PDA

View Full Version : Morreu José Saramago!

Mohandas
18-06-2010, 13:20
Não teremos outro tão cedo...:(

gatsby
18-06-2010, 13:39
apesar de não gostar de todo da pessoa e pouco do escritor, o meu pesar.

jleandro
18-06-2010, 13:45
nunca gostei da pessoa e do pouco que li também não.
mas não serei eu, e nunca seria agora a altura, a menosprezar o valor do homem.

Óscar
18-06-2010, 14:10
Não reparei neste tópico. Peço a algum dos moderadores que me apague o tópico no fórum principal e o coloque aqui, por favor.

O meu antecipado obrigado. :o

Beatle
18-06-2010, 15:01
apesar de não gostar de todo da pessoa e pouco do escritor, o meu pesar.

idem, aspas, aspas... subscrevo B.

MrChance
20-06-2010, 19:39
Reconheço no escritor génio e inventiva, com grande mérito e honra. Detestei no entanto o jornalista e o político. Já quanto ao cidadão, polémicas houve estéreis (Cavaco dixit...), outras nem por isso.
Descanse em paz.

Óscar
20-06-2010, 22:55
Eu vou sentir a falta dos livros que deixaste de escrever...tento imaginar os temas sobre os quais te debruçarias e os enredos com que nos enlevarias e tenho pena que homens como tu não sejam eternos ou, pelo menos, que vivam até não haver mais nada que dizer ou livros para escrever... assim, sinto-me quase orfão ... sinto que ainda ficou muito pólen por fecundar e muita flor por frutificar...

Obrigado, José!

Karl Marx
21-06-2010, 15:34
Li quase tudo dele, até à 'Jangada de Pedra'. Esse livro tem uma ideia fabulosa por base e a deriva do rectângulo é uma odisseia... ao contrário. Só que, passadas umas dezenas de páginas, comecei a sentir o (meu) entusiasmo arrefecer e fiquei triste por não ler daí para a frente coisa suficientemente empolgante... Depois da Jangada, não li quase mais nada (nem dele nem de quase ninguém, pelo menos nas quantidades que 'consumia', acomodei-me. Mas era genial, sim senhor. Rivalizava com o meu escritor português contemporânio favorito, excelente na escrita e no trato, com quem tive oportunidade de conversar (e fui a casa buscar os livros todos dele para um autógrafo): José Cardoso Pires.
Para quem acha que o Saramago era assim-assim, recomendo a leitura de "O ano da Morte de Ricardo Reis" - para mim o melhor, da sua obra. Ou o badalado e considerado a obra-prima "Memorial do Convento".
Mas se quiserem relembra o Cardoso Pires, vão lá reler 'O Delfim', ' O hóspede de Job', 'Balada da Praia dos Cães"...