PDA

View Full Version : Edp - Edp - Edp - Edp

Pages : [1] 2

Cali
14-05-2003, 11:41
então mas ninguem abriu post sobre a EDP ? Mas vocês andam distraidos ? Ou sou eu que ando e não o vi ?

EDP : fase crucial , com a barreira de quase 4 milhões de acções (aparentes ou não isso é outra questão) a 1,76 e 1,76 a fazer mossa no optimismo. Dia de retranca, até agora. Acumulam-se já mais de um milhão na compra a 1,73 , mas o volume hoje está muito baixo , e apenas uma entrada de leão que limpe o COF vendedor de uma vez só, pode alterar a situação. Acredito na retracção ligeira. Caso o tubarão comprador não aparecer, a tendencia será o pessoal começar a encher o COF a 1,74, para fazer mais-valias.

Espero por ela a 1,70 . Mais alguem comigo, ou contra mim ?

Karl Marx
14-05-2003, 11:48
Oh Cali, não posso ajudar. EDP, de há uns tempos para cá (desde que começou a caír estupidamente dos 3€), é chinês. Ainda fiz uma gracinha à volta dos 1,4x, 1,51, mais nada.

Ventor
14-05-2003, 12:35
EDP pode etar em curto circuito.

Há mais valias e há os dividendos. Há portanto confronto e isto sem confronto não presta! Vamos ver quem ganha!

Eu ainda não despacho! Já estou tão farto de esperar!

Tenho umas que são só para os dividendos. As que são para brincar, já me deram o delas e agora meti travões, mas se vos satifaz travei em EDp's mas enterrei-me a toda a velocidade em PT's.

A minha menina zangou-se comigo!

Diz-me que eu já não ligo aos seus coucilhões! E esta hem!!!!
Tenham calam!

jleandro
14-05-2003, 15:17
lotes de 100.000 e 220.000 comprados a 1,75

penso que agora vai.

jleandro
14-05-2003, 15:19
vai romper os 1,75 de vez,

penso eu de que.

Ventor
14-05-2003, 15:30
Vai????

gatsby
14-05-2003, 15:36
e fechou a 1,75!

:D

Cali
14-05-2003, 15:37
bom fecho, heim ? Pude ver os ultimos minutos do pré-fecho, e aqueles 2 milhões que apareceram na compra a 1,74, dos quais meio milhão ainda passou para 1,75 e fez o fecho, é sintomático.

O volume hoje foi baixo, mas o fecho e especialmente a procura que ficou por satisfazer, surpreendeu-me.

É quase certo que amanhã volto a ela. Mas porque raio haveria de ter saido a 1,74 ?? Tambem...se não tivesse saido, ela descia, ehehehe.

Cali
14-05-2003, 15:42
o quéque não foi ? Fala, homem ! Diz lá tua ideia !

nova
14-05-2003, 15:51
Continuo a dizer que não gosto da EDP, mas parece-me que 1,75 vai continuar a ser um obstáculo complicado, foi na segunda-feira, atirando-a para 1,73 e pode ser amanhã, para já prefiro outros títulos com mais-valias mais faceis e apetecíveis, a EDP hoje subiu menos de metade do que fiz em dois trades.

Cali
14-05-2003, 16:23
ó nova, tá bem terás a tua razão, mas para quem não faz o teu 'circuito de manutenção' diário, e se vê 'forçado' a ter posições abertas alguns dias ou mesmo semanas, a EDP já interessa, né ?

Se eu conseguir 10% na EDP em 1 mês, actualmente já me dou por muito feliz, porque é um titulo onde eu posso pôr o cacau quase todo sem grandes sobressaltos, enquanto em PTM, por exemplo nunca investiria os mesmos valores, pelo que 10% de subida na PTM dar-me-iam tanto lucro como 3% na EDP.

Mas lá que invejo a tua disponibilidade e os teus resultados, não há duvida.

A proposito : conversou-se no jantar do moh, se 10% de lucro ao mês sobre a totalidade do capital investido são um objectivo razoavel para quem especula com a tua periodicidade diária ?

Mohandas
14-05-2003, 16:58
Livra! Parece que só eu é que comi e que os outros estiveram todos a olhar...:(

nova
14-05-2003, 17:42
Cali

Ainda não te vou responder por falta de tempo, mas pelas 22:30 dou-te uma resposta completa, OK, tenho que dar aulas até às 21:30 depois jantar e só depois cá venho com calma, até logo.

Cali
14-05-2003, 17:44
pois.. é sempre assim ! Este homem ou dá lucro, ou dá aulas e depois para nós não dá quase nada, bolas !

Vai lá então... mas em vez de dar aulas, porque é que não as vendes ?
:D

nova
14-05-2003, 22:17
Cali
Quanto à última parte, eu não dou aulas vendo-as e por acaso até bastante caras.
Quanto à parte dos lucros que obtenho, é assim, de vez em quanto também apanho uns pontapés e o último até foi na descida da PTM depois de ter estado bem acima dos 16,50 tinha feito uma compra não a stopei e ia tendo um ataque cardiaco, vi, num par de horas quase voar os lucros acumulados com ela, mas depois deu para recuperar, quanto a fazer 10% ao mês, não faço essas contas porque nem sequer mexo no dinheiro das acções, tem funcionado como uma brincadeira, onde no início levei muita porrada por falta de disciplina e método, hoje em dia o método que uso é entrar em títulos que dão claros sinais de recuperação e não em títulos que estão em queda e que parecem estar baratos.
Dou-te um exemplo, ainda há dias dizia eu aqui que só entrava no BCP se este quebrasse os 1,35 porque achei que aquele valor psicologicamente tem efeitos importantes nos investidores, era como um nível de confiança, acompanhei-a até 1,43 e depois saí, voltei a entrar a 1,41 e saí a esse valor, porque a confiança dos investidores passou a desconfiança, e quando assim é encontram-se situações esquisitas como hoje se assistiu e que não vou pormenorizar, mas se quiseres depois digo-te mais.
Outro exemplo, entrada à dois dias na EDP que já andava debaixo de olho, depois de quebrar 1,75 disse aqui na brincadeira que iria num instante a 1,80 mas quando a vi inverter nem hesitei, saí a 1,75 podia ter comprado mais abaixo, opurtunidades a 1,73 não faltaram, mas para já prefiro ficar a ver e entrar quando me parecer que o investimento é garantido.
Outro exemplo, PTM, ontem tive-a por volta dos 15,00 não quis, fechou a 15,25 hoje andou alguns momentos abaixo de 15:20 e não me interessou, mas quando senti que estava com força para romper entrei a 15,41 fui com elas até ao máximo, sempre subindo os STOPs, até que fui stopado, porque tinha a franca sensação que iria perder momentum no fecho, pronto ficas desde já sabendo que a minha próxima aposta é a PTC onde entrei a 6,31 e porquê ? Reagiu muito bem quer hoje quer ontem a 6,20 mas não quer dizer que garantidamente esteja ali a galinha dos ovos de ouro, no entanto depois de seis dias de quedas, se calhar vamos assistir a uma recuperação nos próximos tempos apesar dos indicadores ainda estarem indefenidos, mas as ATs tem destas coisas, agora há que estudar a psicologis da clientela, e desde que assisto ao nº de ordens na Ljcarregosa combinada com o Stream do AB7 as coissas tem corrido bem melhor.
Se quiseres mais algum esclerecimento ou troca de ideias apita.
Um abraço e um bejinho para a Joaninha.

Cali
14-05-2003, 22:50
(pôxa ! Ainda bem que vendes as aulas ! Mas porque é que os professores e formadores dizem sempre que vão dar aulas ? ;))

desculpa lá, nova, mas custa-me a crer que tu ainda consideres que investes por brincadeira quando já metes uns milhares na Bolsa, e que não tenhas o minimo controlo sobre o teu saldo ao longo dos meses, principalmente porque dizes não mexer no dinheiro da Bolsa para outros fins. Mas tudo bem, tambem não é minha intenção que venhas divulgar as tuas contabilidades em publico, né ?

Se percebo bem, continuas sem ter um metodo rigoroso ou um sistema mecanico ou semi-mecanico em que te baseies para fazer as tuas ... 'brincadeiras'. Usas apenas o que eu usei durante muito tempo : observação exaustiva da movimentação de determinados titulos e respectivos COFs e alguma AT mental, certo ?

Esta conversa surgiu porque desde á muito tempo que eu defendo que qualquer day-trader que não se distraia, que seja rigoroso, como tu tens aparentado ser nos ultimos tempos, pode fazer 10% ao mês fácilmente, em micro-trades diários, usando um raciocionio muito simples :

Se ganhares dinheiro em cada 3 dos 5 dias da semana, se estipulares stop-loss apertadinhos e arrecadares logo os teus lucros de 2 ou 3%, estás condenado a conseguir um rendimento de 10% ao mês sem grande dificuldade (em teoria, né...)

Exemplo simples (com média de 2 trades diarios) :

- segunda-feira corre mal, perdes 3%.
- terça-feira corre bem, ganhas 3%.
- quarta-feira corre bem, ganhas 2%.
- quinta-feira corre mal, perdes 2%.
- sexta corre bem, ganhas 3%.

resultado de final de semana :

8% de lucros, 5% de perdas, igual a 3% de lucro (é claro que há aqui calculos mais sérios a fazer, visto que, por exemplo, começámos a perder, mas não vamos aprofundar a esse nivel...)

Multiplicas este resultado modesto (afinal acertaste apenas em 60% dos dias, certo ? E nem sequer estão aqui exemplos de dias muito bons em que ganhas 5% ou mais! ) por 4 semanas e ficas com 12% de lucro, mais coisa menos coisa.

É possivel , ou não ? O problema é a perserverança, a disciplina, a regularidade.

Aceito outras ideias. Venham elas...

nova
14-05-2003, 23:07
Cali
Quanto a vender aulas, acho o termo corriqueiro, por isso até o dispenso, porque parece que o faço por dinheiro, mas muito sinceramente faço-o por gosto, porque foi uma coisa que sempre quiz fazer e agora sinto-me realizado.
Quanto ao dinheirinho da bolsa, funciona como uma reforma, podia-o ter estagnado no banco, mas para mim foi um novo desafio em que inicialmente começou a correr muito mal, entrei nesta vida completamente verdinho e levei nos ossos a falta de experiência.
Quanto àquele panorama que apresentas-te ali de ganhos e percas não é bem assim, porque a maior parte dos trades são ganhadores, normalmente não estou muito tempo exposto, por isso também não consigo lucros de grande percentagem, mas isso é relativo, o que é objectivo é o que é 1% para mim e 1% para outa pessoa, vou ser mais claro, se investir 50.000 € num trade 1% são 500€, se investires 10.000€ precisas de ganhar 5% para tirares um lucro igual ao meu, percebes agora porque não me exponho muito ? é que, para quedas bastou-me a que senti de 16 de Setembro a 19 de Setembro , parece-me que foram estas datas, recentemente o susto no BCP em que estive a perder 6% (dia em que o BCP esteve a cair 12%, mas só perdi as comissões) e recentemente a PTM que já tinha falado no post anterior.
Desde que o AB7 criou os Stops loss procuro após uma pequena subida stopar as acções de maneira a garantir lucro, por muito pequeno que ele seja, até aqui eram os perigossissimos stops mentais, em que estavamos dependentes da rapidez e desempenho da máquina (PC/Correctora)
Bem chega por hoje tenho que me deitar que o sono já aperta.

Cali
15-05-2003, 12:05
lembrei-me de retomar este assunto, que ficou parado ontem á noite. Sempre dá pra ir conversando, e trocando umas ideias e experiencias.

10% ao mês , usando o "estilo Nova" : verdade ou ficção ?

Venham de lá mais opiniões, s.f.f.

nova
15-05-2003, 13:26
Só um pequeno esclarecimento, eu nunca disse que fazia 10% mês , já fiz mais e já tive prejuízos.

Cali
15-05-2003, 13:51
ó Nova, isso é óbvio. O meu exemplo é apenas isso. Se calhar não poderemos fazer as contas "á semana" como eu fiz no exemplo, e nem sequer "ao mês", mas possivelmente ao ano já se consegue uma média mensal interessante.

E falando de EDP, parece que ela ameaça neste momento fraquejar no seu ataque á maldita resistencia. A ultima meia hora está a correr mal para quem estava bull.

gatsby
15-05-2003, 14:04
a edp parece a son... está tudo de à venda acima de 1,75 e tudo à compra abaiso de 1,75.

este mercado está a ficar perigoso...

não gosto deste pantanos... pois é nos pantanos que andam os patos e levam CARTUCHADA mal abra a caça.

e ninguém os avisa de qd. abre...

gatsby
15-05-2003, 14:20
quem está em edp em curto prazo ou daytrading deve tomar atenção ao título.

reparem nos cof's , ultimos movimentos, desaparições nas ordens...

há de tudo por ali e em poucos minutos ...

Cali
15-05-2003, 16:00
fosga-se.... e ninguem me liga nenhuma....
:(

Karl Marx
15-05-2003, 16:57
O tio Karl vai alinhar nesse desafio!
Eu acho, pela minha experiência (e sem ser uma pessoa extremamente rigorosa e nada meticulosa), que ganhar 10% ao mês em day-trade é perfeitamente viável. Com algumas condições:

1 - Ter, pelo menos, 10.000€ para brincar. (senão, as comissões limpam metade dos lucros!)
2 - Seguir o conselho do Cali e não hesitar em disparar os stops apertadinhos: um entalanço pode significar ficar a ver (e parado!) os lucros de um ano a voar!
3 - Jogar num mercado que mexa... Pois. Cá temos a PTM, tínhamos a VOD, em que se pode (ou podia, no caso da VOD) jogar todos os dias, depois temos 4 ou 5 em que temos que adivinhar quando mexem e... o resto que nem mexe.

Mesmo assim, sem reunir nenhuma das condições acima estabelecidas, sempre me fui safando. Creio que tenho uma média de lucro de pelo menos 10%... ao ano! eheheheh

Mohandas
15-05-2003, 17:15
... com 10.000 euro, a "trabalhar" no Nas, eu faço mais de 10% ao mês...

Não faço é mais nada. Fico o dia inteiro agarrado ao computador. Se preciso for, compra-se e vende-se três ou quatro vezes no mesmo dia. As flutuações, se forem seguidas com atenção, dão para pagar as comissões...

Mas isso sou eu... :D