PDA

View Full Version : 20.000 Kms a GPL

Cali
18-02-2006, 00:02
Bem sei que vocês não querem saber disto pra nada, mas aqui vai :

Estou a comemorar neste momento 20.000 kms desde que instalei o sistema GPL no Mazda MX-3. Como já tinha feito antes, nos 10.000 kms, cá estou eu a dizer-vos, resumidamente, que estes ultimos 10.000 foram pacificos e economicos, marcados apenas , e já este mês, por uma visita ao instalador do sistema, para uma troca de filtro do gás e uma afinação de centralina para melhorar a performance, já que há bastante tempo que me queixava de alguma 'preguiça' no desempenho.
A afinação foi feita, e durante o desenrolar da mesma, acabaram por detectar que eu andava com um tubo de ar roto, o que atribuia alguma instabilidade ao ralenti (mas nem sempre) e que tambem retirava potencia ao motor. Não sei há quanto tempo ando com o tubo roto (se calhar desde o acidente, há um ano), mas ninguem na Mazda deu por isso. Agora estou á espera da peça necessária, para resolver o assunto.

Quanto ás contas :

20.000 kms , dos quais desconto cerca de 2.000 que terei feito a gasolina, e ficam 18.000 kms.

18.000 kms a 0.55 € /litro GPL, e gastando cerca de 14 a 15 lts de gás aos 100 kms = 1450 € aprox. ou seja, gastei cerca de 280 contos em GPL

18.000 kms a 1.15 € /litro gasolina, e gastando cerca de 11 a 12 lts de gás aos 100 kms = 2400 € aprox. ou seja, gastaria cerca de 480 contos em gasolina.

Resultado : em 18.000 kms, economia de cerca de 200 contos em combustivel. Estes valores são meramente referenciais e representam uma estimativa do preço médio do combustivel ao longo do ultimo ano e meio. Como sabem, agora a gasolina paga-se a 1.25 e o GPL pago-o a 0.57, pelo que a diferença/economia, aos preços actuais é bem maior.

Aos preços actuais dos 2 combustiveis, precisarei de mais 10.000 kms para atingir o break-even do investimento no sistema GPL. A partir daí será tudo economia. A diferença é tão brutal, que basta que a gasolina suba mais 10 centimos, para 1,35 , que esses 10.000 kms ficam reduzidos a metade.

Saldo da experiencia, após 20.000 kms : muito positivo. Nenhum problema mecanico ou do sistema de gás, nada de engasganços, soluços, maus cheiros, etc. Facilidade em abastecer (cada vez há mais postos), motor menos ruidoso (o que no meu caso até é chato, porque o ronco surdo e grave do V6 é viciante), e menos poluição atmosférica.

Daqui a uns tempos voltamos a falar. :)

jleandro
19-02-2006, 17:19
tás enganado;)

esta modernice do GPL interessa-me.

vamos fazer comparação com o gasóleo:

18.000 kms a uma média de 6,8 lts/100 = 1.224 litros

a um custo médio de 1,03€{litro : 1.260,72€

em contos: 252.752$00:)

claro que ainda há a mania dos carros gasóleo serem mais caros que os carros a gasolina, o que não é completamente verdade: o meu anterior carro a gasolina, com potência muito parecida á do actual a gasóleo, custou 5 anos antes deste (1995 - 2000) mais 300.000$00 que são completamente rembolsados na valorização, ao efectuar troca do actual por outro. ou seja dão-me mais de 300.000$00 a mais neste a gasóleo que dariam se ele fosse a gasolina.

Cali
19-02-2006, 21:57
amigo, já abordámos este comparativo Diesel/GPL antes, mas como podes ver, com o passar do tempo, é cada vez menor a diferença entre GPL e gasoleo, em termos monetários. Aliás, se o meu carro não fosse uma esponja, e bebesse uns mais normais 12 litros de GPL, em vez de 15, já estarias a perder.

É claro que os diesel são muito mais valorizados na troca. Não é verdade que perderias apenas 300 contos na troca, se tivesse um a gasolina. Perderias muito mais. Carros de alta cilindrada a gasolina vendem-se actualmente, usados, a preços quase ridiculos : Volvo S80 com 200 cv, menos de 100.000 kms, e meia duzia de anos a pouco mais de 2.000 contos. Alfas 166 2.0 V6 , idem aspas. Saab 9.3 e 9.5 , vendem-se por pouco mais. Os Volvo S60 2.0 T, de 2000 e 2001, á volta de 3.000 contos. Estes são apenas alguns exemplos. Se fossem a diesel já valiam 4.000 contos, ou mais.
E é aqui, e só aqui, que está a grande vantagem financeira do GPL, actualmente : comprar um 'avião' usado, em bom estado e ainda com muito para dar, e depois, investir 300 contos extra para o pôr gastar, em euros, o mesmo que um Fiat Panda a gasolina. E aí sim, a opção diesel vai perder por K.O. (isto já não falando no que vai acontecer ao preço do gasoleo nos proximos anos...).

Ventor
19-02-2006, 22:35
Pois eu estou bem contente com o meu C4 (grande explosivo!) a gasóleo. Se for tão bom como foi o meu preto ZX a gasolina já me basta.

Boa noite e bons sonhos.