PDA

View Full Version : Brisa - o perigo das ordens stop

jleandro
09-05-2003, 16:58
hoje com aquele engano (algum coitado vai para a rua) que levou a BRI até 4,55, muitos stops foram activados e muita gente vendeu a valores baixos uma acção que até aí estava com um bom comportamento, visto que momentos antes cotava a 4,90

ainda por cima o volume feito nessa queda foi enorme, ou seja muita gente perdeu muito dinheiro neste acidente de percurso.

ter ordens stops colocadas, neste caso foi completamente desastroso.

dá para pensar?

luisribas
09-05-2003, 17:02
Bom, é verdade que nalgumas ocasiões as ordens stop podem prejudicar, mas na grande maioria dos casos é a safa de muita gente que nem sempre tem a oportunidade de acompanhar o mercado.

updown
09-05-2003, 17:24
Pois é como dizes Jleandro, é perigoso as ordens stop e nunca tinha pensado nisso. Nunca se tem visto casos destes mas se a moda pega nunca se sabe !

Cali
09-05-2003, 17:57
raios ! Eu nem me tinha apercebido dessa desgraça na Brisa ! Caiu quase 10% a meio da tarde ! Foi erro de inserção de ordem ?

Bem, que grande sorte de quem as apanhou lá em baixo !

gatsby
09-05-2003, 18:17
eu considero que esta situação deve ser analisada pela CMVM ou mesmo pela judiciária.

pouco se sabe do que se passou , mas quem agarrou todo aquele papel que disparou automáticamente?

não é normal na BRI existirem cof poderosos mas desta vez foi uma limpeza...

não gosto de coincidencias...

sei lá, feitios....

Joker1
09-05-2003, 18:31
Por isso só devem existir aquilo que o nosso amigão Cali ( nos seus tempos de Guru de sucesso) chamou de "stop losss mentais" ( coisa fina esta hein !!!), que traduzido dá o famoso cubo de gelo a congelar ou a derreter. É evidente que isso obriga a um acompanhamento mínimo dos mercados - o própio ou outrem ( pode ser a sua secretária eheheh).

Inté

nova
09-05-2003, 19:05
Parece que foi um erro da Fincor em 500.000 acções agora tem que as repor, segundo li por aí

bkool
09-05-2003, 20:25
Realmente, dá que pensar,
Leandro, pertinente o teu post...

nova
10-05-2003, 16:37
Se a ordem foi ao melhor e considerarmos um prejuízo médio de 4% visto ter abanado perto de 8%, segundo ouvi uma ordem ao melhor de meio milhão de acções, o prejuízo foi de aproximadamente 100.000 euros qualquer coisa como 20.000 contos (dinheiro antigo), não contabilizando os disparos, mas aí mal de quem os tinha lá. Agora reforço tudo o que já disseram, e olhem que eu quando me ausento tenho a hábito de deixar stops para não ter surpresas com prejuízos maiores do que aqueles previamente pensados, ontem àquela hora estava numa reunião, mas se se passasse no BCP tinha levado uma coça significativa.

updown
10-05-2003, 21:58
Embora tenha alguns inconvenientes, só se pode pôr stops com valor minimo de venda proximo do stop.

Cali
10-05-2003, 22:38
outro pormenor a considerar nas ordens stop, são os gaps.

Não sei se isto acontece em todas as corretoras, mas se o trigger para um stop-loss fôr colocado por exemplo a 4,80, e por azar acontecer um gap de um dia para o outro (fecho num dia a 4,85 e abertura no dia seguinte a 4,78) , o stop não é accionado porque a cotação de trigger nunca foi tocada. Lembro-me de alguem muito entalado com uma situação destas. Ficou descansado quando viu a cotação de uma empresa do Nasdaq a cair em flecha, porque sabia que tinha posto um stop para se proteger, mas não contou com o gap, nem sabia desse pormenor. Quando se apercebeu e averiguou o que se tinha passado era tarde demais. Nesse dia perdeu 25%.

Czerstniavinsky
12-05-2003, 11:06
Já agora, neste último caso, se o stop estivesse a 4,80 com limite a 4,79 a ordem não era executada imediatamente mas ficava no sistema uma ordem de venda a 4,79? Ou simplesmente não era activada?
E caso o limite em vez de ser 4,79 fosse por exemplo 4,70, a ordem também não era executada?

jleandro
12-05-2003, 11:23
Czers..

se a tua pergunta tem a ver com aquilo que o Cali abordou antes, não te sei responder como funciona.

Cali
12-05-2003, 13:01
olá Czer ! Estás bom ? Ainda não te tinha ouvido por cá, portanto dou-te as boas-vindas ao nosso grupo !

A tua pergunta é pertinente. Baseado no que me foi relatado (eu nunca usei stops automáticos) , julgo que se a cotação de trigger não for efectuada, a ordem simplesmente não é lançada, independentemente do preço que lhe estiver associada.

Se, por exemplo, a cotação abrir abaixo do trigger e depois subir até ao atingir o valor do mesmo (apanhando-a não em queda, mas em recuperação) tenho duvidas se a ordem ainda assim é lançada, mas para mim, faz sentido que seja, visto que desconheço que exista alguma opção mais elaborada que permita parametrizar uma ordem, de forma a ser lançada apenas na trajectória descendente da cotação (espero ter-me feito entender).

Caro Czer, porque é que não apareces por cá mais vezes ?

Czerstniavinsky
12-05-2003, 17:48
Pois, também me parece que basta a abertura ser abaixo do stop loss (qualquer que seja o preço limite introduzido) para que a ordem não seja activada. É preciso cuidado!
Vou ver mesmo se posso aparecer mais vezes!