View Full Version : as férias e a bolsa.
a nossa bolsa e o nosso bolso.
e por causa disso e das dúvidas que por aqui andam deixo uma questão que me parece pertinente:
- para quem sai para longe do seu 'amado' computador e logo dos mercados deve ir liquido (sem nada na carteira, ou quase) ou deve atirar-se a um titulo ou outro a ver se quando chega tem a férias e o resto pago?
sinto por aqui as duas linhas de pensamento.
que acham?
que vão fazer?
eu tou confusooooooo :rolleyes:
e parece-me uma boa questão.
http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/lon/TR3/STC/UNRK7CO/LON108.jpg
OLÁ COMPINCHA ! OBRIGADO PELO TÓPICO PARA CONVERSA ! BEM PRECISAMOS DE MOTES !
para mim, a resposta seria fácil : 'NIM'.
Exceptuando a fase pré-pico do bull, em que fiquei com a carteira mais gorda ao ir de férias e manter tudo o que tinha, todas as vezes que vendo o que tenho em carteira antes das férias, faria melhor se estivesse ficado quieto. Todas as vezes que fico quieto, faria melhor se tivesse vendido. Portanto... prefiro vender porque ao menos assim garanto que não perco.
MrChance
22-07-2003, 13:00
Ora cá estamos nós para um mote interessante. Para mim, tudo se resume à perspectiva com que se fizeram os investimentos.
Caso se tenha investido numa óptica de longo prazo creio que é de manter esses investimentos a não ser que as premissas que o levaram a investir se tenham, entretanto modificado. Caso contrário,deverá estar líquido pois não pode acompanhar convenientemente os seus títulos.
Mas ainda assim temos a hipótese do meio-termo, investimento de curto prazo (posição). Aqui poder-se-à acompanhar as cotações, digamos, pelo jornal, agindo caso se tenham ultrapassado, nas subida ou descida, determinados patamares.
Caso não se queira desfazer de posições poder-se-ão deixar ordens stop de prevenção para alguma anomalia bolsística.
adorei a adesão...
maior adesão que esta, só a da Supercola 3.
muita fixe...
Mohandas
22-07-2003, 16:17
... hummm... não acho nada, acho eu...
Se eu tivesse dinheiro, o que é que eu fazia?
Pegava no dinheiro e levava-o para férias, pois... De outro modo como é que eu podia ir de férias? :rolleyes:
pronto... está bem. Era suposto ser a sério. Era uma tentativa honesta do Gatsby para tentar mudar qualquer coisa nestes dias de dialogo cada vez menos ... interessado (talvez seja esta a palavra certa). Estou triste.
Mohandas
22-07-2003, 16:27
... três respostas, para a média de participação, até não é mau...:rolleyes:
jleandro
22-07-2003, 16:57
eu fiz este ano o que faço sempre: os Investimentos de Longo Prazo - assim permanecem, porque não devem cair muito nesta altura.
os investimentos de curto prazo: vendi aquilo onde estava a ganhar e quando vier começo nova aventura.
ps: o BPI tornou-se em mais um investimento de longo prazo, e esse foi uma grande surpresa para mim, outros (Red) avisaram-me.
... sem vender, por uma única razão: porque estou longo na nossa bolsita, e, espero, quando voltar, ter as férias pagas. pela subida, entretanto verificada na nossa bolsita.
Estão à espera de quê. Os indicadores que têm saído não vos diz nada? Os resultados das empresas que entretanto têm saído não vos diz nada? A ligeira recuperação entretanto verificada nos mercados, após quase de 3 anos de descida, não vos diz nada? A AT referente a grande parte das nossas acções não vos mostra linhas ascendentes de médio/longo prazo?
Então, porque vender? Porque podem, aquando do regresso, comprar mais barato? Pois podem, mas, também podem comprar mais caro...
Esta é a minha opinião!
Eu estou a pensar seriamente ir investido, penso que o mês de Agosto vai ser o reflexo de como estes resultados agora estão a mexer com o mercado, ainda não sei para que lado me virar, mas na próxima semana tenho que pensar nisso a sério.
Patacôncio
22-07-2003, 17:21
Da perspectiva temporal de cada um...
Diria que era de ir quase todo liquido.
Ou levar um ou outro título interessante, mas com stops no sistema.
Mas depende de cada um...
http://www.railned.nl/seinenboek/images/sein19-02.gif
o meu investimento nas férias vai ser em produtos tipo BPI LIQUIDEZ.
sempre dará para os gelados dos putos durante as férias. mas não podem comer os geladinhos de manhã, à tarde e à noite, porque senão já não dá,hehehehe.
e deixarei muito pouca coisa (quase nada) a mornar em IMP.
abraços.
P.S. investimento em IMP, é uma aposta minha e não um conselho, hehehehe.
Ora aqui está um post do nosso grande amigo Gatsby, que deveria ir para os inamovíveis, durante algum tempo ( pode ser durante as férias).
Tambem penso botar faladura sobre isto. Talvez amanhã.
Inté
H. Potter
22-07-2003, 22:31
Para mim não há maior erro que ir de férias sem poder controlar a situação. Se para onde vou não tenho a mínima hipotese de dar ordens e controlar o meu portefólio, fico líquido a 100 %. Há mais marés que marinheiros e se perdermos um rally vai haver de certeza outro mais tarde para aproveitarmos pois teremos liquidez para o fazer. No entanto se ocorrer algo que ponha tudo de pantanas enquanto tomamos uma pinã colada nas Caraibas, podemos levar tal rombo que vamos precisar de vários anos para nos recompormos.
Se tenho hipotese de controlar o que se passa, coloco stop loss porque férias são férias e nessa altura só verifico a meio da sessão e os fechos ( a patroa fica logo com os azeites se começo a acompanhar o mercado). Normalmente só deixo nesta situação investimentos longos e cujo comportamento e mais ou menos previsível. Contudo mesmo nesta situação a liquidez é sempre na ordem dos 75 %, nunca fiando...
H. Potter
eu cá prefiro ir líquido, mas a verdade é que se vejo algo nas notícias corro para um cyber-cafe e ponho-me logo a dar ordens.
Nas últimas não fui líquido, e o que fiz com a RED em duas visitas ao cyber cafe, perdi com o fdp do BCP porque etava longo nele.
É um bocado, «façam o que eu digo, mas não o que eu faço» do costume.
De resto, para quem não seja trader, mas sim investor, o horizonte temporal é sempre mais largo, pelo que ir de férias não altera nada ( contudo, se se pretende minimizar perdas deixar STOPs)
Abraços
...eu
no meu caso pessoal, faço minhas as palavras do JL, o esquema é muito parecido :
- investimentos de longo(issimo) prazo (obrigado a) das antigas privatizações (ex. PT, EDP, Brisas, etc) ficam SEMPRE comigo até qq dia...
- investimentos de curto prazo onde estou a levar no pelo, ficam também (ex. PT a 7.00, Sonae SGPS a 0.50, PAD a 0.22, etc), e sem stop losses !!!! maluquice, a sorte protege os audazes (nem sempre, né?), e a coisa até pode dar para os 2 lados, por isso arrisco... :rolleyes:
- investimentos de curto prazo onde já posso retirar algum, na véspera de férias marcha tudo, para o bem ou para o mal (exemplo EDP's a 1.98, 2.00. 2.04 e 2.05, mas mesmo assim depende do comportamento delas até ao dia 01/08)...
penso que este seja um procedimento standard...
inté, voltemos ao trabalho...
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.