PDA

View Full Version : Algo que todos devem saber

nepal
08-07-2003, 13:58
Boas tardes caros compinchas do B.T.

Entro como membro mais recente devido a perca de dados ou talvez, ter estado muito tempo sem escrever neste espaço.

Tentativa de ataque detectada
na rede de Caixa Automático Multibanco

A SIBS tomou conhecimento que organizações criminosas estão a actuar frequentemente na Europa através de ataques a Caixas Automáticos.
Sinteticamente, a fraude consubstancia-se na instalação de dispositivos vários sobre a área de utilização do Caixa Automático, com o objectivo de capturar informação do cartão e, eventualmente, do código secreto dos utilizadores.
Este frontal falso altera a interface normal com o cliente quando este utiliza o Caixa Automático, nomeadamente:

1. Ecrã falso a tapar o ecrã original – As mensagens e as imagens apresentadas são diferentes das normais da rede.
2. Leitor de cartões falso – É colocado um leitor em que o utilizador tem que passar o cartão (tipo leitor de abertura de porta), em vez de o inserir.
3. Teclado falso apresentado no ecrã – Nesta situação é solicitado ao cliente que marque o seu código pessoal directamente sobre o ecrã. Na rede Multibanco o código secreto nunca é introduzido no ecrã do Caixa Automático.
4. O Caixa Automático não presta qualquer tipo de serviço ao utilizador
5. O leitor verdadeiro do Caixa Automático poderá estar tapado.
6. Teclado falso – poderá, em algumas situações, existir um teclado falso colocado sobre o verdadeiro.
7. O aspecto visual e gráfico da zona de utilização é diferente do normal.
Junto se anexa uma imagem (confidencial) ilustrativa de um tipo de dispositivo utilizado numa rede estrangeira.
Recentemente detectou-se uma tentativa deste tipo de ataque num Caixa Automático “through-the-wall” da rede Multibanco, instalado no Algarve, num local não bancário.

A SIBS apela aos bancos que informem as agências e, eventualmente, as empresas de transporte de valores no sentido da verificação sistemática das condições físicas dos Caixas Automáticos.
Chama-se ainda a atenção para o facto de qualquer equipamento que tenha sido objecto deste tipo de ataque, poder apresentar sinais exteriores da fixação dos dispositivos falsos (ex: resíduos de cola, pontos de aparafusamento, ...)

Um Abraço a todos os Compinchas
Nuno

jleandro
08-07-2003, 14:03
olá Nuno, bom regresso

qualq era o teu nick anterior?

sabes que por cá, no Algarve já foram descobertos casos desses, ou muito parecidos.

é sempre bom lançar estes avisos.

Karl Marx
08-07-2003, 14:05
E cuidado com os cartões.

aseven
08-07-2003, 14:05
Nepal, bem-vindo a este espaço que também é teu.
Muito obrigado pelas informações prestadas. Optimo contributo para os menos desprevenidos, onde me incluo evidentemente.
Nunca é demais sabermos as aldrabices que andam por aí, para assim podermos estar mais atentos e prevenidos.
Muito obrigado

nepal
08-07-2003, 14:06
o meu nick era o Npal (portalegre) não sei o que se passou tive de criar novo registo

jleandro
08-07-2003, 14:10
de qualquer modo, o que interessa é que estás por cá.

hoje um amigo teve problemas em entrar, e só o conseguiu depois de fazer a limpeza dos "cookies"

será o teu caso também?

lfrias
08-07-2003, 14:13
boa tarde

eu penso que foi outro o problema:)

Não temos nenhum registo na base de dados de um utilizador Npal mas temos um de Npalmeiro

nepal
08-07-2003, 14:16
Acabei de formatar o disco, de 15 em 15 dias "tem obras" neste PC provavelmente foi o tempo.
Não faz mal é bom ser o mais novo… heheheh

Um especial abraço ao manel

nepal
08-07-2003, 14:19
não e por isso a password e que não aceita algo que uso sempre igual em todos os lados.

Óscar
08-07-2003, 14:20
Lembro-me de já te ter visto por cá, com o nick de Npalmeiro.

De vez em quando, vou aí a Portalegre visitar família que mora na R. Direita. É possível que dia 15 e 16 deste mês, esteja por aí, de novo.

Espero que continues a "botar faladura" e a estar por aqui a dar a tua contribuição para o êxito desta "tasca".

Um abraço! :D

nepal
08-07-2003, 14:24
no dia 15 sobe até a serra e procura um restaurante que se chama "O Palmeiro" tem boa pinga passa por lá

este convite não é só para o Óscar e para todos claro...

lfrias
08-07-2003, 14:25
eu forcei o envio da password da outra conta para o endereço de e-mail respectivo.

Agora podes optar entre aquela ou esta nova. Diz-me qq coisa nem que seja por privada para depois eliminar a conta que não te interessar.

Ventor
08-07-2003, 14:25
Pois o Npalmeiro andou por aí, mas sumiu!

Bem "revindo" Nepal! Fazes-me lembrar que noutros tempos andou por aí um filme que se chamava "nos caminhos de Katemandu", era nos tempos dos maníacos das flores - os Hypies! Se não era assim, era mais ou menos!

Não fujas outra vez, e vai aparecendo com as novidades que poderes aranjar e não esqueças que, se não forem novidades, para muita gente as coisas velhas podem muito bem voltar a ser novidades! É essa a vitória dos meios de informação. O que para mim pode ser velho, para ti pode ser novo e vice-versa!

Um abraço,

Óscar
08-07-2003, 14:29
Como não vou sózinho a Portalegre vou estar sujeito ao que o restante pessoal decidir. Mas vou fazer uma forcinha, para pelo menos, fazer uma paragem por aí.

Um abraço!

gatsby
08-07-2003, 15:52
ei nepal, boas.

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR3/PIG/Z4QZX4X/PAR117970.jpg

Sansão
08-07-2003, 18:14
Ora viva Palmeiro!!! bem aparecido.

O Nuno é o amigo do Manel,que foi seduzido a vir tomar um copo a este cantinho!!! não é?

Uma cunhada minha formou-se aí no Inst.Sup .Port.

Abraços

S111or
08-07-2003, 21:10
Sou o S111or, conhecido cá por 111.
Vai aparecendo.

Iatros
08-07-2003, 21:13
Um nepalês com restaurante na serra, na região do vinho de Portalegre? Epá, qualquer dia tens-me aí.

Um abraço.