PDA

View Full Version : excelentes notícias!

Ibn Erik
03-02-2010, 22:29
confesso que estava na expectativa de saber os resultados da Cisco que, para mim, são um importante barómetro para o futuro económico mais imediato.

e os resultados foram bons e, aquilo que mesmo importa, são excelentes.

o mercado americano não deverá subir por causa disto. mas isto são mesmo excelentes notícias, confirmando que a criação de empregos nos USA devem estar quase numa fase de viragem. de destruição liquida de empregos para criação.

claro que, Portugal, está noutro campeonato agora. nós precisamos de convencer os mercados internacionais que não vamos ir à bancarrota. conseguiremos?

acho que acabaremos por ser salvos pela UE, que deverá usar a tal política de cacete e cenoura. por um lado usa o cacete e deixa as taxas de juro de financiamentos dos países despesistas subirem. depois dá a cenoura, comprando dívida destes, desde que se compremetam a baixar o défice.

provavelmente vamos ser metidos no pacote que irá salvar a Grécia e a espanha.

a ver vamos.

eis as excelentes notícias:

Cisco Tops Estimates After Customers Upgrade Networks

Feb. 3 (Bloomberg) -- Cisco Systems Inc., the world’s biggest maker of networking equipment, topped analysts’ profit estimates and predicted an acceleration in sales growth as customers resumed projects they put off during the recession.

Second-quarter earnings, excluding costs such as stock- based compensation, rose to 40 cents a share, the San Jose, California-based company said today in a statement. Analysts in a Bloomberg survey had estimated 35 cents on average. Sales increased for the first time in a year.

Chief Executive Officer John Chambers heralded a new phase of economic recovery, citing a “dramatic improvement” in Cisco’s business in most areas. Corporate customers boosted spending to accommodate increasing amounts of video, messages and other data sent over their networks. Phone carriers, which account for about 35 percent of Cisco’s revenue, also stepped up equipment purchases at the end of 2009.

o resto leiam que vale a pena. (http://www.bloomberg.com/apps/news?pid=20601087&sid=as9Pbh.QqQaE&pos=2)

isto mostra que o investimento está de volta. e quando há investimento, há criação de empregos e crescimento económico. é excelente porque retira algumas dúvidas sobre uma possível queda e enfraquecimento da actual recuperação económica.

oxalá até os USA consigam sair do marasmo económico previsto e não venhamos a repetir a década de 30.

em todo o caso, o desafio agora é a inflação. vamos ver. estou muito pessimista quanto à inflação. mas enquanto os dados americanos não mostrarem os preços a disparar, como no UK ou na China, é preciso ter calma.

se houver um forte crescimento económico, puxado pela Ásia, acompanhado pelos USA e Europa, pode ser que Portugal se safe da bancarrrota, mesmo que não tome medidas muito duras. medidas vamos ter que tomar. mas se lá fora começar tudo a carburar, os sacrificios serão muito menores. e evitamos, pelo menos por mais uns anos, a bancarrota.

haja esperança. ;)

http://botecoliterario.files.wordpress.com/2007/07/asabedoria.jpg

mas repito. isto que a Cisco anunciou é mesmo excelente. quase diria espectacular. ;):D

Ibn Erik
03-02-2010, 22:38
eu já tinha aqui referido que a ásia estava a carburar bastante. mas estava muito céptico quanto ao mercado americano. mas hoje fiquei mais feliz pelo que vi.

já havia alguns indicios que podia ser que os américos deixassem de perder tantos empregos, como estão a perder. mas só fico convencido quando vejo a Cisco a carburar. e a Cisco começou a carburar e bem! :D

na Europa há países que estão a sair da recessão, a alta bulina. não se fala muito porque nós, portugueses, estamos lixados. até alguma informação que até tenho, que se pode chamar de inside, mas que não vos posso revelar mesmo, porque é confidencial, mostram que a Europa está a sair da crise. não toda, mas grande parte dela e os países que mais contam. a Teutónia e a Francopofonia.

Ibn Erik
03-02-2010, 22:42
primeiro a produção industrial:

Global Manufacturing Continued Its Expansion In January

by Edward Hugh: Barcelona

The global manufacturing expansioncontinued to gather momentum in January. Coming in at 56.1, up from 54.6 in December, the JPMorgan Global Manufacturing Purchasing Managers’ Index registered its highest reading for five and a half years. The latest improvement in overall operating performance reflected accelerated growth of production and new orders, while there was a slight gain in staffing levels for the first time since March 2008.

bonito gráfico. (http://3.bp.blogspot.com/_ngczZkrw340/S2iVNYSDlvI/AAAAAAAAQIA/ui8s6-oi9W4/s1600-h/Global.png)

Production increased for the eighth successive month in January, with the rate of expansion hitting a 69-month high. The improvement in the performance of the United States manufacturing sector was most noticeable. The Institute for Supply Management output index rose by 6.5 points since December to reach its highest level since April 2004

outro lindo. (http://4.bp.blogspot.com/_ngczZkrw340/S2iVb5heLBI/AAAAAAAAQII/TxEhacotYOM/s1600-h/United+Syayes.png)

Elsewhere the position was much more uneven, with West European and Japanese manufacturing having a much more qualified start to 2010, with rates of expansion growth well below the global average, - and in the case of some countries well below. Meanwhile emerging economies like Brazil,India and Turkey continued to show a strong performance.

vejam tudo aqui:

http://globaleconomydoesmatter.blogspot.com/

Ibn Erik
03-02-2010, 22:45
na europa, quem é o quê?

Western Europe

In Europe, solid expansions in output were recorded in Sweden, France, Germany, the Netherlands and Austria, but these were in marked contrast to the deeper recessions in Spain, Ireland and Greece.

The Eurozone PMI hit a two-year high, with France and Germany leading the recovery, while Spain and Greece fell further behind. The headline final Eurozone Manufacturing PMI – a composite index based on measures of production, orders, employment, inventories and supplier performance – posted 52.4 in January, its highest reading for two years. The index value was above both its earlier flash estimate of 52.0 and the final reading of 51.6 posted in December. The level of the PMI has risen in each month since hitting a record low last February and has now remained above the neutral 50.0 mark for four consecutive months.

o gráfico ainda não é convicente mas parece que a Europa vai lá. (http://1.bp.blogspot.com/_ngczZkrw340/S2lizZ-MwTI/AAAAAAAAQJA/GJh4bkNOqyQ/s1600-h/eurozone+manufacturing.png)

http://globaleconomydoesmatter.blogspot.com/

Ibn Erik
03-02-2010, 23:01
vamos ao caso português. nós portugueses, estando colados aos restantes PIGS em termos financeiros, mas parece que não o estamos em termos industriais. é verdade que o INE me merece pouca credibilidade em algumas áreas, mas na área industrial não tenho motivos para desconfiar do que publicam. mas, digo, estou um bocado fora do que se está a passar na área industrial, porque não tenho acesso a informação como antes tinha. por razões compreensíveis.

se eu acreditar no INE, penso que estamos a acompanhar o resto da europa e, não estamos no mesmo lodaçal que gregos e espanhois. temos uma vantagem neste momento: as nossas ligações a Angola e até ao Brasil.

o INE publicou o volume de negócios da industria de Dezembro e disse-nos que foram positivos em termos homólogos, pela primeira vez desde há mais de um ano.

para este volume de negócios positivo contribui de sobremaneira as vendas ao exterior:

Em Dezembro de 2009, o volume de negócios na indústria aumentou 2,5% em termos homólogos, taxa 6,4 pontos percentuais (p.p.) superior à observada em Novembro, em resultado de um aumento
intenso nas vendas com destino ao mercado exter no, cuja variação foi de 16,2% (no mês anterior, essa variação tinha sido de -1,0%). O mercado
nacional apresentou uma diminuição de 3,5% (variação de -5,5% no mês anterior).

http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=83660323&att_display=n&att_download=y

isto são excelentes notícias que mostram que estamos a conseguir responder positivamente ao que se passa no exterior.

eu não quero embandeirar em arco nem mostrar-me demasiado optimista. a situação nacional é muito má. situação de pré-falência mesmo. os nossos políticos estão a lixar isto tudo, todavia o sector produtivo, apesar de tudo, está a tentar sair da crise, mesmo com o mau Estado que temos. isto é deveras excelente. e um sinal de esperança.

não quero ser demasiado optimista, repito. porque o país está numa encruzilhada e a sofrer os enormes efeitos da fuga de capitais. se conseguirmos estancar esta fuga e, pelo menos, impedir que sejamos tanto penalizados pelos credores externos, é provável que consigamos sair deste buraco em que nos encontramos, sem estoirar completamente.

é preciso estar atento aos sinais. e os sinais portugueses estão a ser bons. estamos a acompanhar o ciclo da Europa e isso é positivo. ao contrário dos demais PIGS.

oxalá isto seja para continuar. não nos podemos deixar apenas embalar pelo ambiente noticioso, pela corja de maus políticos que temos ou pela fuga de capitais. temos que estar sempre a analisar os dados que nos vão saindo e não sermos teimosos numa dada análise, só porque a política ou a ideologia se atravessa à nossa frente.

temos que ser frios e realistas. até agora eu andei bastante pessimista e sempre crítico das nossas políticas economico-financeiras. sempre pensei que iamos chegar a esta situação de pré-falência e disse-lo durante anos, como não é novidade para ninguém.

mas estou a ver sinais positivos na nossa economia. é ainda um mês. mas é um bom mês. e isto para mim é excelente. oxalá Portugal se safe. a bem de todos nós.

Ibn Erik
03-02-2010, 23:08
por fim, volto à américa como comecei. os resultados da Cisco confirmam isto. são excelentes noticias.

UPSIDE EMPLOYMENT SURPRISE THIS FRIDAY?

As we look ahead to this Friday’s all-important payroll jobs report, the latest data are encouraging. The employment component of the just-released ISM report on manufacturing rose to its highest level in four years in January. Also, we note that the Conference Board’s Help-Wanted Online data series surged by 382,000 in January. This was the largest increase since the inception of the measure in 2005 and brings the cumulative increase in online vacancies to 750,000 in the last three months. As today’s Hot Chart shows, online vacancies rose above the 4 million mark for the first time since November 2008. In light of these developments, we remain comfortable with our estimate of 100,000 net new payroll jobs in January.

http://www.news-to-use.com/wp-content/uploads/2010/02/image1.png

http://www.news-to-use.com/

com isto que se está a passar nos américos, já começa a ser visivel que a retoma mundial é sustentada. vamos ver o que acontece nos próximos seis meses, que continuam sob elevado risco.

mas com aquilo que publicou a Cisco, eu fiquei com menos receios.

a ver vamos.

Ibn Erik
05-02-2010, 11:45
aí está ela:

OCDE: Zona Euro dá sinais mais fortes de recuperação

França, Alemanha e Itália fortalecem-se

A Grécia anunciou que está a planear reduzir o seu défice fiscal em 4 por cento este ano, disse esta sexta-feira o primeiro-ministro do país, Giorgos Papandreu, em Nova Deli.

Portugal só não tem pior risco que a Grécia

Note-se que a crise de dívida na Grécia e noutros países do sul da Europa têm agitado os mercados da Zona Euro e avivado os receios de uma instabilidade.

A União Europeia exigiu à Grécia cortar o seu défice de 2009 de 12,7% do PIB para menos de 3% em 2012.

Na quinta-feira, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, afirmou que a instituição «apoia os objectivos do plano grego, de reduzir o défice orçamental do país para 3% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2012».

Após a reunião mensal dos governadores para decidirem a política monetária, onde o BCE manteve a taxa de juro de referência para a Zona Euro em 1%, Trichet incitou a Grécia a tomar as medidas necessárias para atingir o seu objectivo e considerou que as medidas orçamentais e salariais tomadas pelo executivo grego «são passos na direcção certa».

http://diario.iol.pt/economia/portugal-grecia-zona-euro-trichet-defice/1136996-4058.html