View Full Version : morreu o Zé Preto, o Zé Grande ou
jleandro
17-03-2006, 18:00
o José Barros.
conheci-o porque tinhamos um amigo comum há meia dúzia de anos.
natural de São Vicente - Cabo Verde, tinha 48 anos, matulão de 1,95 e largo "cabedal" era o mais pacífico dos pretos que conheci.
cedo largou São Vicente e por cá andou até "ir à vida" lá para as américas donde regressou porque a vida melhorara e estava farto de frio e neve, e de não poder ver os amigos e beber um copo com eles.
cozinheiro de profissão rapidamente encontrou colocação com um muito razoável ordenado.
há uns meses começou a queixar-se (só aos mais intimos) de dores nas costas e de algum cansaço a que pouco ligou.... ainda o levei a um massagista que me trata as costas nos períodos mais complicados.
já em finais de Janeiro apareceu para almoçar comigo e parecia estar a melhorar,.... até porque um matulão daqueles não desiste facilmente e não se convence que pode ser doença.
era, e fatal.
a leucemia levou-o hoje, depois de algumas semanas de internamento hospitalar.
era o melhor dos amigos.
MrChance
17-03-2006, 22:54
É muito doloroso ver partir um amigo, mas fica a saudosa memória do que se passou juntos. Compreendo-te bem que também já vi partir alguns.
Nunca soube o que é perder um amigo na morte. Infelizmente já soube demasiadas vezes o que é perder um amigo na vida...começando até pelo meu proprio pai. Pergunto-me muito 'Porquê? Porque é que conheci tanta gente que tive como amigos, a quem me dediquei, e que afinal...' Sinceramente, quase chego a pensar que mais valia perdê-los na morte, porque assim sabería que não os perdêra de facto. Apenas deixaria de os ver, mas sabia que nunca teriam deixado de ser meus amigos. De um ponto de vista quase irónico, não é mau de todo perder amigos na morte. É sinal que os temos. Os amigos.
Mas, na realidade, deve ser duro perder um amigo na morte. Mas pelo menos isso motivou, Leandro, este momento de homenagem na tua dôr. E o teu amigo Zé Barros, esteja lá ele onde estiver, deve ter gostado de saber que deixou por cá bons amigos, assim ... como tu, Leandro.
É...não é mau de todo perder amigos na morte. É sinal que os temos. Mas é incomparavelmente melhor tê-los, a todos, VIVOS. UM BRINDE AOS AMIGOS ! UM BRINDE A TI, LEANDRÃO !:)
Perder amigos é uma tarefa árdua na caminhada de cada um.
Sabemos que perdê-los assim, ainda jovens, dói mais, porque também sabemos que não teremos tempo para mais um copo.
Mas a vida é assim. Está sempre a reservar-nos surpresas. Como diria o Quico, ele ficará ao lado do Senhor da Esfera e olhará os seus amigos cá em baixo, sorrindo.
Sei que custa! Um brinde a todos, e ao Zé Preto.
Que esteja em descanso.
jleandro
20-03-2006, 22:46
obrigado a todos os que leram e aos que quizeram responder.
por mais estranho que possa parecer, não fui ao funeral do Zé Preto, tal e qual como costumo fazer.
só vou a funerais se os mais atingidos por essa morte precisarem da minha presença, do apoio dos amigos, do saberem que não estão sós.
nunca conheci a família do Zé, e dele prefiro guardar a recordação do bem disposto que me telefonava a saber se eu estava livre e podia ir almoçar ou jantar com ele.
ele gostava especialmente de jantar bem em lugares com pouca gente onde fosse possível longas e calmas conversas.
ainda me lembro duma noite, no Verão passado, em que lhe propuz ir jantar à Catedral da Cerveja no novo Estádio da Luz e de como ele gostou de ficar a conhecer o estádio vazio e andar por todo o lado completamente à vontade, e depois jantar tendo como cenário o "campo dos sonhos" que são os relvados de futebol.
ou de como eram os jantares no bacalhau em S. Iria que começavam às 20,00 e acabavam lá para as 23,30/24,00...quando o Tomás nos dava sinais que "está na hora".
ou de quando me pediu para ir com ele ver um carro em 2ª mão e me avisou logo que não podia gastar muito dinheiro....e lá fomos, e ele sempre a dizer: não é bem isso que eu quero.
e passados 2/3 dias me aparece com um carro igual ao meu a rir para mim. com um riso de malandro.
era mais um dos bons malandros que nos vão alegrando a vida e nos deixam um vazio que sabemos não será mais ocupado.
Mohandas
21-03-2006, 14:10
Peço desculpa por só agora me manifestar, mas estive afastado dos relvados... perdão, dos teclados durante uns dias.
Venho só manifestar a minha solidariedade com o Leandro e lamentar a perda de um seu amigo.
Há poucos a quem podemos chamar amigos e, quando eles se vão, fica um espaço que não será mais preenchido, pois aquele era o espaço de um amigo específico e nunca será ocupado por outro.
Porém, e como bem disse o Cali, fica-nos a alegria de um dia termos tido alguém ali, naquele canto da alma onde as conversas se espraiam pela noite que adormece.
Mas ficamos mais pobres...
Um grande abraço ao Jleandro que eu considero meu amigo.
só agora chego, sempre tarde.
só temos amigos se eles existirem para nós.
se existem essa é a alegria de ser vivo.
mas doi.
mas - meu bom amigo - doi mais não poder doer.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.