PDA

View Full Version : Governo propõe proibição de fumar em recintos fechados

Houdini
06-04-2006, 20:18
O Ministério da Saúde propôs hoje a proibição de fumar em recintos fechados e o aumento da idade mínima para a aquisição de produtos de tabaco para os 18 anos.

A proposta, apresentada hoje aos jornalistas e que o ministro da Saúde, António Correia de Campos, sublinhou ser "do Governo", foi já enviada a 30 parceiros para discussão pública, esperando o governante que possa vir a ser aprovada em Conselho de Ministros dentro de dois meses.

Depois desta aprovação, o documento será apresentado sob a forma de uma proposta de lei à Assembleia da República.

O anteprojecto de diploma apresentado agora pelo ministro da Saúde prevê a proibição de fumar nas áreas fechadas dos locais de trabalho, dos estabelecimentos de restauração e bebidas, incluindo os que possuem salas ou espaços dedicados a dança, das unidades hoteleiras e dos centros, galerias e grandes superfícies comerciais.

É igualmente proibido o fumo nos serviços e organismos da administração pública, nos locais destinados à prestação de cuidados de saúde, estabelecimentos de ensino, recintos desportivos e meios de transporte.

Excepções à regra

As excepções à regra surgem na possibilidade de serem criados espaços para fumadores em restaurantes ou bares com áreas destinadas ao público superiores a 100 metros quadrados, em salas de espectáculos, lares, hospitais psiquiátricos, serviços de atendimento a toxicodependentes e instalações fechadas de aeroportos e gares.

Contudo, as áreas destinadas aos fumadores têm de ser "separadas fisicamente das restantes" ou, no caso de se localizarem no interior do edifício, serem "totalmente compartimentadas, disporem de ventilação separada, serem mantidas com pressão negativa e directamente ventiladas para o exterior".

O anteprojecto governamental sobe também a idade mínima autorizada para a compra de tabaco de 16 para 18 anos e proíbe a venda de tabaco através de máquinas automáticas, excepto nos casos em que estas se encontrem dentro de recintos interditos a menores de 18 anos.

Esta alteração foi já anteriormente defendida pela Tabaqueira - a principal empresa produtora de cigarros em Portugal -, que, num documento enviado ao Governo em Novembro do ano passado, e ao qual a Lusa teve acesso, afirmava que o país era dos poucos da União Europeia em que a idade mínima para a aquisição de tabaco era de 16 anos.

A proibição de fumar em todos os recintos fechados já havia sido tentada pelo antecessor de Correia de Campos, o social-democrata Luís Filipe Pereira, numa proposta apresentada em Novembro de 2004.

Porém, a proposta acabou por não se traduzir na legislação aprovada em Fevereiro do ano seguinte pelo então Governo PSD/CDS-PP, que permitia que os restaurantes onde não fosse possível criar áreas específicas para não-fumadores se transformassem em "restaurantes para fumadores".

Esta legislação foi avocada pelo actual ministro da Saúde dois meses depois de aprovada e antes de ser promulgada pelo Presidente da República, com a justificação de ir "avaliar" a legislação sobre a matéria.

Instado pelos jornalistas sobre quais os pontos da actual proposta em que o Governo poderá ceder, António Correia de Campos escusou-se a responder, optando por salientar que se o documento foi colocado em discussão pública "é justamente porque o Governo está aberto a todas as opiniões".

Correia de Campos recusou também considerar esta proposta de legislação como sendo sobre "proibição de fumar", realçando que é um documento "sobre a protecção dos trabalhadores e do sujeito passivo".

Multas para quem infringir a lei

O anteprojecto estabelece multas entre os 50 e os mil euros para os fumadores que infrinjam as regras e entre os cem e os 2500 euros para os proprietários dos estabelecimentos privados e direcções de organismos públicos.

O documento avança com a figura da responsabilidade solidária quanto ao pagamento das multas, que abrange fabricantes, importadores, proprietários de máquinas de vendas automáticas e directores dos espaços onde estas se encontrem instaladas.

A fiscalização da legislação é atribuída pelo Governo à recém-criada Autoridade de Segurança Alimentar e Económica e é extinto o Conselho de Prevenção do Tabagismo, um órgão consultivo do Ministério da Saúde que há vários anos desenvolvia acções ao nível da prevenção dos hábitos tabágicos em crianças e jovens. Em seu lugar é criado um Grupo Técnico Consultivo, dependente da Direcção-Geral da Saúde.

O novo documento revoga toda a legislação anterior sobre a matéria - a primeira data de 1982 - que, também segundo o ministro da Saúde, "produziu um efeito positivo que pode ser medido pela cessação tabágica em muita gente".

Ainda de acordo com dados mencionados por António Correia de Campos, que adiantou não serem "recentes", 31 por cento dos homens e 18 por cento das mulheres portuguesas fumam.

http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1253169&idCanal=21

gatsby
06-04-2006, 22:49
e aì está a sharia em todo o seu explendor.
cuidado com os que teem olhos azuis, porque um dia serão proibidos de olhar outros devido ao seu brilho que pode ferir um neurónio qq. que vão descobrir.

Ah, mas antes vão ter de pagare um incrivel imposto!

jleandro
06-04-2006, 23:14
As excepções à regra surgem na possibilidade de serem criados espaços para fumadores em restaurantes ou bares com áreas destinadas ao público superiores a 100 metros quadrados

devem estar a brincar com o pagode: restaurantes com mais de 100m2? quantos haverá?

é o politicamento correcto a tomar definitivamente conta das sociedades ocidentais.

aos consumidores de drogas duras pagam-se curas de reabilitação e até podem drogar-se na via pública....no problem;
a maioria dos pesados, sejam de passageiros sejam de mercadorias, podem livremente libertar toneladas de fumos que nada lhes acontece e parece que aquele fumo negro até faz bem à nossa rica saúde...

a praga das sociedades são os fumadores que seguramente vão passar a circular nas ruas com uma identificação no vestuário ou então disfarçados de ladrões.

parece que vai passar a ser menos perigoso ser ladrão e vigarista que ser fumador.

Helena
07-04-2006, 00:32
to the club!:)

Massarico
07-04-2006, 08:55
Acho que qualquer quem quiser fumar o melhor é passar para a erva, visto que agora é mais politicamente correcto fumar charros que cigarros.

E esperem por quando "eles" começarem a tratar dos gordos. E quando atacarem o alcool, que vai já começar por essa medida tão inteligente que é reduzir a taxa de alcoolemia admissível para conduzir.

Temo sinceramente pelo futuro, já que possuo a generalidade das características de um cidadão a abater: fumo muito, bebo bem, sou heterossexual assumido, cristão e, horror dos horrores, não resisto a uma boa chispalhada, esse concentrado de colestrol que ameaça com ferocidade as costuras das minhas calças. Ah, e sou liberal.

Só peço aos meus amigos que depois me visitem na prisão. E que me levem uns cigarrinhos, se ainda for um local de excepção.

jleandro
07-04-2006, 09:30
ó Massarico

achas que nas prisões eles não vão aplicar a lei:confused:

pode lá ser uma coisa dessas;) :D

é como dizes: deixam fumar ganzas mas cigarrinhos.....tá queto:p

Massarico
07-04-2006, 10:40
Mas o que é que me podem fazer na prisão? Prender-me? :D

jleandro
07-04-2006, 11:10
saba-se lá, capazes disso são eles:D :D

Houdini
07-04-2006, 11:16
Fumem à vontade. A mim tanto faz que o façam em casa, no restaurante, na lua, no Iraque, na choldra ou na fossa.

Agora não sejam ditadores e obriguem os outros também a fumar ao pé de vós. É tudo uma questão de bom senso e deslocarem-se uns metros para não prejudicar (é essa a palavra certa) a saúde de terceiros.

É que se não sabem os impostos, que ainda se vão pagando, também são canalizados para a cura de cancros dos fumadores.

E, pelo menos em Portugal, o peixe miúdo dificilmente se poderá 'recusar' a pagar impostos...

Massarico
07-04-2006, 13:55
Houdini, ninguém defende que se incomode os outros, julgo eu. Eu só defendo que cada um possa ter a liberdade de escolha, mais nada. Quanto aos impostos, só os que se pagam pelo tabaco, chegam para isso tudo. Aliás, se me deixassem escolher, provavelmente optaria por sair do SNS, por isso se lá estou, é porque sou obrigado.

jleandro
07-04-2006, 14:12
Fumem à vontade. A mim tanto faz que o façam em casa, no restaurante, na lua, no Iraque, na choldra ou na fossa.

Houdini

não sei es isto foi escrito a brincar ou a sério, se foi a sério parece-me uma linguagem "bruta" completamente desnecessária e gratuita.

É que se não sabem os impostos, que ainda se vão pagando, também são canalizados para a cura de cancros dos fumadores.

dá-me a ideia que tu não sabes quanto do preço dos cigarros é carga fiscal, que não sabes quanto o Estado arrecada com o imposto sobre o tabaco, e que quem vem com este argumento está a cair na demagogia.

o Imposto sobre o tabaco NÃO É TODO canalizado para a cura do cancro, nem dos fumadores nem dos que não são fumadores.

Helena
10-04-2006, 13:07
Acho que qualquer quem quiser fumar o melhor é passar para a erva, visto que agora é mais politicamente correcto fumar charros que cigarros.

E esperem por quando "eles" começarem a tratar dos gordos. E quando atacarem o alcool, que vai já começar por essa medida tão inteligente que é reduzir a taxa de alcoolemia admissível para conduzir.

Temo sinceramente pelo futuro, já que possuo a generalidade das características de um cidadão a abater: fumo muito, bebo bem, sou heterossexual assumido, cristão e, horror dos horrores, não resisto a uma boa chispalhada, esse concentrado de colestrol que ameaça com ferocidade as costuras das minhas calças. Ah, e sou liberal.

Só peço aos meus amigos que depois me visitem na prisão. E que me levem uns cigarrinhos, se ainda for um local de excepção.

talvez uma "palhinha" faca melhor ao espirito.....:p e sim.........tas mesmo condenado....nao ha esperanca....especialmente com as tais chispalhadas (se o meu "hubby" por ai estivesse, ate te acompanhava).....e depois la se iam os botoes das calcas.....uma sugestao.....usem calcas de elastico na cintura....assim da sempre.....eh..eh....eh;) :D