PDA

View Full Version : Bcp 27/05

LMiguel
27-05-2003, 10:16
O BCP – Banco Comercial Português está a dar alguns sinais de recuperação face aos mínimos, depois de ter quebrado a linha de tendência descendente de médio prazo. Este movimento coincidiu com a melhoria dos rácios de solvabilidade e com a possibilidade de venda parcial ou total da Seguros & Pensões, holding seguradora do grupo.
A subida ligeira foi sustentada por uma linha de tendência ascendente de curto prazo. Enquanto a linha de tendência continuar inquebrável, os investidores deverão manter, ou mesmo reforçar, as suas posições no título.

Os investidores que ainda não possuem títulos do BCP em carteira poderão considerar uma nova entrada, visto que o rácio risco/rendibilidade é favorável. No melhor cenário, a tendência ascendente oferece uma rendibilidade potencial superior a 10 por cento caso evolua até ao suporte nos 1,6 euros,. Em caso de queda, as perdas deverão ser limitadas à quebra da linha de tendência, com o estabelecimento de um stop loss nesse nível.

A prometida rendibilidade mais do que compensa o risco que o investidor terá que assumir, oferecendo uma boa oportunidade de investimento.

BolsaPt.com

Publicado em O Independente, edição de 23 de Maio de 2003.

LMiguel
27-05-2003, 10:17
Suportes e Resistências

O BCP - Banco Comercial Português mantém a tendência ascendente, sustentado por uma linha de tendência ligeiramente ascendente. Os 1,25 euros oferecem suporte no caso da tendência ser quebrada e os 1,6 euros poderão funcionar como resistência para as próximas semanas.

Evolução Curto Prazo

A subida das últimas sessões não está a mostrar muita força, apesar de manter a cotação acima da média móvel de curto prazo. O sentimento é ligeiramente positivo. O oscilador estocástico seguem em queda, anunciando que a queda ligeira se poderá manter no mercado por mais algumas sessões.

Evolução Médio Prazo

No médio prazo, a evolução recuperou para neutra. O MACD passou ligeiramento para cima da linha zero e o RSI aproximou-se dos 60 pontos. Caso a tendência ascendente se confirme, estes indicadores deverão aumentar a probabilidade de manutenção da tendência ascendente no médio prazo.

Conclusão

Apesar de ainda haver algum risco no investimento no BCP, o título parece estar a iniciar uma recuperação sustentada. Para já acreditamos que possa subir até à resistência nos 1,6 euros. No caso da linha de tendência descendente ser quebrada deverá activar o "stop loss".

BolsaPt.com

S111or
27-05-2003, 11:02
LMiguel, bom dia e obrigado pelo comentário ( é claro que sou parcial, estou lá metido com 30% da carteira, a 1.4 f%&$£*)
Acredito...
I believe I can fly
com o BCP, também na casa dos 10%, de 1.4 para 1.54 ( mas aos 1.45/6 ponho-me parcialmente de fora (60%), para assegurar contra uma eventual retracção).

Bom trabalho e bons negócios

:)

jleandro
27-05-2003, 11:09
a evolução da cotação está directamente relacionada com as hipóteses de venda da S&P

porque se a venda não for efectuada teremos novo AUMENTO DE CAPITAL, E TALVEZ AINDA ESTE ANO.

nova
27-05-2003, 11:16
É Jleandro a rapaziada tão animada e vens lá das estranjas com um ar tão péssimista, essa falta de café deixou-te mesmo mal disposto.
Outra coisa, a que se deve um volume tão elevado, terão havido mais posicionamentos ?

lumigo
27-05-2003, 11:20
Tenho 30% da minha carteira em BCP. não estou assim tão optimista, pois a venda da S&P vai ser dificil e com o mercado neste estado está bom para quem compra e mau para quem têm de vender pois é obrigado a baixar o preço, e o BCP está vendedor.

Não vou em AT, acredito mais nas AF apesar de os numeros também poderem ser manipulados.

Julgo que o BCP vai andar no intervalo 1,44-1,35 até aos resultados do 2ª trimestre. Se não vender a S&P até lá vai ter de consolidar e apresentar resultados muito maus, :( ainda por cima nessa altura chega o verão ( altura em que a nossa bolsa fecha para só abri em outubro) .

Acho que o nosso amigo JG vai resolver a questão da S&P até lá, ou então vão ser lançados rumores para o mercado para evitar que a cotação caia. (interesse de espanhois no banco).

a minha estratégia têm tendência em adaptar-se ao longo do tempo, actualmente estou vendedor a 1,39 e 1,44 e comprador a 1,35.

São apenas considerações pessoais nada mais ;)

jleandro
27-05-2003, 11:22
quando a INEVITABILIDADE do AC se não efectuarem a venda...
não tenho dúvidas

até porque aquilo lhes afecta os resultados.

se venderem sem perder muito dinheiro, será um bom negócio para o BCP

nova
27-05-2003, 13:51
Mais um posicionamento de 4.144.312 a 1,37

lumigo
27-05-2003, 13:58
O que acham das grande passagens que se têm verificado nos ultimos dias, é que se forem todas elas somadas estamos a falar de uma percentagem relevante do capital social do BCP. Alguém consegue saber de que correctora vêm estas ordens????

LMiguel
27-05-2003, 14:08
Sinceramente eu também acho muito estranho, neste últimos dias tem circulado lotes muito grandes, não percebo o que é que se está a passar, que tem de ser algo grande lá isso tem, e se fosse algo que o bcp não soubesse, já se tinha prenunciado sobre o assunto como o fez aqui à uns tempos.

A ver vamos o que isto dá...:rolleyes:

nova
27-05-2003, 15:28
Estão a quere-lo fechar a 1,36 vamoslá a ver se aguenta.

nova
27-05-2003, 15:38
Aguentou, mas entretanto mais um tick abaixo, aproxima-se como interessa dos 1,35.

jleandro
27-05-2003, 15:49
durante algum tempo, no pré-fecho houve lá ordens de venda a 1,36

nova
27-05-2003, 16:07
E voltando às passagens, antes daquela que eu referi porque vi deve ter havido uma ou mais porque pelas 10:30 já havia mais de 6 milhões negociados, bem tubarão a encher não me parece, acho que tem a ver com estratégias de correctoras, e falando seriamente não são estas passagens que interferem na evolução do título, mas e há sempre um mas, muitas das vezes as cotações são fabricadas para se executar as passagens, por isso até dá um certo jeito, andar-mos com o olho nestas coisas, e aproveitar a maré, é pena é não terem pré-aviso.