PDA

View Full Version : Ficção.

jleandro
19-11-2006, 21:48
pelo sarcasmo brilhante, não resisto a colocar uma peça do
http://hojehaconquilhas.blogspot.com/

é verdade: há males que vêem por bem:D

Hoje foi notícia a deslocação de José Saramago à Azinhaga, sua terra natal, onde passa o seu 84º aniversário e lançou o 39º livro. Ao ouvir as suas palavras enevoadas pela emoção – um homem não chora, disse –, pensei: o que teria sido o percurso deste homem se, em 1975, a história tivesse tomado outro rumo. E deitei-me a adivinhar: teria saído directamente da direcção do Diário de Notícias para ministro da Propaganda no governo revolucionário presidido pelo Dr. Álvaro Cunhal. Aí, no zeloso desempenho desse cargo, seria a primeira voz a mandar encerrar todos os órgãos de comunicação social contra-revolucionários, a proibir a publicação de todas as obras literárias que não tecessem loas à revolução e a perseguir e a encarcerar todos os artistas que não compreendessem o carácter progressista e revolucionário da revolução democrática e popular dirigida pela classe operária e pelo seu partido – o partido comunista português. Neste período, deslocar-se-ia várias vezes a Moscovo, onde receberia instruções directamente de Leonid Brejnev, Aleksei Kossygin e Nikolai Podgorni, com direito a fotografia ocupando toda a primeira página dos jornais portugueses. Atrevo-me a imaginar que, maldade minha, face à sua ortodoxia, aí pelos anos 78/79, Cunhal o promoveria a ministro do Interior, entregando-lhe a chefia directa das polícias políticas, dos serviços secretos e das prisões. Nessa altura, e com as prisões a abarrotar, defenderia a pena de morte para todos os contra-revolucionários e os inimigos do povo. Com a medalha de herói da União Soviética ao peito nunca mais teria escrito uma linha, a não ser naqueles despachos em que mandava introduzir uma bala na nuca dos presos, nem nunca mais teria voltado à Azinhaga. E dou por mim a pensar como estou feliz por José Saramago ter escrito o seu 39º livro e ter voltado à Azinhaga. Como diz o povo: há males que vêm por bem!

Ventor
20-11-2006, 07:56
Eh! Eh! Eh! ... Ficção?
Claro que é ficção, felizmente, e a ficção ainda não deu lugar à realidade, neste caso. Mas hoje há muitas realidades que já tiveram um caminho ficcionista.

Essa, felizmente, nunca irá acontecer, pelo menos, na pessoa do Saramago.

Só tenho um ou dois livros dele e foi porque mos ofereceram. E podem crer, nunca os li. Tudo o que sei das escritas do Saramago é pelas críticas e publicidades e creio que nunca terei tempo para perder com ele. Gostos!

Bonson
20-11-2006, 12:09
A descrição corresponde exactamente ao que eu penso sobre esse produtor de "cultura".
Só quem não estava cá em 75 pensará que isso é impossivel num homem de tanta cultura !