View Full Version : A nova epidemia dos países ricos.
Patacôncio
29-05-2006, 13:57
A obesidade.
Em Portugal a coisa é ainda pior. As nossas crianças são das mais obesas de toda a europa. Pior ainda. Nos países mediterrânicos é onde existe mais obesidade, desmentindo a versão paradisíaca que comemos melhor devido à famosa dieta mediterrânica. Talvez não seja bem assim, em especial aquilo que damos de comer aos putos. Há outros factores a ter em conta. Em Portugal, e não só, já quase não se vêm miúdos na rua e em jardins e parques. O nosso mau planeamento urbano também marca a sua presença.
Mas mais grave em Portugal é que a obesidade convive com a fome. Em especial entre os idosos. (Se bem que vi uma reportagem nos Açores que me assustou, devido à insularidade e falta de recursos dos pais.) Que país estamos a construir e a deixar para os nossos filhos e netos?
Já agora, um estudo publicado pela OMS. É de ler. Embora tenha algumas dúvidas quantos aos resultados relativos à Noruega.
http://www.euro.who.int/document/mediacentre/fs1305e.pdf
É realmente assustador o ritmo a cresce esta epidemia sobretudo em idades cada vez mais jovens.
É importante que se reflicta no estilo de vida que implementamos.
É muito mais difícil alterar um estilo de vida que administrar uma vacina. Lembram-se aqui há poucos anos daquele "escândalo" que o marketing dos laboratórios farmacêuticos nos quis impor, de que o Estado estava a recusar a administração de uma vacina que era "oferecida"?
Pois, dessa doença poderão morrer por ano menos de meia de dúzia de pessoas em Portugal, mas das consequências da obesidade, que permitimos alegremente que as nossas crianças e adolescentes adquiram o hábito, virão a morrer prematuramente aos milhares por ano dentro de pouco tempo.
Olha só! Logo eu a falar disto :o
Aproveio para vos dar umas dicas.
Para um adulto considera-se "excesso de peso" quando o Ìndice de Massa Corporal (IMC ou BMI na sigla em inglês) é superior a 25, e considera-se "obesidade" quando este é superior a 30.
Têm na Net muitos sites com calculadores deste índice, mas se ainda sabem usar uma calculadora, dividam o vosso peso em kg pela vossa estatura em metros (arredondada até aos centímetros) e de novo pela vossa estatura em metros e já está!
O risco de doença cardiovascular precoce não é dado apenas pela obesidade, há que apreciar a distribuição da gordura (a gordura da barriguinha é pior que a outra), o ser ou não fumador, a tensão arterial, dislipidémias (o colesterol e os outros), sedentariedade, stress diário.
fanhecas
30-05-2006, 05:59
Sou adepto da nossa falta de rigor e quando digo que ela nos está incutida até aos ossos as pessoas por veses riem, mas a verdade é essa.
Nós também somos o que comemos, o comer pouco e mal é algo que acompanha o Português à muitos anos. Não, não me venham com tretas da falta de tempo, o comer bem é algo que deveria ser dado a conhecer desde do ensino primário. Os pais de hoje, eram os que ontem comiam sopinhas de cavalo cançado remember people? O custo de uma boa alimentação até é a mais barata, mas o belo molho, pão e muita carne é que dá energia :D :D :D ....
Se precisam de um estrageiro qualquer para vir cá dizer que deveriamos ter vergonha nisto ou naquilo, deveriamos chamar outro para nos educar a comer bem, não sei, tenho a sensção que vindo de fora poderia ter muito mais eco :rolleyes:
Bons negócios e bom dia!
Fanhecas
Karl Marx
30-05-2006, 11:37
A minha continha dá... 37,5.:confused: :eek:
É... assustador!:mad:
Bora perder quilitos. Já.:(
Massarico
30-05-2006, 13:51
Iatros, isso mede-se assim de certeza? É que sendo assim eu tenho um IMC de 24,8, pelo que teria um peso adequado à minha altura. Contudo, se a observação não for em quilos, mas em metros cúbicos, facilmente se verificará que preciso urgentemente de emagrecer.
Oh, Pataco!
Quote.
Orijinaly posted by Pataco: «Assim, sim, gosto»!
«Nos países mediterrânicos é onde existe mais obesidade, desmentindo a versão paradisíaca que comemos melhor devido à famosa dieta mediterrânica».
Sabes bem que a famosa dieta mediterrânica já não existe! Fomos invadidos pelo "fast food"! Ou tenho de repetir o que já disse a um gaijo que passou por cá, em tempos?
Espreita o que a juventude come, vai às Pizzarias, aos MacNices (como diz a minha Joana), e muitos outros sistemas dietéticos que há por aí e vê o despoto que fazem, as caminhadas que fazem "a meu lado", as vacas, as ovelhas e cabras que guardam, e diz-me onde está a dieta mediterrânica!
Vai a Braga e pergunta à Maria Teresa dos MacNices se o negócio lhes corre mal? Braga é, segundo rezam as estatísticas uma das zonas mais jovens ou a mais jovem da Europa!
O que se passa com os MacNices de Braga, e todos os outros que invadiram a nossa dieta mediterrânica, e outros sistemas similares, conhecidos por "Fast Food" é o remédio para a engorda! repara bem e depois diz-me se fazemos parte do sistema a que chamaram de dieta mediterrânica!
Um dia a Joana, na 2ª Circular, disse-me: «Ventor leva-me ao MacNice"! Eu olhei o MacNice e disse-lhe: «está fechado».
Ela respondeu: «ai os sacanas! A porta está fechada mas eles continuam lá dentro»!
Tenho pó aos Fast Foods!
PS: «Já é o segundo post que escrevo e estou a ficar farto de levar com os pés ao fazer o Submit Reply! Faço o login, aparece o "Wellcome Ventor" escrevo e ao fazer o Submit Reply, já fui posto de abalada. Como isto acontece assiduamente nos últimos tempos, ou é um problema meu ou do Fórum. Alguém tem mais problemas destes? Porque não sou eu e sim o Fórum a fazer-me o logout? Mau Maria!
olá Ventor! Como estás? e a tua esposa? Melhores?
Olha, sugiro que pegues no teu "P.S." e o metas numa privada para o Frias. entretanto, tenta limparas cookies e os ficheiros temporarios do teu computador, a ver se a coisa melhora.
Patacôncio
30-05-2006, 22:52
Pois é, Ventor. Tens razão. Cada vez se come mais mal. E os putos em Portugal são os mais obesos da europa, depois dos italianos.
Confesso que tenho barriguinha, mas em puto era muito magricelas. Agora os putos já andam bem "aviados", que eu imagino quando chegarem a adultos.
Pior. No meus tempos de teenager mais recuados (eu ainda sou um teenager! :eek: ;) :p ) as raparigas eram mais magras que as de agora. Tssccc! Tssccc! Coitados dos putos... Dois gordinhos fazem um baloiço? :eek: ;) :D :p :D
http://www.hame.ca/blog2/images/fatty.jpg
O Índice de Massa Corporal pretende dar uma ideia da proporção de gordura do nosso corpo e se esta é excessiva ou não. Claro que há maneiras mais rigorosas de o medir mas, nas situações habituais serve perfeitamente.
Ter em atenção apenas as situações extremas, p. ex. um atleta com um grande desenvolvimento da massa muscular vai ter um IMC elevado sem que isto corresponda a gordura (o músculo é medido como gordura). No outro extremo, uma pessoa com uma massa muscular muito diminuída, o caso por exemplo dos idosos, o IMC vai dar um valor anormalmente baixo (conta alguma gordura como se fosse músculo). Mas tirando estas situações extremas o IMC funciona perfeitamente.
Outro aspecto a considerar é que a proporção dos vários componentes do nosso organismo não é igual ao longo de toda a vida, e é especialmente variável durante o crescimento. Portanto, durante o crescimento, não são válidos aqueles valores fronteira que referi e devem ser usadas curvas de valores adequados para a idade e o sexo.
Assim, se quiserem avaliar a massa gorda dos vossos filhos, aconselho a usarem as curvas de percentis que deixo abaixo. Se as crianças ou jovens tiverem um IMC entre o percentil 85 e o 95 são consideradas em risco de vir a ter excesso de peso e se o valor for superior ao percentil 95 são consideradas como tendo excesso de peso
Curva para rapazes
http://www.cdc.gov/nchs/data/nhanes/growthcharts/set1/chart15.pdf
Curva para raparigas
http://www.cdc.gov/nchs/data/nhanes/growthcharts/set1/chart16.pdf
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.