View Full Version : CFDs / Forex
Oi meu bom povo...
Conforme o combinado com o amigo Iatros durante aquele nosso ultimo fausto e laudo repasto (ou seria antes orgia gastronómica ???), em que aprendi imenso com ele sobre CFDs - reconheço que não conhecia este produto até aí - e depois de me ter elucidado mais um pouco sobre este assunto, um pouco pela vasta informação da Net, quero aqui partilhar com vocês alguma informação, em português e simples, que a LJCarregosa dispõe sobre isto.
Página
www.ljcarregosa.pt/
Menu
CFDs / Forex
Ainda que não se venham a usar - pelo menos para mim e para já não - pelo perigo (e vantagem) e alavancagem que têm, pelo menos serve para quem ainda não conheça ficar com mais um nívelzito na sua cultura bolsista.
Aqui e à parte deste assunto dos CFDs proponho em 1ª mão que o próximo repasto conventual tenha lugar no Norte !!!
Carago !!!
ER
Apoio a parte do repasto no Norte.
Um abraço Dudu!
Mohandas
01-07-2003, 00:20
Marco a data do próximo... :mad:
Quanto ao repasto e apesar de ser quem mais tem que passear, já tinha dito aantes do último que o próximo tinha que ser no norte, por mim podem já marcar a data, mas para manter o espaço temporal a que já nos habituamos, talvez daqui a 3 meses.
Quanto ao CFDs, tenho que ir dar uma olhadela, com muita atenção, mas acho bem que se abra um espaço, e os mais experiêntes possam aqui tentar motivar aqueles que ainda estão muito verdinhos nestas coisas apesar de elas já existirem no mercado à algum tempo, só que em tempo de subidas estes produtos têem tedência para ficar esquecidos na gaveta, por isso peço ao Iatros no caso de ele ter tempo que nos simule aqui uma aplicação nestes produtos e caso ache necessário, nos explique vantagens e desvantagens, ou seja, venda o seu peixe como se nós fossemos um potencial comprador de uma bujiganga que ele precisasse de vender.
Não serei a pessoa mais informada e portanto a mais indicada para explicar CFD's.
Mas tenho muito gosto em partilhar com os compinchas aquilo que vou aprendendo.
Assim haja tempo e posso dar o pontapé de saída.
Eu terei todo o gosto em responder a algumas questões sobre CFD`s. Não me peçam é para explicar tudo sem quaisquer questões (as coisas mais básicas) porque, como sabem, o meu tempo para andar por aqui não é muito, devido ao Caldeirão.
Mas questões que surjam, ajudo no que for preciso.
Um abraço,
Ulisses
Este Druida é um bacano ! Só tem um defeito : não vai em almoços. De resto .... 5 estrelas !
Ora bem, duvidas sobre CFD (para quem ainda não percebe do assunto) :
- Como funcionam ? Mais como Warrants ou mais como Futuros ? Ou nenhum dos dois ? Tem prazos de validade (vencimento) ?
- Quais as suas reais vantagens em relação ao warrants e aos futuros ? São fácilmente manipuláveis como os outros , ou são mais transparentes ?
- Estão sujeitos a markets makers, ou a sua liquidez já permite que funcionem como um mercado normal ?
- Qual o seu campo de intervenção (Indices ? Todos ? Titulos ? Todos ? Curtos e longos ?)
- Quais os intermediários que tem CFD ? Só a L.J. ?
- As comissões são baixas ?
- Agora, e para terminar, um exemplo:
Eu quero shortar o DAX. Actualmente a unica forma de o fazer com algum á-vontade é em Warrants, que como sabem, tem os seus defeitos. Ulisses (ou alguem) queira ter a fineza de me exemplificar uma shortada em DAX com CFD, quais os perigos em que incorro (que derivem directamente do produto em si), e o que devo sempre ter em atenção.
Não perguntei muito , pois não ?
OBRIGADO, OBRIGADO, OBRIGADO, MUUUUUUUITO OBRIGADO !
:D
Xiii Cali! Tu começas logo a rasgar! Vou tentar responder às tuas questões, mas como vou escrever em ritmo de contra-relógio é natural que muita coisa não fique suficientemente clara, pelo que espero que me digas o que não percebeste.
"- Como funcionam ? Mais como Warrants ou mais como Futuros ? Ou nenhum dos dois ? Tem prazos de validade (vencimento) ?"
Eu diria que é uma mistura dos dois. Na sua essência funciona como os futuros: Tem uma conta margem em que tens que ter apenas uma % do teu investimento, em que vão sendo feitos os ajustes diários. Mas tem uma parte que funciona com os warrants porque tem algo parecido com market makers. Aliás, ao contrário dos futuros e warrants, aqui não há uma oferta e procura real. A oferta e a procura é sempre constante e estão sempre a uma % fixa do que estiver a ser feito no mercado à vista (das acções e futuros).
Por exemplo, imagina que o S&P está a fazer 968. A compra estará sempre a 967,25 e a venda a 968,75. Imagina agora a PT. No mercado à vista está a fazer 6,19-6,2 no mercado à vista. Nos CFD`s, como na PT está sempre distanciada 2 ticks do mercado à vista, ela estará a fazer 6,17-6,22.
Se tem vencimento? Não. Ao contrário dos futuros, os CFD`s não tem vencimento.
Mais daqui a bocado respondo às outras questões, ok?
Um abraço,
Ulisses
OBRIGADO, OBRIGADO, MUITO OBRIGADOOOOOOOOOOO !
(eu não disse que ele é um espectaculo, este Druida ? Só falta mesmo almoçar...):D
- Quais as suas reais vantagens em relação ao warrants e aos futuros ? São fácilmente manipuláveis como os outros , ou são mais transparentes ?
A grande vantagem, a meu ver, tem a ver com a clareza das "regras". Aqui sabes exactamente a quanto vai estar o bid e o ask em função do mercado à vista. É fixo e não varia de acordo com os milhões de parâmetros dos warrants. Em relação aos futuros, a grande diferença é que não depende da oferta e da procura. Isto é desvantajoso em mercados líquidos porque o spread é maior mas é vantajoso em mercados ilíquidos (como o nosso mercado e futuros) pois temos sempre garantia de comprador e vendedor.
"- Estão sujeitos a markets makers, ou a sua liquidez já permite que funcionem como um mercado normal ?"
Penso que esta questão já foi respondidas nas anteriores. Os CFD`s não obedecem à lei da oferta e da procura (apesar de indirectamente o fazerem) pois o bid e o ask é automatico em função do mercado à vista.
Daqui a bocado, respondo às outras questões.
Um abraço,
Ulisses
"Qual o seu campo de intervenção (Indices ? Todos ? Titulos ? Todos ? Curtos e longos ?)"
Isso depende dos intermediários. Na LJ, assim que me lembre de cor, nos índices tens o Dow, S&P, Nasdaq 100, CAC, DAX, Footsie e Ibex. Os outros índices confesso que não sei. Títulos tens centenas de acções europeias e americanas. A única forma de saberes quais são é mesmo fazeres o download da aplicação. Mas são imensasssssss. Ah... escusado será dizeres que CFD`s sobre acções portuguesas só na LJ encontrarás.
Em quase todos os CFD`s sobre acções podes entrar longo ou curto mas em algumas acções só podes entrar longo. Em algumas acções portuguesas, tal acontece. Por isso, convém verificar quais são.
- Quais os intermediários que tem CFD ? Só a L.J. ?
Em Portugal, só tens a LJ. No estrangeiro tens várias. Eu negoceio na LJ pois, apesar de ter spreads um bocadinho maiores que outras corretoras estrangeiras, a diferença no tratamento, na resolução de problemas, justifica-me esta opção. É que para algumas corretoras estrangeiras, com milhares de clientes, eu sou um pontinho pequeno e algum problema que surja, por vezes é resolvido muito a custo. Sei bem o que é isso... Mas é uma questão de opção de cada um
- As comissões são baixas ?
Não há comissões, pois essas estão incluidas no spread. Contudo, para os índices tens que negociar um mínimo de 10 000 euros (como as margens são 10%, tens que estar a negociar, no mínimo 1000 euros em margem) para não pagares a comissão que é de 10 euros.
Atenção que posso estar algo desactualizado nestes números, mas as coisas não andarão muito longe disto...
Já termino as respostas.
Até já.
Ulisses
fermasca
01-07-2003, 15:02
Viva,
aqui fica a minha pequena contribuição: - A plataforma "Carregosa Trader", na qual se negoceia em CFD´s e Forex é muito complicada!
Isto é, comparada com outras que existem no mercado, a plataforma da LJCarregosa deriva da plataforma do SaxoBank (isto se eu não estiver erro).
Depois de fazer alguma pesquisa encontrei a fxcm.com, cuja plataforma é EXCELENTE, mas que "apenas" negoceia em Forex.
Têm um serviço *****, e apesar de se ter que abrir uma conta com eles nos States, transferências e tudo isso, vale a pena, eles têm um optimo serviço.
Para começar existe a possibilidade de abrir uma conta Mini-Forex, e mesmo para as contas "normais", os valores são mais interessantes que na Carregosa...
Ah! A LjCarregosa que me desculpe! :) Eu até sou cliente!
"- Agora, e para terminar, um exemplo:
Eu quero shortar o DAX. Actualmente a unica forma de o fazer com algum á-vontade é em Warrants, que como sabem, tem os seus defeitos. Ulisses (ou alguem) queira ter a fineza de me exemplificar uma shortada em DAX com CFD, quais os perigos em que incorro (que derivem directamente do produto em si), e o que devo sempre ter em atenção. "
Vamos então exemplificar a abertura de uma posição curta sobre o DAX:
Nesta altura, o DAX está a 3143. A compra dos CFD`s está a 3138 e a venda a 3148. Ou seja, para shortares, por exemplo, 10 CFD`s DAX tens que vender 10 CFD`s a 3138.
O que é que isto significa? Que estás curto em 10 CFD`s do DAX num valor total de 31380 euros. mas isso não quer dizer que tenhas que ter na tua conta todo este dinheiro para abrires esta posição. Nos índices, a margem exigida é de 10%, pelo que tens que ter pelo menos 3138 euros em carteira para abrires esta posição curta em 10 contratos (recordo que estes 10 foi um número hipotético que arranjei, porque podem ser menos).
Imagina que, passado uns dias, o DAX caiu para 3040 euros. A compra estará a 3035 e a venda a 3045. Compras os teus 10 CFD`s a 3045 e ganhas (3138-3045) X 10 = 930 euros.
Os ajustes diários vão sendo feitos na tua conta margem de forma a controlar a tua conta margem para que, caso saias das margens mínimas, sejas informado que terás que fechar a tua posição ou depositar mais dinheiro.
QUe riscos corres? Os riscos de perder dinheiro. ;) Vá... falemos mais a sério. Os riscos são os mesmos que o das acções só que com a diferença que, caso estejas alavancado, os riscos multiplicam-se. Por isso, juizinho com as alavancagens!
Depois há um outro risco: É que o software da LJ é tão funcional e prático (as ordens são instantaneamente feitas) e abrem-te as portas a todo o mundo, que há um enorme risco do "overtrading", ou seja, estares sempre a negociar, o que não é nada benéfico.
Assim, rapidamente, acho que respondi às tuas questões. Mas como foi a correr, houve muita coisa que não deve ter ficado suficientemente clara. Por isso, estás à vontade para perguntar.
Um abraço,
Ulisses
Este Druida é espectacular a explicar as coisas em termos simples e compreensíveis. Um abraço para ti.
Já agora um acrescento, o Forex que se negoceia na LJC não é verdadeiramente Forex, ou seja, negoceiam-se CFD's sobre o spot do forex.
Por um lado não se recebem, por exemplo, a diferença das taxas de juro entre as moedas, mas por outro lado não há práticamente montantes mínimos, não há contas diferentes de Forex e miniforex. Pode-se negociar uma quantia tão pequena como 1.000 €, o que com uma alavancagem de 40 vezes (margem de 2,5%) corresponde a ter imobilizado qualquer coisa como 50 € (!!!!)
Depois de usar o software de demonstração eu acho que o melhor treino é negociar a sério mas com pequenos montantes.
No DAX por exemplo é aconselhável não negociar menos de 4 contratos, que ao valor actual corresponde a uma imobilização em margem de cerca de 1.260 € ( abaixo destes valores paga-se uma comissão de 12 € que não dá jeito nenhum).
A isto eu chamo enriquecer o fórum...
Nunca pensei aprender algo novo sobre bolsa a estas horas da noite ... acho q vou dormir sobre o assunto :o
Um grande Sanke Iue pro Ulisses! :D
...era só pra agradecer outra vez ao compincha Druida !
Este, eu vou guardar no meu PC, que sei que vai ser util !
De facto, experimentar aquilo sem guito não dá muita pica, porque a certa altura já estava a alterar a conta para 1 milhão de euros e fazer negocio até dizer basta!
Mas a aplicação da LJ é na verdade muito pratica para acompanhar o mercado, e o modo como se negoceia por ela muito simples
MrChance
02-07-2003, 09:15
Ora aqui temos um novo rookie, com um nome bem peculiar.
E logo interessado em transacionar um milhão de euros. É assim mesmo, que sem ambição não se vai a lado nenhum.
Bem-vindo a esta tasca e bota faladura que a gente está sempre presente. Já agora, embora não sendo CFD não queres fazer uma perninha no nosso jogo?
....vamos lá guardar este tópico para o RedDust e mais quem não viu e queira ler e participar.:)
É verdade, hoje estou a fazer a minha experiência com CFDs...de facto o sw da LJ é mesmo muito prático, só espero não ficar viciado :D
epá ! Tu não perdes tempo, Rui ! Boa sorte com essa coisa ! Sempre podes servir de cobaia, eheheh!
Aquilo até tem chat on-line. Já me deram as boas-vindas e tudo o mais. Isto assim vale a pena, ainda se arriscam a ganhar um novo cliente ;)
Para já comprei CFDs de PTM e PTC, com dinheiro virtual.
Só não gosto muito da taxa q cobram em compras de CFDs: 5.13%
Mas as vendas são grátis.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.