PDA

View Full Version : Aveiro by day

Cali
23-09-2006, 21:17
Aproveitando o facto de ter que levar a minha mulher e filha a Aveiro, para apanharem o comboio para Lisboa, aproveitei para, pela primeira vez espiolhar os cantos a Aveiro.

Comecei pelo almoço: tendo chegado lá já perto do meio-dia, parámos na estação para comprar os bilhetes, e depois, sem referencias para almoçar, resolvi adoptar a estrategia ideal para almoçar dentro de uma localidade que não se conhece: pergunta-se aos taxistas onde se almoça bem. Bem dito, bem feito, e a recomendação caiu por unanimidade num tal de 'Mercado do peixe', que ficava mesmo por cima do dito mercado. Assim sendo, lá fomos.

Caro Leandro, se não tinhas referencias em Aveiro, posso desde já recomendar-te este, e sem reservas:

- sala agradavel, arejada, luminosa, á qual se acede por um elevador panoramico, parcialmente com vista para um dos braços da ria que termina mesmo ali ao lado do mercado

- serviço cuidado e atencioso q.b. (nada de empregados melgas que passam o tempo a olhar para nós e a ouvir as conversas todas)

- qualidade irrepreensivel na confecção, com alguns toques de requinte, mas sem cair nos exageros da cuisine francaise. Pratos tradicionais, outros originais, casa cheia, e segundo percebi quase sempre reservada.

- Vinhos a preço de custo! Literalmente! É uma das imagens de marca da casa! A carta de vinhos não é extensa, mas inclui alguns vinhos de gama média-alta, da Bairrada, do Douro, do Alentejo e do Minho. Para terem ideia do que estou a dizer, um Esporão (salvo erro de 2003) custava á volta de 8 euros, salvo erro, e a minha garrafita de Alvarinho 'Deu-la-Deu' de Monção ficou-me por 6 ou 7 euros. Havia garrafas de 375 ml de outros vinhos a menos de 2 euros!

- Sobremesas originais e divinais, com a dose certa de quantidade e açucar, um verdadeiro prazer de degustação.

Em resumo: nada a apontar de menos bom, para um preço de 20 euros por cabeça. Para mim, ficará como local obrigatorio de visita sempre que voltar a Aveiro.

Agora, Aveiro :

depois de a familia ter embarcado, resolvi exercer a minha forma favorita de turismo, quando se trata de conhecer uma cidade : andar a pé. Sendo assim, lá fui eu, e durante cerca de 2 horas calcorreiei a zona central de Aveiro de lés-a-lés, desde a parte velha, das castiças e romanticas casinhas forradas a azulejos, até ás areas de aparencia mais recente. Depois disto, e já cansado, meti-me no carro, e completei o tour com mais meia-hora de carro ás voltas por zonas mais limitrofes, para terminar o dia com a ideia consolidada (que já trazia de uma rapida visita anterior, feita há uns anos), de que Aveiro, o seu povo, e os seus autarcas, merecem um prémio pelo que conseguiram fazer da sua cidade. Existem poucos sitios onde eu diria, de caras, que não me importaria de viver, e Aveiro é um desses sitios.
Acredito que nem sempre tenha sido assim, mas neste momento é um prazer passear em Aveiro, e não estou a falar apenas da zona 'in' do Rossio. Falo de practicamente de toda a extensão que percorri de carro e a pé, num raio talvez de 8 a 10 kms quadrados, onde contei pelos dedos os mamarrachos e os edificios decrepitos, e onde me fui impossivel encontrar um unico sinal de vandalismo, de lixo nas ruas, de abandono. Sobressai a luz intensa e imensa de uma cidade com ruas e passeios largos, todas arborizadas, ajardinadas, floridas, sempre emolduradas pelos braços dos canais da ria, que servem de mote a muitas e agradaveis zonas de lazer, parques infantis, equipamentos de desporto, enfim, um verdadeiro espectaculo. Fiquei fã! Mesmo nas urbanizações recentes, percebe-se o cuidado de deixar espaço para as pessoas, para o estacionamento, para a qualidade de vida. Mesmo a zona antiga, das casinhas dos azulejos, respira limpeza, e vida, em vez de sujidade e abandono. Provavelmente o maior mamarracho que lá vi foi o edificio da segurança social, que merecia de facto vir abaixo, pois mancha por completo aquela harmonia.

Parabens Aveirenses! Nem sabem como eu os invejo! :)

jleandro
24-09-2006, 21:55
já tinha lido algures boas referências a esse "Mercado do peixe", mas sabes que EU SÓ DOU BOAS referências depois de ver feito pelo menos um teste;) :p

é uma boa (e deve ser caso único) essa política em preços de vinhos, já que muitas vezes a barbaridade dos preços dos vinhos é suficiente para estragar a refeição, ou pelo menos a boa dispozição

Bonson
25-09-2006, 12:06
Caros

Se gostam de um bom prato de cabrito assado no forno e num ambiente acolhedor, tem perto de vós um bom restaurante: a Toca do Júlio quando se vai de Almossageme para a Praia Grande muito perto da manção do Vale Azevedo,Ferro Rodrigues,Maria de Belém....and so on

Quem levar familia um prato dá para 2 pessoas, excepto, é claro os grandes comilões do Bolsatotal , mas garanto que um prato dá bem , e o preço até nem é caro à volta de 19 € por dose

Cali
25-09-2006, 13:03
Conheço sim senhor! De vez em quando vou lá. Não o acho espectacular, mas regra geral é acima da média. Fica é num sitio que não abona muito a favor de um restaurante (Almoça-geme) :D .

jleandro
25-09-2006, 14:28
não conheço e quando me falam de bom cabrito na zona de Lisboa...fico desconfiado.

na maioria das vezes trata_se de borrego ou cabr....ão:D

Bonson
25-09-2006, 14:59
Caros Cali e Jl

O preço que indiquei não está correcto.

Uma dose completa anda nos 9/10€ , o que é mais caro é as entradas , os vinhos da casa são bons e uma garrafa anda pelos 6/7€. O cabrito é muito bom mesmo e assado no forno de lenha com batatinhas pequenas inteiras considero uma delicia. Penso que é cabrito que vem do Barroso lá prás bandas de Montalegre . Eu há mais de 15 anos quando quero comer cabrito vou à Toca do Júlio mas tb digo que já foi melhor do que é hoje embora mantenha uma qualidade apreciável.

Aqui há 2 anos fui levado na vossa conversa com aquele restaurante de Rio Maior(que não me recordo agora o nome) e paguei caro e com barrete à mistura ...

Cpts

Cali
25-09-2006, 16:10
Caramba! :eek: Se te correu mal a visita ao Cantinho do Alto da Serra, tiveste mesmo muito azar, porque olha que deve ser dificil correr mal! :confused: A casa cheia costuma falar por si, e aquilo não é exactamente um sitio 'in' onde fica bem ser visto a almoçar! Enfim...ás vezes há dias maus. Mas conta lá o que te aconteceu, vá lá...:)

Bonson
25-09-2006, 16:41
Ora Cali

Comi lá um coelho avinhado que paguei caro e sem bom proveito . Lembro-me que tinha muitas entradas mas tb não eram baratas.

Para quem gosta de bom peixe grelhado tens aí um restaurante a seguir ás bombas de gasolina,do lado contrário, na entrada da Praia das maçâs quem vai de Colares que é uma maravilha. Não me recordo o nome mas é fácil encontrar porque é o primeiro e tem rés/chão e primeiro andar. Este é um bocado caro mas é dos melhores que conheço a assar peixe.

Cali
25-09-2006, 20:38
Eu já fui ao 'Cantinho' só com a minha Maria, depois de termos lá ido em grupo, e continuei muito bem impressionado. Obviamente, o preço foi superior (quase 25 euros por pessoa) ao que paguei com o grupo (acho que não chegou aos 20€), mas para o que comi de entradas e sobremesas, fora o prato principal, não achei caro. O essencial é dividir doses, pois só dessa forma há estomago para as entradas e as sobremesas. De facto, deves ter tido azar, mas até as melhores casas tem momentos infelizes.
acho que sei qual é esse da Praia das maçãs, mas nunca lá fui.

Bonson
26-09-2006, 15:01
Cali

Por 25€ por pessoa enches a "pança" que nem um abade na Toca do Júlio e muitas vezes estás acompanhado de jet7 !

Já agora outras iguaris e outros lugares:

------Um bom cozido---- No Transmontano Malveira da Serra( é carote) mesmo junto ao cruzamento que vai para o Guincho;

-------Um bom leitão--- Na Tia Alice em Negrais, embora confeccionado de maneira diferente, nada fica a dever à Bairrada.

Bom apetite!

Karl Marx
28-09-2006, 14:23
Foi há uns anos largos: fui jogar golfe para o Estoril e a entrega de prémios (ou o jantar de boas-vindas, não me lembro bem) foi lá. Inquietei-me para lá chegar (de carro alugado). Se não fosse um empregado eficaz de uma bomba de combustíveis em Colares, acho que ainda andava à procura do sítio.
É (era) amplo, com um telheiro, ar rústico... não me lembro do que comi nem dos preços (que deviam estar incluídos no torneio).

Helena
02-10-2006, 21:44
comer.....ou desejar comer:D Oh Cali....e o que e que comeste de sobremesa.....e que eu sou muito gulosa (como um amigo meu, que nao digo o nome:p )......:D

Cali
03-10-2006, 00:00
Olha! Que giro tu falares na Tia Alice, Bonson! Fui lá almoçar no Sábado! Tem um leitão mais saboroso do que os concorrentes, tambem porque é menos gordo, ou mais pequeno. Não tem grandes nacos. Mas reclamei do tamanho da dose-e-meia que me trouxeram: era um bocado á miséria. Logo me trouxeram mais dois bocados bons, e não paguei mais por isso. ;) Alem do leitão, a Tia Alice tem uma bela panoplia de doces tradicionais, e uma bela queijada á moda da Tia Alice, de que gostei muito.

-----------------------

Leninha, o que eu comi de sobremesa onde? No 'Cantinho' , em Rio Maior? Já nem lembro... aquilo é um alambazanço.

Mas se quiseres uma descrição da coisa, toma lá esta, tirada na Internet :) :

"Restaurante Cantinho do Alto da Serra - Rio Maior

Provavelmente, o melhor restaurante de Rio Maior e arredores.
N´Dalo Rocha 2003-07-01

Não é sofisticado nem pretensioso, pois o seu charme está precisamente no ambiente familiar, na sua decoração rústica e sem sombra de dúvidas, na sua comida. Se há restaurantes que apetecem repetir, o Cantinho do Alto da Serra pertence seguramente a essa categoria.

Às portas de Rio Maior, na estrada que vem de Leiria encontra-se provavelmente o melhor restaurante de Rio Maior. Empurra-se a porta e penetra-se na primeira sala, para cedo intuirmos que esta é sem dúvida casa de bom pasto.

Sentamo-nos e ainda antes de decidirmos o que comer, chegam à mesa as entradas. E que oportuna surpresa! Pratinhos regionais com petiscos saborosos como a feijoada, os pezinhos de porco, a morcela de arroz, farinheira, azeitonas, os cogumelos, os queijinhos entre outras iguarias. Tudo de fazer crescer água na boca. Para se resistir a tal assédio, o segredo é comer à vontade e devagar e de preferência com a companhia do vinho da casa que o proprietário vai buscar directamente ao produtor. Porém se preferir, pode eleger através da variada carta de vinhos, à altura do compromisso. Aliás, o vinho está profundamente ligado a esta casa, até porque o amplo salão de trás, ideal para grupos, foi em tempos um antigo lagar. Dessa época, ainda ficaram as cubas encrostadas na parede.

Bem, mas de volta à refeição, lembre-se que é conveniente não perder o apetite, pois após as entradas há massada de peixe, bacalhau com broa e magusto, feijoada de caracóis, galo de cabidela ou pato escondido. Finalmente, chega a altura das sobremesas e é-nos trazido para a mesa um enorme tabuleiro com pêssego em vinho, pêra bêbeda e Doce da Casa com ovos, natas e nozes. Se houver espaço, come-se e aprecia-se.

A orientação culinária do restaurante resulta muito do gosto de Manuel Neves, o dono, para quem comer é uma arte. E não são poucas as vezes que se faz à estrada em busca de outros restaurantes onde possa satisfazer o seu apetite. Das ideias e sabores que vai provando, do gosto de comer bem e da carolice de orientar a cozinha ajudado pela sua mulher nasceu este restaurante, já lá vão mais de 10 anos. Durante este período, Manuel Neves que gosta de acompanhar os seus clientes à mesa, lembra-se de várias histórias, sendo a mais insólita, os clientes da Madeira que durante semanas foram lá comer todos os dias. Depois, acabaram por copiar tudo e abriram um restaurante idêntico, com o mesmo nome e uma ementa similar. E para cúmulo, convidaram Manuel Martins para a inauguração, que aceitou de bom grado.

Em Portugal, o Cantinho do Alto da Serra foi pioneiro neste tipo de restaurantes com entradas buffet feita à base de pequenos pratinhos que nos alimentam quase tanto como uma refeição. "

Bonson
03-10-2006, 20:19
Mais um bom petisco

Espadarte grelhado----no "Lobo do Mar" -em Sesimbra, pouco antes de chegar à doca de pesca. Nem sempre tem, em alternativa um cherne grelhado tb é maravilhoso. O restaurante é abarracado e dirigido por ex pescadores mas vale a pena deitar fora o luxo e meter dentro um bom peixe assado!