View Full Version : Acabo de receber este mail....
Subject: FW: URGENTE
Boa tarde,
Passo mensagem de pedido urgente para colega da Tecnidata. p/ favor, usem os vossos contactos.
bébé à morte!
Este menino é filho de uma colega da Tecnidata, para quem conheçe é o bébé da Ana Anjos. Passem este pedido aos vossos amigos !!
Bjs,
PRECISAMOS DE SOLIDARIEDADE E DE FAZER ESTE MAIL CORRER RAPIDAMENTE. O TEMPO ESTÁ CONTRA NÓS...
O DAVID ANJOS TEM 3 ANOS SOFRE DE LEUCEMIA (DIAGNOSTICADA HÁ CERCA MES), E ENCONTRA-SE INTERNADO NO IPO. PRECISA DE SANGUE B RH(-).
O SEU ESTADO É JÁ MUITO GRAVE, POR ISSO SEJAM RÁPIDOS.
PASSEM ESTE MAIL, OU SE TIVEREM ESTE SANGUE DIRIJAM-SE AO IPO E DIGAM QUE VÃO DAR SANGUE PARA O DAVID ANJOS
Mohandas
23-07-2003, 15:28
... mas dei sangue na semana passada, sou A+ e... estou um pouco longe... :(
perdoem-me nada dizer sobre esta questão, mas considero-a estranha, já que sempre tal acontece o banco nacional de sangue funciona em pleno.
o que acontece é o seguinte: quando aparece um sangue mais raro (como o caso aqui falado, e normalmente é A- e B-) pede-se que familiaries e amigos tentem 'repor' o stock.
mas não creio que a criança esteja em perigo. Mais, com a leucemia a transfusões não podem esperar pois o tempo é vital na neutropenia.
deem sempre sangue.
mas este alarmismos são compreensiveis pois os pais estão muito tensos.
de qq. modo e iatros pode confirmar o que digo: mesmo que fosse eu (que não sou dador para este caso) a dirigir-me imediatamente ao IPO de Lx. ,o meu sangue não seria imediatamente usado.
compreendam este meu post.
de novo deem sabgue e compreendam estes pais mas por outro lado não temam pela vida do pequeno David por esta situação particular. Já muito vai lee ter que lutar, e vai como deve vencer. Eu cá sou por ACREDITAR nos miúdos e nos médicos e nos pais, e nos amigos.
bom... falou quem sabe.
eu sempre achei estranhos este pedidos urgentes de sangue para salvar alguem, porque sei que o sangue por principio não é utilizado de imediato. Tem que ser testado, filtrado, triado, sei lá que mais. Portanto, não é utilizado na urgencia.
Mas passam tantos apelos deste tipo, que me julguei desconhecedor de algum pormenor importante.
Ainda assim, desejo a melhor das sortes para o David !:)
Aqui de fugida para reforçar o que foi dito pelo Gatsby.
O Instituto Nacional de Sangue coordena os stocks de derivados do sangue no país e as coisas funcionam razoavelmente bem.
A criança seguramente não deixará de fazer a transfusão por não haver naquele momento sangue compatível no IPO. Ele vai aparecer com certeza, vindo do Porto ou de Coimbra ou de Faro ou de Almada ou seja lá de onde for.
Outro aspecto importante focado pelo Gatsby. Dêem sangue de uma maneira regular No vosso emprego ou na paróquia ou no clube do bairro há com certeza um grupo de dadores que regularmente, de tantos em tantos meses, organiza recolhas de sangue. Informem-se e adiram a um grupo desses. É a melhor maneira. Além disso, alguns Serviços de Sangue de alguns hospitais, pedem uma dádiva aos familiares de cada doente que necessita de transfusão. É uma política com que eu não concordo porque exerce uma pressão psicológica sobre a família, que é escusada, e porque transmite uma falsa informação que sugere que aquela dádiva é para aquele doente, o que não é o caso. Esta medida é justificada pela nossa maneira de ser peculiar (em situações de aflição somos solidários e ajudamos a desenrascar o que fôr preciso mas tratar das coisas de forma programada e organizada já não é o ponto forte dos portugueses). Não sei a situação em concreto da criança referida, mas é esta a razão mais frequente dos apelos semelhantes a este que vemos com frequência difundidos pelas famílias.
Mais um aspecto focado, e bem, pelo Gatsby. Hoje em dia raramente as transfusões são de sangue total. Para optimizar este recurso escasso e para optimizar o tratamento, habitualmente fazem-se transfusões apenas dos componentes do sangue que aquele doente em concreto necessita (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plaquetas, plasma). Assim uma mesma dádiva de sangue pode ser útil a vários doentes. Este processamento leva algum tempo além do que é preciso para fazer as muitas análises necessárias, pelo que normalmente aquela dádiva não é para aquele doente.
Já agora um aspecto complementar mas que é importante as pessoas saberem. Com um sistema organizado a nível nacional de recolha de sangue, este é sempre uma dádiva benévola. Não há dadores pagos e ninguém cobra nada pelo sangue transfundido.
Se algum de vós ou dos vossos conhecidos já necessitou de uma transfusão nalguma clínica privada ficará espantado porque nessa altura vos foi cobrado algum valor pela transfusão. Não quer dizer que tenham sido aldrabados, a razão é a seguinte: além do óbvio, que é o trabalho de administração do sangue, a preparação do sangue após a dádiva custa dinheiro e não é tão pouco como isso. Há a tipagem do grupo de sangue, há uma bateria cada vez maior de análises que são feitas para excluir o risco de contaminação de doenças (VIH, hepatite B, hepatite C só para dizer as mais conhecidas) e há o processamento (separação das várias componentes) como já disse atrás.
Organizem-se e dêem sangue de uma forma regular, essa é a solidariedade mais eficaz.
Os votos do melhor sucesso para criança e a família. Hoje em dia a leucémia vence-se, mas é um combate duro. Toda a minha força para eles.
(Agradecido ao Mohandas pela revisão) ;)
Mohandas
23-07-2003, 18:05
... com certeza há, concerteza não...
... for não precisa de ^, pois não fica queimado do sol...
... e leucemia tem a sílaba tónica em "mi" e não em "ce"...
Ok. :rolleyes:
Por hoje basta-me o Cali... :mad: Já me dá trabalho suficiente
a questão fonética da palavra leucemia é interessante moh.
a classe médica diz leucemia
o vulgo diz leucemia.
já etsou habituado aos dois termos mas medicamente é o primeiro que é usado e por isso o 'leucémia' de iatros.
importante: o iatros tem toda a razão, tanto no doar sangue como na pressão 'exercida' sobre os pais, sem muitas vezes eles terem noção do que se está a pedir e porquê.
Estes mails são bem intencionados mas podem criar a noção errada e que pode por isso morrer uma criança ou um adulto.
Mohandas
23-07-2003, 18:19
... é devido ao inglês...
Mas existe em português e é leucemia... portanto... não há desculpa... :mad:
Para fugir a esta velha troca de mimos entre as várias Escolas Médicas ,em Coimbra adotou-se o termo Leucose ....para as várias leucemias!!!!
Obrigado pelas correcções Mohandas, mas há sempre a dúvida, que nunca vi bem explicada pelos linguistas, em relação a leucémia e outras palavras compostas com "-hemia". Tradicionalmente no Porto diz-se com tónica no "i" e em Lisboa com tónica no "e". A única em que há consenso é "anemia" que é dita em todo o lado com tónica no "i". Não sei quem tem razão e já ouvi muitos argumentos dos dois lados.
Quanto a "leucose" e "leucémia", Sansão, são duas coisas um pouco diferentes. Em todo o país se diz leucose. Ambas são uma forma de cancro que atinge as células brancas do sangue, só que leucose é um termo genérico e leucémia implica que essas células estão em circulação no sangue (como diz a terminação em "hémia") e não estão acantonadas apenas na medula óssea. De qualquer modo é correcto aplicar a todas as formas o termo leucose.
Parabéns ao Gatsby e ao Iatros pela informação clara que transmitiram a quem não sabe. A pressão é terrível para toda a grente, mas às vezes é a única forma de se obter a reposição dos stocks de sangue!
Pior que a pressão será a desorganizção. Mas enfim, é à portuguesa!
Espero que a criança se safe desse embaraço da sua jovem vida e espero que com ou sem pressão, os stocks de sangue sejam repostos! Acredito, contudo, que não será por isso (o sangue), que as coisas lhe correrão mal!
Leucemia (é assim que eu digo), leucémia ou leucose, espero que sejam arredadas da vida desse anjo (na vida e no nome)! Imajino como a família se encontrará!
Isto não impede a dádiva de sangue, mesmo que não seja do requisito exposto pelo Nepal!
Mohandas
23-07-2003, 22:57
Hoje não posso desenvolver o assunto, pois estou com serviço para terminar.
Aliás, vinha aqui dizer que me iam ver menos durante as noites pois estou a acabar o livro e não tenho tempo...
Fica para amanhã, ok? No emprego tenho mais tempo livre, eheheh... :rolleyes:
MrChance
23-07-2003, 23:07
Pois, perfeccionista como tu és no português, disseste uma verdade: emprego. Olha se fosse trabalho, ehehehe.
Mohandas
24-07-2003, 00:56
... e estava à espera de resposta do Patacôncio e não tua... :D
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.