PDA

View Full Version : Impresa, boa hora para uma entrada longa?

costarios
26-07-2003, 20:08
Nas minhas habituais "andanças" pelos gráficos do índice PSI20, deparei-me com algo realmente curioso na Impresa. Trata-se de uma sequência de 3 (três!) estreitíssimos trading ranges, tudo isso no espaço de apenas 5 meses.
O primeiro inicou-se no dia 10/02 e consolidou-se no dia 18. Este primeiro trading range originou-se de um movimento de queda acentuada após o primeiro máximo do ano (e que, curiosamente, tratou-se do primeiro e único spike high day do ano). Este, para além de ser o primeiro, foi o mais largo e duradouro de todos. A margem superior esteve no 1.90 e a margem inferior eu não consegui definir com muita exatidão, mas afora uma ou outra natural escapadela esteve sempre ali por volta do 1.73. Durou até o dia 28/04, quando assistimos a um breakout up em direção à próxima trading range.
Esta (a segunda) foi a mais estreita e curta das três, tendo iniciado no dia 28/04 e terminado no dia 20/05. A margem inferior esteve sempre por volta dos 2.03 e a superior por volta dos 2.10. Um detalhe importante, reparem na diferença significativa entre a margem superior do primeiro trading range (1.90) e a margem inferior do segundo (2.03). E o mais impressionante de tudo é que esta diferença consolidou-se em apenas 5 sessões (pouco, se considerarmos que o primeiro trading range durou mais de 2 meses).
No dia 21/05 assistimos a um breakout up que deu início ao terceiro e último trading range do ano. Esta, à semelhança do que aconteceu à segunda, também apresentou uma formação extremamente estreira, tendo, contudo, apresentado uma duração maior, terminando mais de 1 mês depois, no dia 03/07. A margem inferior esteve nos 2.17 e a superior nos 2.23 (reparem no quanto esteve estreita esta trading range!).
Outra vez prestem uma especial atenção à grande diferença verificada entre a margem inferior da terceira trading range e a margem superior da segunda (2.10 e 2.17, respectivamente). No entanto, ao contrário do que havia acontecido anteriormente (da primeira para a segunda), quando a margem inferior da segunda trading range levou 5 sessões para consolidar-se, neste caso a consolidação efectuou-se logo de imediato!
Após este grande salto, quem manteve posições abertas na Impresa na época da terceira trading range deve ter cochilado diversas vezes em frente ao monitor! :p
E agora o objectivo maior deste tópico: no dia 04/07 assistimos a um wide ranging day (se comparado aos dias anteriores) que desencadeou um movimento bastante consistente de subida (à excepção de uma forte queda registada no dia 24/07 mas que foi prontamente corrigida na sessão seguinte que, aliás, ocorreu ontem).
O que mais me chamou a atenção para estas formações foi o carácter consistente com que cada trading range evoluiu, os breakout up fortes e igualmente consistentes, a grande diferença entre os máximos e os mínimos e, o mais imporante, esta última fase do título, já numa "era" pós trading ranges, onde verifica-se uma subida bastante acentuada, seguida de um aumento bastante significativo no volume negociável.
Estamos assistindo a uma reacção realmente forte do título ao período de marasmo que verificamos o ano todo?
É hora de assumirmos posições de médio/longo prazo neste título, recostarmos na cadeira para confortavelmente assistirmos à subida consistente do mesmo?
Ou estamos diante apenas do início de um novo trading range, talvez tão longo e estreito quanto os demais?
Qual a opinião do grupo?

Cali
26-07-2003, 22:42
do grupo não sei, mas sempre te digo que este teu amigo abriu uma posição em IPR durante o longo periodo dos 2,17 - 2,23 , e ficou á espera do tiro de partida. esperou...esperou...esperou... e como tinha que ir de férias uma semana, vendeu, já farto de esperar. O tiro de partida foi a minha venda, eheheh. fiquei cá com um galo !

Voltei a entrar agora, depois da queda recente. Está bull, e disso não há duvida ! As subidas tem sido tão rápidas e entrecortadas com os tais "socalcos", que não lhe consigo desenhar nenhum canal ascendente decente, nem uma linha constante de suporte de tendencia, mas ... está bull e pronto !

Cali
27-07-2003, 21:04
UPA !

vamos usar este como o post da IPR para Segunda-feira dia 28, ok ?

liberal
28-07-2003, 08:40
cuidado people, se houver aumento de capital, os investidores não perdoam, e lá vem ela ribeira baixo

cali, ainda não à certezas quanto ao aumento de capital e qual é o aumento de capital em cash que não provoca uma desvalorização do papel

vou emigrar

Cali
28-07-2003, 09:36
ó liberal, parece-me que o efeito "noticia do A.C." já se fez sentir, na correcção que ela teve após a divulgação dos resultados e da noticia.

O Balsemão entretanto já veio dizer que subscrevia metade do A.C., e o que contará mais agora serão decerto as boas perspectivas abertas quanto á evolução futura dos resultados. Portanto, para já estou optimista.