PDA

View Full Version : Cali, porque curto no DAX?

costarios
30-07-2003, 23:31
Cali, porque continuas a manter posições curtas num mercado predominantemente bullish?
Com base numa análise rápida no gráfico histórico do DAX cheguei à conclusão de que o mesmo poderá subir até os 3800.
Vale lembrar que os 3800 representam um mínimo relativo (ocorrido em 29/09/2001) que influenciou significamente a cotação do índice no período de 22/07/2002 à 28/08/2002, quando o título oscilou fortemente em torno deste valor até finalmente seguir o seu downtrend rumo ao fundo do poço dos últimos 5 anos (ou mais!).
Afora pequenas e naturais correcções ao longo do caminho, sou capaz de apostar numa subida consistente deste índice até este patamar. Uma vez nos 3800 eu acredito que o índice vai consolidar-se (mas não lateralizar) em torno deste nível. Do ponto de vista histórico, as lateralizações nunca foram o ponto forte do DAX. Ao contrário, encontramos grandes variações em torno de determinados patamares, como foi o caso das variações em torno dos 3800 no ano passado.

Cali
31-07-2003, 17:20
quase não te via neste post, costarios.

Já não estou curto no DAX. Os acontecimentos de hoje fizeram-me perder a aposta. Saí com prejuizo, embora pouco, já que a minha aposta não era forte. Como acontece com todos, paguei o engano, ou a obstinação.

Como já tinha dito ontem, cheirava-me cada vez mais que me ía arrepender da posição curta, mas aguentei-me porque não tinha atingido o ponto de stop-loss.

A abertura de hoje, com queda até pertos dos 3400 pontos, devolveu-me a esperança, mas sabia que estava a arriscar muito, pois os reports economicos poderiam contrariar-me, tal como veio a acontecer.

É claro que nunca esperei que o DAX subisse o absurdo que subiu em alguns minutos, mas ele é prodigo neste tipo de manobras.

Estive quase para inverter a posição para longo, mas só não o fiz já hoje porque da parte da tarde não pude acompanhar os mercados até agora, e não queria arriscar.

Amanhã logo se vê o que faço.

Agora, duas coisas que eu devo fazer são :

abrir PUTs sobre a PT e a EDP. Aquilo está a ficar feio.

costarios
31-07-2003, 19:08
É mesmo uma pena, porque esta semana eu estive quase para abrir um CALL na EDP para dezembro com um strike de 2.10!
Estive mesmo a poucos passos disso, mas os acontecimentos desta semana desanimaram-me muito.
Agora estou um bocado "atolado", mas mais tarde vou fazer uma análise mais pormenorizada deste e de outros títulos.
Assim que acabar eu faço um post para o fórum.

Cali
01-08-2003, 14:45
Há gajos que mereciam melhor sorte...

nunca nos ultimos tempos o DAX caiu tanto e tão depressa como hoje...depois de ter vendido os PUT ontem, a perder dinheiro.

Fónix...

:(

S111or
01-08-2003, 14:49
há uma regra do trade que diz:

You must feed the enemy.
Só assim, o podes comer depois...

Abraços Cali.

F

costarios
01-08-2003, 14:49
Cali, realmente foi uma grande oportunidade perdida. Mas quem é que poderia esperar um movimento destes para hoje dado a estupenda recuperação assistida ontem? Seria muito difícil antever um movimento destes.
Aliás, esta queda acentuada foi devido à divulgação dos resultados americanos?

bkool
01-08-2003, 14:52
Lembrei-me logo de ti,
É mesmo galo.
Tens de arranjar outro Cali, um Cali2, que faça o contrário dos teus movimentos bolsistas, assim nunca perdes:D :mad:

costarios
01-08-2003, 14:55
Se a cotação conseguir manter-se acima dos 3400, será a prova de que o movimento bullish está mesmo muito "saudável" e com disposição suficiente para chegar aos 3800!
A ver vamos! :)

Cali
01-08-2003, 14:59
homem ! como é que eu saí antes do tempo ? Simplesmento fui 'stopado' com a brutal subida de ontem ! Ainda esperei um regresso aos 3450 depois da subida aos 3480, mas como não aconteceu, tive mesmo que assumir, né ?

O que me chateia é que eu mantenho a minha visão negativa para os mercados nos proximos tempos, mas o DAX fez questão de me contrariar ontem, e os Gringos fizeram o resto. E depois vieram fechar cá em baixo....

Paciencia... é mais seguro ficar curto no mercado português, portanto... PUTS da PT e 'tá a andar' !

costarios
01-08-2003, 15:01
Cali, recomendo-te um CALL do DAX. :D
Vai por mim! ;)

Cali
01-08-2003, 15:06
ó costa, eu admito que tenho dificuldade em ficar longo no DAX com um comportamento como o de hoje. Se a subida de ontem continuasse hoje, eu entraria com algum conforto, agora assim...

costarios
01-08-2003, 15:26
Mas o uptrend é bem claro! Tirando pequenas correcções (muito naturais em qualquer linha de tendência) o movimento está sendo sempre para cima.
Vamos ver como é que o DAX encerra hoje e o comportamento na segunda, mas ainda continuo muito confiante nessa subida.

Cali
01-08-2003, 15:42
pois...mas as resistencias continuam aí, e por vencer, e as subidas de ontem podem muito bem ter sido uns short-squeeze, a julgar pela fraca duração das mesmas. Eu escapei do short-squeeze nos 3425 pontos, mas já não escapei nos 3450, e ainda alarguei o stop mais um bocadito, para ver se o DAX voltava logo pra baixo. Olha... tanto alarguei o stop que acabei por o accionar precisamente no topo da subida de ontem, eheheh. É galo...

bkool
01-08-2003, 17:35
Costarios, até concordo que o Dax manifesta tendência ascendente (tb. foi dos mais penalizados no bear market até Out/2002), mas não estou tão positivo nos próximos meses. E mesmo que o bull retome mais cedo do que espero, em Agosto não conto com subida do Dax.
Variações, lateralização é a minha perspectiva. Tomara que me engane. Isso seria sinal que o touro estava cheio de força e seria ganhar dinheiro nos próximos meses.
QUanto ao nosso querido amigo Cali (a despropósito a tua Joana?), eu compreendo o stop loss, mas é mesmo galo! É que a coisa não tinha pernas para subir mais.
A queda de hoje foi mais acentuada que a subida de ontem, correcto?

Cali
01-08-2003, 17:52
foram equivalentes, pá. quando o DAX arrancou ontem, andava bem perto dos 3400 , tambem.