PDA

View Full Version : these songs made me what I am

gatsby
21-04-2011, 19:51
Nascido e criado, sou velhote, no tempo das músicas que eram mesmo obras musicais, sem grande loops ou hoops, assumo hoje que mais que albuns ou músicos, foram e são ainda hoje canções, momentos musicais, o que me leva às lagrimas.
Lagrimas de prazer ou saudade ou mesmo dor.
Mas saiem de dentro.

Este tópico é uma homenageem singela a essas músicas que me levam, ainda hoje, mais longe dentro de mim ...

Fica para cada um colocar o que lhe tocou fundo.

É também uma homenagem a um music man muito nosso: Houdini.

gatsby
21-04-2011, 23:06
a lógica minha deste tópico é a de ir colocando aleatóriamente o que me tocou e ainda toca, ou melhor ainda, o que tocando me toca.

não é a primeira a que mais me tocou, ou menos, na prática são todas iguais....

gatsby
21-04-2011, 23:27
esta é simples, poucas explicações e razões porque é de muitos.
e de muitos de vós.
em momentos diferentes, e muitos deles pr+oximos, esta tune volta de novo a impôr-se como um hino.

Um dia, a long time ago, your mother should know, aconteceu algo de novo no mundo das transmissões televisivas: um programa 'LIVE' (first time ever) transmitido para todo o mundo, ou para o mundo que se chamava mundo. Cada país convidou alguém para mostrar a sua cultura, para se mostrar melhor que os outros afinal. A BBC convidou os The Beatles, que cantaram "All you need is love".

Num mundo que era ainda habitado por 'suits' (toda a gente andava sempre de fato e gravatinha fininha fininha...) eles trouxeram côr e psicadelismo e trouxeram uma mensagem, e alegria, e algo de simples: a resposta está em amar, em amarmo-nos, acaba sempre no 'amarmo-nos uns aos outros'.

Para muitos esta 'tune' é o momento mais alto dos fab four. Eu acho que eles lá sabem, mas sei o que sinto ao olhar esses tempos: depois de uma série frenética de demonstração de génio, e de lançamento de uma ideia diferente sobre o que nós... 'somos', Lennon & McCartney mudaram literalmente a maneira de pensar europeia e ocidental de uma geração: É Proibido Proibir do Maio de 68 é resultado directo desta 'tune'
É assim que eu vejo, é assim que eu ouço, e mais muito mais e melhor, é assim que eu sinto... a it's a good feeling, a good vibration.

All you need is Love, The Beatles (http://www.youtube.com/watch?v=r4p8qxGbpOk)

E um dia um tipo de Liverpool resolveu cantar no global palco que foi o Live Aid, a mesma tune ... Liverpool tem decididamente uma mézinha qq. pois com John & Paul, Elvis Costello é o grande songwriter do fim do século e continuando bem 'thumbs up' neste.
Este ainda moço decicdiu enfrentar o mundo global com um viola uma voz e um hino, arrepiante ainda hoje, arrepiante sempre.

All you need is Love, Elvis Costello (http://www.youtube.com/watch?v=7ysvNzGLzcE)

Cali
22-04-2011, 16:27
Curioso começares logo com essa. E mais do que 'you', agora é de se cantar com 'we'. É bom ver os amigos regressarem aos escritos sobre pequenas-grandes coisas do coração. Primeiro o Leandro, e agora tu. Talvez eu a seguir, quem sabe...! :)

gatsby
23-04-2011, 09:48
agradeço as tuas palavras..... muito mesmo.

WE é a chave da ... we all love you and you all love me ...

bem e aberto a todos os WE ... está este cantinho...

gatsby
23-04-2011, 09:50
esta pequena melodia acompanha-me desde miúdo.
sou por natureza melancólico e por isso mito do que me toca mais é triste, ou parece triste.
esta pequena canção é muito especial para mim por um monte de razões...

- lembro-me de ser muito novo e ter tido a felicidade de ver este filme
- lembro-me de muito novo ter tido a felicidade de ver este filme muitas vezes, tantas que me apaixonei doidamente pala Chava, foi mesmo a minha primeira enorme paixão, daquelass parvas que sabem tão bem... e para vida toda...
- lembro-me de, devido a uma educação muito anglófila e um gosto muito precoce por história, ter uma enorme admiração pelo povo judeu; e este filme era para mim a personificação do povo judeu , eu era miúdo, era assim quee os via e sentia... mas ... ainda hoje os meus filhos sabem que em caso de decidirem ter uma cerimónia de casamento, terão uma pequena cerimónia judaica (que se há-de fazer?, a cada tolo sua mania...)
- lembro-me de ver a minha filhota pequena a dançar com a amigas assim...
- lembro-me de olhar assim para mim envelhecido por não compreender a doença de meu filho
- lembro-me hoje de ser eu, e saber que tudo o que escrevi acima é tão pouco e tremendamente redutor do que sinto quando ouço tantas e tantas vezes este violino suave, estes passos na colina, esta paixão.

amar é dificil, saber amar mais ainda.
mas é por isso, por sentir que sei, que tento sempre e sempre, que sei que 'Chava' me acompanha

Shalom

Chava (http://www.youtube.com/watch?v=juuhx884ylM&feature=player_embedded)

gatsby
23-04-2011, 16:16
quando falamos da músicas 'mais que mais', acabamos por parecermos uns tótós qque apenas indicam o óbvio...
parece mais que nem temos mesmo um 'inner me' suficientemente forte para nos retirar da mole da maioria.

Acontece é que algumas músicas são mesmo assim, são património tão total de todos nós, que a todos nós 'mexem'.

Hello, Goodbye é a minha loucura preferida dos The Beatles, a sua mensagem básica é para mim o rumo da minha vida ... never, never never say goodbye ....

the reaal meaning of life? say yes, be friendly, be you, be happy ... e como uns fumos me acompanhavam 10 anod depois, quando esta música 'bateu' em cheio em mim .... bem

hello, hello, i don't know why you say goodbye, i say hello ...

i still do, depois de todos estes anos...

tudo o que escrevo é óbvio, gasto, mil vezes dito e mais ainda, bem melhor dito?
É, sem dúvida.

E é por isso que deve ser mesmo verdade.
Para mim é....

heeeeellllooooooooooooooo

Hello, Goodbye (http://www.youtube.com/watch?v=6B7j32g8Pig&feature=related)

gatsby
28-04-2011, 16:21
há sempre uma 'leitura' arrevesada e pouco compreendida (aliás não compreendida de todo) dos gostos musicais de ppl. nascido nas décadas de 50 e principios de 60.

Acontece que as gerações mais novas, principalmente as nascidas depois de 1974-1975 não conseguem compreender de todo que o acesso geral à cultura, e à música em particular, era muito escasso. Por razões politicas e principalmente por razões de mercado.

Os discos não eram editados em Portugal, os poucos que eram apenas estavam ao dispôr de uma muito pequena minoria e a rádio quase não existia em termos de música rock/pop/experimental e por aì afora.

Quer isto dizer que não ouvi Beatles antes de 1974? Não, claro que ouvi, mas... primeiro: tinha 14 anos em 1974 (o que significava em Portugal ser um "ignoramus" completo de novas tendências, ou se calhar de todas as tendências mesmo) e assim ouvi Beatles mas quase não ouvi Stones e menos ainda os primeiros Pink Floyd .... e se com 12 anos estive em Cascais era porque tinha na família gente mais velha que me levava 'na digressão' ...

O Jazz estava muito mais bem divulgado na juventude estudantil (mais velha) que os The Doors, por exemplo.

Reparem que, vocês mais novos que não conseguem compreender de todo o que estou a querer dizer, mas deixo-vos um exemplo singelo: o albúm de colectanêa 1967-1970 dos The Beatles foi editado em Espanha (e era o disco que se encontrava à venda em Portugal) sem a "Ballad for John & Yoko" devido à sua letra e às afirmações de Lennon ... e isto depois de anos de os The Beatles terem acabado.

Eu falo por mim e pela minha idade específica na altura ... a explosão musical vem em 1975 e a partir daí foi sempre a abrir ... a descoberta dos excelsos anos 60 e ao mesmo tempo dos 70 e das novidades, foram anos gloriosos em que se 'respirava' musica e muito mais coisas.

Assim, este texto pode parecer parolo mas é o meu meio de explicar como era o ambiente musical na minha idade e eu com a minha idade ... porque gente com mais 4 anos que eu teve já uma aproximação muito mais completa (ouvia a rádio à noite e os lendários programas da meia-noite à uma) ... a rádio era quase tudo e ouvir ou não esses programas fazia total e completamente a diferença.

Olhando hoje para trás, e comparando 'rough' um jovem de hoje com 12 anos e eu naquele tempo com 12 anos ... bem não há comparação sequer possivel, porque é entre 'o tudo hoje e 'o nada de então'.

Então porque raio venho eu com músicas de tempos que nem foram os meus?
Ah, porque foram, foram é depois, e por isso mais ricos e completos, porque foram os meus e os nossos (com os meus amigos que ainda hoje mais guardo no coração.

um abraço...

Bem, tive um primeiro contacto com os Pink Floyd através do Atom Earth Mother, que como é obvio não entendi de todo à primeira vez ... no entanto ficou-me uma melodia que hoje sempre me acompanha na minha singela busca de ser alguém um pouquito melhor do que sou...

if i were a good man ...

If, Pink Floyd (http://www.youtube.com/watch?v=aT-nS_ESpbM)

gatsby
28-04-2011, 16:29
ah, já agora se tiverem vontade, teria todo o prazer de fazer esta caminhada acompanhado, por isso ...

até já.

Cali
28-04-2011, 21:29
Belos textos, com gente e emoções dentro, como sempre, aliás. Em particular, o de If - Pink Floyd é um retrato envolvente de uma epoca vista pelos teus olhos. E é curioso perceber como 7 ou 8 anos entre nós fazem tão grandes diferenças, já que eu acordei para a musica mesmo no final dos 70, com o advento do rock português (antes disso, era a musica ligeira, e por isso mantenho até hoje o gosto por ela, mesmo que parola a mesma pareça), e por arrasto veio tudo o resto, inclusive o gosto por ir buscar o que nos 70's se fez, e que me tinha passado ao lado. Mas se sou uma enciclopedia da pop/rock dos 80's, o mesmo não posso dizer dos 60's e 70's dos quais registei o que era mais sonante e conhecido, e tantos outros, bons, mas menos populares, me passaram ao lado.
E sim, nunca percebi os primeiros discos dos Pink Floyd. Não os vivi, não me entraram no ouvido á posteriori, acho-os mesmo uma seca. Coisas... !

jleandro
28-04-2011, 23:52
Cali

como punição ouvir o "Dark side of the moon" aí umas cem vezes seguidas:;)

e o "Ummagumma" outras tantas:p

Cali
29-04-2011, 09:52
Cali

como punição ouvir o "Dark side of the moon" aí umas cem vezes seguidas:;)

e o "Ummagumma" outras tantas:p

O 'Dark side' não é dos primeiros. É dos bons. Esse eu tenho. ;) Já o Ummagumma... nãããã.

gatsby
16-06-2011, 17:57
todos, mas todos nós, tivemos os nossos memoráveis, impossíveis momentos de juventude, onde tudo era mesmo possível.

Como fui dizendo, a música faz parte da minha vida desde muito pequeno ... primeiro foi o piano, memórias 'no so great' quando se tem 5 ou 8 anos e se 'f****' o juízo com mestres como Bach, Mozart ou o grande Ludwig.

Lá voltarei, ou cá voltarei a estas memórias.
Mas mais que estas o que fez de mim o que sou foi o meu tempo de sweet 17 to 23 ...

tempos de faculdade, tempo de life at ease.

Foi neste tempo e durante os meus 'vintes' que eu formei a minha cabeça, como a tenho hoje ... muita loucura normal, alguma anormal e principalmente um enorme amor pela vida.

Ao entrar na década de ouro dos meus vinte anos, começamos à séria a fazer umas festarolas ... que se tornaram famosas no porto durante toda a década de 80... e que ainda hoje são aclamadas, nem que seja pelas crianças, já adultas hoje, e que foram 'feitas' durante estas festas ... e bem, deixando este assunto, o importante era que essas festas que atingiram fama, com orgulho hoje sei que muita fama, eram feitas com uma série de gravadores de cassetes, com uma mesa Rolland que o Caíus arranjava e com colunas Pro que arrebentavam com tudo.

Os dj's (tínhamos outro nome no tempo) eram mais que um pois aquilo dava um trabalho do caraças ... procurar a música certa em cassetes de 30 min (15 de cada lado) no momento e a preparação destas cassetes era algo, foi algo que hoje fico espantado de ter feito ....

não pensem que eram cassetes para tocar de seguida ... naaaa ... eram por tópicos, temáticas... 15 min de stones, 15 min de doors, 15 minutos de led zep, 15 min de rock portuga, 15 min do que tivesse de ser ... a assim com montes de folhas procurava-se a musica num dos leitores, trabalhava-se com quatro normalmente, que iria tocar três músicas à frente ... dificil? naaa ... de todo ... nada que um meio pifo desde o inicio não permitisse manter este ritmo por 6 horas.

tempos magníficos ... foram,são ... ONCE IN A LIFETIME ...

E é com Talking Heads e Once in a Lifetime que celebro uma viagem na minha vida, estes tempos fizeram muito do que eu sou hoje.

My god, What have I done?

Once in a Lifetime (http://www.youtube.com/watch?v=I1wg1DNHbNU)

ultra
21-06-2011, 09:46
A musica que mais me marcou durante muito tempo foi esta:

smoke on the water (http://www.youtube.com/watch?v=9f7LwuVF8Oo)

MiguLuso
02-11-2011, 20:52
Lembro que sou jovem, não julguem a musica que eu aqui vou colocar :)

cher-believe (http://www.youtube.com/watch?v=LbXiECmCZ94) - Marcou-me muito, quando era pequeno estava sempre a ouvir esta musica no carro do meu irmão. Estive duranto muito tempo a procura dela e finalmente a encontrei!

buggles-video killed the radio star (http://www.youtube.com/watch?v=W8r-tXRLazs&ob=av2n) - Ouvia isto sempre que ligava a rádio do GTA Vice City, uma das melhores rádios de um jogo que eu ja vi! Passava horas a jogar aquilo e sei os êxitos todos os anos 80!

lmfao-champagne chowers (http://www.youtube.com/watch?v=UA8rcLvS1BY&ob=av3e) - Esta musica faz-me uma lavagem ao cérebro sempre que a ouço, dá-me um pouco de adrenalina e faz-me lembrar os tempos de verão que foram bastante marcantes para mim.

Cumps

Cali
03-11-2011, 08:16
Olá MiguLuso. :) Tenho andando distraído. Temos, aliás. Juntaste-te a nós em Setembro, já escreveste 7 vezes, nunca ninguem te deu as boas-vindas. Sendo assim, bem-vindo sejas, Migu. É porreiro ver aparecer alguem novo por cá, numa época em que a economia e as Bolsas estão como estão, e em que só aparece gente nova no ... Feissebuque.

MiguLuso
03-11-2011, 22:12
Muito obrigado pela recepção :D

Posso dizer que não fiz quase nenhum comentário construtivo desde que aqui entrei eheheh

Vim para cá com bastante receio do dinheiro que tenho na conta do BCP, pesquisei um pouco pela queda da cotação e achei este forum (numa altura que não sabia o que era o FGD, etc etc...), fico atento a ver as noticias e comentários que metem do banco e acompanho as vezes outras cotadas na bolsa.

Sou de economia, 12º ano, e vim para cá também para aprender bastante sobre o que era o mundo real da economia (eu no 11º fui a uma reunião de accionistas "simulada" da brisa e não sabia o que era um activo, passivo, acções...), Enfim, não aprendi quase nada com a economia da escola!

Estou com bastante receio do futuro que se aproxima, será o começo de uma nova "era"? Poderei um dia contar aos meus netos (se não morrer a fome até lá) que vivi uma "era" unica nas história da economia?

Adorei o comentário do feissebuque :D

Desculpem o off-topic

Cumps