PDA

View Full Version : O Jones já não vai queimar o Alcorão

Bonson
09-09-2010, 22:58
Padre que queria queimar o Alcorão abandonou a ideia
Gainesville, Estados Unidos, 09 set (Lusa) - O líder de uma pequena igreja evangélica que anunciou estar a organizar uma queima de exemplares do Alcor...

Padre que queria queimar o Alcorão abandonou a ideia
Gainesville, Estados Unidos, 09 set (Lusa) - O líder de uma pequena igreja evangélica que anunciou estar a organizar uma queima de exemplares do Alcorão para 11 de setembro anunciou ter desistido da ideia.

Segundo as agências de notícias internacionais, o padre Terry Jones disse hoje que tinha decidido cancelar o seu protesto porque o líder do planeado centro cultural islâmico a construir perto do local onde estavam as Torres Gémeas, que foram alvo dos atentados de 11 de setembro de 2001, lhe comunicou que ia mudar a localização do complexo.

Este acordo não pôde ser confirmado imediatamente.

A intenção de Jones proceder à queima de exemplares do livro sagrado do islão provocou um amplo movimento internacional de crítica.

O presidente dos Estados Unidos, o principal comandante militar ocidental no Afeganistão e vários líderes religiosos cristãos, bem como vários líderes políticos e religiosos muçulmanos, apelaram a Jones para que abandonasse os seus planos.

RN

http://noticias.pt.msn.com/Politica/article.aspx?cp-documentid=154630703

Cali
09-09-2010, 23:08
Esse gajo devia era alcorar de vergonha pela ideia de merda que teve. Felizmente que acordou a tempo. E para padre, tem muito pouco de pastor. E se o é, é como alguns dos nossos pastores: incendiário.

costarios
10-09-2010, 08:11
Afinal hoje de manhã ele já disse que irá queimar sim, já que o tal "imã" voltou atrás na sua decisão de mudar a localização da mesquita.

Já agora, quem aqui é a favor ou contra a construção da mesquita apenas há alguns quarteirões do Ground Zero?

Massarico
10-09-2010, 11:12
A ideia do pastor americano parece-me um bocado cretina, mas suspeito que não pelas razões que a maioria das pessoas entende que é cretina. O que me parece é que não é muito correcto andar a queimar símbolos que outras pessoas entendem como sagrados ou até como sentimentalmente muito importantes (as bandeiras nacionais estão aqui incluídas).

Contudo, acho que não devemos deixar de o fazer apenas porque temos medo dos muçuilmanos radicais. Não podemos aceitar ficar sitiados porque uma determinada cultura ou religião tem por hábito usar argumentos explosivos neste tipo de discussões. A nossa liberdade, mesmo que mal utilizada é que é o caminho correcto. A bomba e o terrorismo são os caminhos errados.

Quanto à mesquita de Nova Iorque, estou de acordo com a primeira resposta do Obama - os locais de culto devem ser de livre implantação, desde que cumpram a lei. Mas. Além dos direitos, o bom senso exige-me também alguns deveres e julgo que o bom senso deveria ter levado os líderes muçulmanos a implantarem o seu local de culto numa área mais afastada do local onde estavam as torres. Não tendo eles esse bom senso, julgo que a construção deve ser autorizada, mas que ao lado o municipio de Nova Iorque deve implantar um talho especializado em venda de carne de porco e, à frente, o instituto cultura Ariel Sharom, dedicado à cultura judaica. A tolerância funciona nos dois sentidos.

jleandro
10-09-2010, 11:25
a construção de uma mesquita na zona do "ground zero" não pode deixar de ser vista como uma provocação.
e nesse tipo de coisas os ocidentais, duma maneira geral, têem-se comportado mal: poêm-se quase de cócoras, tal como no caso dos cartoons.

havia de ser bonito abrir uma tasca na faixa de Gaza ou em plena Bagdade:D

gatsby
10-09-2010, 11:34
três ideias minhas rápidas e fraquinhas certamente:

- o Pastor Evangélico (ele é pastor, já que padres são os sacerdotes católicos, os evangélicos auto-proclamam-se "pastores" para se diferenciarem e afastarem do título) é parvo. E é parvo porque nada na sua religião base lhe dá esse direito 'sequer de pensar' assim ... mesmo na sua igreja (e nos States muitas vezes as igrejas são fundadas pelo pastor, pode ser um caso desses, não o sei) nada deve indicar tal referência, mesmo que recondita.
Podemos pensar o que quizermos e usar os exemplos avoengos que desejarmos, mas a religião cristã não é exclusivista nem jamais o foi. Aliás como a Muçulmana.
Agora as igreja são comandadas por homens, que muitas vezes são cretinos, como este.

Devemos no entanto separar este gesto da enorme maioria de religião cristã, que não concorda. Por norma, a 'inteligência' tem têndencia de meter tudo no mesmo saco... aliás a mudança no português de pastor para padre não me parece inocente, digo eu ...

Agora sobre a mesquita:
- eu acho que pode ser construida, mas se fosse muçulmano não o faria.
- a legislação dos países ocidentais permite-o, e é bom assim ... mas o bom senso deveria prevalecer, e nada se ganha com esta construção, e muito se pode perder.

o que eu faria? permitia a construção e "entregava" terrenos iguais e adjacentes a todas as grandes religiões: católica, judaica, budista, ortodoxa, xintoista, ortodoxa, anglicana.
colocava o terreno da mesquita no meio destas ... e assim achava que todos juntos poderiam até ajudar Deus a ouvir-nos.

o que não sei é se construíam .......

gatsby
10-09-2010, 11:41
a construção de uma mesquita na zona do "ground zero" não pode deixar de ser vista como uma provocação.
e nesse tipo de coisas os ocidentais, duma maneira geral, têem-se comportado mal: poêm-se quase de cócoras, tal como no caso dos cartoons.

havia de ser bonito abrir uma tasca na faixa de Gaza ou em plena Bagdade:D

tendo tu razão na falta de liberdade do lado de lá ... não é "transportando" o fanatissmo para cá que as coisas melhoram ... lê a minha opção criativa, e se calhar é assim que devemos reagir.

nesta e em muitas outras questões.

Bonson
10-09-2010, 11:52
Nestas coisas o que é preciso evitar é o ódio.Ódio gera ódio.

Desde logo a questão da implantação da mesquita naquele sitio todos sabiam , á partida, que não seria uma situação pacífica.
Mesmo abstraíndo as possiveis boas intenções dos promotores eles sabiam que dali viria ódio.

A favor da coisa é só a questão da liberdade dos promotores poderem vender ou darem o destino que quiserem à propriedade ,que advém da Constituição dos USA, mas tudo isso é questionável.Também deve dizer na Constituição que uma questão que provoque ódio deve ser acautelada.

Se a questão da Constituição levanta um problema de ordem geral(nacional) ,a construção da mesquita naquele lugar levanta um problema local .Não é a liberdade de construir mesquistas que está em causa, é ser ali, naquele lugar.
Trata-se portanto de um problema local e que deve ser analisado e decidido localmente. A destruição das torres atingiu ,não só os que pereceram e suas familias, mas também as pessoas que faziam vida no local.Também se construirem a mesquita ali, serão as pessoas que lá vivem a serem,ou não, afectadas. A decisão justa terá de ser local e, para evitar ódios , construam-na onde não os provoque.

O interesse económico terá de ser subjugado ,neste caso, ao interesse publico local . É claro que se fosse para pagar o terreno com tâmaras o Obama se opunha, mas como se trata de petróleo ........

Karl Marx
15-09-2010, 10:38
E afinal, como é que foi?

gatsby
15-09-2010, 10:46
não foi :D

Karl Marx
15-09-2010, 14:08
não foi :D

Bem me parecia - não ouvi mais nada.
Tinha medo era de alguém aproveitar para queimar alguns e armar barraca mesmo assim.

costarios
15-09-2010, 14:15
Bem me parecia - não ouvi mais nada.
Tinha medo era de alguém aproveitar para queimar alguns e armar barraca mesmo assim.

Não passou de mais um norte-americano pacóvio a incitar o ódio, a violência e a intolerância. Tudo, como é óbvio, baseado na mais pura ignorância.

Mohandas
15-09-2010, 16:58
http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1661237&seccao=EUA%20e%20Am%C3%A9ricas

Karl Marx
16-09-2010, 10:57
Pois. Era o que eu temia. Mas parece que morreu por aí... Espero que sim.

gatsby
16-09-2010, 11:32
no dia 11 de setembro houve uns idiotas que queimaram uns livros (que contêm a palavra sagrade de Allah) e uns mais idiotas que deram publicidade mediática a isso.
no dia 11 de setembro houve uns idiotas que berraram contra o ocidente e queimaram umas bandeiras na paquistão uns houve uns mais idiotas que deram publicidade mediatica a isso.

na prática, num caso foi mais duzia de pessoas e no outeo caso menos de uma centena, nenhum deles sendo de alguma maneira relevante na sociedade, uns tipos anónimos.

e esses tipos anónimos fizerram parvoíces, e foi o furor mediático de 'cheiro a sangue'.

de quem acaba por ser a culpa ... eu acho que dos que anunciam e, isso sim, podem provocar mais e mais (que afinal é o que querem e desejam, sangue e mais sangue).

ao provocar o caos os anunciadores também ficarão no caos ... mas não entendem.

anunciadores =/= noticiadores

Joker1
16-09-2010, 13:44
Dá-me um enorme prazer ler os comentários dos meus amigos e compinchas da BNB neste e noutros assuntos. Poupam-me muitas palavras em emitir a minha opinião e dão-me por vezes outras outras perspectivas complementares. Aqui permitam-me destacar a opinião do meu amigo Gatsby e ... chapeau!!