View Full Version : "Portuguesmente"
Sherlock
04-10-2003, 16:58
Caro Mohandas,
Gostaria de agradecer por este post que só agora tive oportunidade de ler.
Três questões:
Relativamente a controle vs. controlo, segundo o dicionário etimológico do José Pedro Machado, o termo correcto é controle.
Qual a sua opinião?
Relativamente aos dicionários, qual é para si o melhor dicionário etimológico português?
É um purista da lingua ou acha que ela deve evoluir livremente? Falo naturalmente de termos como "lóbi", "dossiê", etc.. Eu acho-os uma aberração, no entanto reconheço que o português, enquanto lingua, só existe porque se "evoluiu" do latim.
Cumprimentos
Mohandas
04-10-2003, 18:20
Antes de mais, acho melhor tutearmo-nos. É assim que te vou tratar e como quero ser tratado. Se não gostares, diz...
Os dicionários etimológicos, por definição, procuram manter a palavra original, e com alguma lógica. Podemos sempre perguntar por que é que uma palavra "importada" de outra língua há-de mudar de forma... No entanto, em português não é comum termos substantivos (os agora chamados "nomes") terminados em "e" uma vez que não temos a noção de "neutro" na gramática portuguesa. Ou é masculino ou é feminino. Daí o termo francês "contrôle" se aportuguesar em "controlo".
Temos casos parecidos, com a mesma origem: a avalancha (fr. "avalanche"); e outros que agora não me ocorrem...
O melhor dicionário (etimológico ou não) é o recente Houaiss (editado pelo Círculo de Leitores, mas que vai para as livrarias dentro de pouco tempo). É completíssimo e até "ensina" a criar novas palavras...
Acho que não sou um purista mas não admito a introdução forçada e abusiva de "novas" palavras na língua, como faz o execrável Dicionário da Academia...
Eu defendo que a língua "evolui" devido às asneiras que se dizem, mas não aceito que se permitam os maiores disparates sem tentar corrigi-los. Só se deve "adoptar" um estangeirismo se não existir correspondente na língua portuguesa, o que raramente acontece.
Temos o caso flagrante do brasileirismo "agilizar" que quase toda a gente usa. Porém, existe em português o verbo "agilitar" que quer dizer exactamente o mesmo.
Espero que tenhas ficado esclarecido... :D
Sherlock
05-10-2003, 02:08
Mais uma questão: achas que o latim deveria ser disciplina obrigatória em Portugal?
Eu nunca estudei latim mas, segundo me dizem, o conhecimento do latim pode ser muito útil para utilizar correctamente o português.
P.S.: não sabia da existência do verbo tutear em português. Estamos sempre a aprender.
Mohandas
05-10-2003, 11:22
Sem qualquer dúvida.
O Latim e o Grego são fundamentais para um bom conhecimento da língua portuguesa.
Além disso, devido à sua estrutura linguística, de declinações e casos, completam a nossa e dão uma maior abertura à aprendizagem de outras línguas (alemão, p.e.) e, há quem diga, da Matemática...
O Latim desde a primária, resolveria muitos dos actuais problemas da educação em Portugal.
Sempre a aprender. Ainda ontem aprendi uma coisa que não sabia. Os buracos dos campos de golfe devem ser mudados todos os dias!...
Extraordinário, espectacular. Acaba aqui? Não há mais? :(
Aprendi mais nestas duas horas a ler e a assimilar tudo isto que nos anos em que andei a estudar (passe o exagero).
Onde está o Mohandas? Ele faz falta aqui. :(
Karl Marx
13-01-2004, 18:38
Mohandas!!!!!!!!!!!
MrChance
13-01-2004, 21:08
E junto a minha à tua voz: Mohandas!!!!!
Cada um faz falta à sua maneira ... Mohandas, o pessoal daqui está muito desleixado no português (às vezes parece mais pretuguês ...). :rolleyes:
Aparece de vez em quando ... olha, pode ser quando a Inês estiver a dormir. ;)
CURIOSO???????????????????
ONDE TÁS??????????????????
:(
Também queria deixar aqui o meu apelo àquele amigo que me oferecia chernes fritos, quando o Ventor não estava!
Mohandas, aparece e trás a Inês! Os padrinhos querem vê-la crescer!
Mohandas
16-06-2010, 22:02
É verdade. Tive pena que isto acabasse...:(
Mas tudo tem um tempo.:o
Xiiiiii ! :eek: Imagino o pó que tiveste que sacudir...:D
Estive tb a ler, e às vezes até é bom sermos saudosistas.
Bem, se há freguês para dar erros aqui, devo de ocupar o 1º lugar, mas não é por falta de instrução, por enquanto, apenas problema de falta de visão. Acho que depois passa.
Abraços
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.