PDA

View Full Version : Um outro país, uma outra realidade...

Óscar
07-10-2010, 22:31
Parlamento sueco dá exemplo de transparência

http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E&NR=1

Alguém se Candidata a ser Parlamentar na Suécia???

http://www.youtube.com/watch?v=3aC4A7bSnXU

Óscar
08-10-2010, 17:58
Xiiiiiiiii!!! Nem um comentário, nem sequer uma vizualização...:eek:

Andam todos preocupados com a despesa e estes vídeos apresentam boas soluções para a diminuir... era pelo menos um bom começo...:rolleyes:;)

gatsby
08-10-2010, 18:02
O contador de visualizacoes esta flipado e hoje o beatle falou sobre esta situacao ( fiquei com essa ideia)

abraco

Karl Marx
11-10-2010, 10:29
Não me espanta, pela imagem que temos dos nórdicos. Acho muito bem.
Apenas uma coisinha eu não queria que acontecesse, se eu fosse deputado: ter o meu extracto bancário disponível ao público na net. Acho que ninguém teria que saber que fui uma noite mais, digamos, descontraída, ao Trombinhas!

jleandro
11-10-2010, 11:00
há muito tempo que o contador de visualizações não bate bem.

não liguem a isso.

Massarico
11-10-2010, 11:42
Eu não comentei porque não tenho acesso ao Youtube. Mas se se trata daquilo que o Karl diz, de ter o extrato bancário dos deputados na net, acho tão ignóbil como inútil. Quem quer vigarizar pode e deve faze-lo evitando a sua conta bancária. E eu não quero saber da vida de ninguém, muito menos das dos senhores deputados.

Se é de corrupção que falamos, isto é tudo aquilo que, na minha opinião, não se deve fazer.

Óscar
11-10-2010, 12:05
Mas se se trata daquilo que o Karl diz, de ter o extrato bancário dos deputados na net, acho tão ignóbil como inútil.

É um extremo, de facto... mas é um extremo de transparência, que é que estamos a precisar em Portugal, com urgência... prefiro mil vezes, transparência a mais, mesmo com extremos, do que corrupção a mais...:rolleyes:;)

E, depois, o extracto bancário até é o que tem menor importância nos vídeos em questão... muito mais importante é o que se poupa com os gabinetes e apartamentos dos deputados, com a redução a quase zero de acessores e motoristas, com os custos de deslocação, etc... muito mais importante é a preocupação dos deputados em reduzir ao mínimo possível as despesas pagas pelo contribuinte...

É uma filosofia de vida assim que eu gostava de ver aplicada em Portugal...:rolleyes:;)

Massarico
11-10-2010, 12:46
É um extremo, de facto... mas é um extremo de transparência, que é que estamos a precisar em Portugal, com urgência... prefiro mil vezes, transparência a mais, mesmo com extremos, do que corrupção a mais...:rolleyes:;)

A minha tese é que isto não é transparência, são granadas de fumo. Isto cria uma ilusão de transparência, mas que pode não ter qualquer contacto com a realidade. É certo e sabido que a larga maioria da corrupção se faz em dinheiro, pelo que o maior corrupto da Suécia pode mostrar o extracto à vontade.

O resto também não concordo muito, mas teria que ver caso a caso.

dudu
11-10-2010, 13:00
É uma filosofia de vida assim que eu gostava de ver aplicada em Portugal...

pois parece que isso será muito difícil

e muito pior do que parece, já que é comum pensarmos que todos os nossos políticos actuais são uma cambada de vigaristas

e se certamente a maior parte deles - pelo que vemos e ouvimos diariamente - faz da gestão do erário publico a SUA própria gestão em seu belo proveito, com a conivência de todos - Leis inclusivé - hoje de manhã ouvi na TSF algo que me deixou a pensar :

o PSD como é publico criou um espaço na Net para as pessoas poderem lá ir deixar as suas sugestões de como ajudar a diminuir o défice e empurrar o País para a frente

nós Portugas somos um país de treinadores de bancada e estamos sempre a comentar as coisas

já lá foram 12000 pessoas deixar os seus pensamentos

MAS APENAS 7000 deram a "cara" ou neste caso deixaram o contacto

cerca de metade das pessoas dá palpites e sugestões de como melhorar isto antes de nos tornarmos na jangada de pedra tal como escreveu o Saramago, e não TEM CORAGEM DE DAR A CARA ????

porquê ?

acaso é pecado dar sugestões ?

foi a pedido de um partido com falta de ideias para combater um governo desgovernado, mas lá no fundo a ideia em si acho que é boa

foi a primeira chamada ao povão para se manifestar naquilo que poderá ser o percursor de algo que a tecnologia permite - sondagens publicas sem poder de voto (ou mini-referendos a valer zero) - mas que eles poderão aplicar se vierem a ser governo, e a duvida já não é se forem, mas quando irão ser !

eu já contribuí para a ideia com uma sugestão, se quiserem posto-a aqui publicamente

ah, e dei a cara...

:cool:

o site é este, passo a PUB

PSD lança “site” para acolher propostas dos cidadãos sobre redução de despesas do Estado

http://www.psd.pt/?idc=200&idi=141084

www.cortardespesas.com

Joker1
11-10-2010, 14:17
Eu sugeria ao PSD para fazer uma visitinha ao Forum BNB ou ao Caldeirão e encontra aí muitas sugestões.
Tirando as situações de manisfesto desperdício e outros abusos onde deveria ser fácil cortar, outras situações já necessitam de menos "paleio" e mais coragem para avançar EFECTIVAMENTE.

Mclara
11-10-2010, 17:52
Karl Max, o que é o trombinhas?:confused:
Sinceramente eu nem sei se tenho, ou devo ter uma opinião sobre a transparencia, no entanto algo sei... do que vi, assisti, o resto é facil fazer a digestão e acabar por ficar com uma enorme azia a tudo o que se passa em Portugal.
Há 20 anos atras, tive uma situação concreta de uma pessoa minha amiga que comprou um apartamento em Espinho, na altura recorreu ao meu banco para efectuar um emprestimo á habitação.
Não foi possivel, porque o seu IRS, era de 300 contos por ano, na altura, vou-me situar.. 1996/7.
Para meu espanto, determinado Banco concedeu-lhe um emprestimo á habitação de 20.000 contos com um IRS de 300 contos anual e uma declaração escrita pela propria em que possuia rendimentos e conseguia pagar a prestação mensal, e...... comprou o apartamento.

Em 1992 - Era raro encontrar um construtor que fizesse a escritura de um imovel pelo preço que vendia... se o valor de compra fosse de 12.000 contos, era raro conseguir quem vendia que fizesse a escritura por mais de 6.500 contos.
Poderia citar muitos casos de como se agia em Portugal, mas fico com estes dois e para que?
Apenas para dizer que se vive de credito em Portugal pelo menos á 20 anos, que as aldrabices são e continuam a ser tantas com fuga aos impostos que o que acontece é simples, Serão sempre aqueles que trabalham por conta de outrem a pagar toda esta corrupção instituida.
Se precisamos contratar um serviço qualquer, a pergunta é logo, com factura ou sem factura e.. 20% é dinheiro.
Por isso até pedimos o "servicinho" sem factura, poupamos os 20%, mas acabamos por pagar muito mais de outra forma.
Se aceitassem sugestões eu fazia uma... deem ao povo beneficios fiscais na apresentação de facturas de reparação de carros, compra de pneus, reparação de electrodomesticos, obras de manutenção nas casas e logo veem......
Sinceramente. nem confio, nem desconfio, o dinheiro não fala e por tal não é um extrato bancário de um deputado que me prova que ele é honesto.
Mas tenho uma opinião , quero que o o orçamento de Estado nao seja aprovado, que o governo se demita, porque para se corrigir um Caos, apenas provocando outro.

Cali
11-10-2010, 23:08
Ó pessoal... vai um Jameson?

http://www.theclassygeek.com/wp-content/uploads/2009/12/BarEssentials_JamesonWhiskey.jpg

Glub...glub... aaaaaaaaaah! Quando o gelo vêm á tona, até sinto o cheiro a ... intentona. Suecas ao poder! Já!

http://2.bp.blogspot.com/_zpDRJLKr4R0/Skdgqd2vtRI/AAAAAAAAKkg/Bok-s4tGw-g/s400/Swedish_girls.jpg