PDA

View Full Version : n gostos - os sabores

gatsby
25-06-2003, 21:37
Manjares de Deuses e Olímpos e bom gosto.
O Roteiro dos caminhos que levam também à felicidade.
Aquela que advém do prazer do bem comer e melhor beber.

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/nyc/TR3/MAC/L4ZVE80/NYC25290.jpg

-----------------------------------------------------------------------

Restaurante Cafeína - Porto- Portugal
É que adoro comer neste restaurantezinho com um toque francês em prato português. A chorar se perder o bife pimenta, e as sobremesas. Música ambiente muito boa, e ambiente ainda melhor que a música. Com sorte o Mar de Inverno será o fundo perfeito. Com o melhor café do Porto. E café só pode ser de um modo: curto em chávena fria.
Gatsby

Presuntaria Transmontana - Ribeira de Gaia - Portugal
As melhores entradas que já comi, as melhores sobremesas para rematar as entradas. Os pratos?, não sei, mas suspeito que deviam ser bons também.
Com sorte, e no dia certo, arranjam-vos também os melhores amigos para vos acompanhar...
E a bica, como se quer: curta... e em chávena escaldada...
Mohandas

O Saraiva - Nafarros - Portugal
Cabrito assado, Bacalhau, Cozido à portuguesa e sobremesas deliciosas tudo com preços razoáveis. Aconselha-se reserva ou entao esperar uma boa meia hora. Nos caminhos de Sintra não perder uns travesseiros à Piriquita...
Helena

Restaurante O Forno - S.João da Pesqueira - Portugal
Um sítio para se comer o melhor javali e cabrito. Espaço muito pequeno mas bem frequentado
Manel

Clube Naval - Caminha - Portugal
O "Rancho à minhota" é uma revelação, porque até aí o grão só parecia servir para cozer com bacalhau. Hoje é dificil fazer bem este prato porque é muito complicado, senão impossível, arranjar rabo de boi
Jleandro

Méson de Arcade - Arcade - Galiza - Espanha
Para quem gosta de peixes e mariscos...
5 Estrelas. Deveria figurar no Michelin
Pataconcio

La Vaca Argentina - Madrid - Espanha
Entregue o seu destino às mãos do empregado e não se arrependerá: como entrada um "pastel" com carne, com o formato de rissol mas muito maior, a seguir uma posta de carne grelhada como nunca terá comido (pela macieza, paladar, qualidade do trabalho de grelha) e no fim uma sobremesa argentina com uma mistura de chocolates...não há palavras.
A esperar um Vinho Argentino, bom mas sem fazer esquecer os nacionais.
Jleandro

Botafumeiro - Barcelona - Espanha
Comida Galega, numa casa com várias salas pequenas para garantir alguma privacidade, variedade incrível de peixes, mariscos, carnes e vinhos Galegos. A conta é menos agradavel que o prato.
Bons charutos, como é fácil encontrar por toda a Espanha.
Jleandro

Évora - Portugal
A Terra dos reataurantes. Fica aqui um roteiro telegráfico. Tasca do Oliveirinha - tudo de óptima qualidade, dos géneros à confecção, brilhante garrafeira com tudo o que é bom vinho Alentejano. Só lá ir se não houver pressa, porque apetece provar de tudo e ficar o resto da tarde ou da noite na cavaqueira. O Aqueduto - Só pela" Carne de porco no forno com migas de batata" justifica uma ida, é um achado porque a farinheira que metem no meio da carne dá-lhe um paladar que não se esquece, e a leveza das migas é impressionante.
Jleandro

O Condestável - Cartaxo - Portugal
Bom restaurante, bom para um gosto antigo - "Doce de mosto de vinho" - uma delícia das avós de terras que não a insipida cidade.
Jleandro

O Pescador - Arrifana - Portugal
Na costa Alentejana, entre Aljezur e Vila do Bispo, restaurante num 1º andar que não é fácil descobrir, mas sítio para comer a "melhor caldeirada de peixe". Melhor ainda, barato.
Jleandro

O Chafariz - Caminha - Portugal
Trazem-nos uma travessa empilhada de costelinhas, daquelas para comer com as mãos e lamber os dedos (a fazer lembrar o Astérix ..). A acompanhar um delicioso arroz de feijão e para encerrar o programa das festas, o leite creme queimado, tão típico por aquelas bandas. O vinho, é tinto, claro.
Blue

Restaurante Casa da Roda - Angra do Heroísmo - Portugal
Com a baía de Angra aos pés. Curiosamente, quase não tem comida típica açoriana. Filet no tacho com ervas aromáticas é um pitéu. Mas também lulas e filetes de abrótea. Das sobremesas não me lembro, mas a garrafeira manda peso.
Karl Marx

Restaurante O Cantinho de São Pedro - Sintra - Portugal
Não tenho muitos cantinhos preferidos para dar ao dente, mas este é especial. Por tudo. E nem lhe posso chamar caro. O sitio é pitoresco, a casa é muito acolhedora e de um extremo bom gosto, e tem umas coisinhas muitas boas para papar. De referencia, um Cordon-Bleu cinco estrelas, uma truta com amendoas de ir ás lágrimas, um tornedó xis-pê-tê-ó, e UMAS FARÓFIAAAAAAS...mas umas FARÓFIAAAAAS...
Cali

Restaurante 'Atira-te ao Rio' - Cais do Ginjal, Cacilhas - Portugal
Este restaurante, amigo de picanha e caipirinhas, faz juz ao seu nome: é um convite de deixar a nossa imaginação a nadar atrás das fugidias sereias. É local para iniciados: encostado às águas do Tejo, de costas para a falésia, só é acessível a nado... ou então partindo de Cacilhas a pé, ao longo do velho cais, de carris ferrugentos onde correm vagonetes desaparecidas, com memórias de barcas de vela latina atracadas, janelas escancaradas para o céu. Na maré cheia corre-se a cada onda que vem, ameaçando raptar-nos...
Magoo

Restaurante 'Luar de Janeiro' - Évora - Portugal
'Luar de Janeiro' é o restaurante que tem o nome mais bonito do mundo. É em Évora e serve típica comida Alentejana.
Algo mais a acrescentar em tanta perfeição ?
Magoo

Fogo de Chão - São Paulo - Brasil
É o paraíso, o sonho tornado real, do pobre e esfomeado marujo português das descobertas: variedade de carnes e acompanhamentos (marisco por exemplo :-)) e capaz de ultrapassar a imaginação de qualquer um, qualidade máxima, quantidade não mensurável... até à exaustão dos comensais.
Um must mundial na cidade que tem os melhores restaurantes do mundo.
Magoo

Tasca do Manolo - Sevilha - Espanha
Uma tasca fresca, como muitas tascas galegas espalhadas pelo Mundo. Não almocei porque não deu, mas saboreei um dos melhores presuntos do mundo (galego), e uma Aguilla, debaixo de um calor abrasador, ao pequeno almoço! Para coroar, um grande abraço entre um galego e um minhoto e um show de conversa para "mouros" ouvirem - gostos de muitos anos passados.
Ventor

Restaurante Grelhador da Doca - Setúbal - Portugal
Um dia lindo! Sol belo e quente, amenisado pela frescura húmida da bruma salpicada pelo Sado, sobre a esplanada e a doca. Sobre a mesa, um grande sargo grelhado para quatro e, no gelo, uma bela garrafa de branco da encosta de Enxoé! Hoje mesmo, a mesa do sonho virada para a doca do rio! Ali, respirou-se amor e sonhos de sempre! Entradas, prato e serviço, um mimo.
Ventor

Restaurante O Faroleiro - Guincho/Cascais - Portugal
Local agradável, com muitos bons pratos e vinho do melhor, para termos o prazer de trincar manjares de Deuses e saber honrar os gostos de Baco! Claro que, para mim, melhor que os bons restaurantes, é a boa companhia! A "chama" do Faroleiro, tem-me permitido ser aureolado pelas duas verdades. Um primor!
Ventor

gatsby
01-07-2003, 16:00
escreve, apenas te pedimos que sigas o formato que está já a ser desenvolvido no post inicial.

Nome - local - país
xxxxxxxxxxxxx (até 5 linhas da razão do gosto).
convence-nos que vale a pena...

não fiques eventualmente aborrecido pelo teu post desaparecer, ele passa a ser de todos e transportado para o principal, com a tua assinatura.

gatsby
10-07-2003, 22:27
tantos sítios para sermos felizes à volta de uma mesa.
tantos nais que ainda faltam...

esperamos pelo vosso convite a um repasto divino...

http://www.magnumphotos.com/c/htm/%2E%2E/%2E%2E/LowRes/par/TR3/SCF/R1ZYHUJ/SCF1375.jpg

Ventor
11-07-2003, 23:50
Restaurante - O Faroleiro (Guincho - Cascais).

Local agradável, com muitos bons pratos e vinho do melhor, para termos o prazer de trincar manjares de Deuses e saber honrar os gostos de Baco! Claro que, para mim, melhor que os bons restaurantes, é a boa companhia! A "chama" do Faroleiro, tem-me permitido ser aureolado pelas duas verdades. Um primor!

Ventor
13-07-2003, 23:41
Restaurante o Raiano - Penha Garcia

Um restaurante, na "beira da estrada", que mais se assemelha a um "Porto de Abrigo", para quem, como eu, vai estafado de horas de viagem! Mas a pressa obriga a umas deliciosas febras na brasa, regadas com um branco fresquinho de Alcambar e, à pressa, um doce de ananás gratinado, divinal para apreciadores! E, ..., abalada, para leste (03.07.12)!

Cali
14-07-2003, 23:45
Restaurante Bar "Ambrósia e Néctar" - Rua 25 de Abril, 55 - Olhos de Água - Algarve

Curioso e distinto nome para um restaurante : Ambrósia e Néctar, o alimento dos Deuses no Olimpo. Quem desce para a praia de Olhos d'Água, encontra-o a meio caminho. Sempre cheio, com os restaurantes vizinhos ás moscas. Acolhedor, com excelente decoração, onde predomina a madeira e terracota, vasto espaço, com sala interior, intermédia e exterior, atendimento muito simpático, e coisas gostosas como belas cataplanas, peixe fresquinho, pratos variados de cozinha tradicional portuguesa, e uns doces caseiros maravilhosos ! Preço médio por pessoa para refeição completa : 20 euros.

Cali
16-07-2003, 00:32
RESTAURANTE "PAPA-PORCO" (ex- "Mal-amanhado) - Rua da Alegria (á Praça da Alegria) - Lisboa

Restaurante pequenino e acolhedor, de comida de inspiração alentejana (re-inventada). Entre vários pratos destacam-se umas originalidades, como Migas de Bacalhau na Telha, e Pluma de Porco assado com oregão e Castanhas. Tem umas entradas tambem muito simpáticas. As doses não são abundantes, mas vale a visita, pelas novas experiencias gastronómicas. Preço médio por pessoa : 15 a 20 euros para refeição completa.

Blue
16-07-2003, 11:05
Que giro, eu conheci esse restaurante enquanto Mal-Amanhado. Depois fechou ... já percebi porquê.
Na altura achei um pouco carote mas com petisquinhos diferentes.
A decoração também era engraçada.

Cali
16-07-2003, 12:43
small world, heim, Blue ?

Eu nunca lá fui no tempo do 'Mal-amanhado', mas fiquei agradavelmente impressionado com a nova versão. Olha, aproveita e dá lá um "salto", para ver as diferenças.
:)

Ventor
19-07-2003, 21:16
Restaurante "O Desvio" . R. Braamcamp, em Lisboa.

Este é um cantinho para onde fui "desviado" muitas vezes. Aqui apreciei os sabores de pratos e de vinhos favoritos, bem como os sabores de companhias inesquecíveis, mas que o tempo, no seu giro eterno, vai "desmembrando". Junto da sua porta, já fechada, em 03.07.17, pelas 23:30h, ouvi no seu interior os murmúrios de recordações eufóricas!

Ventor
21-07-2003, 18:34
Restaurante da Pensão Monumental - R. da Glória, Lisboa!

Já passaram uns anos, mas creio que ainda existe, e quero falar dos seus sabores! Foi nesta casa que comi os melhores Cozidos à Portuguesa, fora do ambiente familiar! Era Cozido à Portuguesa com cheiro Galego! O Manolo, não o de Sevilha mas outro, era como da família. O seu cozido era ementa para deuses! E para mim! Ali, eu almocei muitos dias de Reis. O Manolo exigia e com a família e amigos, me presenteava!

Ventor
21-07-2003, 21:31
Retiro Quebra Bilhas - Edifício Campo Grande, Lisboa.

Nos anos 60, várias vezes almocei e jantei, com amigos, no Retiro Quebra Bilhas. Era uma Tasca (Casa de Pasto) de renome e gostava de comer por ali, entre outros, bacalhau assado com bom azeite e bom vinho em canecas de barro vermelho, servido em malgas! Desse tempo, também apenas ficou a saudade. Hoje é coisa fina, com outros interesses! Mas podem ir ao edifício Campo Grande,312. Vale a pena!

Deixo-vos aqui o Velho e o Novo. Não sei se ficam!

http://www.ciberguia.pt/cibercatalogo/public/1400/produtos/1.jpg

Velho Retiro Quebra Bilhas!

http://www.ciberguia.pt/cibercatalogo/public/1400/produtos/3.jpg

Novo Quebra Bilhas

http://www.ciberguia.pt/cibercatalogo/public/1400/produtos/7.jpg

Olhem para estes presuntos e vinhos

A História:

" O QUEBRA BILHAS "

O Retiro tradicional de Lisboa --Quebra-Bilhas—não tem hoje o aspecto que apresentava à data da sua fundação, provavelmente em 1793. As referências ao popular " Sítio de Comidas e Bebidas " só aparecem a partir da segunda década do século XIX.

Na " História do Fado ", de Pinto Carvalho ( edição de 1903 ) pode ler-se:

" A partir de 1846, já se guitarreava o fado … nas hortas e retiros populares … como sucedia na Moita das Tripas, no Escoveiro, no Ezequiel do Dafundo, no Miséria da Estrada de Palhava, no Campo Pequeno, no Arco do Cego e no Beato António … no Nova Sintra da Calçada de Carriche, na Joana do Colete Encarnado, ao Campo Grande, no Cá e Lá, do José Galinheiro, no José dos Patacos e no Retiro do Pardal, no Zé dos Caracóis, no Rouxinol, nos Terramotos, na Quinta do Ferro de Engomar, no Pedro da Porcalhota, no Manel dos Passarinhos e no RETIRO DO QUEBRA-BILHAS ao Campo Grande … onde se fadejava nas noitadas das esperas de toiros".

Já no tempo do Vimioso ---

- a Severa lá cantarolava o seu reportório decotada com um impudor feliz e batia o fado ao som da Banda de Sousa do Casacão, desde o escurecer até que, às duas da noite, o gado pegava de sair para a praça do Campo de Sant’Anna. - Não é essa Lisboa boémia, fadista e zaragateira, que um certo romantismo do passado nos legou, que vamos encontrar no QUEBRA-BILHAS de hoje.

Não haverá "tipóias", nem capote-e-lenço, nem alcatruzes da nora. Mas ainda lá estão os caramanchões de trepadeiras e fartas ramadas de videiras a proteger toscas e improvisadas mesas onde os canjirões de vinho disputam lugares de primazia ".

( In " Os Alfacinhas ", segundo Jaime Lopes Dias )

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

Evocações do Passado

“Em época que já vai distante, o espectáculo das esperas de toiros constituia o mais agradável divertimento para os aficionados e não aficionados, sem distinção de idades nem categorias, porque era aí nessa diversão legitimamente popular, que o fado – a genuína canção do povo, por excelência – se expandia livremente e com entusiasmo, a realçar nas unhas e nos lábios dos seus melhores e mais célebres tocadores e cantores, que os havia nesse tempo em quantidade e de superior qualidade…

Até à uma hora da madrugada dessas noites de estúrdia, a que não faltavam aqueles fidalgos em evidência: Vimioso, Castelo Melhor, Avilezes, Lumiares, Galveias, Maniques e outros, e enquanto os toiros não levantavam em direcção à praça do Campo de Sant’Ana, regorgitavam de aficionados e apreciadores das esperas, as casas de pasto e retiros de Carriche ao Arco do Cego: Nova Sintra, Patusca, Quebra-bilhas, Colete Encarnado, António da Joana e outras locandas similares, onde o fado tinha predominio e as suas leis falavam claro pelas bocas das guitarras.”

Do livro “Evocações do Passado”, 1943, de José Pedro do Carmo

jleandro
21-07-2003, 22:18
Ventor

fui muita vez ao Quebra Bilhas, especialmente de verão, para poder comer debaixo das parreiras à fresca.

já lá não vou há mais de 15 anos, não fazia ideia que tinha modernizado aquilo.

provavelmente perdeu o encanto que tinha.

Ventor
21-07-2003, 23:14
É verdade! O encanto é outro! Tenho belas histórias do Quebra Bilhas.

Há um restaurante defunto que provávelmente também conheceste: o Sózinhito, na Estação de Benfica, na esquina quem vai para Carolina Michaelis. Tinha umas mesas compridas de madeira e também tinha um bom bacalhau na brasa desfiado e regado com bom azeite. Ainda ontem comi cá em casa!

Deitaram o barracão abaixo já há um bom par de anos, construiram o edifício e sumiu!

Eu corria isso tudo nos anos 62/67, com boa gente, que foi saltando fora da Roda da Vida!

jleandro
21-07-2003, 23:29
não, esse não conheci

até porque conheço mal a zona de Benfica, só de passagem.

Ventor
21-07-2003, 23:34
Restaurante, o Josué - Longueira, Alentejo.

Caldeirada, Salada de Polvo, Arroz de Tamboril, Coelho frito, são pratos típicos. Para mim é cherne grelhado! Cherne que o Josué tão bem sabe arranjar, mas só de encomenda e só para amigos. Os que telefonam e dizem quero para ... e zás! Eu sou apenas convidado, uma perna do grupo! São belos os gostos alentejanos! Peixe grelhado, feijoada de búzios e vinho branco gelado e tinto! Para sobremesa, um Hino ao Sol!

Ventor
21-07-2003, 23:55
Restaurante Adega da Tia Matilde – na Beneficiência, em Lisboa

Mais uma vez, prezo a companhia aos pratos. Ali almocei há dois anos com o meu amigo Mikel, e esposas, a quadrilha de assalto ao prato favorito. Cada prato é uma bala direita ao coração. Na hora da retirada fica a promessa de levar volta na ponta. Mas não dá. A concorrência é tremenda. Nós juntamos o sabor da amizade e das iguarias! Mas há sempre nova “Matilde” com novos sabores!

Ventor
22-07-2003, 00:16
Restaurante Apolo Norte – R. Andrade Corvo, Lisboa

A minha “tasca” preferida! Nasceu, cresceu, eu vi. Vi chorar de saudade por Luanda. Trouxeram o nome e o empenho. Tarefa árdua! No seu domínio fui rei. As iguarias da D. Ana, como o molotov, eram feitas, com amor, para divindades. Eu era Rei. Ali conheci o Monte Velho, ao tempo o preferido de Baco! Gostos e amizades de sonho!

Ventor
22-07-2003, 01:13
Off Topic!

Caros amigos, terminei a minha tarefa dos nossos sabores - restaurantes.

Preenchi muito acanhadamente a meta de 10 como nos foi pedido. Esta, para mim, era a parte mais difícil, pois não me recordo dos nomes de muitos desses restaurantes, mas também como não se podem contar gostos de nada em cinco linhas, pouco interesse achei no assunto. Atirei com eles à medida que me lembrava!

Mas tentei satisfazer a ideia do Gatsby, na parte mais espinhosa! As restantes, são para mim uma brincadeira, a "piece of cake". Comecei por me dedicar, não aos gostos próprios dos restaurantes em si, mas mais ao prazer que tive em partilhá-los com as pessoas que de uma maneira ou outra, fizeram ou fazem parte da minha vida! O gosto do prato, o prazer das companhias, os dedos de conversa!

Não falei daquilo que, seria para mim mais fácil, muitos outros restaurantes, espalhados por aí fora, com nomes pomposos na sociedade. Não quis falar do Gambrinus, do Tavares, do João Padeiro, dos hotéis onde tive o prazer de comer. Não esqueço o meu primeiro almoço no melhor hotel que para mim existe . Hotel Seteais, gerido pela cadeia Tivoli. Aqui o prazer, para mim, conjugasse no absoluto! Tive o prazer de, na altura, descobrir por lá gente da minha terra e até a chefia da cozinha, há pouco tempo estava a cargo de um Luis, de uma aldeia chamada Várzea, na Barragem de Lindoso! Quem me contou, foi o Grande Chefe, e amigo, também já reformado do Hotel Tivoli.

A minha paixão por Sintra, pela sua serra, pelas suas encostas, pelo seu Seteais já vem dos anos 60! Foi ali que em 1962, eu perguntei a mim mesmo, porque não filmavam ali belos filmes portugueses do tipo capa e espada franceses que eu tanto gostava. Ainda hoje tenho na retina toda a beleza do Seteais dessa época, já então tão belo!

Podia falar-vos dos "ovos mexidos" dos bons hotéis do Porto que amigos meus tanto apreciavam e eu perguntava se não tinham mais nada para apreciar num hotel que não fosse ovos mexidos.
Éramos uns brincalhões!
Podia falar-vos de restaurantes da Boavista e da Ribeira, no Porto e até de Gaia, mas tinha de perguntar como se chamam! Em vez disso, comecei pelo que realmente senti interesse - uma Tasca em Sevilha! Terminei no meio de amigos - o Apolo Norte!

Espero agora que se esforcem um pouco. Tentem esforçar-se!
Vamos a isso!!!
Vamos lá rapaziada!

jleandro
12-08-2003, 17:21
já várias vezes jantei no restaurante Kais (junto a Santos, do lado do Rio), ontem ao fim de um ano voltei.

devo começar, para quem não conhece, que o Kais está situado naquilo que já foi um enorme armazém do Porto de Lisboa, e que por perto ainda se podem ver, uma vez ou outra, camiões carregados com contentores

a sala está muito bem decorada, com coisas simples, e muitas velas e cera escorrida.

tem duas salas, uma no r/c e outra na cave (penso que seja self-service)

o serviço é do melhor que tenho encontrado: muito eficiente e simpático quando baste.

a lista assenta em comida portuguesa, embora tratada de uma forma moderna, mas sem os modernismos que muitas vezes tornam os géneros irreconhecíveis.

vamos lá aos comeres:

comecá-mos ( eu e a minha mulher) com uma caipirinha, enquanto preparavam a entrada e escolhía-mos o(s) pratos

a entrada foram uns camarões flambeados em aguardente velha: 6 unidades médias, resulta agradável

de seguida um lombo de bacalhau com grelos e crocante de broa de milho -. prato conseguido e muito bom

estes 2 pratos foram acompanhados com "Deu la Deu" - Alvarinho da Adega Coop. de Monção

a seguir: costeletas de borrego com puré de batata e cebola muito fininha frita (estaladiça) - muito bom também

para acompanhar as costeletas veio um tinto do Douro "Quinta de la Rosa" - 14º de tinto, muito bom a bom preço, pois já o tenho comprado em supermercados.

na sobremesa: ela comeu uma tarte de maçã ( foi mesmo uma, e não uma fatia, pois são pequenas tartes), e eu comi um quente e frio com chocolate - óptimos

depois claro o café, e só porque não era boa política beber mais algum a coisa que fosse, eheheh

quem quizer impressionar a namorada, ou a esposa e e3stiver disposto a gastar 100€

vale a pena por tudo.

jleandro
02-03-2004, 22:22
ora vamos lá desenterrar este tópico, que já andava "perdido"

ao fim de mais de 12 anos, voltei ontem a almoçar em Altura no Restaurante "A Chaminé"

já na altura, dos que conhecia era o melhor restaurante algarvio, hoje com tantos novos restaurantes: tradicionais, modernistas, turisticos, e "para enganar Lisboeta" que abriram por lá e conhecendo agora muitos mais restaurantes, continuo a poder afirmar que "a Chaminé" se mantém uns furos acima dos que conheço (ressalvo o facto de não conhecer todos e lembro-me especialmente de um restaurante que tem sido muito bem referenciado "O Tradicional" em Almansil )

para quem conhece Altura, é fácil encontrar o restaurante: fica ao lado do Hotel (aparthotel) de Altura.

uma sala exterior, própria para dias mais quentes e menos convencional e uma sala interior: clássica.

mesas e cadeiras largas o suficiente e confortáveis; boas toalhas e guardanapos de pano e um serviço profissional e seguro.

não consigo relatar a lista completa, nem mais ou menos, mas os peixes (e era uma 2ª feira) estavam na vitrine com óptimo aspecto; os mariscos vivos.

comeu-se:
entrada fria na mesa: pastéis de bacalhau fofos e macios de óptima qualidade; pão alentejano de boa qualidade e logo vieram com queijo de cabra fresco gratinado com doce e pinhões - houve quem gostasse muito, mas eu não alinho muito na mistura de doces com outros géneros e por isso só provei para confirmar que continuo a não gostar, mas o aspecto era impecável e todas as outras pessoas gostaram.

a seguir veio um crepe de marisco (camarão e creme bechamel) de que os outros gostaram muito;
e vieram também umas "pataniscas de marisco" que são UMA MARAVILHA e um grande invento do cozinheiro: imaginem a massa das pataniscas de bacalhau, muito finas e troquem o bacalhau por camarão de rio (daquele mini mini) que vai a fritar levemente - UM ACHADO merecedor de todos os elogios.

as cadelinhas e as ameijoas: no ponto certo de azeite, sal, coentros e frescura - muito bom.

camarões gigantes grelhados: a grelha e o sal na conta certa em bichos fresquissímos - que mais dizer.

até aqui fomos acompanhando com Alvarinho de Monção "Deu la Deu"

depois e só para provar passámos aos pratos tradicionais, comeu-se (ou melhor provou-se):
rabo de boi estufado - muito bom
lombinhos de porco preto grelhados - igualmente, mas com pouco sal
lulinhas fritas: minis. mas com a fritura no grau certo

esta última parte foi acompanhada por um "Tapada do Chaves" tinto de 1999 - que grande vinho, a mostrar que o "tapada do Chaves" está de regresso aos bons tempos em que era um dos GRANDES TINTOS alentejanos.

a conta: se não se alargarem nas entradas e vinhos, podem comer pelos preços correntes, pois as dozes são a 10 / 12€, mas se entrarem no marisco...já se sabe.

uns visques (baratos - Jameson a 2,50€) e cafés fizeram o resto, pois ninguém se mostrou capaz de comer doce ou fruta.

se um dia forem para aqueles lados...não se esqueçam.