PDA

View Full Version : MST - um artigo para reflexão

Houdini
01-07-2005, 13:57
http://img137.imageshack.us/img137/1050/mp7kj.jpg

Houdini
01-07-2005, 13:58
http://img255.imageshack.us/img255/9128/mmmp3mq.jpg

jleandro
01-07-2005, 14:44
a meu pedido mas o com trabalho do "Houdini" aqui está o artigo que o Miguel Souisa Tavares publica no "Público" de hoje (hei-de aprender a fazer estas coisas ;) ).

isto porque é aqui levantado um assunto que tem andado a "germinar" na minha cabeça.

a pouco e pouco a generalidade dos cidadãos vai sabendo das diferenças existentes entre os benefícios dos funcionários públicos e os funcionários das empresas privadas, e muitos têem ficado chocados porque nalguns casos as diferenças são enormes: modo de contas para a reforma e percentagem dessa reforma; subsídios de doença e outras.
no caso das férias, por exemplo, essas diferenças são enormes de tal modo que eu, em conversa ontem com um Presidente de Junta, fiquei espantado com a quantidade de dias de férias que os funcionários têem (ele próprio, até aí empregado duma privada, não imaginava que pudesse haver funcionários com 31 dias úteis de férias).

mas onde quero chegar é mais longe: estamos a atravessar uma altura em que a contestação por parte dos funcionários e seus sindicatos está num crescendo que só terminará com uma greve geral do funcionalismo, aliás já marcada.

quando se reage desta maneira á única tentativa feita até hoje de colocar os portugueses todos por igual, quer dizer que não estão nada preocupados com justiça social e demais chavões que os sindicatos costumam usar.

felizmente as greves não têem tido a adesão que os sindicatos esperavam, sinal que muitos funcionários concordam com a justeza das medidas adoptadas, e por isso a clivagem que se poderia criar entre os portugueses funcionários e os outros, pode vir a não ser muito grave.

mas no caso da teimosia sindical se agravar a situação pode complicar-se, se e quando alguns portugueses começarem a sentir que o querer acabar com esta situação injusta está a complicar mais a vida de todos.

e aí,...quem sabe o que poderá acontecer.

é sobre isto que eu acho que vale a pena aproveitar o fds e fazer uma reflexão.

Óscar
07-07-2005, 20:15
Para reflexão, também...

Jornal Público, 23 de Junho de 2005

Que privilégios?

Sou professor desde 1985. Tirei urna licenciatura em Ensino que paguei
com o meu trabalho. Tenho duas pós-graduações que paguei do meu bolso.
Encontro-me (congelado) no 8.º Escalão da Carreira Docente.
Leccionei, durante o presente ano lectivo, as disciplinas de Língua Portuguesa, Francês,Oficina de Teatro (oferta da escola), Área de Pro*jecto e Formação Cívica.
Fui director de turma e responsável pela coordenação pedagógica da Formação Cívica. Ponho do meu bolso muitas vezes para que al*guns alunos possam participar nas acti*vidades (este ano, por exemplo, paguei os bilhetes a alunos numa visita de estudo ao Teatro Nacional D. Maria II).

Trabalhei durante o feriado municipal (7 de Junho), no dia 9 até às 24
horas e no sábado, 11 de Junho, toda a manhã a montar uma exposição de todos os tra*balhos da Área de Projecto. Carreguei escadotes, expositores,
subi e desci. Não meti um único atestado médico durante o ano. E vêm falar da porra dos privilégios?

Recebi de vencimento, no mês de Maio, 1437,22 euros. Descontei para a
Caixa Geral de Aposentações/Segurança So*cial 201,41 euros e de IRS 433,00
euros. Privilégios? Troco já por uma outra profissão com o mesmo salário e que se f... os privilégios!

Não vivo no luxo. Não passo férias no estrangeiro.Pago mensalmente à CGD
a hipoteca de um T3, sem garagem e sem piscina. Pago mensalmente um
Honda Jazz. Não tenho Audi, BMW, Mercedes, jipe, casa de férias.
Que porra de privi*légios?

Venham dar aulas. Venham ver como se comporta a maioria dos alunos dentro
e fora da sala de aulas! Venham ver a falta de autoridade, a falta de respeito, o enxovalho quase permanente! Com isto não está preocupado o
Ministério da Educação, nem a Confap. Areia para os olhos!

Sou professor, repito, não um mal*feitor. Não sou comunista, não sou sindicalizado e vou aderir à greve por*que estou farto da incompetência e
da prepotência do ministério, da Confap e da opinião pública!

JOSE JOAQUIM ARAÚJO

Carnaxide