PDA

View Full Version : Grandes Portugueses!

gatsby
22-01-2007, 11:14
Depois de Portugal ter escolhido 10 entre os seus filhos mais queridos (se fossem vinte tinhamos agora o P.Costa... hehe), dizem que mesmo Portugal vai escolher o seu 'filho' mais querido.

Há de quase tudo, só não há é vivos.
Em relação a uma país/pátria/estado com quase um milenio e uma génese de cerca de 1.500 anos... os ultimos 20 anos são um minuto no vento... por isso não será assim tão significativo.

As personalidades escolhidas são as que são.
Tenho uma preferencia, lógico, e que foi escolhida para as 10.

Agora, tenho uma crítica ao formato escolhido para o os programas finais: se cada figura vai ser defendida, devia haver o direito ao contraditório.

Esta falha pode afectar sobremaneira a votação final.

e... vamos a votos?

Houdini
22-01-2007, 13:19
Os finalistas são:

D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
António de Oliveira Salazar
Aristides de Sousa Mendes
Fernando Pessoa
Infante D. Henrique
D. João II
Camões
Marquês de Pombal
Vasco da Gama

gatsby
22-01-2007, 14:00
e assim temos:

5 governantes
D. Afonso Henriques
D. João II
Marquês de Pombal
Infante D. Henrique

6 politicos
D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
Infante D. Henrique
D. João II
Marquês de Pombal

2 Diplomatas
Vasco da Gama

5 Homens de Letras ou pensadores
Álvaro Cunhal
Fernando Pessoa
Infante D. Henrique
Camões

2 Aventureiros
D. Afonso Henriques
Vasco da Gama

... ... ...

mas porque razão foram escolhidos:

pelas artes
Fernando Pessoa
Camões

Pelo pensamento e feitos politicos
Álvaro Cunhal
D. João II
Marquês de Pombal

Pelos feitos de armas ou crescimento da Pátria
D. Afonso Henriques
Infante D. Henrique
Vasco da Gama

Por actos humanitários

Não temos qualquer regular na lista apesar do INfante D.Henrique de algum modo poder ser considerado do clero, mas não tendo facto qualquer relevancia para a sua escolha.

e agora, reorganizada assim a lista, comepreendem porque falo no contraditório? é que o lado negro de cada um deles é maior ou menor e temo que seja 'tapado'... o que é errado. O que faz um Homem Grande, é a gestão das suas forças e fraquezas.

Massarico
22-01-2007, 14:06
Eu acho que é impossível escolher o melhor português de sempre, e se fiquei surpreendido por a escolha dos dez finalistas não ser pior (esperava que tivesse o Pinto da Costa, Mário Soares ou o Cristiano Ronaldo), a verdade é que não consigo escolher só um. Num exercício doméstico, com a minha família, não conseguimos chegar a um acordo final, mas ninguém conseguiu menos de quatro grandes portugueses.

Como dos meus quatro finalistas, três estão no top ten, não consigo escolher.
São eles: D. Afonso Henriques, D. João II e o Infante D. Henrique, aos quais acrescentaria Afonso de Albuquerque. Numa segunda linha admissível ainda colocaria D. João I e D. João IV e, com boa vontade, Bartolomeu Dias.

Houdini
22-01-2007, 14:13
A escolha é deveras difícil, nestes dez ou em outros dez que fossem.

Nesta lista só me causa urticária um nome: António de Oliveira Salazar. Somos um país de saudosistas, o que era mau agora é bom ou será que uma boa parte de nós esconde a sua verdadeira facção política?

E nos 100 +, pelo menos aparece um não-português: Herman José, que é unicamente alemão, pois nunca se deu ao trabalho de pedir a nacionalidade portuguesa. A maioria pensa que ele é portuga. Creio que Portugal mereceria que ele pedisse a nossa nacionalidade. Até por uma questão de consideração do que é o país, que não é só aquelas trapalhadas dos tribunais.

Massarico
22-01-2007, 14:24
Caro Houdini, na minha modesta opinião, estas escolhas não devem ser feitas com base nas simpatias pessoais que temos ou deixamos de ter, até porque a passagem dos anos vai suavizando e perspectivando historicamente as personagens. Há que não esquecer que D. Afonso Henriques era rapaz para cortar a cabeça a um gajo qualquer só por ser mouro ou castelhano, e dava um bocado para o vígaro, tendo enganado este mundo e ou outro, nomeadamente na pessoa do seu representante terreno, o Papa.

D. João II, matou um cunhado à facada, com as suas próprias mãos, e enfardou um arraial de porrada nas principais famílias portuguesas, apenas porque achava que o pai lhes tinha dado bens demais. Além de lhes ter retirado todos os bens.

O Infante D. Henrique, além de ser um esbanjador de dinheiros públicos recusou-se, ao que se diz, a negociar com a moirama o salvamento do seu próprio irmão. Além de se pelar por cortar umas cabeças de mouros, sempre que se proporcionava uma ocasião para tal.

O Salazar é uma figura inegavelmente com relevância histórica, que hoje em dia consideramos bastante má, mas pelo menos tem densidade. O mesmo não poderá dizer-se de Camões ou Pessoa, e ainda menos de Aristides de Sousa Mendes, apesar da simpatia que merece por parte de qualquer pessoa de bem.

E há que não esquecer que muita gente tem saudades do Salazar. Basta andar de táxi em Lisboa para se verificar isso mesmo. Não se esqueçam que numa sondagem muito recente a maioria dos portugueses não se importava de trocar prosperidade por igualdade, o que significa que não se importa de trocar liberdade por segurança - o Salazar deu-lhes isso durante 40 anos.

gatsby
22-01-2007, 14:55
É o que falo de contraditório:

peguemos nas 10 figuras e vejamos as que tiveram acções ou opiniões reprováveis face aos ideais democráticos e de direito actuais:

7 personalidades
D. Afonso Henriques
Álvaro Cunhal
Infante D. Henrique
D. João II
Marquês de Pombal
Vasco da Gama

os 3 sobreviventes, um foi cabalista e dedicado às ciencias negras- Fernando Pessoa, outro foi um mulherengo e arruaceiro quando novo- Camões, e fianalmente Sousa Mendes não cumpriu as atribuições que lhe foram confiadas, exarcebando-as (obviamente pelas melhores razões),

Assim, temos 10 pessoas que fizeram Portugal maior, mas todos com esqueletos no armário (acho que Aristides não tem) e com acções pouco consentêneas com a analise de hoje de um estado livre e de direito.

E, massarico tem bem razão, já que o saudosismom existe em pleno nesta lista, Afonso, João e Sebastião (Marquês do Pombal) fizeram mortes à sua volta que fazem de António um aprendiz.

Ah, a minha escolha é D.João II, pela sua visão política e porque na realidade foi o feitor (com o enorme português esquecido Pacheco Pereira) de um tratado que comeu de cebolada a maior potencia da altura, e lhes enfiou um morcão para os distriar (aos reis católicos) que conseguiu baralhar as cartas por 100 anos. Foi o maior barrete que enfiamos aos espanhois em toda a história. E é obra dividir o mundo ao meio, nunca mais ninguém o conseguiu fazer. Aì fomos!

maisum
22-01-2007, 18:31
Pelas razões já sobejamente divulgadas aí pelo pessoal o meu voto também está muito dividido entre 3 candidatos que são o 1º Rei, o Infante e D. João II... Qualquer um deles será uma escolha que sem dúvida prestigiará o bom nome de Portugal... Os defeitos que lhes podemos apontar são próprios da época em que viveram e não eram exclusivos dos portugueses... A obra de qualquer um deles modificou o rumo da história mundial sobremaneira... A escolha é bastante difícil...

Houdini
22-01-2007, 20:01
Salazar é a personagem do mal desta lista. Mesmo de circunstância da lembrança recente. Numa nova votação, daqui a 100 ou 200 anos, não estará no Top 10.

No seu tempo, na Europa Ocidental, só o franquismo teve paralelo na sua maneira de governar.

Eventualmente terá tido mérito em preservar Portugal na II Guerra Mundial, embora eu acredite unicamente que a máquina de guerra de Hitler não estava interessada em gastar energias (leia-se combustíveis) e invadir a nossa península. E por outro lado, Franco tinha uma dívida de gratidão e Salazar não teria forças militares para beliscar quem quer que fosse com um mínimo de poderio.

Repressão, isolamento de Portugal e beneficiação aos seus apaniguados. Falta de senso no conduzir da Guerra Colonial, que custou a vida a milhares e milhares de portugueses. Economia avessa a grandes investimentos, assim sem margem para um avanço de progressão, custando anos e anos de atraso no nosso nível na actual Europa da UE. São estes os temas factuais da herança de Salazar. Não é o gostar ou não da figura.

Pouco deixou de bom e o que deixou qualquer um também o faria...

Grave, afinal, é saber que há por aí tantos salazaristas que não se assumem. O 25 de Abril revela-se uma lição pobre para essas pessoas.

sanchobeti
22-01-2007, 23:00
Sim Redini,o 25 de Abril é uma lição paupérrima de quem "se apropriou dele" .:) :)
E para quem viveu e tb .sofreu o Salazarismo,ouviu a lição,reconsiderou,deduziu e concluiu;"afinal era bem melhor que toda a "merda" que havia na altura, por essa Europa,Rússia,Asia e até América...penso eu.:D :D
Qual foi a morte que o acusam de ter ordenado?Se houver algum "mentiroso" que o prove!?Há?Ou será mesmo mentiroso!:rolleyes: O contraditório,Flui..!será Alvaro Cunhal!?Manuel Tiago ,sim,num milésimo lugar de romancistas Portugueses,mas mesmo assim Bom.Como politico português, dos mais "rascas" que tivemos,por ter sido um lacaio da estranja;Como ser humano,deu para perceber,que era um bom treinador e que era "muito mais as vozes que as nozes".:) :) :)
Opinando a sério,Salazar,talvêz se classificasse num quinquagéssimo lugar. Dentro dos Dez primeiros,uma aberração,deviam estar lá, pelo menos mais cinquenta;sendo 5-1ºs;5-2ºs...5-10ºs.Muitas mulheres:Filipa de Lencastre,RªSta Isabel...Padeira de Aljubarrota.etc.:p :p
Mas,esta "falácia" deixa-nos dez,por tendência monárquica,escolheria três:D.Joao ll,Inf.D.Henrique e Afonso Henriques:por outras razões:talvêz,Gil Eanes,Bartolomeu Dias e ainda,S.Francisco Xavier.:) :) :)
"p..rra"esqueci-me do Men Ramires,Egas Moniz,Fernão Lopes,Gil Vicente,Mestre de Aviz,D.Diniz,etc...que não estão nos dez primeiros,onde o L.Camões e o Pessoa têm lugar garantido...penso eu de que.:confused: :confused:

maisum
22-01-2007, 23:10
Houdini, poucos estarão a par de toda a verdade pois há coisas sobre o Salazar que nunca se saberão assim como acontece com cada um de nós... Por outro lado há muita coisa que se sabe e não são só coisas negativas... Por exemplo, o facto de ter sido um ditador politicamente de direita não lhe subiu á cabeça no sentido de enriquecer e acumular contas milionárias como se vê por esse mundo fora até em indivíduos que se dizem de esquerda... Morreu honestamente pobre ao serviço da Nação que amava e a acreditar naquilo que fazia... Esteve errado sem dúvida pelo facto de ter prolongado o seu governo ditatorial ao longo de várias décadas o que foi super prejudicial para o avanço de Portugal em todos os sentidos... Mas o que não se fala muito é sobre as razões que estiveram na base desse acontecimento... Não sei se sabes que Portugal e Espanha nos anos antes da II GG estavam nos planos soviéticos no sentido de serem as portas de entrada do comunismo na europa ocidental... A Espanha sofreu na pele essa guerra ideológica e Portugal safou-se com alguma sorte mas tb porque o Salazar soube travar logo no início controlando com mão de ferro os focos principais que poderiam levar a esse termo... Hoje vemos que afinal por aí ele não deixou de ter razão pois o comunismo por onde passou na Europa só conseguiu trazer repressão muito pior do que a que ele teve para com os seus inimigos (o Estaline não foi bom ex. para ninguém muito pelo contrário) e do lado económico o comunismo tb. foi um desastre... O grande erro do Salazar foi talvez o seu “Orgulhosamente sós”... Não soube abrir as portas á democracia em devido tempo e não soube libertar as colónias a exemplo do que fizeram os restantes países europeus e isso teve custos muito prejudiciais para Portugal como todos sabemos e daí a má fama de que não se livrará nunca... Mas acusar o Salazar de desonesto e outras coisas do género é profundamente errado... E tenho pena de ter ouvido ontem na televisão um professor da universidade de Coimbra que para lá telefonou a mostrar a sua indignação pelo facto do Salazar constar dos 10 Mais mas por outro lado não fez a mínima referência ao Cunhal que se tivesse oportunidade era homem para manter em Portugal um regime a ex. do que foi a União Soviética do tempo do Estaline... Um professor da Universidade de Coimbra!!!

Sabias que logo após ter vencido a guerra civil o nosso vizinho Franco sondou o Hitler no sentido de ter o seu apoio para anexar Portugal com o argumento de que não fazia sentido um Estado tão pequeno independente dentro da grande Espanha... Claro que o Hitler lhe deu para trás pois tinha outras ideias e o Salazar tb. tinha os seus diplomatas bem colocados... Essas coisas vem agora ao de cima mas não deixa de ser curioso como o amigo Franco por trás andava a fazer a cama aos portugueses... Não julgues portanto que o Salazar teve uma governação fácil...

Já agora queria acrescentar que históricamente Espanha na verdade é toda a península ibérica incluindo Portugal e o facto dos Castelhanos terem dado o nome de Espanha ao seu reino no século XV foi uma usurpação indevida...

Abraço

jleandro
22-01-2007, 23:18
é engraçado como cada vez mais estes fenómenos me vão passando ao lado.

tomando agora conhecimento da lista, verifico que se fosse eu a escolher poderia ter votado no Aristides pela coragem em afrontar o poder.

teria que pensar muito pare decidir se incluiria o Camões, ou o F. Pessoa,... mas é pouco provável.
e não votaria nunca em nomes como o Afonso Henrique, e muito menos no Salazar ou no Cunhal.

votaria certamente no Agostinho da Silva, no Damião de Góis, no Fernão Mendes Pinto e no Pedro Nunes.

e talvez no Carlos Paredes, no Fernando Nobre, no Almada Negreiros e na Vieira da Silva.

e votava de certeza absoluta no EUSÉBIO:D

maisum
23-01-2007, 08:41
é engraçado como cada vez mais estes fenómenos me vão passando ao lado.

jleandro eu tb. só reparei nesta discussão a passada semana e digo-te que o que me tem afastado da televisão é o facto dos nossos canais generalistas nos horários nobres quase terem o tempo de antena ocupado com fúteis telenovelas... Ora a gente sabe como essas fantasias são um vicio para os jovens com prejuízo para os estudos... Assim sendo, cá em casa deixou de se ligar a TV nas horas das refeições para dar o exemplo a quem tem de ligar-se mais aos livros... Os tipos da TV estão cada vez mais agressivos no sentido de conseguirem as audiências e assim engatam a novela seguinte na que está para acabar e dessa forma a coisa nunca mais acaba...

Quanto ao programa agora em questão é positivo no sentido que convida as pessoas a querer saber mais e a pesquisar e estudar a História de Portugal... Eu entretanto já consegui tempo para ver o programa passado em 16 de Janeiro em video no link aí abaixo e assisti no Domingo ao último passado na TV e achei interessante ouvir os diferentes pontos de vista...

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/progtv.php

.

jleandro
23-01-2007, 08:50
cá em casa não se liga a TV na hora de jantar se houver crianças, é que nunca se sabe que imagens aquelas bestas são capazes de colocar.

a situação actual, por causa das audiências, está miserável. sem o mínimo respeito por nenhum sentimento.

já nem comento os enormes erros linguísticos, cada vez mais frequentes em locutores e reporters, com a agravante de a maior partes dos reports passarem o tempo "engasgados" sem articularem uma frase completa com uma ideia qualquer.

normalmente vejo um dos telejornais, mas mais nada e da pouca coisa que vejo é quase exclusivamente nos canais do cabo.

maisum
25-03-2007, 16:38
O programa de TV “Os Grandess Portugueses” termina hoje á noite... Os meus três favoritos dos 10 finalistas foram á partida o D Afonso Henriques, o Infante D. Henrique e o rei D. João II... Após as respectivas defesas apresentadas em programas separados o meu voto recai sobre o D. João II... Eu não suporto o Paulo Portas pela sua falsidade mas tenho de admitir que teve um desempenho espantoso na desfesa do seu favorito... Para quem quiser saborear um pouco mais da história de Portugal é só clicar no link abaixo e depois em D. João II...

http://www.rtp.pt/wportal/sites/tv/grandesportugueses/progtv.php

Mohandas
27-03-2007, 14:19
Chiça. Depois de ler alguns 'posts' daqui chego à conclusão que até em termos de ditadores somos uns pelintras... :rolleyes: