PDA

View Full Version : Notícias da EDP !

Pages : [1] 2

Patacôncio
18-06-2003, 20:03
- Esta notícias não são novidade. Há mais algo escondido ...

Tarifas eléctricas podem cair entre 4% e 7%, diz Carlos Tavares

O ministro da Economia, Carlos Tavares, afirmou esta quarta-feira que a extinção dos Contratos de Aquisição de Energia (CAEs), no âmbito da liberalização do mercado eléctrico, poderá traduzir uma descida entre 4% a 7% das tarifas eléctricas em 2004, com particular impacto junto dos consumidores industriais.

O pacote legislativo aprovado esta quarta-feira em Conselho de Ministros prevê a extinção dos contratos de longa duração (cerca de 12 anos) entre os produtores vinculados - CPPE da EDP, Tejo Energia e Turbogás - e a Rede Eléctrica Nacional (REN), que obrigam esta última a comprar a energia por estes produzida a determinado preço.
Carlos Tavares garantiu que «os produtores não terão qualquer prejuízo financeiro com a extinção dos CAEs», acrescentando que será dado um prazo de cerca de um mês e meio, no máximo, para que estes e a REN se pronunciem sobre os parâmetros de extinção.

Findo este período, o Governo irá publicar o decreto-lei que define as condições de extinção, explicou o governante.

O ministro adiantou que, até final deste ano, a Lei de Bases do Sistema Eléctrico será revista, definindo-se igualmente o peso da reestruturação da EDP nas facturas dos consumidores, repercussão que deverá atingir «um período tão longo quanto possível para não sobrecarregar os consumidores», afirmou Tavares.

O ministro revelou também que o Governo criou as figuras do Comercializador Livre e dos Agentes Externos. A primeira permite a qualquer operador candidatar-se a uma licença de comercialização de energia e concorrer com a EDP; a segunda refere-se aos operadores que, não estando domiciliados em Portugal, poderão vender energia através de contratos bilaterais.

18-06-2003 19:28:37

In http://www.diariodigital.pt/news.asp?section_id=12&id_news=61796

Patacôncio
18-06-2003, 20:06
Governo favorável à atribuição da maioria fileira de gás à EDP

Quarta, 18 Jun 2003 20:11

O Estado está a dialogar com todos os accionistas envolvidos na reestruturação do mercado energético, permancendo favorável à detenção por parte da Electricidade de Portugal (EDP) de uma posição maioritária no negócio do gás que se encontra sob a alçada da Galp Energia.

O Governo aprovou, em Conselho de Ministros, resoluções que vão no sentido de retirar os negócios do gás natural à Galp Energia e incluí-los no seio dos activos da EDP que assim junta as posições no mercado de gás em Espanha.

Os accionistas, que incluem a italiana ENI com 33,34% na Galp Energia, dialogam ainda entre si para chegar ao modelo que prevê a saída daquele activo - Gás de Portugal - para ingressá-lo na EDP.

Sobre esta discussão, Carlos Tavares, ministro da Economia não quis especificar pormenores, tendo apenas referido que «é lógico a (EDP) ter uma posição maioritárias no gás».

Para o ministro, o accionista ENI «não é problema para a concretização deste objectivo. A ENI teve uma posição de grande abertura no processo, manifestando o seu apoio» à decisão de retirar o gás da Galp Energia, esclareceu o ministro.

por Bárbara Leite

In http://www.negocios.pt/noticias/NoticiaDetalhe.asp?CdDoc=91055

Patacôncio
18-06-2003, 20:07
Produtores com compensações de quatro mil milhões com extinção de CAE

Quarta, 18 Jun 2003 19:24

O Governo aprovou hoje um pacote legislativo para liberalizar o mercado de electricidade que inclui a extinção dos Contratos de Aquisição de Energia (CAE) entre os produtores e a REN, que deverá implicar compensações de quatro mil milhões de euros, revelou o ministro da Economia.

Os contratos estabelecidos, que em média têm a duração de 12 anos, através dos quais a Rede Eléctrica Nacional (REN) se compromete a adquirir toda a energia eléctrica dos produtores -CPPE da Electricidade de Portugal (EDP), Tejo Energia e Turbogás - vão ser extintos.

Com esta medida, os produtores, em particular a EDP, que detém 66% desses contratos já estabelecidos, vão estar livres para vender a sua energia no mercado, não estando a REN obrigada a fazê-lo.

Para minorar as eventuais perdas de venda de energia com a extinção dos contratos, o Governo prevê que haja uma compensação dada aos produtores na diferença face aquilo que conseguirem vender no mercado e o que estava anteriormente contratado com a REN.

No total, essa diferença, ou seja, a produção que não vão conseguir escoar no mercado, deverá atingir, segundo estimativa do Governo, os quatro mil milhões de euros.

Neste sentido, será dado aos produtores a possibilidade de repercussão nas tarifas nos consumidores da perda da energia que não seja vendida num prazo dilatado, igual ao prazo de vencimento dos contratos, como custos de manutenção do equilíbrio contratual. O ministro da Economia esclareceu que esses prazos são, «no mínimo, de 12 anos».

O mercado será acessível, a partir de Janeiro de 2004, aos clientes de muito alta tensão, alta tensão e média tensão, aos clientes de baixa tensão especial e a todos os consumidores domésticos a partir de Julho do próximo ano.

Tarifas eléctricas podem cair 4% a 7%
Com a adoptação deste prazo, o ministro da Economia, Carlos Tavares acredita que poderá ocorrer uma descida nas tarifas e «uma aproximação das tarifas às de Espanha», segundo afirmou em conferência de imprensa.

«As tarifas cairiam entre 4 a 7% de imediato, caso se optasse por uma diluição no prazo de 15 anos», explicou o ministro. No caso do período escolhido ser de 12 anos, as tarifas ficariam inalteradas.

Para implementar esta extinção, o ministro necessita da «definição dos parâmetros que serão propostos às partes envolvidas», bem como o «preço de referência às compensações quer o período de diluição das tarifas».

Este despacho será emitido «em não mais de um mês», após a audição das entidades envolvidas (REN e produtores),destacou Carlos Tavares, em conferência de imprensa.

Na definição das condições, «temos que respeitar os interesses económicos dos produtores (da EDP)», assegurou o ministro.

Diploma permite arranque no mercado eléctrico ibérico
Com este diploma para liberalizar a oferta de energia, são encontradas soluções para a prossecução do objectivo de arranque do mercado eléctrico ibérico (Mibel).

«O pacote aprovado é a primeira grande etapa de liberalização do mercado eléctrico em Portugal, criando condições para que o Mibel comece a funcionar quase de imediato», disse Carlos Tavares.

Para o alcance da meta de existência um mercado único de negociação de energia na Península Ibérica, Tavares referiu que «foi já feito o destaque de gestor de ofertas da REN, tendo sido constituída na passada segunda-feira o pólo português para negociação a prazo de energia.

Em Espanha será criada um mercado semelhante para a negociação à vista de energia.

No novo modelo serão criadas a figura do «comercializador livre» e «agente externo» que poderá comprar e vender energias nos dois países, em paralelo com os actuais produtores.

REN pode vender ou arrendar terrenos
A REN, no âmbito do novo pacote legislativo, vai poder vender ou arrendar terrenos onde estão instaladas as centrais eléctricas aos produtores. Com esta medida pretende-se que haja uma «criação de um horizonte de estabilidade aos produtores.

Esta compra ou arrendamento poderá ser repercutida nas tarifas.

Por Bárbara Leite

por Canal de Negócios

IN http://www.negocios.pt/noticias/NoticiaDetalhe.asp?CdDoc=91052

Patacôncio
18-06-2003, 20:09
Tavares diz já não há razões para Madrid manter inibição na Cantábrico

Quarta, 18 Jun 2003 19:50

O ministro da Economia, Carlos Tavares, quer que o Governo espanhol analise a inibição de votos da EDP na Hidroeléctrica del Cantábrico por considerar que Madrid não tem razões para manter essa limitação.

«Queremos que o Governo [espanhol] analise essa situação», disse Carlos Tavares, na conferência de imprensa para a apresentação da liberalização do mercado de energia, dizendo acreditar que essa situação está mesmo a ser revista.

Essa limitação, segundo Carlos Tavares, não faz sentido depois da aprovação da liberalização do mercado eléctrico e da consequente criação do mercado ibérico de electricidade.

Além disso, o ministro da Economia enfatizou que é intenção do Executivo diminuir a sua posição da EDP, não avançando com «timings», já que decorre a reorganização do sector que tem implicações na eléctrica portuguesa.

O Governo espanhol limitou os votos da eléctrica portuguesa [Cot, Not, P.Target] na Hidrocantábrico a 3%, quando a sua participação financeira atinge os 40%.

A limitação resulta de um regulamento da Comissão Nacional de Energia (CNE) espanhola que obriga a que eléctricas espanholas não possam ser detidas por congéneres estrangeiras onde o Estado esteja presente. O Estado português detém, directa e indirectamente, cerca de 31% na empresa liderada por João Talone.

As acções da EDP fecharam nos 1,80 euros, a cair 4,26%.

por Alexandra Machado

In http://www.negocios.pt/noticias/NoticiaDetalhe.asp?CdDoc=91053

http://www.negocios.pt/imagens/noticias/Electricidade2.jpg

http://www.negocios.pt/imagens/noticias/gdp_01.gif

bkool
18-06-2003, 20:50
Tb. ouvi esta notícia na TSF.
Pergunto: será esta a única explicação para o estranho fecho de hoje?

Óscar
18-06-2003, 21:39
... mas parece-me que ninguém sabe a resposta. :)

Há muitas respostas para uma razão só. O problema está em saber qual das respostas é a verdadeira.

Talvez amanhã saibamos qual foi a verdadeira razão porque a EDP desceu tanto no final da sessão.

Esperemos...

jleandro
18-06-2003, 21:43
estas merdas quando saiem das mãos dos ministros parecem uma coisa e muitas vezes quando são "regulamentadas" pelos burocratas acabam por ficar outra.

não sei o que vai daqui sair, o que sei é que com esta coisa de meterem o gaz na EDP se está a criar um monopólio na distribuição de energia

e isso não é de certeza bom para o consumidor.

e fico por aqui.

Óscar
18-06-2003, 21:55
Não é bom para o consumidor, mas, provavelmente, vai ser bom para o accionista. Penso até, que ao criarem o monopólio da energia se está a tentar criar valor para a EDP, para ver se conseguem fazer a OPV a um preço mais alto. Não esquecer que a OPV está prevista para este ano.

Vamos é ver se os accionistas vão na conversa, queimados como estão com as últimas OPVs. Será que estão dispostos a entregar o mesmo valor que deram na última, que foi a +/- 3€? Ou vão segurá-la em baixo para pagarem um valor que lhes permita recuperar parte do que perderam?

A ver, vamos!

jleandro
18-06-2003, 22:10
Óscar

hoje estou um bocado "caustico" com estes merdas todos

se querem enganar novamente os pequenos e médios accionistas, bem podem meter o mercado de valores naquele lugar.

podem enganar toda a gente dutante algum tempo, mas não podem anganar toda a gente durante todo o tempo.

estou a ficar farto de xicos espertos.

como da Nelinha, tanta conversa de m...., mas a inflação não é ela capaz de controlar

já vamos com 3,8% e sabemos quais foram os aumentos salariais...

então donde vem a inflação? será dos Impostos?

começo a ter vontade de mandar esta gente toda à m....

tanta conversa e são como os outros:

sabes como dizia o outro: CONVERSA TINHA A MINHA JOANA MUITA............

Cali
18-06-2003, 22:25
curioso ! A minha Joana ainda não tem conversa ! Mas já se faz ouvir, lá isso faz !:D

O Leandro, eu sei que tás chateado com esta treta, particularmente por teres ficado entalado na EDP, mas sei tambem que não é só por isso. És um tipo activo, atento, interessado, e genuino, e é esta ultima qualidade que te tráz tão lixado com F, certo ?

Este mundo não é nosso. Não é do pessoal com principios e bons sentimentos. É dos outros. E pouco mais podemos fazer do que barafustar e mandá-los para o ....

(pergunto-me se a CMVM se vai dar ao trabalho de investigar quem é que fez uso de informação preferencial para o despejo de hoje, no fecho . É suposto que isso seja crime, tambem, não ?

jleandro
18-06-2003, 22:31
tens razão, é isso e outras m.....

que acabam por ir cair na confiança que se faz nos outros, mas isto passa, bebo mais um copo, durmo umas horas e amanhã estou novo

ps. só para tua felicidade, andei pelas outras tascas e nem te digo: há menos posts novos que aqui

então nos "maiores" aquilo parece um deserto, não vale a pena a gente queixar-se disto aqui.
só o Caldeirão mantém uma certa regularidade e alguma qualidade nalguns intervenientes, porque muitos, especialmente os visitantes, é só confusão.

andei agora á procura de análises ao fecho da EDP: os "maiores" como não ligam ao mercado nacional, nem pio; no Caldeirão há algumas coisas, mas nada de mais importante.

nova
18-06-2003, 22:33
O discurso do Ministro foi lido ? (isto é se houve discurso) caso afirmativo, comecem por aí, agora uma coisa é certa, o que são 3/4%, acham que alguém se vai ralar com isso, para mais a EDP está farta de subir, à partida aqueles que se dizem prejudicados hoje, se calhar então fartos de ganhar com ela. (isto não sou eu a pensar, estou numa fase de reencarnação)

nova
18-06-2003, 22:35
Olha Jleandro eu também dei uma volta pelo caldeirão e concordo plenamente contigo.

nova
18-06-2003, 22:38
Estive a olhar agora para a ADR da EDP e por acaso não sofreu qualquer tipo da cataclismo, fechou a 1,87 apesar de ter volumes fraquissimos costuma mais ou menos estar com a paridade da mãe, mas desta vez ficou com um desnivel acentuado.

Óscar
18-06-2003, 22:42
Se me permites, vou especular um bocadinho.:)

Será que esta queda de 4% não estará relacionada com a subida recente de 4%? A idéia que dá é que alguém com necessidade urgente de despachar alguns milhões de acções a fez subir para despachar alguns milhões a um preço mais alto para já no fim do prazo que tinha para se ver livre delas, ter vendido as restantes ao melhor preço. Assim conseguiu vender alguns milhões a um valor mais alto e outros milhões a, práticamente, ao valor a que estavam antes da subida.

Isto é pura especulação e não detenho informações que me permitam provar isso. Mas acho estranho que, numa altura em que várias eléctricas espanholas com participações na EDP, se estão a ver livres de alguns activos menos importantes, tenha ocorrido um facto destes. Em 3 dias ocorre uma subida de + de 4% para no fim suceder uma descida de + de 4%.

Parece existirem coincidências a mais. Não acredito na explicação do engano, porque no pré-fecho há concertação de ordens antes da realização da passagem de carteira.

Também penso que não teve nada a ver com as notícias. Houve foi um aproveitamento deste facto para criar confusão na cabeça dos accionistas e para esconder a verdadeira razão desta queda.

Claro que isto é tudo a minha cabeça a especular... :D

Cali
18-06-2003, 22:43
ó Nova... desenvolve lá essa ideia da reencarnação que eu achei piada...:D

jleandro
18-06-2003, 22:44
nova

atenção: esse vaor (1,87) é em USD

quanto dá em € - não tenho aqui calculadora

Óscar
18-06-2003, 22:50
... a minha especulaçãozita de hoje. Está na pagina 1, no fim.
Não vá passar despercebida, depois do trabalhão que tive a escrevê-la. eheheheh!!! :D

Cali
18-06-2003, 22:52
podias fazer um "upa", não , ó Oscarzito ?

Óscar
18-06-2003, 22:58
Está neste mesmo tópico só que está na pág. 1, na parte final, antes de passar para a pág.2.

A prepósito: é correcto eu chamar página às várias partes de um tópico? Ou terá outro nome? :p

Cali
18-06-2003, 22:59
tens razão... quase se perdia na mudança de pagina. Faço eu "upa".

esta que está a seguir é do OSCAR :

Esta queda foi muito estranha.
Se me permites, vou especular um bocadinho.

Será que esta queda de 4% não estará relacionada com a subida recente de 4%? A idéia que dá é que alguém com necessidade urgente de despachar alguns milhões de acções a fez subir para despachar alguns milhões a um preço mais alto para já no fim do prazo que tinha para se ver livre delas, ter vendido as restantes ao melhor preço. Assim conseguiu vender alguns milhões a um valor mais alto e outros milhões a, práticamente, ao valor a que estavam antes da subida.

Isto é pura especulação e não detenho informações que me permitam provar isso. Mas acho estranho que, numa altura em que várias eléctricas espanholas com participações na EDP, se estão a ver livres de alguns activos menos importantes, tenha ocorrido um facto destes. Em 3 dias ocorre uma subida de + de 4% para no fim suceder uma descida de + de 4%.

Parece existirem coincidências a mais. Não acredito na explicação do engano, porque no pré-fecho há concertação de ordens antes da realização da passagem de carteira.

Também penso que não teve nada a ver com as notícias. Houve foi um aproveitamento deste facto para criar confusão na cabeça dos accionistas e para esconder a verdadeira razão desta queda.

Claro que isto é tudo a minha cabeça a especular...

---fim de citação ----

Cali
18-06-2003, 23:03
Tu tambem tens jeito para novelas, pá ! Tens que começar a escrever umas coisas.

A tua teoria tambem faz sentido, embora de facto eu não me reveja nela. Se a ideia era puxá-la para a mandar abaixo a seguir, julgo que não teriam esperado 2 dias. Habitualmente essas manobras são imediatas, até porque, se se espera demasiado pode sair o tiro pela culatra, e alguem (outro "Gordo"), aproveitar-se do trabalho alheio para se antecipar e despejá-las primeiro, né ?

Patacôncio
18-06-2003, 23:08
ehehhehehh

Este maralhal ...

Vós davas para argumentistas de filmes de ficção !

ahahhhahhhahahhhahahah

( se calhar o gajo que as vendeu vai parar a um balcão qualuqer da província ... hoohohohoohoo )

jleandro
18-06-2003, 23:09
a teoria do Óscar, também não me convence

para que era preciso um tombo destes quando havia dos cof's varios milhões na compra, inclusivamente a 1,89 e aí a cotação manteria o valor que estava a fazer na altura, para quê faze-as subir e depois vender 4 milhões a perder tanto dinheiro???

mesmo que só vendesse 2 milhões (havia de compras a 1.88 mais de 1 milhão), podia durante o dia já ter vendido grande parte, e amanhã venderia o resto.

essa não me entra, há-de haver inside ou outra coisa que vamos saber mais tarde.

inté

Óscar
18-06-2003, 23:14
Só queria especular um bocadinho. Para ver se alegro o pessoal da EDP. :D

Mas voltando à vaca fria: em 3 dias uma subida e descida de + de 4% não é estranho? :D