PDA

View Full Version : como aproveitar os dividendos...

Ibn Erik
12-11-2009, 10:12
a cada passo lemos na imprensa os analistas/jornalistas a chamarem a atenção para a "caça ao dividendo". :eek: mas eles raramente explicam os riscos envolvidos nestas operações. a rentabilidade da caça ao dividendo inclui valorizações/desvalorizações de capitais. e não apenas contabilizar o dividendo recebido, mesmo que subtraído os custos associados e os respectivos impostos.

no entanto existe essa possibilidade. não para todos os mercados, mas existe.

um exemplo, para mostrar como se faz:

vamos montar uma estratégia para sacar uma rentabilidade baseada na caça ao dividendo, com risco nulo. nota bem: não se esqueçam que nunca se eliminam os riscos totalmente, mesmo quem investe em dívida pública sabe-o.

a caça ao dividendo será em empresas do Ibex e usar-se-ão futuros do Ibex para cobrir os riscos.

neste momento o Ibex está cotado a cerca de 11 850 pontos. cada futuro do Ibex tem um valor nominal de 118 500 euros. correspondendo a 10 euros por ponto do indice. os futuros do mini-Ibex correspondem exactamente a 11 850 pontos, pois cada ponto vale 1 euro.

para simplificar vou usar o futuro do mini-ibex.

como o futuro está cotado a 11 850 pontos, a compra de acções terá que totalizar um lote de 11 850 euros. cada lote é dividido por sublotes, correspondentes a seis acções, que irão dar dividendos e ter um comportamento quase igual ao futuro do ibex. ou seja, um risco igual ao mercado.

os seis sublotes são:

312 acções da Iberdrola;

85 acções da Repsol;

96 acções da Endesa;

179 acções do BBVA;

108 acções da Telefonica;

e por fim, 154 acções do Santander.

A compra destes sublotes, significa agora, mais ou menos, o correspondente a 11 850 euros. ou seja, a um lote do futuro mini-ibex.

para além de um investimento à cabeça, por lote, de 11 850 euros, também existe a venda de 1 futuro mini-ibex no valor de 11 850 euros. esta venda implica que vamos ter que ter cash disponível para cobrir a volatilidade e as margens deste futuro. o ideal, não havendo haircut (dependendo da corretora com que se trabalhe), é bom ter o equivalente a 30% do futuro em cash, por cada lote. neste caso, cerca de 3 500 euros, para manter o futuro aberto.

se comprassemos esse lote do ibex e vendessemos o futuro, teriamos a carteira longa em 6 sublotes de acções, que estarão cobertos pela venda do mini-ibex. com a volatilidade do mercado, o que a carteira de acções valoriza ou desvaloriza, o mini-ibex fará precisamente o contrário. ou seja, não temos ganhos ou perdas de capital. uma carteira de delta zero, em linguagem um bocado mais avançada.

e qual a rentabilidade?

os dividendos ordinários pagos nos últimos 12 meses dessa carteira de acções, extrapolados para os próximos 12 meses sem incluir custos, comissões, impostos e demais custos, será de cerca de 573,53 euros por lote. o dividend yield da carteira rondará os 4,84%, mas como incluimos aqui as margens da conta em cash, a verdadeira rentabilidade anual será de cerca de 3,74%.

nesta rentabilidade de 3,74%, não se inclui custos diversos, comissões e corretagens, impostos, etc. é bruta.

mas com esta estratégia é possível obter rentabilidades acima da dívida pública com um risco igual ou menor. a carteira tem um risco nulo face ao mercado.

esta a verdadeira estratégia caça ao dividendo e não aquela que os analistas/jornalistas vendem nos jornais. essa é má. esta é boa.

quem quiser aproveitar, faça favor. quem conseguir ter acesso a capitais de curto prazo, financiando-se a taxas muito mais baixas, maiores as rentabilidades conseguidas, devido á alavancagem. isto é, actualmente, uma mina de ouro para a banca tradicional e de investimentos, graças ao dinheiro emprestado pelo BCE. ;)

gatsby
12-11-2009, 11:00
sabe uma coisa, um destes dias começo a passar os teus textos para o forum principal.
um excelente texto, formativo, informativo ... já é tempo de voltares,

right? of course right!

Ibn Erik
12-11-2009, 11:25
és um chato. :p

deixa-me andar por aqui, que ando descansadinho e todo feliz da vida. ;)

olha, fico mais preocupado com a ausência do Mágico. isso sim. o resto, o tempo... ;):D:D

gatsby
12-11-2009, 11:26
é .... tens razão ...
realmente o afastamento do houdini entristece-me, muito.

Ibn Erik
12-11-2009, 11:33
já agora, umas notas complementares ao que foi dito na primeira mensagem.

a existência dos futuros é necessária precisamente para formar este tipo de estratégias de investimento, que dão mais liquidez ao mercado e torna mais versátil o trabalho de cada investidor. infelizmente não existe vontade dos nossos operadores e da própria bolsa em voltar a dar liquidez e profundidade ao mercado de futuros português.

o mercado de futuros português já foi um sucesso e um verdadeiro case study de como implementar e desenvolver um mercado de derivados. e grande parte do sucesso dele deveu-se a um tipo: João Paulo Peixoto.

mas Lisboa, mais uma vez, destruiu o que de bom havia a Norte. o mercado de derivados foi instituído em Portugal no Porto. os invejosos do costume conseguiram levar o mercado para Lisboa, e acabaram por o destruir, quando venderam a BVL à Euronext. infelizmente o centralismo lisboeta destroi tudo e todos, que façam alguma coisa em Portugal, fora das capelinhas do Terreiro do Paço.

tenho pena que não exista um mercado de derivados a sério em Portugal. as corretoras só querem CFDs, porque são uma mina de ouro para elas, à custa dos investidores. e geram mais comissões à própria bolsa.

em todo o lado existe um mercado de futuros, mais ou menos desenvolvido. nós somos os atrasadinhos, quando há 10 anos, tinhamos dos melhores mercados do mundo, fazendo inveja aos próprios espanhois. que copiaram o nosso modelo. e bem falta nos faz este mercado.

quando passaram aquilo para Lisboa, eu disse a um dos responsáveis. isto só vai beneficiar corretoras e a prazo é a morte do mercado. o gajo riu-se e disse-me que eu andava a dormir e não percebia nada do assunto.

mas acertei. hoje não existe mercado. mas ele continua a ganhar dinheiro. os patos do costume garantem-lhe os ganhos. :confused:

Ibn Erik
12-11-2009, 11:38
não havendo mercado de futuros em Portugal, é possível montar uma estratégia para o caso português? possível, é. mas com riscos desnecessários e que podem não compensar este tipo de estratégias.

uma forma é usar um cabaz de futuros de mercados internacionais, que tenham uma elevada correlação positiva com o mercado português. mas o risco está sempre lá presente e não compensam, a meu ver, os ganhos. além disso, exige que o montante da carteira seja bastante elevado, o que torna praticamente impossível esta estratégia para pequenos investidores.

mas é possível tentar este tipo de estratégia em Portugal. não aconselho a fazer-se mas há quem o faça. não sei é se lá vão apenas com deltas neutrais. mas isso é outra discussão, demasiado técnica para ser debatido numa tasca deste tipo. ;):rolleyes::D

dudu
12-11-2009, 11:57
parabéns Ibn pelo teu texto

bastante esclarecedor e informativo

mas estou tal como o Corto e outros que tais, para nós começa a ser complicado saltar de forum em forum para te vir ler à esplanada

é como se eu estivesse na sala lá dentro a trabalhar na corretora e cada vez que tivesse duvidas tinha de ir à varanda perguntar ao meu chefe, que passava o dia a fumar

:D

mas mais a sério, eu já li sobre essa teoria, não com futuros, mas com opções e warrants, já que essa era uma das funções primárias desses produtos, a cobertura de risco das acções, mais tarde deu-se mais enfase à propria especulação em si

e sim, lembro-me bem da BDP, quando comecei na bolsa enviava faxes com as ordens para lá, espectáculo

como acho este tema muito interessante, o dos investimentos "neutros" e a cobertura de risco, vou escrever também umas coisas para ajudar a debater isto

deixa-me só livrar dos meus curtos que isto hoje está muito tipo na corda bamba e sem rede ! e eu nos produtos de risco gosto pouco da incerteza...

:rolleyes:

Ibn Erik
12-11-2009, 12:17
é como se eu estivesse na sala lá dentro a trabalhar na corretora e cada vez que tivesse duvidas tinha de ir à varanda perguntar ao meu chefe, que passava o dia a fumar

eu passo o dia a fumar mas nunca serei teu chefe e muito menos de te ensinar alguma coisa. :D:p;)

como acho este tema muito interessante, o dos investimentos "neutros" e a cobertura de risco, vou escrever também umas coisas para ajudar a debater isto

boa!

prometo não te mandar com o fumo para cima dos teus olhos. ;):D:D

Beatle
12-11-2009, 16:08
és um chato. :p

deixa-me andar por aqui, que ando descansadinho e todo feliz da vida. ;)

Eu cá acho é q estás com falta de apanhar umas palmadas no rabo pra ver se te passam as birras!!! :p

Não consigo perceber pq não separas as águas... estas coisas deviam estar do outro lado... e claro a luta contra o aquecimento aqui, assim como outras cenas!!... Mas pronto... tomaste de assalto a esplanada e tás completamente embriegado... tenho pena... é q nem sempre tou de olho no q se passa aqui!! :rolleyes:

Abração, B.:cool:

Ibn Erik
12-11-2009, 16:19
Beatle, curte isto, que vais gostar:

http://www.youtube.com/watch?v=cBjLwtQCv_g

Beatle
12-11-2009, 22:12
Beatle, curte isto, que vais gostar:

http://www.youtube.com/watch?v=cBjLwtQCv_g

Tá giro! LOL! BANG BANG! :p