PDA

View Full Version : sugestão de leitura - "O ACASO"

dudu
10-07-2007, 18:05
como os acasos existem mesmo, e para gosta do tema recomendo este livro que comecei a ler à muito pouco tempo

"O Acaso", de Joaquim Marques de Sá

da Gradiva

12.60€

excerto de um blog acerca de um dos temas abordados :

"Uma das grandes dificuldades de qualquer cientista é a de compreender como funcionam os processos que levaram à formação do Universo, do Planeta Terra e da Vida. Talvez a maior dificuldade seja compreender como o nosso Universo (ou Multiverso!) funciona do ponto de vista matemático. Esta dificuldade prende-se em parte com as nossas limitadas capacidades intelectuais.

As probabilidades e o acaso têm sido dos conceitos mais mal compreendidos pelo homem. Ontem quando lia o livro "O Acaso", de Joaquim Marques de Sá (da Gradiva) encontrei um fabuloso exemplo desta situação: Quando o improvável acontece.

Se considerarmos uma experiência aleatória que consiste no lançamento de uma moeda honesta ao ar em que saíram 20 caras (seja 1=cara e 0=coroa), ao observarmos a sequência

1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,

temos sensação que algo importante aconteceu. Esta sequência é extremamente improvável. Temos a tendência de "achar" que no vigésimo primeiro lançamento a probabilidade de sair coroa é maior. Este "achómetro" denomina-se "falácia do jogador". Noutras situações é grande a tentação de atribuir uma causa mágica a certas sequências altamente organizadas como:

0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,

ou

0,0,1,1,0,0,1,1,0,0,1,1,0,0,1,1,0,0,1,1.

No entanto estas sequências têm exactamente a mesma probabilidade do que qualquer outra de 20 lançamentos: (1/2)^20 = 0,00000095367.

Se repetirmos a experiência dos 20 lançamentos um milhão de vezes, a esperança de obter tais sequências (ou quaisquer outras) é de n x p = 1000000 x 0,00000095367 ≈ 1!!

Existe elevada certeza de sair em média uma vez tais sequências aparentemente improváveis se repetirmos a experiência um milhão de vezes.

"A conclusão a tirar é que, dado um número suficientemente grande de experiências, o «improvável» acontece: sequências altamente organizadas, aparecimento da vida num planeta ou a nossa própria existência."

Um das razões pelas quais nos custa tanto compreender o aparecimento da vida, a sua complexidade e principalmente a evolução é a de não termos a noção de tempo geológico, cuja unidade é «1 Milhão de Anos». É muito tempo! Se considerarmos a idade do Universo, cerca de 15 mil milhões de anos a probabilidade de um qualquer evento de organização da matéria, por mais improvável que seja, tem uma "probabilidade" praticamente infinita de ocorrer!

Se considerarmos que o nosso Universo tem apenas uma fracção do tempo do Multiverso a que pertencemos então aí as possibilidades tornam-se monstruosas!

Texto adaptado de Joaquim Marques de Sá, em "O Acaso" (Gradiva, Ciência Aberta, nº154)."

Neste novo livro acabado de lançar o autor, dá a possibilidade ao leitor de conhecer o fascinante e surpreendente livro dos acasos da vida quotidiana. Como por exemplo: Qual a probabilidade de ganhar certos jogos? Como é que um teste de ADN influencia a presunção de inocência de um acusado? Será que sonhar com alguém cuja morte é noticiada na manhã seguinte é uma premonição paranormal? Porque é que, durante um jogo, quando estamos a perder a situação tende a não se alterar durante largo tempo? Como interpretar resultados de sondagens? E os anúncios que dizem que crianças saudáveis bebem iogurte X?

Estas são algumas das questões abordadas no presente livro. Nele, o leitor fica a conhecer as fascinantes e surpreendentes leis do acaso, omnipresentes na natureza e na nossa vida quotidiana, e alguns tópicos que ainda hoje constituem objecto de investigação activa, como as possibilidades e limitações da aprendizagem das leis de um universo imerso em acasos.

Mohandas
10-07-2007, 18:13
Por acaso, já tinha ouvido falar... :D

dudu
10-07-2007, 18:24
e uma das coisas que mais me **** é o facto de não termos esse tal tempo geológico ao nosso alcance, para vivermos mais uns anitos, por exemplo, ou apenas por isto

Se repetirmos a experiência dos 20 lançamentos um milhão de vezes, a esperança de obter tais sequências (ou quaisquer outras) é de n x p = 1000000 x 0,00000095367 ≈ 1!!
Existe elevada certeza de sair em média uma vez tais sequências aparentemente improváveis se repetirmos a experiência um milhão de vezes.
"A conclusão a tirar é que, dado um número suficientemente grande de experiências, o «improvável» acontece: sequências altamente organizadas, aparecimento da vida num planeta ou a nossa própria existência."

CLARO que eu não tenho duvidas nenhumas de que a minha chave fixa do euromilhões há-de sair um dia, pela simples teoria das probabilidades

o problema é que EU não tenho os necessários 1 461 538 anos de vida necessários para ver tal acontecimento, visto serem necessárias tantas semanas quantas as combinações diferentes (cerca de 76 000 000), ou seja em teoria, eu poderia ser rico daqui a 1.4 anos geológicos...

ah, e tem mais

SE SE mantiver constante o preço da aposta, eu, que mando fora normalmente 10 aéreos por semana num boletim, ao longo das tais 76 000 000 de semanas gastaria ...

...

760 000 000 €

a não ser que houvesse um super hiper mega giga tera JACKPOT que se tivesse acumulado num tal ano geológico, e ainda perderia dinheiro ao fim desse tempo todo ???!!!!???

e esta, heim ???

:D