PDA

View Full Version : eu já fiz a minha parte

jleandro
08-11-2006, 22:44
pois já plantei largas dezenas de árvoresa......gora façam vocês a vossa;) :p

Alterações climáticas

Nações Unidas lançam campanha plantar mil milhões árvores
As Nações Unidas lançaram hoje, na conferência internacional sobre o clima, que decorre em Nairobi, no Quénia, uma campanha mundial destinada à plantação de mil milhões de árvores durante um ano.

«A campanha, que visa plantar no mínimo mil milhões de árvores em 2007, pretende abranger todos os sectores da sociedade na luta contra as alterações climáticas", disse Achim Steiner, director executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, adiantando que este combate é "o desafio chave do século XXI».

Coordenada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP), a campanha vai ser orientada pelo Prémio Nobel da Paz e activista Wangari Maathai, pelo príncipe do Alberto, do Mónaco, e pelo centro internacional de pesquisa agrícola ICRAF.

Achim Steiner sublinhou que a campanha plantar mil milhões de árvores é apenas uma iniciativa «simbólica», pois é necessário desenvolver outras acções na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente utilizar menos vezes o carro próprio e consumir menos energia eléctrica.

A campanha é aberta a toda a sociedade, incluindo crianças, organizações não governamentais, autoridades locais, agricultores e empresas do sector privado.

De acordo com as Nações Unidas, as árvores devem ser essencialmente plantadas em florestas naturais degradadas, em regiões selvagens, em paisagens rurais e em zonas controladas. No entanto, os ambientalistas aconselham que se poderá começar por plantar uma árvore no jardim de casa.

O conselho «plantar uma árvore» está disponível em www.unep.org/billiontreecampaign. A 12ª Conferência Internacional Sobre o Clima começou segunda- feira em Nairobi, pretendendo as Nações Unidas nesta reunião intensificar a luta contra as alterações climáticas.

Cali
08-11-2006, 23:01
olha, isso para os Brasileiros é que é bom ! Eles abatem-nas mais ou menos a essa cadencia, lá pela Amazonia. Para eles, plantar, só se fôr bananeira :

http://www.kidscornerbrazil.com/content/people1_files/plantando%20bananeira.jpg

gloria
09-11-2006, 11:48
não tenho jardim, moro num apartamento, planto flores no canteiro do prédio
o que conta é a intenção né:)

e não há nada melhor que dormir á sombra da bananeira

mesmo que se plante milhoes de árvores ao ritmo a que são destruidas por esse mundo fora nunca irá equilibrar a mãe natureza, a breve prazo.
uma árvore demora décadas a crescer e para abatê-la é só uma questão de minutos. As florestas estão a desaparecer porque o negócio é rentável e as gerações futuras é que vão pagar pelos os erros que se comentem no presente. E nós já estamos a ver as mudanças e as alterações do clima
É mais lucroso ter uma fábrica a poluir do que uma não poluente, mesmo que haja coimas para esse efeito

Massarico
09-11-2006, 11:58
Bom, se olharmos para as estatísticas a nível mundial, o que se verifica é que a área florestal está em crescimento, e não em decréscimo. Bem sei que isto contraria uma ideia feita, mas é a realidade. O problema é que a floresta está a crescer em áreas com menor bio-diversidade e a decrescer em zonas com maior biodiversidade, como nas zonas de floresta tropical e equatorial húmida.

Eu todos os anos compro um pinheiro a sério para árvore de Natal e depois do dia de reis planto-o. Nem sempre com sucesso, é certo.

E já que se aproxima a época natalícia, é necessário que ter em conta que ter uma árvore de Natal real, viva (como a minha) ou morta, é sempre muito mais benéfico para a floresta do que comprar uma árvore de plástico. É certo que dá mais trabalho, porque aquilo suja um bocado a casa, mas é mais bonito e mais eco-friendly.

jleandro
09-11-2006, 14:22
eu ando nesta altura à procura dum homem que produz maçã camoesa e que tem pomares dessa qualidade (a razão porque....seria demorado, e sem interesse para vocês)

como não descubro o nº de telefone do homem (se é que ele o tem) mandei um e-mail para a junta de Freguesia do homem....

já passaram quase 3 semanas e não me responderam.

o homem chama-se: António Maria Santos e vive em Aldeia Nova da Azóia - Sesimbra

se....

Iatros
09-11-2006, 16:55
A "camoesa" é a mesma que ali na zona se conhece como "riscadinha"?

jleandro
09-11-2006, 17:29
não,
é lisa, amarelada e muito cheirosa;)

era usada por uma avó minha para fazer o doce de vinho:D

Óscar
09-11-2006, 17:39
humm... penso que sei qual é, embora não lhe desse esse nome... tinha três, perto da casa em Tomar, mas o último incêndio queimou-as...:(

Eram maças de calibre pequeno, amarelas, lisas e muito cheirosas... :o

Helena
09-11-2006, 17:45
plantei muitas arvores. O meu jardim nos seus limites tem muitas arvores o que faz ser um sitio muito privado e ao mesmo tempo posso desfrutar a natureza quando olho pela janela.:)

durante muitos anos comprei arvores naturais por causa do cheiro e da sua beleza....o ano passado desisti depois da arvore ter caido 3 vezes e ter tido que andar de gatas a enxugar o chao de madeira, a apanhar as bolas e outros "berloques", mais as luzes...etc........i had enough:mad: ....agora acabou-se esse problema e como estas arvores duram uma vida....;)

a ideia de naturais vs. "fake" e um debate grande:rolleyes: :D

Gloria....fazes muito bem. O que e preciso e aproveitar o que a natureza de belo nos da! E tantas vezes que andamos a correr que nem tempo temos para "smell the roses"....beijoca:)

gloria
10-11-2006, 11:54
será a maçã bravo esmolfe ou bravo mofo que se referem?

essas são muito deliciosas e cheirosas

jleandro
10-11-2006, 15:51
não, Glória, não é essa maçã

essa a "bravo de esmolfe" já se tornou muito vulgar e já há pomares delas por todo o lado.

até eu tenho uma no meu quintal, que ainda este ano deu uma carrada de maçãs e enormes, como é muito raro ver na "bravo de esmolfe".

a outra, pelo que sei, só 2 pessoas a produzem a sério: um é o antigo Ministro da Agricultura, António Campos numa propriedade lá paraOliveira do Hospital e o outro é este tal homem, aqui perto de Sesimbra.