PDA

View Full Version : Torneio PSI-20 - Preparativos

Pages : [1] 2

MrChance
22-06-2003, 21:05
Bom, aqui estou eu com mais um desafio, este mais simpático para o colectivo: PSI-20. Aqui não há desculpas, todos as conhecem, de ginjeira, pelo que quero todos, mas todos envolvidos neste torneio. É a maneira mais rápida e directa para obter o divórcio :D.

Aqui vão algumas sugestões, para as quais espero o vosso feed-back.

TORNEIO PSI-20 - REGRAS

Data de início: 30 de Junho Data de término: 1 de Agosto

Constituição de carteira: Em qualquer data durante o torneio, sendo as jogadas afectuadas até às 7 da manhã do dia de cada sessão, com cotação indexada ao seu valor de fecho anterior;

Valor inicial da carteira: EUR 15.000;

Constituição da carteira: Máximo de 3 títulos

Transacções: A movimentação terá as seguintes regras:
a) Cada ordem representará 1/x avos do cash disponível, considerando-se x a diferença entre 3 e o nº de títulos em carteira;
b) No cálculo do valor das aquisições, será considerado o valor correspondente ao nº inteiro de títulos, permanecendo a diferença em cash (Ex. Valor disponível para aquisição: 3.027,35
- custo de cada título: 25,03 - títulos a adquirir: 120, porque (3.027,35 – 10,00) / 25,03 = 120,54));
c) Para o cálculo do valor a (des)investir será tido em conta a despesa de transacção de
EUR 10;
d) Apenas poderá ser dada 1 ordem por dia, exceptuando o primeiro dia da carteira, em que poderão ser dadas as 3 ordens de compra;
e) A compra de um título casada com a venda de outro título na mesma sessão apenas será considerada como 1 ordem;

Cotações das transacções: valor de fecho da sessão anterior

Comunicação das ordens: No fórum, em post especial para o efeito, que terá o seguinte título: Torneio PSI-20 – Ordens para a sessão de xx-MMM, até às 7 horas dessa mesma sessão;

Tentar-se-á fornecer a classificação do torneio todas as noites. No entanto, caso concordem teremos uma pequena nuance face ao figurino do Torneio USA. Nas informações diárias apenas será colocado o mapa da classificação. No fim de semana será então colocado o mapa geral com todas as movimentações das carteiras em concurso. Assim aligeira-se o trabalho diário.

Dado que durante o dia não consigo ser assíduo e regular na frequência do fórum, caberá aos moderadores a colocação nos inamovíveis dos 2 posts: "Torneio PSI-20 Alterações para xx/MMM" e "Torneio PSI-20 Resultados de xx/MMM". Creio que ambos deverão ficar nos Inamovíveis até serem substituidos pelos seguintes.

Proposta de transacção alternativa:

Transacções: A movimentação terá as seguintes regras:
a) Cada ordem representará 1/x avos do cash disponível, considerando-se x a diferença entre 3 e o nº de títulos em carteira. No entanto, a ordem poderá ser cumulativa para um título existente ou ser dada em múltiplos de 1/3 (Ex: 2/3 de PTC e 1/3 de PTI ou então 3/3 de BRI);

Passo a palavra. Mas deixo já um aviso à navegação: os resultados e as jogadas deverão ser mais comentadas. Se há desculpas para as acções americanas, dada a inexperiência da maior parte dos jogadores, já o mesmo não se aplica ao nosso PSI-20.

jleandro
22-06-2003, 21:21
acho tudo muito bem, e não estou a ver nenhum comentário meu que te possa ajudar

com regras claras como estas,... vamos a isso.

Patacôncio
22-06-2003, 21:41
Ó Mr. eu respondo quase sempre Presente à convocatória ...

Não entendi as regras ... mas sigo-as !!! ehehehhehh

Sansão
22-06-2003, 23:18
Vou de férias para a patagónia...mas antes meto a ordem pra entrar no jogo!!!

Óscar
23-06-2003, 00:00
Contem comigo!:D

Mohandas
23-06-2003, 00:05
... mas é claro que entro... :D

liberal
23-06-2003, 08:44
vamos a isso, estou no barco

Karl Marx
23-06-2003, 10:04
Desta vez já ganhei!

MrChance
23-06-2003, 10:36
Já estou como o Moh. Então vomicês não sabem ler? Ponho lá duas situações em alternativa e resposta, niente!
Que vomicês estão no barco sei eu, porque senão afogava-vos :D , mas quero é comments.
E quanto a prémio? Já no Torneio USA o Leandro levantou a questão, que ficou em águas de bacalhau. Vão pensando que Sábado temos que falar!

jleandro
23-06-2003, 11:10
estão aceites as limitações de 3 títulos e um negócio por dia, que pode incluir uma compra para substituir a venda que for feita nesse dia.

quanto às quantidades para cada título, penso que aí se poderá ser liberal, deixando à vontade de cada um

sugiro que sendo o limite de 3 títulos, possa também haver a possibilidade de deixar uma parte do capital em liquidez, para um reforço posterior num dos 3 títulos já comprados.

quanto ao prémio, não é importante mas talvez um almoço a pagar pelos outros fosse sufuciente para animar mais a coisa.

MrChance
23-06-2003, 11:17
Oops, falaste na palavra mágica: Trombinhas??
Já estou a contar os segundos para aparecer aqui o Patacôncio, para, pela primeira vez, querer ficar em primeiro lugar.

Leandro, ao almoço, respondo-te se puder.

MrChance
23-06-2003, 13:01
Leandro, esta resposta ficou comprida. Tinha-a quase pronta e sem querer carreguei na tecla Escape: apagou-se tudo :mad: .

Recomeçando, não é muito prático e dificulta bastante a possibilidade de escolha arbitrária da quantidade de títulos, porquanto muitas operações deixarão de ser feitas po erros de cálculo (nãoe squecer que há custos de trading).

Creio que a solução mais prática (meio termo) será a seguinte:

A carteira está dividida em três terços (3/3), que tanto poderá ser cash como títulos, sendo o máximo 3. De resto, tudo é permitido obedecendo aquela equivalência: ter apenas 1 título com 100% da carteira ou ter apenas cash, ter 1 título com 2/3 da carteira e outro com 1/3.

Mas atenção que a divisão em 3/3 pode não significar o igual valor das três partes devido à valorização ou desvalorização de uma determinada parte, que sendo vendida e recomprada noutro título, novo ou para reforço, terá uma proporção diferente, mas respeitando sempre a existência de 3 partes.

Complicado? Pagam umas garrafinhas de Água das Pedras no Sábado e eu explico melhor.

MrChance
23-06-2003, 13:08
Já agora um pormenor adicional: só é permitida uma ordem por dia: compra ou venda-compra.
Imaginemos que uma carteira tem 2 títulos e 1/3 cash. Vende um título. Se quizer comprar um novo título apenas o poderá fazer com o resultado da venda do anterior e não utilizando o cash já existente. Se o quizer fazer será uma nova operação, logo só utilizável no dia seguinte.

Isto já está a ficar mais técnico que o código do IRC. Só falta a remissão para os outros artigos e alíneas.
:D

Mohandas
23-06-2003, 14:06
... concordo com a alternativa. :cool:

Karl Marx
26-06-2003, 18:19
Com um terço de PTM, outro de PTM e outro...
eheheh

Iatros
26-06-2003, 20:55
Olá Mr. Chance!

Espero que neste jogo não aconteça como no outro em que prometi e não apareci. Como castigo acho que vocês me vão obrigar a beber um copo no sábado. :p

A única pequena dúvida que tenho em relação às regras diz respeito ao cálculo dos terços a meio do jogo, quando já houver mais e menos valias, mas não é muito importante e devo perceber logo no princípio do andar da carruagem.

Um abraço e reconhecimento pelo teu trabalho.

Cali
26-06-2003, 22:34
cheguei tarde mais cheguei.

Antes de mais , este Chance é um ganda tipo, sem duvida ! Aquisição de ouro para qualquer equipa de topo !

Quanto ao jogo : voto na versão alternativa, em que podemos investir o capital em apenas um titulo, se quisermos. Fica mais real.

gostaria tambem de sugerir que não deve ser permitido ficar em cash durante todo o jogo, visto que isso desvirtua por completo a ideia subjacente. Ter um gajo a ganhar o jogo só porque se inscreveu e não fez mais nada, não é justo. Deve-se impôr uma regra quanto ao periodo em que se mantem a liquidez.

Ex: qualquer jogador que se mantenha 100% liquido durante mais de metade do tempo de jogo, será desclassificado.

Um jogo de bolsa implica que se jogue, acho eu.

MrChance
26-06-2003, 22:44
Olá pessoal. Se tudo correr bem amanhã coloco a versão definitiva das regras.

Para o Iatros: a história dos terços após mais e menos-valias, no decorrer do jogo, funciona numa base lógica, que não numérica.
Digamos que a determinada altura a carteira é constituida por 3 títulos valendo 5.000, 6.000 e 7.000. Continuam a ser três terços (títulos). Vende o de 7.000 e fica em cash. Na sessão seguinte vende o de 6.000 e compra um determinado título. Qual o valor da compra? Ora em cash tem 13.000, logo aplica metade do cash (1/3 do total lógico), ou seja 6.500. No dia seguinte poderá reinvestir os restantes, ou vendendo o de 5.000 ficar com cash 11.500, ou reinvestir metade. E assim sucessivamente.
Não perceberam? Como sou o árbitro em caso de dúvida decido.:D

jleandro
26-06-2003, 23:11
é assim mesmo:
em caso de dúvida, como o árbitro é ele, decide ele...acho muito bem

também acho bem a sugestão do Cali, nunca mais esuqço a "rabeta" que levámos do magenta, que ficou o jogo todo sem arriscar 1 tostão e ganhou

Mohandas
26-06-2003, 23:28
Impôr???

IMPÔR???

Impôr???

IMPÔR???

De castigo vais ler, 10 vezes, os 4 "posts" que coloquei no Portuguesmente!!!

:mad:

Cali
26-06-2003, 23:31
e eu que não trouxe o Shelltox...

Mohandas
26-06-2003, 23:50
Depois do que me disseste quando eu pus aquele "post" a perguntar quem é que lia?

De onde se conclui, que TU não só não lês como me tentas enganar com as tuas conversas!

Humpf :mad:

Cali
27-06-2003, 14:34
ó meu amigo, eu nunca te tento enganar ! Quando és melga, eu digo que és melga. Quando és 'quiducho' eu digo que és 'quiducho' ! Não preciso de ter medo ! Estás aí tão longe ...! :p

Mohandas
27-06-2003, 14:52
... nas tuas certezas. :rolleyes:

magoo
27-06-2003, 23:49
Os meus parabéns ao dinamizador MrChance.
Desta vez não vai ser fraude, vou mesmo participar no concurso do PIX20!

Moo