PDA

View Full Version : O "português"

jleandro
03-08-2009, 09:37
pedaço dum artigo do "Record" de hoje.

se por cá muitos se preocupam com o facto de haver 2 brasileiros na selecção principal de futebol e o 3º estar a caminho (eu sou um deles), imaginem quantos alemães haverá na sua selecção de sub 21.

Começo por fazer um teste ao leitor. Escrevo de seguida os nomes de onze jogadores de uma seleção que recentemente conquistou um título e pergunto-lhe se descobre que país é que ela representa. Vamos lá: Basala Mazana, Aogo, Dejagah, Hazira, Boateng, Khedira, Yabo, Ozil, Sukuta Pasu, Marin e Castro. Então, descobriu? Não? Então fique a saber que todos eles fazem parte da seleção de Sub-21 da Alemanha que se sagrou campeã da Europa. Não parece, mas é. Não fique infeliz se por acaso não adivinhou. A intenção, aliás, não era diminuí-lo perante a sabedoria do autor destas linhas. Colocassem-me o mesmo desafio e teria de confessar a minha ignorância.

Viandeiro
03-08-2009, 10:13
pedaço dum artigo do "Record" de hoje.

se por cá muitos se preocupam com o facto de haver 2 brasileiros na selecção principal de futebol e o 3º estar a caminho (eu sou um deles), imaginem quantos alemães haverá na sua selecção de sub 21.

Mas esses "alemães" foram importados em idade adulta como os brasileiros da selecção nacional ou são filhos de emigrantes (logo, provavelmente alemães) ou jovens imigrantes?

A preocupação faz sentido, mas então e países como os EUA e as suas poderosíssimas selecções nas mais diversas áreas?

V.

Massarico
03-08-2009, 11:50
Mas esses "alemães" foram importados em idade adulta como os brasileiros da selecção nacional ou são filhos de emigrantes (logo, provavelmente alemães) ou jovens imigrantes?

V.

Isto diz tudo.

Joker1
04-08-2009, 11:27
Desde que reuna as condições necessárias para ser cidadão português, para mim é óbvio que passa a ter TODOS os mesmos direitos e deveres, incluindo o de ser seleccionável para qualquer equipa "das quinas". Ainda sou do tempo em que o português Obikuelo ( era mais fácil escrever se fosse Manel ou Zé, ehehh) representava com muito gosto, vontade e classe as cores de Portugal.

inté