PDA

View Full Version : BOMBA - son desiste da PTI - Gatsby?

Pages : [1] 2

jleandro
04-06-2003, 17:27
comunicado da SON, divulgado pela CMVM informa que a SON desistiu do processo de privatização da PTI

grande bomba.

e agora?

como entender esta subida de hoje, embora o comunido tenha como hora 17,12...

Patacôncio
04-06-2003, 17:32
Ó JL,

É bruxedo, meu !

Estas coisas acontecem por ... "fenómenos paranormais" ... ahhahahahah

Um xoxo da minha Patroa !

lumigo
04-06-2003, 17:38
É só inside trading

Amanhã as cotações vão chegar aos 0,5 e eu fora /&%$#/#.
Porcaria de férias, bem que podia ter marcado para mais tarde, assim tenho receio de entrar.

jleandro
04-06-2003, 17:38
vá, vá conta o que sabes

e o que pensas disto.

não gosto de bruxedos

vá conta e pensa alto.

Patacôncio
04-06-2003, 17:54
Ó JL,

Eu não sei de nada, meu.

Eu apenas constato factos.

Aliás, eu nem costumo perder tempo com "discussões estéreis" sobre o porquê. Eu gosto de olhar para as cotações, para o volume, para os gráficos e ...

Apenas realço o facto de o rumor se confirmar. E nos últimos dias ... a cotação tem mostrado o que se passava ...

PS A sério mesmo. Não sei e nem quero saber porque a SONae sobe. Tenho ideia que o Tio Xoné está a fazer uma "jogada política" ...

E aposto que ganha. Se não ganahr a PTI ... ganha umas boas coroas com o encaixe da PTI ... e quem beneficia ??? A própria SONae e o BPI, que tem a SONae atravessada na garganta ...

Já estou a ver o Tio Xoné a beber champanhe e ... a lamentar-se, como fez no BPA !!! ahhahhahhhhhhh

PS II Para mim, o TIO Xoné é o melhor especulador de Portugal ... Tem dinheiro, miolos e tomat*** !!!! ehehhhhehehhehh

jleandro
04-06-2003, 18:00
pois, eu também interpreto a subida de bolsa como o mercado gostou desta novidade

mas a subida foi antes de Oficialmente se saber da desistência, .. mais uma.

os lucros que vão ter na PTI ( se venderem, porque com 29% do capital podem chatear muita gente), podem reduzir o nível de endividamento, e isso sem dúvida só fará bem à cotação.

agora, o que estranho é que foi o filho a falar e a mandar-se ao Governo.

sempre pensei que ser dono da PTI era o mais profundo desejo do Pai, porque o ouvi várias vezes a defender as razões porque a queria.

será que o pai se vai afastar? mas não me parece que o filho tenha estaleca.

Cali
04-06-2003, 18:06
boa tarde...

entrei agora aqui para me cairem os "produtos horticulas" ao chão...

A unica coisa de Bolsa que fiz hoje , foram duas. DUAS BORRADAS SEM LIMITE DE TAMANHO ! Resolvi vender quase metade da minha carteira de EDP, para entrar em PTI, porque a EDP estava a 1,90 e não queria mexer, e porque eu queria escolher qualquer coisa com mais potencial de arranque no curto prazo. Para alem de a EDP ter arrancado para uma tarde gloriosa e a PTI não ter saido do sitio, agora ainda levo com esta noticia...

Quanto a timings...não há melhor. Estou felicissimo... já antevejo a glória descendente da abertura de Portucel amanhã...

sim, porque eu estou convencido que isto vai ser mau para a PTI. Se alguem me puder convencer do contrario...

Eu só me pergunto porque raio não sei ficar quieto ? Se a ideia era levar um saco cheio de EDP pelo menos até aos 2 euros, porque é que não cumpri a ideia ?

Está por aí alguem que não se importe de me esbofetear ??? Obrigado...
:mad:

jleandro
04-06-2003, 18:08
olha faz como eu

agora vou beber uma cerveja estupidamente gelada, ou duas

e ficas melhor.

Patacôncio
04-06-2003, 18:10
Mas o gajo tem razão !

Não conheço bem os "contornos" da privatização.

Mas tudo indica que é uma forma de aliar a PTI a estrangeiros, em troca estes têm que largar "património". Uma espécie de fusão.

Mas como os brazucas só queriam "especular" ... o governo também desconfia que fosse esse o caso do Tio Xoné. E até não me parece ser o caso. Pois com a Glunz ... seria a formação de um grupo com complementaridades.

Mas também há que ver o seguinte. A Glunz está a ser díficil de "digerir". Pior do que se esperava. O Belmiro já mandou o "bombeiro" de serviço.

O governo teme que o Belmiro aproveite o "cash-flow" da PTI para ... salvar a Glunz. Para depois ...

Mas a ver vamos !

Patacôncio
04-06-2003, 18:15
Junta-te a nós e bebe ... uma súrvia !!! hehehheheh

http://www.nzhistory.net.nz/mph/cafe/images/peter2.gif

Queres uma bofetada ???

Olha, o Camacho vai embora do Benfica !!! ehehheheh

Olhó o Vilarinho já todo curtido ... ehhehehehehh

http://www.utdallas.edu/student/slife/health/heart.jpg

Patacôncio
04-06-2003, 18:17
Cuidado com o bebeis ... hahahhahahh

http://images.goantiques.com/thumbnails/UUG7286AD2BG_28AN.jpg

PS Ó JL, não moas mais a cachola ao confrade Cali, meu !

http://www.ctheritage.org/aodg/1822thumb/3-14_sm.jpg

gatsby
04-06-2003, 18:19
cali?
tu na pti?

tou f#$$%%$(

:D :D :D :D :D

meus senhores, atão é assim.

agora a pti pode ter dono, até agora não podia por o eng. não iria deixar se não fosse ele.

há outras propostas entradas presumo e o eng. vai querer vendê-las a 1,55, para cima.

vai querer? a diferença é que é futuro e não presente.

e de futuro está o cemitério dos tesos cheio.
é evidente que este salto da son estava anunciado (aliás como os outros, sejam subidas ou quedas da xoné), bastava olhar para as brincadeiras nas paredes dois ticks acima.

não quis acreditar que fosse tanto embora ontem mandasse uma
indirecta ao jl ( foi a vermelho, e foi no post da pad).

o que temos neste momento: mais um vendedor na pti, mas a que preço?
isso é que é importante.

agora, cali, a sério, queres um opinião que não é independente pois tenho muito em pti? foi a melhor coisa para a pti cotação a curto prazo.

ele não vai vender a este preço ou perde uma MONTANHA de dinheiro.

e vai ao fundo mesmo senão se pôe a pau.
agora estou com o patac., o tipo tem t***** e é um jogador de poker e peras.

quanto ao insede, ainda hoje li aqui de manhã senão me engano esta boca que se veio a confirmar...

por isso os senhores a quem ele deve muita nota vão subir a bichinha o suficiente para ele entalar alguém (e quem? o governo, hahahaha).

ou seja, o futuro ao eng. pertence.
neste caso.

e a snc? será a próxima?

gatsby
04-06-2003, 18:22
uma pergunta maldosa?

onde pára a administração da Portucel?

será que está em Portugal?

hehehe

pois.

Patacôncio
04-06-2003, 18:23
O Tio Xoné não vai perder com o negócio !!!

E quem tem papel para manter cá em baixo ???

Só o gajo !

Mas se ele as quiser vender ... Upa ! Upa !

E venha dái o champanhe !!! ehehheheheh

A SNC ??? Se ele tem prioridades ... será a PTI.

Mas ...

Cali
04-06-2003, 18:28
eu confesso que estas jogadas me fazem alguma confusão...

Então vocês acham que isto vai provocar o efeito contrario na PTI ? E que quem está a segurá-la neste preços é o Belmiro ? Acham portanto que amanhã vai haver corrida á PTI ?

sinto-me pequenino... alguem me esclarece ? Obrigado ... humildemente...

gatsby
04-06-2003, 18:28
eu acho que foi o melhor que poderia acontecer à PTI.
porque vai largar a caçada.
ele foi é mafioso no anúncio (data).

e no fim vamos ver se tudo se atirar com elas para o mercado quem é que vai comprar.
pensamos que ele sabe que não há propostas omo o Governo quer, logo não há privatização nesta fase.
Não pode ele mudar de ideias?

Os brasileiros não são opção patac., a opção vem do Norte, mas esta vez da Europa e não de Portugal. E pode essa opção ofercer alguma coisa gira ao Eng. pela sua posição.

uma coisa é certa, desta vez vou pagar para ver.
e fico com a minha carteira da PTI.

Patacôncio
04-06-2003, 18:33
Os brazucas que eu falava eram aqueles "sócios" do Belmiro ... que só estavam lá para figura de corpo presente e ... encaixar uma boa mais-valia !

E o "genro" anda a namorar para esses sítios que falaste.

Mas o Belmiro tem a faca e o queijo na mão !

Não pode ficar com a empresa ... mas tem que fazer saltar as pipocas ...

E depois das pipocas ... chamapanhe !!! ahhahahahah ( E não tem nada a ver com a cortiça ??? ehhehehheh - Não é o do Manel que falo hahahahaha - )

Cali
04-06-2003, 18:34
acho que já começo a perceber qualquer coisa...

Ah, estes compinchas valem oiro !

:D

magoo
04-06-2003, 18:52
... era mesmo golpe dos manhosos a quererem rapar o tacho e limparem os stop-losses, a prepararem-se para a arrancada. Valeram-me as bandas de Bollinger a dizer para eu ter calma... cada vez gosto mais das BB !!! Tocar quer dizer inverter, pisar e sobretudo pisar duas vezes quer dizer tendência assumida.

E o golpe do manhoso do Engenheiro ?!!! O gajo guardou-se até hoje, o último dia para apresentação das proposta, a esconder o jogo !!! Toda a gente a julgava que o homem tinha copas e afinal tinha apostado nas espadas...:p
Fun !:D

PTI estamos contigo... até onde ?
Moo

Mohandas
04-06-2003, 19:15
... que à PTI concorreram a Cofina com uns espanhóis e uma qualquer finlandesa...

O que é que é melhor?

E em que é que isso altera, ou confirma, o que foi dito até aqui?

Obrigado

(Não tenho PTI, Cofina ou SON. Na verdade não tenho nada, mas isso agora não interessa):(

jleandro
04-06-2003, 20:21
atenção: a Cofina está com uma proposta e esses meninos não costumam entrar para perder, parece até que estão bem acompanhados nesta.

o mercado aplaude a saída da SON deste filme, porque quem tem acções quer é que elas subam
e de imediato pensar que o endividamento vai dimuir - é razão para subida das cotações.

o Belmiro mete medo, vai querer vender os 29% que tem na PTI...?

presumo que vai querer vender AO PREÇO DELE, mas o Governo já disse que o preço é 1,55

cá pra mim...isto tem que resultar em subida das duas.

que pena ter vendido 20.000 SON ontem...:(

gatsby
04-06-2003, 20:58
O Norte ataca.
O Norte Branco.
... eu bem que adivinhei à bocado...

goodnews.

gatsby
04-06-2003, 21:06
M-real confirma proposta à privatização da Portucel; entrega quatro fábricas de papel

Quarta, 4 Jun 2003 19:36

A finlandesa M-real confirmou a entrega de uma proposta autónoma à privatização da Portucel, comprometendo-se a trocar quatro fábricas de papel e uma de pasta e a produção de papel não revestido da unidade de Husum irá para a Portucel com um acordo de longo-prazo.

A «M-real apresentou uma proposta para uma posição minoritária de 25% da Portucel», diz a empresa em comunicado.

De acordo com a M-real, «como parte da proposta, a M-real vai transferir a actividade de Home & Office (lar e escritórios) para a Portucel, incluindo quarto fábricas de papel e uma de pasta (Wifsta na Suécia, Alizay and Pont Sainte Maxence em França e New Thames no Reino Unido)».

A produção de papel não revestido da Husum vai para a Portucel através de um acordo de médio longo prazo», adiantou a mesma fonte.

A vitória do bloco de 25% da Portucel no processo de privatização levará «à redução de dívida e fortalecer o balança da M-real», acrescentou a mesma fonte.

O Estado vai diminuir a sua posição para 34% no capital da Portucel, após a conclusão da privatização. Amanhã, serão abertas, em acto público, as propostas pelos concorrentes.

A Sonae que admitiu interesse em participar no concurso, acabou por não apresentar qualquer proposta. A Cofina associou-se à Lecta, empresa de capital de risco do Citigroup para concorrem a esta privatização.

Citado em comunicado, o presidente da M-real, Jouko M. Jaakkola, destacou que esta proposta «vai fornecer uma óptima oportunidade para construir o futuro do negócio de papel não revestido».

A M-real facturou, em 2002, 6,6 mil milhões de euros, sendo que no segmento de lar e escritórios registou vendas de 782 milhões de euros.

A Portucel fechou a subir 1,54% para os 1,32 euros.

os bolds são meus...
it's economics... it's fundamentals...

SUOMI RULES

gatsby
04-06-2003, 21:13
Cofina fica com 15,5% do capital da Portucel com vitória na privatização; Lecta com 9,5%

Quarta, 4 Jun 2003 19:17

actualiza com mais informação e tabelas)

A Cofina vai entregar os activos de florestas da Celuloses do Caima e parte dos activos da Lecta que detém 11 fábricas e 16 máquinas de papel, tendo facturado, em 2002, 1,42 mil milhões de euros. O consórcio é liderado em 62% pela Cofina e em 38% pela Lecta, diz a empresa em comunicado.
No âmbito da privatização da Portucel, cujo prazo para entrega de propostas terminou, esta tarde, às 17h, a Cofina firmou uma parceria com a Lecta, empresa controlada por fundos geridos pelo CVC, empresa de capital de risco do Citigroup.

De acordo com a referida proposta, a Cofina e a Lecta vão dotar a Portucel com recursos e uma estratégia que permitirão à Portucel manter o seu centro de decisão em Portugal.

A Lecta, nas suas três empresas-Cartiere del Garda, Papeteries de Condat e Torraspapel- detém 11 fábricas e 16 máquinas de papel, com uma capacidade de produção de 1,6 milhões de toneladas por ano e facturou 1,42 mil milhões de euros. A Lecta tem afecta uma força de trabalho de 4.750 colaboradores, acrescenta o mesmo comunicado.

«A Caima acrescentará os seus 25.327 hectares de floresta de eucalipto de primeira qualidade à Portucel, contribuindo, assim, para uma maior autonomia da empresa no que toca a matéria prima», adiantou a mesma fonte.

A Cofina detém 62% do consórcio e a Lecta é titular dos restantes 38%. No final, a empresa liderada por Paulo Fernandes ficará detentora de «15,5% e a Lecta com 9,5%», caso garante o bloco de acções que estão na posse do Estado nesta fase da privatização.

Empresa será a terceira maior da Europa
A proposta conjunta Cofina/Lecta resultará na fusão das suas actividades com as da Portucel. Com esta junção, a Portucel passará a produzir média de um milhão de toneladas por ano não revestido e com capacidade para produzir 2,6 milhões de toneladas de papel para impressão escrita.

Segundo a Cofina, «o parque florestal da Caima adiciona um importante valor estratégico e económico à Portucel» e a proposta apresentada vai resultar «num grupo muito rentável.

Ao nível das margens de EBITDA, a nova empresa alcançará valores de 25%, «bem acima dos seus principais concorrentes».

A nova empresa deterá assim a maior uma quota de mercado no sector dos papéis de impressão escrita no sul da Europa. A «força comercial da Torraspapel em Espanha, Portugal e França, com vendas de 400 mil toneladas, reforça a capacidade de liderança nestes mercados», acrescenta a mesma fonte.

Cofina e Lecta apoiam instalação de máquina da Portucel
Este consórcio vai apoiar a instalação da máquina já planeada para a fábrica da Portucel em Setúbal, um dos requisitos para avaliação das propostas na privatização.

«A Lecta e a Cofina apoiam a instalação da máquina já planeada para a fábrica de Setúbal, que terá uma capacidade para produzir 400,00 toneladas de papel sem revestimento, logo que o mercado esteja preparado para esse aumento da produção», refere o comunicado da Cofina.

O plano de investimentos da Lecta continuará a acrescentar capacidade às suas fábricas, alcançando 1,5 milhões de toneladas de CWF no final de 2005. Isto é o equivalente à instalação de uma muito grande nova máquina de papel, mas com um custo médio de aproximadamente 600 euros por tonelada, menos de metade dos custos de uma máquina com essa capacidade e sem qualquer aumento dos custos fixos.

Esta fase da privatização da Portucel vai ser realizada através de um aumento de capital em espécie, para a entrada de activos na empresa nacional. O aumento de capital, representativo de 25% do capital social da empresa, será feito ao preço de 1,55 euros por acção, pelo que os activos a entrar na Portucel ficarão avaliados perto de 400 milhões de euros.

A Portucel fechou a subir 1,54% para os 1,32 euros.

http://www.negocios.pt/imagens/noticias/Grafico_Portucel_1_04_06.gif

Iatros
04-06-2003, 21:19
Normalmente queixamo-nos de a nossa bolsa ser morna, este é o tipo de situação que qualquer especulador gosta. Quem tiver uma boa percepção das movimentações pode tirar umas razoáveis mais-valias.

O governo claramente desenhou a reprivatização para afastar a SON, esta sempre fez constar que era a sua prioridade. Será que era ou foi só para fazer valorizar a sua posição? Há alguma semelhança com a história do BPA.

Vai-se conhecendo alguma coisa da empresa europeia associada à COF, e a outra nórdica?

Se a SON detem agora cerca de 29% da PTI, após a reprivatização ficará com qualquer coisa à volta de 19% (estou a fazer contas de cabeça). Isto dá para esticar a corda, não dá?
Quer-me parecer que, do ponto de vista especulativo de curto prazo, há condições para subida na SON e na PTI.

Há que acompanhar de perto o evoluir dos acontecimentos, aproveitar a embalagem e sair do comboio na altura certa.

Tenho uma pequena posição na SON e pequeníssima na PTI (espero que fiquem maiores eheheheh)