PDA

View Full Version : Novela mexicana na Luz

jleandro
25-09-2006, 21:57
transcrevo aqui um artigo do Record por estar em acordo total com o que lá está escrito.

por estas coisas se vai percebendo quem é, ou não é treinador de futebol.

e o Fernando Santos, infelizmente para nós Benfiquistas, não é.

Opções são... opções, razão pela qual todos os treinadores, de futebol ou qualquer outra modalidade, têm o direito (bem como o dever) de escolher os atletas que consideram em melhores condições para defender os interesses do colectivo em determinada partida. Essa é uma das suas missões. Mas, convenhamos, por vezes deparamos com decisões estranhas, dúbias, questionáveis e/ou imperceptíveis. Umas mais que outras, claro está...

Não sei ao certo em que categoria se encaixa a ausência de Kikin Fonseca na lista de convocados do Benfica para o embate com o Manchester United, mas parece-me que algo não bate certo. Que o mexicano não seja titular... entendo e até concordo, pois o avançado, contrariamente ao que se esperava, ainda não mostrou nada de especial desde que chegou à Luz. Mas, daí a ficar de fora de uma lista que engloba 20 nomes creio que vai distância enorme.

Fernando Santos, na avalição que fez do adversário e das "armas" à sua disposição, considerou que o mexicano não cabia na lista para um jogo de importância capital. Já tentei compreender a opção mas, sinceramente, não percebo o que terá levado o técnico a decidir assim. Sem qualquer problema físico conhecido do dianteiro, tal decisão revela que, pelos vistos, o estado de graça do mexicano acabou muito depressa.

O treinador pode não estar satisfeito com o rendimento do futebolista (se estivesse... não o deixava de fora), mas convém ter presente que, até à data, poucas oportunidades lhe deu. Nos embates "a sério", Kikin só foi titular com o Nacional. É verdade que não "encheu o olho", mas o rapaz veio de uma realidade diferente, de outro continente, de um país onde é ídolo e aterrou, de repente, num campeonato onde só não é um ilustre desconhecido porque, quis o destino, marcou um golo a Ricardo durante o Mundial da Alemanha.

Aceitando que do ponto de vista da eficiência Kikin ainda não justificou a aposta do clube, custa-me acreditar que a "terapia" ministrada por Fernando Santos o ajude a animar. Bem pelo contrário. Vendo-se colocado à parte (reparem que passou de titular substituído com o Nacional a suplente não utilizado em Paços de Ferreira e, agora, a não convocado num lote 20 atletas), Fonseca deverá sentir ainda mais dificuldades em mostrar a sua arte, a mesma que foi suficiente para levar os responsáveis encarnados a "sprintar" pela sua contratação.

A época passada, mais que uma vez, Koeman deixou de fora Mantorras. A "nação encarnada" nem queria acreditar. Mas, tendo em conta a forma como o holandês armava a equipa, era evidente que não necessitava de muitos elementos de características ofensivas no banco. Mas, agora, com o Manchester, espera-se que Santos lance um trio de ataque formado por Simão, Miccoli e Nuno Gomes. Nesse sentido, abdicar de Kikin, logo à partida, quando o hispânico pode actuar no meio ou nas faixas, é difícil de entender.

Mas, sem querer fazer nenhum exercício de pura especulação, deixem-me acrescentar o seguinte: em Paços de Ferreira, com chuva e terreno escorregadio, o técnico também optou por colocar em campo o esforçado (mas limitado fisicamente) Mantorras em detrimento de Kikin. E a equipa até estava em vantagem. Afinal, aquilo que pareceu estranho no momento, foi só o prelúdio da decisão agora conhecida.

Data: Segunda-feira, 25 Setembro de 2006 - 19:31

Ventor
25-09-2006, 23:30
Esse gajo do Record, para treinador do Benfica, já!
Ah! E o Jleandro para seu adjunto.
Nah, nah! Só para a taça dos campeões, senão o JL ainda deixa o BT e o Benfica poderá muito bem vir a ser campeão.

Vá lá, apenas para a Taça dos Campeões, porque eu quero ver o Benfica derrubar o Manchester, mas não o quero ver campeão.

Esse Filipe Vieira anda mesmo a dormir! Pudera! Anda a mandar desviar processos de inquérito já arquivados, em vez de escolher um bom treinador para o Benfia. E afinal ele está ali no record! Tão pertinho!

jleandro
26-09-2006, 20:57
ó Ventor

no futebol, e assim fosse em tudo, a verdade é como o azeite...:p

o Benfica dominou na 1ª parte, mas sem criar uma verdadeira ocasião de golo....e essim foi até ao fim do jogo.

o plantel deste ano nem sequer teve muitas alterações em relação ao ano passado....o que até é caso único, já que de há muitos anos para cá, em cada nova época tem-se mudado meia equipa.
assim, as diferenças este ano são o Katsouranis onde jogava o M. Fernandes; o Paulo Jorge onde jogava o Geovani, e o Karagounis onde jogava o Beto.

não foi por isto que o Benfica perdeu o jogo, foi essencialmente pela má forma do Simão e porque tendo o Nelson no banco se jogou com o Alcides...creio que o defesa esquerdo argentino do Manchester iria ter ainda muito maiores difuldades em lutar com o Paulo Jorge apoiado pelo Nelson.

e na 2ª parte começou o desastre quando o treinador resolveu fazer alterações:

para quê tirar o Paulo Jorge? - para ao fim de 2 minutos termos o Nuno Assis a jogar na faixa direita?
o Micolli está gordo e o Mantorras, por muito que os sócios gostem de o ver entrar, é perfeitamente ineficaz porque vai cheio de ansiedade: mais coração que cabeça.

e assim voltamos à vaca fria: o mexicano ficou fora das opções porquê???
não vejo no Benfica tantas opções atacantes que permitam descartar esta.

foi pena, mais uma vez o Manchester me pareceu uma equipa perfeitamente ao alcance dum Benfica razoável.

ps: é evidente que não vi o jogo do Porto, vou ver se vejo um resumo

Ventor
26-09-2006, 22:13
Pois é. Não tinha de ser. Foi pena o bocadinho que faltou ao Benfica. O tal bocadinho assim, do iogurte!

Eu acho que o calor do verão fez mal à malta do futebol. Também não vi o Porto mas sei que não jogou nada pelo que ouvi na rádio.

O Porto precisa de arriscar mais no ataque. Tem equipa cá para dentro, para já, depois veremos, mas não o acho com arcaboiço para jogar fora de portas. Acho que há muito medo defensivo instalado naquelas cabeças.

Falta lhe encontrar o espírito de grupo, quer na defensiva, quer no ataque. Os nossos artistas jogam demais para os golos que marcam.
Correm de mais, muitas vezes quando não devem, e correm tanto que durante os 90 minutos passam a vida a atrapalhar-se uns aos outros. Acho que falham muitas coisas.

Tenho visto os jogos que dão nos canais abertos porque não gasto um tusto com futebol e vejo que as nossas equipas, não só se atrapalham como até se lesionam, uns aos outros, vezes de mais. Num jogo, chegam a fazer mais estragos nas suas hostes que o adversário. E correm demais quando têm a bola.

Não acredito que o Arsenal esteja ao alcance do Porto cá, mas acredito que o Benfica terá possibilidades de fazer em Manchester o que não fez na Luz.

Mas garanto que não morro de ataque cardíaco por causa do futebol.

jleandro
26-09-2006, 22:24
Mas garanto que não morro de ataque cardíaco por causa do futebol

eheheheheh

eu também não, podes ter a certezinha;)

Karl Marx
28-09-2006, 14:08
o golaço do Nani? Não? Não sabem o que perderam: é de génio, o toque final, em desiquilíbrio e sem ângulo.

jleandro
28-09-2006, 14:31
claro que TODA A GENTE VIU:D