View Full Version : Jleandro em Budapeste
Vai ser assim desde 2ª feira, não é, Jleandro?
Li por aí algures!
http://www.fsz.bme.hu/hungary/budapest/kepek/nagyok/lanchid1.jpg
Chain Bridge
Vejam e revejam estas fotos que vale a pena de uma das mais belas cidades, que já foi um Goulag! Desde 1956, altura em que os comunistas "comiam as criancinhas" (alguém se lembra?) ,que nunca mais esqueci este recantinho do mundo, conhecido por capital do Mundo Magiar.
São duas cidades que me tocam muito. Budapeste e Praga! Cada uma tem para mim a sua história. Budapeste desde 1956 e Praga desde 1968.
Jleandro, tu verás e saberás apreciar Budapeste, a malta que por aqui ficar, pode desde já ir apreciando também esta lindas fotos!
http://www.fsz.bme.hu/hungary/budapest/kepek/oldtimer.htm
Imagens de Budapeste de outros tempos
http://www.fsz.bme.hu/hungary/budapest/kepek/szines.htm
Imagens sobre a Budapeste actual
Eu que já o fiz, deixo-vos aqui entretidos enquanto vou aturar dois pequeninos hoje: o Tomás e o pai!
Divirtam-se e até logo,
jleandro
15-05-2003, 22:05
olá Ventor
como vai a tua saúde e da tua companheira?
que boa ideia tu tiveste, com esta foto aqui sinto-me obrigado a na volta escrever sobre Budapeste e se souber sobre os Hungaros. (será a única foto, pois eu........)
sobre a cidade só sei que na verdade eram duas cidades separadas pelo rio: Buda e Peste (mas que raio de nomes)
na verdade só irei na quarta-feira e regresso na segunda bem à noitinha.
um abraço
JL se precisares de um secretário eu faço o sacrifício só por cama, mesa e roupa lavada... e viajem.
Patacôncio
16-05-2003, 15:26
Pra comer e beber ...
ahhahahahahhah
Tenho conhecer essas cidades do "leste europeu".
O meu gosto ( se puder brevemente ) é fazer o Danúbio, desde a a foz até à floresta negra. Mas de carro. Visitar aquelas cidades "imperiais" dos Augsburgos ( é assim que se escreve ??? eheeheh ).
E aproveitar para visitar toda aquela região ...
Boa viagem, meu !
Um xoxo da minha Patroa !
jleandro
27-05-2003, 23:26
agora que conheço o lugar, posso dizer que a foto exposta pelo Ventor é a melhor possível para se iniciar uma conversa sobre BUDAPEST, e dizer também qualquer coisa de carácter geral sobre a Hungria.
BUDAPEST foi uma muito agradável surpresa, por várias razões:
- é uma cidade verde, cheia de jardins e árvores por todo o lado o que torna sempre as cidades mais "civilizadas"
-é uma cidade pensada para os cidadãos: bancos para sentar por todo o lado (dos outros também), esplanadas às centenas para todos os gostos e feitios, passeios largos e extremamente limpa, de tal forma que um cidadão mal habituado como nós Portugueses, se sente mal logo na primeira vez que manda a "beata" para o chão: não há 1 papel no chão em lado nenhum e as "beatas" são muito poucas pois havendo muitos caixotes para colocar o lixo, quase todos eles têem cinzeiros para apagar a "beata".
os transportes públicos funcionam bem e nunca esperei mais que 2/3 minutos por um autocarro ou eléctrico (rápidos e silenciosos).
A CIDADE: na verdade começaram por ser 2 cidades;
Buda - inicialmente maior e mais antiga, é lá que está o castelo na foto do Ventor, cidade mais tradicional, com suas colinas e que se estende com moradias até se perder de vista.
Pest - agora tão grande como a outra metade na outra margem do Danúbio, é aqui que está a vida moderna, as grandes lojas e empresas internacionais, os maiores jardins, museus e universidades; é completamente plana (como a maior parte do país) e no meio das duas metades fica o
DANÚBIO: largo suficiente para nele se passearem dezenas de barcos com turistas que subindo ou descendo vão oferecendo uma forma diferente de ver a cidade. Um jantar num destes barcos (eu tive esse prazer), com música a acompanhar é um "romance" que se aconselha mesmo aos menos românticos, ou especialmente a esses.
pelo Danúbio fazem-se viagens maiores, até Viena de Austria.
A VIDA: cara em qualquer restaurante ou esplanada, onde uma simples "imperial" pode custar entre 400 a 700 florins (vale cerca de $80 centavos do escudo), e não falo das "canecas". Os restaurantes, especialmente nas zonas de maior número de turistas chegam a preços "proibitivos" para o nosso nível de vida: exemplo - uma refeição numa esplanada em Pest (em frente do Castelo da foto do Ventor), para 2 pessoas, com uma entrada, dois pratos, 4 imperiais, 2 doces, 2 cafés e um viske (curtissímo) - custou 17.500 florins, ou sejam 14 contos. ( gorjeta já incluida), porque 10% é "mandatório" e não convém fugir a isso...
no principal mercado que visitei verifiquei que alguns preços (batatas a 180$00) são dificeis de entender, enquanto que noutros produtos como a carne e enchidos são parecdios com os nossos.
já nas lojas de roupas e calçado os preços são carissímos e a qualidade das mercadorias nem sequer é das melhores.
perante este cenário, como podem os cidadãos manter uma qualidade de vida que me faz inveja??? - é um mistério, que se pode começar a explicar porque:
cuidados de saúde de qualidade - completamente de borla (estilo telefonar para um centro de saúde de manhã a pedir uma consulta e a resposta ser: pode vir às 15 ou às 16 horas - e saír de lá logo com os medicamentos na mão, pagando 10% do valor) - aconteceu com aquela que agora é minha cunhada.
infantários e ensino: completamente grátis (quando contei que em Portugal os pais tinham que pagar para os filhos andarem num infantário que lhes ocupasse o dia todo, o valor que por aqui se paga......nem conto os comentários que escutei.
habitação: a queda do comunismo levou a que um dos governos resolvesse vender as casas a quem nelas vivia por um preço muito baixo e com facilidades de pagamento durante 10 anos, sem juros.
ora estes 3 factores pesam no orçamento familiar, e de que maneira...
ECONOMIA: sendo a Hungria um país com uma área e quantidade de população idêntica à nossa, o PIB é cerca de 2/3 do nosso, os salários são mais baixos que os nossos em proporção parecida. Mas a economia tem crescido a um valor médio de 4% nos últimos anos, e para este ano esse valor está nos objectivos.
fortemente industrial (só 5% da população trabalha na agricultura), estão lá grandes fábricas de multinacionais porque o investimento estrangeiro tem condições convidativas.
só o banco emissor, os transportes públicos, o sistema de saúde e uma central nuclear (que fornece 40% do total de energia) são pertença do Estado, tudo o resto está nas mãos de privados.
a adesão à CEE no próximo ano é encarada como uma forma de Garantirem a sua Independencia futura, o que é muito importante para um povo que muitas vezes foi Dependente de ocupantes estrangeiros: os Turcos durante cerca de 150 anos, entre 1530 e 1680, os Austriacos durante cerca de 2 séculos e por fim os Russos durante 50 anos.
Turismo: muitos e de muitos lados, o turista é uma boa fonte de receitas. Nos hoteis e restaurantes somos tratados por profissionais que falam fluentemente Inglês: as ementas estão sempre em pelos menos 2 linguas e às vezes 3 (sendo a 3ª o Alemão)
a adesão à CEE levou-os a negociarem um estatuto especial para os terrenos envolventes da principal zona de férias do país: Lago Balaton - nenhuma parte desses terrenos poderá ser comprada por outros cidadãos da CEE durante os próximos 10 anos - para evitar a expeculação com o preço dos terrenos e permitir aos Hungaros poderem continuar a usufruir a única zona de férias.
o Lago Balotan tem 80 kms de extensão e á sua volta são inúmeros os hoteis, pensões, casas, restaurantes e outros. Para tranquilidade e evitar a poluição, não são permitidos barcos a motor nem outras formas motorizadas: só barcos à vela e a remos.
Notas soltas: enquanto a geração anterior foi obrigada a aprender Russo... a nova prende Inglês depressa e bem; os simbolos da dominação comunista foram todos derrubados excluindo uma estátua que celebra o fim da 2ª guerra; os edíficios são antigos e muitos em mau estado exterior, embora por dentro sejam bastante melhores; pouca intensidade de tráfego mas bastante dificuldade em estacionar levam a que toda a gente ande de transportes públicos ou a pé; em 2/3 edíficos ainda são visiveis as martcas das balas que acabaram com a tentiva de acabar com a dominação Russa, da qual o resultado foi a morte de mais de 60.000 Hungaros em 1956.
GASTRONOMIA: à base de carne e enchidos, e com muitos legumes (peixe só do rio ou importado), alguma caça (veados e javalis) e bastante tendência para usarem a "Paprika", ou sejam malaguetas picantes.
dos vinhos: provados 3 tintos e 3 brancos - dos tintos, muito abertos e de esquecer; brancos - não tau maus, mas sem nada de especial que os recomende.
espero ter dado uma ideia geral, sem ser cansativo.
Mohandas
28-05-2003, 00:08
... queres criar uma firma exportadora de vinhos?
Com a tua sabedoria e algo que eu acho que também posso dar, mais as experiências partilhadas de "ambos os dois", tenho a impressão que poderíamos ter êxito... :D
Prometo que não provo de todas as garrafas a comercializar... :rolleyes:
Patacôncio
28-05-2003, 02:58
Simples, conciso e ... realista !
Deviam ser assim todos os relatos e, sobretudo dos jornalistas.
Ó JL não serás jornalista nas horas vagas ??? ehhehehehheh
Só não gostei ... das ausências ao "belo sexo" !!!
Vale ou não vale a pena ????
É que tenho um amigo, que o gajo diz, que aquilo é um fartote.
Mas como o gajo tem três defeitos ... fico sempre na dúvida. É advogado, jornalista e ... "pinga-amor" ! hehehehehehehhehhe
Um xoxo da minha Patroa !
PS "Pinga-amor" não é defeito ??? Claro que não ! Mas temos que tentar ser "politicamente correctos" ... ahahahhahhahha
jleandro
28-05-2003, 08:58
Patacôncio
esta altura do ano é a ideal para ver belas mulheres naa ruas em todo o lado.
quando chega o calor, as mulheres mudam para roupas mais leves e ganham uma "vida nova", mesmo aquelas que estamos fartos de ver.
em Budapeste há de todas, belas e feias, como em todo o lado, mas vestem geralmente dumna forma mais apelativa, mais "sexy" que as Portuguesas.
quanto áquelas que se dedicam ao negócio do amor, há muitas e bem visiveis de noite em muitas zonas da cidade, aliás a cidade está cheia de cabarets de streat tease, e não são nada acanhadas, basta verem um gajo só para logo o abordarem a oferecer os serviços, duma forma bastante "empreendedora", eheheh
Olá Jlenadro!
Desde o primeiro momento que li a tua tese húngara! Não escrevi nada de propósito porque cometeste o erro de lançar isso no aproveitamento da minha foto!
Isso merecia um tópico novo!
Se um dia a Humgria der ticks, talvez alguém vá ler. Como vês somos sempre os mesmos!
Ou dão ticks ou nada feito!!!
Fiseste um bom trabalho.
Um grande abraço,
jleandro
29-05-2003, 17:30
ó Ventor
então com uma foto tão bela que tu arranjaste, eu era lá capaz de abrir um tópico novo?
e como ia arranjar fotos???
lá tirar, tirei algumas incluindo a esse castelo de dia.
um dia que saiba meter aqui fotos ainda compro uma máquina digital.
vBulletin® v3.8.4, Copyright ©2000-2012, Jelsoft Enterprises Ltd.