reler este tópico, fartei-me de rir

ainda não me dera conta que o Cali ao falar num restaurante de Estremoz cheio de potes de barro, deve estar a falar da Adega do Isaias

eheheh, ele há cada coincidência, e eu nem li direito o post dele.

mas hoje não estou com inspiração.

Cali
15-07-2003, 23:24
E ENTÃO LEANDRÃO ? JÁ PERCEBI QUE TEMOS EM COMUM A TAL "ADEGA DO ISAIAS", MAS DEPOIS DISSO, JÁ LÁ VAI MAIS DE UM MÊS E... NADA. ENCERRASTE O ROTEIRO SEM AVISO PRÉVIO, PÁ ?

jleandro
16-07-2003, 07:30
Cali

hei-de cá voltar com outras coisas.

não me têem surgido ideias, nem vontade

talvez cansaço...e o facto de últimamente não ter ido a nenhum restaurante que seja novidade.

jleandro
16-07-2003, 10:46
Licor de Ginja:

antes de mais comprar uma boa aguardente vínica (sei que noutros lugares lhe chamam outro nome, mas aqui na minha zona é este), sem cheiro e sem paladar, só alcoól resultante da "queima" do vinho

5 litros de aguardente e 5 kgs de boa ginja, bem madura que depois de lavada se deita na aguardente. eu uso garrafões de 10 litros em vidro, sem protecção para ir vendo a evolução da coloração.

as ginjas que ficaram no fundo do garrafão, ao fim de umas semanas absorvem parte da aguardente e vêem ao de cimo, ficando a flutuar, nessa altura prova-se para perceber que grau de correcção precisam.

como gosto do licor grosso e espesso, fervo 2 litros de vinho tinto bem carrascão (o de Pias ou um bom Cartaxo) com 1 kg de acúcar amarelo, e esssa mistura é adicionada ao licor.

mais uns tempos e as ginjas que voltaram a baixar no garrafão, voltarão ao de cimo.

nova prova e se o licor ainda assim estiver "ácido" ou "áspero" junto-lhe uma garrafa de aguardente de cana, neste caso "Velho Barreiro" da mais cara, que se encontra em qualquer supermercado.

mais uns dias para que as ginjas tomem o gosto da mistura e larguem o resto do paladar a ginja, e temos o licor mais tradicional da minha zona.

bom proveito e não se discuidem, porque é doce, sabe a ginja, mas é muito alcoólico e já várias pessoas (especialmente mulheres) têem saído aqui da adega mais bem dispostas do que entraram, eheheheheh

Ventor
16-07-2003, 11:57
Ah, grande Jleandro!

Não há nada como fazer sair as pessoas mais bem dispostas do que entram e para isso vale a pena ter uma boa adega! Nesse caso, é uma adega de ginjinhas, não? Porque será?

Porque será que as mulheres gostam tanto de licor de ginjinhas? Até eu gosto!!!

Mas essa técnica elaborada dá muito trabalho. Eu só a sei beber! Cá em casa, de vez em quando fazem umas ginjinhas que não são de desperdiçar, com ginjas do quintal que temos aqui perto, mas agora os ciganos já sabem o caminho para tomar conta delas!

Ainda passavam por cá umas ameixas, uns figos, umas laranjas, umas nozes, mas agora, nem para apanhar essas coisas! Até as nozes vão de abalada!

Mas isso de fazer ginjas, belo entretimento, sim senhora! Aposto que os deuses se sentem felizes, de copinho de ginja na mão, a sarnar o Baco!

Um abraço,

Blue
16-07-2003, 22:21
Eu na verdade não gosto muito de ginjinha ... eu posso comer as ginjas e vocês bebem o liquido. :rolleyes:

Iatros
16-07-2003, 22:31
Oh! JL

Não pôes um pauzinho de canela?

Esclarece-me só como é que uma aguardente pode ser simultâneamente vínica e bagaceira?

Ventor
16-07-2003, 22:43
Tens razão Iatros. Eu era para fazer a pergunta mas escapou-me!
Conta lá Jleandro!

jleandro
16-07-2003, 23:28
já corrigi o texto, já não é a 1ª vez que faço esta confusão:

a aguardente usada é da queima do vinho.

pau de canela?... sacrilégio!

para a Blue

também não grande apreciador de licor de ginja, prefiro uns maltes ou uns bons medronhos (mais dificeis de encontrar que os maltes), mas perante tanta porcaria que aparece na venda como licor de Ginja, resolvi começar a fazer para ter a certeza que não é dificil de fazer - a questão é o preço que este licor, feito assim, teria que ser vendido.

jleandro
29-07-2003, 22:11
depois duma semana no Algarve, com algumas "investidas" gastronómicas para ver como paravam as coisas desde o ano passado, vamos lá:

A GRANDE DECEPÇÃO: confirma-se que "Adega do Vila Lisa", na Mexilhoeira Grande é daqueles que caíu em "graça" aos críticos da gastronomia:

duas salas pobres de decoração, tirando uns quadros do Vila Lisa, pouco mais.

vinho só o da casa, que não é nada de especial, bebe-se sem grandes queixas, mas isso não é suficiente para um restaurante afamado.

começa a "festa" com uma tiras de paio e queijo, bons mas sem serem excepcionais, de seguida um caldo de farinha de milho que serve de entrada - bom e original.
segue-se um polvo estufado com batatas - nada de especial, cá por casa é feito com muito melhor resultado.
continua com um borrego assado, sem graça, muito inocente, embora a carne fosse do melhor.
para complemento uma sopa de grão - boa.
o final é o pior: café de saco, pois não há "bica" uma aguardente de figo má e um bolinho de figo com amendoa - este bom.

são 27€ por cabeça, mas isso nem sequer é grave.

só funciona com reservas, que ao jantar podem ser para as 20,00 ou 22,00

PS: se querem ver o Jet seis - é irem lá.

CONFIRMAÇÕES
1 - CAMPELO - Santa Luzia, bem de frente para a Ria, com muito e bom peixe para grelhar e para os "carneiros" um bom bife com pimenta verde. Razoável garrafeira e preços também razoáveis.
boas e variadas sobremesas, com doces de figo e outras novidades.

2 - Pésinhos n'areia - Praia Verde, em pleno areal a 20 metros da água, recomendo o jantar pela calma e a novidade de jantar a ouvir o mar, especialmente se for num dia de pouco movimento, pelo que a sexta e o sábado não se recomendam.
conquilhas bem feitas, se bem que das duas vezes o tamanho fosse pequenote, bom peixe para grelhar assim como mariscos.
boas sobremesas e uma garrafeira composta.
nesta altura no Algarve não há preços baratos quando se quer comer com alguma qualidade, mas neste caso quem liga quando se tem a possibilidade de passar uma parte da noite, ali calmamente a beber uns copos e "serrar presunto" horas seguidas naquela calma, só com o barulhos das conversas e do mar por companhia?

3 - CAMANÉ -Ilha de Faro, dos que conheço é só o melhor e um dos mais caros restaurantes Algarvios.
óptimo peixe e mariscos, e variados pratos para duas pessoas: arrozadas, cataplanas e mariscadas, dos quais recomendo o Arroz de Lingueirão pela raridade.

4 - RUINA - Praia dos Pescadores - Albufeira, só o restaurante é um "monumento" pela disposição em 4 andares incluindo uma esplanada na areia.
de carne só um bife de lombo porque com tanto e tão bom peixe, quem pensa em comer carne.
não sendo barato, também não é muito caro, e no jantar convém ir cedo para arranjar lugar da esplanada.