PDA

View Full Version : O Drama!

gatsby
26-03-2003, 14:18
Hoje já foi dito aqui (penso que pelo jl e oscar) que cada vez mais estamos cercados.

Quem está no trade no mercado nacional está a ficar completamente esmagado pelo "efeito tick".

Este efeito está ligado a que a fraca liquidez (fraca é elogio) de grande parte dos títulos, "atira" toda a gente para meia dúzia (outro elogio) de titulos do psi.

Ora, o trading necessita de lucros e face ao baixo valor (valor em €) de grande parte dos titulos, torna o tick um valor não dispeciendo (em grande parte uma % interessante).

Assim sendo, não é possivel existir longos (ou AFerrenhos) no mercado, porque este é desvirtuado de todo pela lógica do tick (e seu ganho/perda rápido).

O mercado está a morrer, e parece que mesmo as majors (EDP, BCP), estão a ir pelo mesmo caminho.

Por isso, muito estão a tomar outro caminho, o IBEX.

É pena, mas não vejo solução para o dilema, que os ultimos dias do BCP mais demonstraram. Tendo terminado, voltamos à velhíssima pachorisse do tick para cima dois ticks para baixo.

Parece que a EDP quer de lá sair, mas para mim é apenas já a incorporação dos dividendos a ser efectuada, como o caso SAG hoje.

Isto está a precisar de uma volta.

Qual?

sei lá... ,mas o nosso jogo demonstra que isto está mesmo parado de todo, senão fosse os famosos 5% da pad para cima ou para baixo (o tal tick), nada mexia dos seus sitios desde manhã.

Agora, e para pena minha não vejo para já outra Jardinagem no horizonte, virá a Belmirice mas não será anunciada.

e só,

muito muito muito muito pouco.

:(

gwynplaine
26-03-2003, 14:23
Pois é. O problema da liquidez, ou melhor, da falta dela.

O pior é que este problema se está a arrastar para outros mercados.

Enfim ... o bear faz as suas vítimas !

( Oferece-se Trader : com experiência, maluco e com capacidade em aguentar o stress ! Negoceia-se de tudo, desde sapatos a flores ! hahahahahahhhha Contactar através do telefone 123456789 )

Valha-nos a boa disposição ! heheheheheh

jleandro
26-03-2003, 14:29
não sei se o problema se resume à pouca liquidez, embora nalguns títulos seja vergonhosa,

creio que o valor muito baixo das acções ao fazer com que 1 centimo represente 1 ou 2% será a principal causa do que se passa.

também não devemos esquecer a conjuntura actual que faz com que muitos procurem essencialmente a liquidez, e portanto quando entram num título fazen-mo sempre numa perspectiva de muito curto prazo.

comigo isso acontece agora, muito mais que anteriormente e devido à falta de confiança no amanhã.

Cali
26-03-2003, 15:32
Aplaudo a iniciativa, gatsby. A argumentação é válida, pertinente, lógica. Mas, num mero exercicio de “espirito de contradição”, vou explorar a ideia oposta, ou seja, de como um mercado estrangulado e cada vez mais reduzido pode potenciar maiores lucros aos traders atentos, estudiosos e disciplinados, reduzindo simultaneamente o risco de perdas avultadas. Este meu raciocinio está a ser efectuado a quente, e ao momento, sem tempo para uma ponderação mais rigorosa, pelo que poderá ficar incompleto. Ainda assim, deixo que o completem, caso queiram.

A guerra do tick, e o afunilamento do mercado em torno de meia duzia de titulos...

- aumenta a competição, já que andam todos ao mesmo “papel”

- aumenta as possibilidades de sucesso, visto que a especialização na analise e observação de meia duzia de titulos, acaba por ser benéfica para quem os “trabalha” devidamente, em prejuizo dos distraidos como eu.

- promove a tendencia para estabelecer alvos crediveis em termos de mais valias, devido ás baixas expectativas de valorização. Um bom exemplo disto é o nosso amigo Nova. Desde que ele começou a achar que ganhar 3% é bom, começou decerto a fazer muito mais dinheiro do que fazia quando comprava á espera de conseguir 10%.

- reduz o laxismo nas posições ganhadoras e perdedoras (stop profit, stop loss), porque, com variações de 1 ou mais por cento em cada tick, o estabelecimento de suportes e resistencias é mais rigoroso, e os triggers são accionados de forma mais visivel. Explico melhor: toda a gente sabe que o suporte SON é 0,30, não é ? Agora no caso da Cimpor, pode ser 16,00 mas tambem pode ser 15,90 ou 16,10 porque a tendencia é flexibilizar, quando a variação não é representativa em termos percentuais. Assim, qualquer pessoa que veja a SON a 0,34 começa a ter razões para ficar preocupado se as tiver em carteira e estará preparado para saltar fora do papel, pois o proximo tick para baixo significarão mais 3% de perda, mas o mesmo já não acontece se vir Cimpor a 15,85 porque para alem de isto representar apenas cerca de 1% abaixo dos 16,00 , existe a tendência para esperar mais um bocadito, pois mais dois ticks, menos 2 ticks não é relevante. E costuma ser o “esperar mais um bocadito” que estraga tudo.

Termino dando alguns bons exemplos de como ganhar boas massas nestes ultimos tempos, mesmo num mercado de marasmo, desde que tivessemos feito o trabalho de casa :

BPI - de 2,00 a 2,35 seguidinhos (mais de 15%)
EDP – de 1,40 a 1,60 quase seguidinhos (cerca de 15%, tambem)
PT - de 6,00 a 6,65 seguidinhos (cerca de 10%)
SON - de 0,35 a 0,39 sempre a abrir (mais de 10%)

Nada mau, heim ?

Cali
26-03-2003, 15:38
ora...

dá-me o minimo da SON este ano, s.f.f.....

Ventor
26-03-2003, 15:40
Água na Sonae!

jleandro
26-03-2003, 15:43
Cali

SON a ,30, nem em intraday, o mínimo em fecho é de ,35, e sem garantir não me lembro dela abaixo disso.

Cali
26-03-2003, 15:47
ok! Eu não posso confirmar. foi de memória. Estava convencido que ela tinha feito 0,30 aqui á tempos. Enganei-me, né ? Tudo bem. Altera-se para 0,35 e ainda se ganham quase 15% seguidinhos, ok ?

Vou lá acima alterar...

Podiam era comentar o resto, em vez de ligarem ás ninharias. O que interessa é o conceito !

FALEM !

Ventor
26-03-2003, 15:50
OK! Por mim, acho que ela já não descerá tão baixo. Já está a caldos de galinha!

bkool
26-03-2003, 16:15
Gatsby o assunto que colocas é muito pertinente.
Eu tenho negociado apenas no PSI20 porque conhecer melhor e mais rápidamente obter notícias das empresas que nele constam
Também as comissões dos trades são menores, e, em muitoso casos, a rapidez da operação e o acesso aos COFs ser melhor.
Contudo cada vez penso mais em alternativas à nossa praça
DAZ, CAC, Ibex ou Wall Street são as que pondero neste momento

nova
26-03-2003, 17:44
Muito sinteticamente por falta de tempo, já à uns dias alertei a minha disposição em imigrar para mercados estrangeiros, se for possível olhem só para os volumes e a volatilidade, bem a nossa bolsinha é mesmo de pobreza franciscana

Mohandas
26-03-2003, 18:40
... diz qualquer coisa. Não é que eu tenha uma grande experiência no assunto, mas, quando tenho dinheiro, não me tenho dado muito mal...

Além disso, como é tudo por palpites, depois podes complementar com análises ou coisas do género...

Cali
26-03-2003, 23:22
e prontos...

eu á espera que o post levantasse celeumas e contra-opiniões e nada... tudo calado.

Gandas melgas !

Patacôncio
29-04-2008, 15:28
eu á espera que o post levantasse celeumas e contra-opiniões e nada... tudo calado.

Faltava eu armar confusão. :eek::D:D