PDA

View Full Version : Cimpor

LMiguel
08-05-2003, 13:18
Resolvi escrever o meu ponto de vista sobre uma noticia que saiu relativamente à criação de uma empresa de importação de cimento com os seguintes donos: Somague, MotaEngil, Sopol a OPCA e mais dois empresario individuais.
Ora sendo estas, empresas de construção civil, entre as quais a maior nacional, isso poderá querer dizer que uma fatia grande das vendas da cimpor e da secil vão à vida, sim porque se eles importam mais barato do que compram cá em Portugal, não tem logica continuar a comprar cá, e ainda mais, alem de deixarem de comprar ainda vão criar uma nova concorrencia, ainda que inicialmente estejam limitados a uma importação máxima de 200 mil toneladas por ano, mas segundo o que li no novo jornal diário (Jornal de Negocios), esse é já uma situação que se está a tentar ultrapassar com a compra de novas licenças.
Resumindo poderemos ver este ano uma baixa significativa nos lucros da cimpor, até porque a construção também não anda grande coisa.
Gostava que opinassem.

Obrigado.

LMiguel
08-05-2003, 13:22
No seguimento da leitura do artigo aqui mencionado, li ainda uma coisa que não sabia, é que a Teixeira Duarte adquiriu o controlo da Cimpor à pouco tempo, o que quer dizer que, também para esta, as coisas se vão complicar, o retorno pode não ser aquele que se esperava, pelo menos a curto prazo.

jleandro
08-05-2003, 13:30
a TDU com uma "ajuda" do BCP controla de facto a Cimpor já há uns tempos.

gatsby
08-05-2003, 13:35
o valor é irrisório para a produção da cimpor.
a luta pelas licenças tem sido ganha aos pontos pela cimpor em toda a linha.

eu tenho para mim que a cimpor anda a apertar os 'to***' a esta gente que anda sem cash para pagamentos e eles decidiram uma fuga para frente.

ter sempre em noção que a grandes cimenteiras jogam em 'cartel' (ok, é minha opinião e retiro o que disse ou ainda tenho alguém à perna) e não estou a ver um grande player das cimenteiras a meter-se nisto.

e para fim, trazer cimento custa dinheiro.
e as centrais de betão têm donos (cimpor e comp.) e não vão fazer betão com cimento que não seja deles.

sei que estes grandes têm centrais próprias em alguns locais. Mas terão capacidade de entrega, de distribuição?

a cimpor aperta nas margens um bocadinho e tiudo ajoelha.

é um moscardo contra um comboio.

agora, o importante é que notícia é noticia e pode criar alguns momentos menos bons ao título.

a tdu? não me pronuncio.

gatsby
08-05-2003, 13:36
jl, o bcp passou a cimpor para outro sítio e não se senta agora na mesa... como bcp claro.