PDA

View Full Version : Saudades do Papel

MiguLuso
22-11-2011, 20:17
http://www.parapal.com/images/24.jpg

Um dia vou ter saudades disto.

Ainda hoje estava a ver na televisão uma entrevista e estava alguém com a caneta a escrever no papel e pensei: Então? Porque razão não estão todos a fazer isso?

Hoje em dia é pegar no equipamento de gravação e levar para a entrevista, depois faz-se em computador...

Do que é feito o papel?

Um dia quando for velhinho... Vou sentir saudades do prazer de escrever naquelas folhas de papel.... Os meus futuros filhos já não vão precisar de aprender a escrever visto que ficam logo com o magalhães no primeiro ano...

O papel: Uma invenção que vai desaparecer nos anos que se esperam... para ser substituído por um teclado, monitor e processador de texto...

E o prazer? O prazer que é folhear, ler a nossa escrita, escrever com a caneta...

O meu primeiro texto, o que acharam? :D

Cumps

Cali
24-11-2011, 10:38
Enquanto suporte de manuscrito, o papel está de facto a decair, mas a sua utilização para todos os outros fins ainda se mantem, sem quebras relevantes, a não ser as directamente relacionadas com a epoca recessiva que atravessamos. Os preços do papel até subiram, do ano passado para este ano, isto apesar da diminuição da procura.

Se tiveres curiosidade em saber mais pormenores sobre o assunto, lê o inicio do relatório e contas do 3º trimestre deste ano, da Inapa:

http://www.inapa.pt/uploads/cms/CMVM_(PT)/20111104160303_3T11.pdf

Curioso teres posto uma imagem de um caderno da Ambar. Está em maus lençois, essa empresa, infelimente. É mais um referencia do nosso imaginário que pode ter os dias contados.

Este tópico deveria ter sido aberto na 'Esplanada', my friend. Este cantinho é dedicado a temas mais perenes. É uma espécie de arquivo histórico, percebes? ;)

MrChance
24-11-2011, 10:40
Para os "velhinhos", nada substitui o papel. Mais não seja o dos livros e jornais que no trabalho já vai rareando mais.
É uma questão de tacto, cheiro e estética.
Mas é giro um moço novo como tu apreciar essas coisas. Será que vais para antiquário ou arqueólogo? :)

MiguLuso
24-11-2011, 22:33
Se tiveres curiosidade em saber mais pormenores sobre o assunto, lê o inicio do relatório e contas do 3º trimestre deste ano, da Inapa:

http://www.inapa.pt/uploads/cms/CMVM_(PT)/20111104160303_3T11.pdf

Curioso teres posto uma imagem de um caderno da Ambar. Está em maus lençois, essa empresa, infelimente. É mais um referencia do nosso imaginário que pode ter os dias contados.

Este tópico deveria ter sido aberto na 'Esplanada', my friend. Este cantinho é dedicado a temas mais perenes. É uma espécie de arquivo histórico, percebes? ;)
Desde o primeiro ano que compro cadernos da ambar e lamento que esteja nessa situação... Mas afinal, está em maus lençóis porque? não é uma empresa líder?

Ups :confused: Pensei em colocar aqui porque era um "gosto" que eu tinha, o papel. Será que a minha geração será das ultimas a ter papel em tudo? (escola, casa, trabalho, etc)...

Numa altura em que se fica em casa e enquanto se estuda, começa um pensamento... Decidi escrever um pouco sobre o papel (para me distrair do estudo), um produto que é bastante pouco valorizado nos dias de hoje :)

Antiquário, arqueólogo? Claro que não, para isso não estaria num forum de economia ehehe :D

Cali
24-11-2011, 23:13
Bem... "em maus lençois" talvez seja uma expressão extrema. Baseei-me nesta noticia que li anteontem. Mas quando as coisas começam a andar assim, não é bom sinal:

http://dinheirodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=170982

Massarico
25-11-2011, 18:01
É pá, o fim do papel é que não. Aliás, nem do papel nem dos lápis, faxavor.

Eu provavelmente não sobreviveria a semelhante ecatombe. Eu tenho habitualmente uns 5 cadernos em usos, simultaneamente, mais a agenda em papel.

MiguLuso
26-11-2011, 20:17
É pá, o fim do papel é que não. Aliás, nem do papel nem dos lápis, faxavor.

Eu provavelmente não sobreviveria a semelhante ecatombe. Eu tenho habitualmente uns 5 cadernos em usos, simultaneamente, mais a agenda em papel.

Claro que nunca vai acabar! Só vai é entrar em desuso.

Falando nas cartas, agora com o correio electronico, notificações electronicas e as empresas a incentivarem o envio das facturas por correio electronico. Já quase que nao se usam cartas!

Espero claro que o papel continue a existir durante muito anos... Já nas gerações futuras não tenho muita esperança...